Blog do Juca Kfouri

Seis conselheiros do Cruzeiro são alvos de desdobramento da Operação Lava Jato

Juca Kfouri

DO JORNAL “HOJE EM DIA”, de BELO HORIZONTE

O desdobramento da Operação Lava Jato, com mandados de prisão e busca e apreensão de documentos em vários endereções de Belo Horizonte, Cláudio, Brasília e Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (18), atinge em cheio não só a eleição presidencial do Cruzeiro, que será em outubro, pois o senador Zezé Perrella (PMBD), um dos pivôs da ação , é candidato, mas principalmente o Conselho Deliberativo do clube, que tem outros cinco integrantes presos ou investigados.

Além de Zezé Perrella, que por ser ex-presidente do clube integra a lista de Conselheiros Beneméritos, outros cinco investigados também fazem parte do quadro mais nobre de associados do Cruzeiro.

 
O senador Aécio Neves (PSDB), afastado do cargo pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, e que terá o pedido de prisão preventiva julgado pelo colegiado do órgão, é Conselheiro Nato do Cruzeiro.

 
A lista de natos conta ainda com Mendherson Souza Lima, assessor parlamentar de Zezé Perrella. Ele foi preso na manhã desta quinta-feira por ter sido o responsável por transportar de São Paulo para Belo Horizonte, de carro, valores repassados pelo Grupo JBS a um primo do senador Aécio Neves.

 
O primo de Aécio Neves é Frederico Pacheco de Medeiros, que também é conselheiro nato do Cruzeiro.

 
O dinheiro repassado por ele a Mendherson foi depositado na conta da empresa Tapera Participações e Empreendimentos Agropecuários LTDA. Ela tem como dono Gustavo Perrella, filho de Zezé Perrella e que também é conselheiro nato do Cruzeiro e já ocupou o cargo de vice-presidente de futebol no clube.

 
Atualmente, Gustavo Perrella faz parte do governo de Michel Temer. Ele ocupa o cargo de Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

 
O sexto conselheiro do Cruzeiro envolvido na Lava Jato é Euller Nogueira Mendes, que teve mandados de busca e apreensão em sua casa,l num condomínio em Nova Lima.

 
Procurado pela reportagem, o presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, João Carlos Gontijo Amorim, disse que está em Montes Claros, participando de palestras e conferências e que prefere responder qualquer questionamento quando voltar a Belo Horizonte.