Blog do Juca Kfouri

Quem tem medo do homem do saco?

Juca Kfouri

Documentário “O Homem do Saco” será divulgado online para promover debate sobre catadores.


Essa semana marca uma nova era de opressão de uma das classes mais trabalhadoras do Brasil: os catadores de materiais recicláveis. 

Cerca de 90% de tudo que é reciclado no Brasil passa pelas mãos destes agentes invisíveis para a maioria da sociedade. 

Muitas vezes chamados de “homem do saco”, com o intuito de assustar crianças desobedientes, desenvolveram um método de coleta seletiva e criaram uma alternativa profissional ao desemprego que assola muitos brasileiros.

Com o objetivo de semear o debate sobre a importância que possuem na sociedade atual, os diretores Rafael Halpern, Felipe Kfouri e Carol Wachockier produziram o filme de forma independente, sem patrocínio ou financiamento, e decidiram antecipar a divulgação gratuita e online do documentário “O Homem do Saco” para sexta-feira, dia 17/03/2017.

O filme de 58min mergulha no mundo desses trabalhadores e abre nossos olhos pra enxergar essas pessoas consideradas invisíveis. 
A partir de uma submersão na vida de diversos personagens, vemos os problemas que enfrentam e quais são as possíveis soluções para uma vida mais digna desta figura tão significativa para a cadeia de reciclagem.

Vencedor da Competição Latino Americana pelo voto popular do festival Mostra Ecofalante (SP- 2015), o filme também foi selecionado aos festivais Ekofilm (Republica Tcheca – 2016), EkotopFilm (Republica Tcheca – 2016), Filmambiente (RJ – 2016), Planeta.doc (SC – 2016) e Cultura, Arte e Poder (MG – 2017). 
Também foi exibido em 8 SESCs, no projeto “Glicério pela Vida”, Casa de Cultura Grajaú, Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) e em diversas cooperativas, seguido de rodas de conversas e debates.

Agora, mais do que nunca, este assunto deve ser pautado e debatido.

O filme poderá ser visto e compartilhado no link: https://www.youtube.com/watch?v=j0w_CqFv2e
Página do Facebook: https://www.facebook.com/ohomemdosacoofilme 

Para contato, envie um e-mail para rafael.halpern@gmail.com