Topo

Blog do Juca Kfouri

Jornalista condenado a regime semi-aberto está na cadeia há 50 dias

Juca Kfouri

24/08/2015 17h51

Jornalista condenado a regime semi-aberto está na cadeia há 47 dias

POR BRUNO FÁVERO, na "Folha de S.Paulo" de 21 de agosto de 2015

O jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, que edita o site esportivo "Blog do Paulinho", está preso em regime fechado há 47 dias, apesar de ter sido sentenciado a 5 meses e 10 dias no regime semiaberto.

Condenado por injúria, o jornalista foi preso no dia 6 de julho e, até a última quarta-feira (19), ficou detido no 31º DP, na Zona Leste de São Paulo, que não tem regime semiaberto. Na quarta, foi transferido para o presídio de Tremembé 2, mas ainda não pôde sair da prisão para trabalhar, segundo seu advogado, Romeu Tuma Jr.

"Ele foi condenado a semiaberto e já passou mais de um quarto de sua pena no fechado. É uma aberração jurídica, uma violência", afirmou à Folha Tuma Jr, que acredita que seu cliente esteja sendo perseguido por causa de denúncias feitas em seu blog.

Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária afirmou que o jornalista não foi encaminhado antes para um presídio porque o pedido de vaga só foi feito na terça (18) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Segundo a secretaria, depois que se passarem dez dias de sua chegada ao Tremembé 2 –prazo em que novos presos ficam isolados dos outros detentos–, Paulinho poderá ir para o regime semiaberto.

A assessoria de imprensa do tribunal, por sua vez, afirmou que o pedido à secretaria foi encaminhado "no prazo correto", mas alegou não poder precisar em que dia foi feito.

O CASO

Paulinho foi condenado  a 5 meses e 10 dias de prisão no regime semiaberto no ano passado por injúria contra o advogado Antonio Carlos Sandoval Catta Preta, que já defendeu, entre outros, o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo e o apresentador de TV Milton Neves.

De acordo com a decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulinho foi condenado por escrever em seu blog que "o advogado Catta-Preta possui bem mais
competência para o 'halterocopismo' do que no exercício de suas funções profissionais" e por chamá-lo, também no blog, de "péssimo advogado".

O juiz responsável pelo caso salientou na decisão que o réu "tem extensa ficha criminal por crimes contra a honra praticados pela internet".

Na semana passada, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) divulgou uma nota condenando a prisão do blogueiro e criticando o "tratamento penal destinado a questões de injúria, calúnia e difamação no Brasil".

NOTA DO BLOG: Não importa o que se pense do jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, o Paulinho.

Importa que numa democracia o que acontece com ele já passou de todos os limites.

Até quando?


 Paulinho no "Provocações", de Antônio Abujamra, na Rede Cultura

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/