Topo

Blog do Juca Kfouri

Democracia, abre as asas sobre o Rio

Juca Kfouri

06/12/2013 11h43

 

Anti-sorteio da Copa do Mundo hoje, a partir das 17, em frente ao Maracanã

– Ato público com intervenção artística vai mostrar quem está ganhando com os mega-eventos no Brasil
– População pede por um Maracanã público e popular, assim como pelas garantias de atletas, indígenas e torcedores que dependem do complexo

Para tentar esconder o descontentamento da população com os absurdos feitos em nome da Copa do Mundo, o governo federal, a Fifa e seus patrocinadores levaram o sorteio das chaves para dentro de um resort fechado na Bahia. Entretanto, isso não vai impedir que a população esteja nas ruas mostrando que essa festa paga com o nosso dinheiro – e para a qual não fomos convidados – não vai ficar barata. Nesta sexta-feira, a partir das 17h, ocorrerá o "Anti-Sorteio da Copa do Mundo" em frente ao Estádio do Maracanã.

O ato vai mostrar que de um lado temos os times das empreiteiras, da Fifa, de seus patrocinadores e dos governos. Do outro, quem paga pela Copa e sofre com suas consequências: atletas do Estádio de Atletismo Célio de Barros, única pista pública de atletismo no Rio, fechada a três anos das Olimpíadas na cidade; torcedores que foram expulsos do Maracanã pela elitização do espaço; atletas do Parque Aquático Julio Delamare, que ainda não foi completamente reconstruído após sua quase demolição; indígenas que querem respeito por suas tradições e pelo seu espaço de direito, a Aldeia Maracanã; camelôs que são agredidos e proibidos de trabalhar; alunos e estudantes que foram ameaçados de perder a Escola Friedenreich; e todos nós brasileiros que estamos assistindo o assalto aos cofres públicos sob o pretexto da Copa do Mundo.

O encontro vai acontecer em frente à estátua do Bellini, lembrando também que a venda do Maracanã para a Odebrecht e para a IMX foi feita por meio de uma licitação completamente fraudulenta, com prejuízos imensos a toda a população. Queremos a devolução do estádio. O Maraca deve ser um espaço público e popular!

Anti-Sorteio da Copa do Mundo
Em frente à Estátua do Bellini, Maracanã, às 17h

Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas no Rio de Janeiro
Frente Nacional dos Torcedores

Informações para a imprensa
Mario Campagnani 21 99849-2025

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/