Blog do Juca Kfouri

Confederações reagem ao fim das reeleições intermináveis

Juca Kfouri

As Confederações que compõem o colégio eleitoral do COB começam a reagir diante da ameaça de seus cartolas terem seus mandatos abreviados.

Algumas se mobilizam em articulações nos bastidores do Congresso Nacional, outras o fazem por escrito, como a de esgrima, em carta de seu presidente, Gerli dos Santos, a Carlos Nuzman.

De uma longa missiva com 20 pontos, com data de 11 de setembro, três merecem especial destaque:

12. Do todo, fica transparecendo que tal medida tem por objetivo maior, em apelo popular, combater possíveis desvios de conduta ou mesmo de corrupções de toda ordem por parte de alguns dos atuais gestores institucionais, ideia esta a qual, em absoluto, podemos concordar.(…)

13. Concordamos com a ideia quanto a alternância de poder por ser medida salutar para a democracia, a qual aproveitamos a oportunidade para sugerir que tal regra, também, seja aplicada em nosso legislativo, notadamente quanto aos mandatos dos nossos parlamentares (deputados e senadores).

14. Vamos discutir o assunto de forma democrática mas não impositiva, pois no geral o COB, as nossas Confederações e, particularmente, a CBE não se enquadra em nenhuma dessas hipóteses. Não somos corruptos, somos honrados, não exercemos malversação das verbas que recebemos, não empregamos parentes(…).

Comentário do blog: Nota-se um cartola indignado com suspeitas que ele vê sem respaldo na realidade e alguém que compara mandatos em entidades que sobrevivem com o nosso dinheiro aos dos parlamentares eleitos pelo povo em eleições diretas e que, por mais vícios que tenham, e têm, não administram entidades esportivas ineficazes e nebulosas.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, embora tenha se comprometido, em reunião de líderes, e com os Atletas pela Cidadania, a botar a MP 620, que trata do tema, para ser votada na semana que vem, não a leu nem ontem nem hoje e parece estar enrolando para dar mais tempo para as articulações da cartolagem.

20130913-194335.jpg