Barcelona esclarece quanto pagou na compra de Neymar
Incomodada com declarações de um vice-presidente do Barcelona sobre a transação de Neymar, a diretoria do Santos encaminhou, no dia 12 de julho, a seguinte carta ao clube catalão:
"Considerando a boa negociação relacionada à transferência do atleta Neymar e o relacionamento próximo entre as diretores de Santos e Barcelona, gostaríamos de pedir o esclarecimento do seguinte.
Após a conclusão do acordo de transferência internacional, o site oficial do Barcelona publicou, no dia 24 de junho de 2013, uma declaração do Sr. Josep Maria Bartomu com o seguinte conteúdo:
"Neymar custou 57 milhões de euros"
Nós não entendemos o teor da declaração acima, já que o total do valor concluído entre os clubes para a transferência do atleta foi 17,1 milhões de euros. O Sr. Bartomu pode ter incluído os salários do atleta na conta total.
Além disso, a partir desta declaração, a empresa DIS Esportes e Eventos notificou o nosso Clube pedindo informações sobre o valor envolvido na transferência do jogador. A companhia está sugestionando que o Santos pode ter escondido o real valor da transferência com o objetivo de reduzir sua participação financeira.
Considerando que entramos na cláusula de confidencialidade, que nos proíbe de revelar os termos do acordo, nós gentilmente lhe pedimos que nos envie uma declaração oficial sobre este assunto, informando o valor total envolvido na transferência do atleta Neymar."
A resposta do Barcelona chegou hoje e será lida na reunião do conselho santista nesta noite:
1) Como o Santos bem sabe, o valor total da transferência dos direitos federativos e econômicos de Neymar Jr foi estabelecida em 17,1 milhões de euros, como descrito no contrato entre os dois clubes. Tal valor, que o Barcelona pagou integralmente ao Santos FC, será dividido entre Santos FC, TEISA e DIS nos valores contratualmente concordados entre estas partes;
2) O valor remanescente dos 57 milhões de euros declarado pelo nosso Vice-Presidente e publicado em nosso site é relativo a outros pagamentos que o FC Barcelona honrou para resolver acordos prévios com outras partes. Estes pagamentos adicionais resultaram em um custo extra para o Barcelona diretamente associado com a aquisição de Neymar Jr, apesar de nunca relacionados ao Santos FC.
Não escapará de ninguém por menos atento que seja que é no mínimo extravagante que o clube espanhol tenha gasto mais quase 40 milhões de euros além dos 17 pagos ao clube brasileiro.
No Santos, especula-se que a montanha de dinheiro tenha sido para o próprio Neymar que teria recebido luvas generosíssimas.
Além disso, havia dois empresários que sempre acompanhavam o diretor de futebol do Barça, Raul Sanllehí, em Santos: André Cury e Marquinhos Malaquias.
Ou, especula o blog, trata-se apenas de mais uma negociação com a marca de Sandro Rosell, o presidente do Barcelona.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/