Blog do Juca Kfouri

Vitória justa no Serra Dourada

Juca Kfouri

Foto:Folhapress

Brasil e Argentina fizeram, no Serra Dourada solidário até quase o fim, um jogo bem disputado, com 37.871 torcedores.

Jogo leal, como tem acontecido nos últimos tempos, o que é muito bom.

Duro, marcado sem tréguas pelo time argentino, mais fraco que o brasileiro sem suas estrelas.

À espera de um erro ou de um contra-ataque, coisa que Martinez aproveitou com oportunismo, aos 19, para Paulinho responder, em impedimento, seis minutos depois.

O que permitiu ao time de Mano Menezes manter a cabeça e o domínio com mais de 70% de posse de bola.

Foram poucas emoções, mas um jogo de xadrez muito mais interessante que a goleada imposta à China.

No segundo tempo, como a retranca argentina permanecia inflexível, Mano Menezes começou a trocar, e pôs Thiago Neves no lugar de Jadson, depois Leandro Damião no de Luís Fabiano, e, aos 30, cometeu o erro de tirar Lucas e para botar Wellington Nem, claramente em busca de  mais velocidade com um jogador descansado.

Tanto bastou para funcionar como senha para a torcida dar adeus a Mano e pedir a volta de Felipão.

O time sentiu, o empate pareceu definido, mas, aos 47, Desábato fez pênalti em Damião e Neymar, que não brilhou, bateu com categoria para dar a justa vitória, apesar do gol em impedimento,  a quem mais a buscou por 2 a 1.

De tantas apresentações brasileiras, certamente esta foi das mais aceitáveis.

Desconsiderar o valor do adversário, quando composto por argentinos, é uma insanidade.

O problema, na verdade, esteve menos no jogo em si, e mais no conjunto da obra, insatisfatório até aqui, de Mano Menezes.

  1. lira

    22/09/2012 12:30:43

    Concordo com vocÊ que o Brasil nao mereceu. teve mais posse de bola mas não criou nenhuma chance clara de gol. Juizão, obrigado.

  2. lira

    22/09/2012 12:27:03

    Juca, que jogo você viu? Os méritos devem ser medidos pelas chances reais criadas pelos dois times, não pela "posse de bola" nem por "quem mais buscou". fato é que em oportunidades reais de gol o resultado justo seria o EMPATE. O brasil ganhou graças ao juiz.

  3. Flávio

    20/09/2012 23:06:45

    Então, Jr, por isso mesmo: o papagaio já possui um atenção maior e simpatia, o que lhe garantiu a preservação, justamente pela homenagem de Walt Disney, captando os elemento que você tão bem citou; de mais a mais, o papagaio ia fazer as pessoas se lembrarem do Zé Carioca, que não retrata fielmente o brasileiro, que não é como ele (malandro, indolente e preguiçoso); o papagaio, agora, poderia se tornar um incentivo a seu crescente uso doméstico pelo resto do mundo. Além disso, o tatu-bola acaba sendo mais original e necessita angariar tal simpatia para escapar da extinção, ainda demonstrando que nossa fauna é bastante interessante e diversificada. Concordo quando você diz que o Dunga fez um bom trabalho (ganhou Copa América, Copa das Confederações e teve uma participação bastante razoável na Copa do Mundo). Entretando, concordo com o Tostão, quando ele diz que precisamos de algum técnico no futebol, com as características de um José Roberto Guimarães. Apesar de ter discordado bastante das tuas posições, de qualquer maneira, parabéns por ser este ser pensante e que causa reações de debate civilizado e inteligente: teus alunos parecem possuir a grande sorte de contarem com um livre pensador!

  4. Armundo Alves

    20/09/2012 22:27:44

    Foi uma vitória chinfrim, mesmo sendo diante da Argentina. Mas o pior é a torcida pedir Felipão e alguns cronistas endossarem essa sandice. Se tem um nome aí que eu escolheria, e já para dar tempo, é o de Parreira, que hoje detem mais uma vantagem: está desimpedido de levar Zagalo.

  5. Flávio

    20/09/2012 21:30:27

    O primeiro título internacional do Mano vai ser a Copa do Mundo?!

  6. Flávio

    20/09/2012 21:28:59

    Excelentes e donos de grande potencial, porém, o duro é que tanto um quanto o outro sofrem do mesmo problema: excesso de individualidade! Ladainha essa que o Lucas jogou bem ontem... Aliás, a Seleção é previsível com um único jogador de criação, com um centroavante isolado e outros dois atacantes, que, quando não possuem espaço, fazem, no máximo, uma ciscadinha aqui, um brilharesco ali, mas sem resultados reais e efetivos. Com a bola rolando, qual a jogada de perigo que Lucas e ou Neymar criaram ontem? Que eu me lembre, nenhuma efetiva. O time precisa de dois meias, sendo um que carregue a bola e outro faça lançamentos em profundidade (ou que cada um deles faça as duas coisas), e, ainda, joguem de maneira a aproveitar o apoio dos laterais, o que fará a defesa adversária se abrir, e, aí sim, sobrar espaços para as brilhantes arrancadas de algum deles.

  7. Junior Silva

    20/09/2012 20:47:30

    Boa noite, Juca. Sou grande fã do seu blog e, se me permite, gostaria de compartilhar minha opinião acerca da Copa, principalmente em relação ao mascote e à seleção brasileira.E o assunto sobre a Copa do Mundo no Brasil volta à tona em relação ao mascote e à seleção.Vamos ao mascote, pergunto aos leitores:1) Qual animal é mais conhecido nas piadas dos brasileiros?2) Qual animal que traz as cores da bandeira brasileira?3) Qual animal que inspirou um dos maiores desenhistas americanos a criar um personagem, genuinamente brasileira e tipicamente carioca?Sim! para as três perguntas a resposta lembra ele mesmo! O PAPAGAIO! Creio, na minha opinião, que não existiria mascote ideal do que este animal citado na maioria das piadas contadas pelos brasileiros, que possui cores verde e amarela e que inspirou Walt Disney a criar o famoso Zé Carioca!Nada contra o tatu-bola, embora achei interessante e que representa um dos animais em extinção no país. Mas futebol é alegria. O papagaio sempre é lembrado pelas graças e pela identificação do brasileiro com este animal. Agora é duro reconhecer que a FIFA, que representa o futebol mundial e dita regras para impor sobre a organização da Copa, escolha o tatu e, pior ainda, escolher três nomes horríveis para que o público brasileiro escolha (apesar da grande revolta em relação a isso como pode ser visto em vários sites, comentários e críticas nas redes sociais) qual será o nome ideal para o mascote da FIFA e representar o Brasil mundialmente. Bola fora da FIFA que está mandando no Brasil e que nós brasileiros, cegos pela paixão que nos move, não vemos que esta Copa será uma frustração sem tamanho, mas pelo dinheiro que a mídia e os empresários esperam ganhar com o evento.E a seleção? Nem precisa comentar não é mesmo? Desde que Dunga saiu (e na minha opinião fez um bom trabalho sim mesmo com a perda da Copa do Mundo), a seleção não é mais a mesma. Sem identidade, sem fibra, sem vibração, sem comoção nenhuma! E vamos fazer feio mesmo nesta Copa se ela não for solucionada imediatamente que, a esta altura, já era pra termos um time pronto pra isso!E como diz Boris Casoy: Isso (tudo) é uma vergonha! Vocês concordam comigo ou não?Junior Silva.(Professor e advogado. Torcedor do Bahia e São Paulo e com saudades da velha e boa seleção brasileira)

  8. Armando A Madeira

    20/09/2012 20:30:57

    Resultado justo? Ora, um gol na banheira e outro de um pênalti arrumado... Jogando com treze não dá para perder...

  9. Ronaldo

    20/09/2012 20:27:31

    E, mesmo com a vitória brasileira no Superclássico das Américas, continua a ladainha amarga dos acometidos pelo surto do "complexo de vira-lata" (moléstia que chegou a ser considerada extinta, depois de oito títulos mundiais, cinco da Seleção e mais três dos clubes brasileiros)...

  10. fernando leme

    20/09/2012 18:42:23

    Neymar sumiu.É sempre assim contras as boas seleções. Uma boa marcação, e ele PIPOCAJá o Lucas, q alguns doidos chamam de "boi bravo", aparece, E aparece bem, pq é imprevisível, pq tem arranque, pq é mais jogador.

  11. Alex

    20/09/2012 18:10:37

    A era Mano Menezes é de doer! Ninguém consegue mais assistir aos jogos da seleção, virou time comum e chato. Sinceramente, até quando vão esperar para que o técnico faça algo? Não seria melhor trocar de técnico enquanto é tempo? Pior do que está não fica.

  12. AMM

    20/09/2012 17:45:27

    Vitória justa? Cómo assim, justa?Primer gol com um offside de mais de meio metro, de bola parada...Mudaram as regras do futebol, agora?Ou para você foi "justa" porque o Brasil "mereceu"? Pois para mim, não mereceu coisa nenhuma, pois Argentina fez um planteamento inteligente de defesa e meio campo, anulando o Neymar (que por sinal, some do mapa quando bem marcado) e que se não fosse pelo presente do bandeirinha no gol do empate, seria também vaiado em Goiana... E justamente isso que o nosso técnico precisa corrigir no time, a defesa e o meiocampo.Juca, o problema dessas arbitragens tão caseiras, con muito cheirinho de marmelada é esse, tiram a vontade de ver um jogo que estava muito bom.Sou argentina e gostei de ver cómo o Sabella montou um meio campo e uma defesa que estava articulada, ligada, cortando os avanços do Brasil sem falta, com lealdade. Esse sistema que o técnico nosso está testando, somado a nosso ataque que é excelente (Messi, Agüero, Higuaín, Di María, Tévez caso volte, etc) é muito promissor.Agora fiquei indignada com a pataquada que é esse tal de AMARILLA, que "amarela" sempre a favor dos locais (na última roda de eliminatórias, perpetrou um roubo a mão armada contra os visitantes equatorianos a favor dos locais uruguaios, invertendo um CLARO PENALTY POR FALTA NO ÚLTIMO HOMEM DO GOLEIRO CHARRÚA; não deu falta nem expulsou o guardametas como também deu amarelo ao jogador rival por "simulação"... iSSO FOI UMA VERGONHA!!!!).Chega dessas palhaçadas nos torneios continentais. Que o Brasil vença no campo, sem cheirinho de coisa rara no ar!

  13. alan

    20/09/2012 17:39:26

    vc foi ironico né??

  14. carlos antonio uliana

    20/09/2012 16:20:38

    Caro Juca. Boa tarde. Só agora consegui um tempinho para escrever algo sobre o jogo de ontem , da seleção quase brasileira contra uma quase , mas bem menos argentina. Desculpe mas desta vez não posso concordar nem com voce nem com o PVC sobre o jogo de ontem . Não vi a analise do mauro cesar nem do fernando calazans .Primeiro que o jogo foi muito fraco na minha opinião. O lucas querendo ser mais que o rei, muito drible e pouco resultado pratico. O neymar em que pese o que vem dizendo o mauro cesar sobre uma perseguição exagerada sobre ele, o que existe mas ele faz por merecer, está muito cai, cai e cheio de não me toques, achando que já é o Pele ou messi, o que ainda falta muito, dizem na minha terra que vai ter que comer muito feijão para chegar lá. voltando ao jogo o jadson nada, e o restante do time aquela acomodação geral contra uma argentina muito bem defensivamente, porque ofensivamente sem alguns estrangeiros é muita fraca. Por isto que acho que o Brasil tinha obrigação de ganhar, pois o que faltava na seleção Argentina era nada mais nada menos que o melhor do mundo e futuro pelé, um cidadão chamado Leonel Messi, que junto com ele ainda tem Carlito Tevez, Aguero, Higuain, Gago, Lavessi, Di Maria, Diego milito, Burdisso, e mais uma duzia que são superiores aos brasileiros. A seleção jogou mal e foi favorecida no gol em claro impedimento, num penalty , que nem meu filho de 5 anos cairia, e aos 47 do segundo tempo foi demais. Esta seleção tem que melhorar e muito, Não acho como muitos que mano tem que sair ainda, mas penso que os jogadores tem que jogar muito mais do que estão jogando hoje e principalmente jogar com garra, determinação e vontade de vencer sempre e não querer jogar sempre para a torcida com firulas de neymar, lucas, marcelo, daniel alves, e até Leandro Damião que parece que foi contaminado pela turma da dancinha e do cai cai. Este time tem que melhorar e muito, por ultimo a que ponto chegamos no futebol brasileiro com falta de agua no vasco e Cleber Santana , Patricia Amorim e marcos bras no flamengo È a decadencia total de parte do futebol brasileiro.abraçoscarlos antonio ulianaResponder

  15. carlos antonio uliana

    20/09/2012 16:04:00

    Caro Juca. Boa tarde. Só agora consegui um tempinho para escrever algo sobre o jogo de ontem , da seleção quase brasileira contra uma quase , mas bem menos argentina. Desculpe mas desta vez não posso concordar nem com voce nem com o PVC sobre o jogo de ontem . Não vi a analise do mauro cesar nem do fernando calazans .Primeiro q

  16. José Henrique

    20/09/2012 15:12:00

    Se o Mano saisse, gostaria de ver o Leonardo como técnico da seleção.:Apenas para ver se as "cassandras" dariam uma folga.

  17. Mauricio PS

    20/09/2012 15:11:19

    Só um detallhe pequenino... nós jogamos COM O NEYMAR e eles jogaram SEM O MESSI...

  18. Luciana

    20/09/2012 15:06:11

    Achei o jogo super chato, especialmente pela retranca argentina e a falta habitual e rotineira de inspiração e talento da seleção brasileira atualmente. Já fiz esta pergunta, mas não fui respondida: Será esta a pior seleção brasileira de todos os tempos? A com menos talento? Isso sem falar na falta de qq tipo de tática... Eu, cada jogo que passa, acho mais e mais isso. A seleção atual é incapaz de fazer o básico do futebol (passar a bola com objetividade e correção mínimas, de armar jogadas, de marcar o jogador adversário etc). É uma seleçãozinha tosca e infantilóide, imatura e despreparada tática e tecnicamente. Assistir aos jogos do Brasil hoje é como assistir ao Brasil jogando rugbi: parece que estamos engatinhando ainda no esporte. Pela nossa história, há que se dizer que isso é triste. E o mais triste que é que não tem saída... os jogadores são de uma safra ruim demais, não temos mais grandes craques (Neymar NÃO é craque. Talvez um dia...), os técnicos brasileiros estão ultrapassados, a CBF nem preciso dizer que é uma instituição sem rumo, corrupta, administrada por quem menos entende de futebol, com interesses políticos e financeiros apenas. Como salvar a seleção, sempre um ícone brasileiro inclusive culturalmente, de um VEXAME (assim mesmo em cx alta) na Copa 2014? Não vejo como.

  19. jr rs

    20/09/2012 14:53:30

    O neymar é pseudo-craque e mimado

  20. Luciana

    20/09/2012 14:50:47

    Rômulo e Sandro????? CREDO!!!! Será que o Mano vai continuar chamando aqueles engodos, fiascos de jogadores como volantes. Paulinho e Ralf dão de mil a zero nos pernas de pau citados.

  21. Rodrigo

    20/09/2012 14:31:49

    Não importa quem. A questão não é essa.Não questiono nem o trabalho do Mano, mas ele não tem mais clima para ficar.A torcida não está do lado dele e não há como jogar uma Copa no Brasil sem o apoio da sua própria torcida.

  22. Carlos Husky

    20/09/2012 14:24:42

    Não sou Corintiano nem nada, mas francamente, trocar o Mano por que? O que outro vai fazer melhor que ele, com quais novos jogadores?Quem vai fazer o Neymar jogar contra uma marcação decente?

  23. Geraldo

    20/09/2012 14:12:13

    "Fora, Mano"???Depois de ganhar da Argentina, sem brilho mas com total merecimento?"Volta Felipão"???Felipão que foi mandado embora do Palmeiras, largando o time na penúltima colocação do Brasileiro e à beira do rebaixamento?Desde quando o fato de um técnico estar "disponível" o deixa mais próximo da Seleção?Ser o melhor técnico é o fator principal a ser considerado na escolha do técnico da Seleção.Assim aconteceu com Mano quando foi escolhido (ok, era a seguinda opção, pois a primeira, Muricy, ficou refém de uma multa milionária, que o prendeu a seu clube - fato inédito na história da Seleção).Se Mano não se confirmou a melhor escolha, e se vale a pena recomeçar do zero a menos de dois anos da Copa do Mundo, são outras questãos...O que não se discute é que o desmoralizado e decadente Felipão (ganhou o que, depois da Copa de 2002?) não e nome que, sequer, deveria ser cogitado para o comando da Seleção Brasileira.

  24. Grana

    20/09/2012 13:50:49

    Exatamente! Agora ele não terá Ronaldo e Rivaldos, nem Cafu e Roberto Carlos! É loucura chamar o Felipão!

  25. Paulo Peregrino

    20/09/2012 13:43:11

    Joguinho sem vergonha, tanto e que o Juca comparou a um jogo de xadrez, que convenhamos para o telespectador nao existe coisa pior. O que dizer entao, do ridiculo e barrigudo LF que no segundo tempo nao pegou na bola, do Jadson que apesar de ser da minha cidade eh convocado nao pelo futebol, mas por outras razoes, Neymar esta provando que nao e jogador de selecao, portanto nao faz falta, sem falar nesse Lucas que ja teve "mil" chances na selecao e ate agora nao faz por merecer estas convocacoes. Esta na hora do Mano "puxar o carro" enquanto ha tempo, senao sera tarde.

  26. Alex Gutembesta

    20/09/2012 13:43:05

    Mais insuportável do que o futebol brasileiro só os seus comentários curicanistas. Mala.

  27. Renan interior-SP

    20/09/2012 13:31:11

    TATUAPE, também sempre aprecio seus comentários e de outros companheiros aqui, esse é o melhor blog do país, pelo dono e também pelos participantes, e olha que eu já participei de vários outros, e você tem razão, é melhor não fazer campanha pró - Tite na seleção.Abraço.

  28. PhuckIu

    20/09/2012 13:27:43

    Já que o comentarista argentino opina tanto, eu também quero: seu comentário é um lixo.

  29. Você está comentando Rápido Demais_SPFC

    20/09/2012 13:18:59

    Não restam dúvidas de que o Tite é o melhor técnico do Brasil e melhor opção para a seleção brasileira. O Felipão tinha um material humano inigualável em 2002 e só teve o mérito de não atrapalhar. Depois disso, necas.----Mas, como não dou a mínima para a seleção brasileira, que façam o que achar melhor.

  30. Lauro

    20/09/2012 13:15:02

    BERNARDINHO PARA 2014!! ele pode não ser especialista em futebol, ele ia mudar a mentalidade desse time, e explorar o potencial máximo de todos os jogadores,,eu confio no Bernardinho para ser técnico do Brasil em 2014!!

  31. Evanir

    20/09/2012 13:10:41

    Só consegui saber o resultado hoje cedo, porque o jogo deu sono e eu dormi.

  32. Alan

    20/09/2012 13:02:49

    Dos três um: Luxemburgo, Felipão ou Muricy, o treinador da seleção tem que ser o melhor e o mais vitorioso. Têm que ter bagagem e historico. Afinal ele representa o futebol brasileiro, que nao e pouca bost nao.Não pode ser o Mano, por que nao tem experiencia, como jogador foi mediocre (apesar q felipao tambem o foi, mas jogou na primeira divisao), nunca atuou em alto nivel, e isso vale muito pode ver que a maioria dos grandes treinadores foram jogadores, e como treinador tambem tem uns 5 anos de experiencia em alto nivel, isso e muito pouco. So por efeito de comparação:Luxemburgo: 5 titulos nacionais, 20 anos de experiencia como treinador de alto nivel, como jogador jogou num dos maiores times da historia (flamengo de zico e junior)Felipao: Campeão do mundo, Brasileiro, Bi da Libertadores, 4 copas do brasil, finalista da eurocopa, melhor campanha de portugal na historias das copas, uns 20 anos a alto nivel.Muricy: Craque como jogador, auxiliar de Tele, 4 titulos nacionais....Como jogador, auxiliar e treinador deve ter uns 30 anos de experiencia em alto nivel... (Se chamado a treinar hoje, ja disse que vai)Autuori, Abel Braga, Cuca, Levir Culpi, Tite, todos seriam melhores opçoes, ou ate mesmo ex jogadores da seleção, como Carpegiani, Leao, Zico.

  33. Paulo

    20/09/2012 12:54:10

    Claro, com uma condicao: que nunca mais se convoque nenhum jogador do Santos. Ninguém mais vai querer jogar na Vila e, em 5 anos, o Santos estará na 4° divisao...

  34. Maurício-RJ

    20/09/2012 12:38:41

    Rômulo e Sandro!!! O pior é que talvez seja o que o Mano pensa. Com certeza a pior seleção que eu vi jogar... E as pessoas achavam Mauro Silva e Dunga ruins... hehe

  35. Maurício-RJ

    20/09/2012 12:35:21

    Amigo, você está buscando uma ética que não existe no futebol (nem na sociedade como um todo). A questão aí, a meu ver, é contratual. Se tem multa prevista, paga e um abraço. Se não tem, azar de quem fez o contrato. Se tem e não pagou, tome as medidas cabíveis. No caso, a Ponte está fazendo jogo de cena...Qto à cobertura, a questão também é simples: o Palmeiras é muito maior que a Ponte, então é óbvio que o novo técnico da Ponte interessa a pouca gente. Veja que não é doboche, é só uma constatação. É o mesmo que comparar uma notícia do Flamengo com uma da Portuguesa, do Cruzeiro com América-MG...

  36. TATUAPE

    20/09/2012 12:21:06

    Olá Renan.Aprecio sempre seus comentários..Neste aqui, até concordo que o Tite é o melhor técnico do Brasil..Justamente por esse motivo vamos deixá-lo quietinho na seleção do Corinthians. hehehehe.Abraços

  37. Thiago

    20/09/2012 12:17:59

    Ué, pensei que com o ingresso do Luís Fabiano, todos os problemas estariam resolvidos e que farai uns 5 gols. Ledo engano! A atuação pífia do Luís Fabiano, que mais parecia um "boneco de Olinda" em campo, foi igual a que teve no jogo contra a Holanda, pela Copa do Mundo, ou seja, foi uma nulidade em campo. Para atenuar a atuação extremamente ruim do Luís Fabiano, tem que se dizer que o jeito que o Brasil joga não privilegia um centroavante como ele, o Damião, Fred, etc, pois o Brasil insiste em jogadas individuais e pelo meio, quase que abdicando de jogadas pelas laterais. O problema principal da Seleção é a falta de jogadas coletivas, de projeção, de objetividade, já que depende de jogadas individuais de alguns jogadores, que na maioria das vezes são contidas pelas defesas adversárias.

  38. Lincoln

    20/09/2012 12:15:20

    Caro Juca,Primeiro parabéns pelo blog, sempre acompanho todos os textos e são sempre de muita qualidade. Não sou muito de comentar, mas vendo o jogo ontem me veio a pergunta: "não estaria na hora de Guardiola para técnico nessa seleção?". Sei que você já postou algo sobre isso em abril, mas gostaria de saber se você ainda acredita que seria uma boa opção.Sinceramente não vejo nenhum técnico no Brasil com qualidade, todos os cogitados substitutos do Mano, são tão retranqueiros e atrasados como ele em relação ao futebol bem jogado. Essa história de técnico de futebol europeu (tipo o Tite) é uma tremenda de uma besteira para mim, em relação a técnico de Seleção. Seleção tem que ser o melhor time sempre, pois tem os melhores jogadores. E não dá para ser o melhor jogando na retranca. Acho que o Brasil tem jogadores para fazer uma grande copa do mundo, falta alguém orientar o trabalho direito.E ai Juca, é muito devaneio meu ou Guardiola não serviria para essa seleção? E se sim, teria alguma chance de vir?

  39. Joao Carlos

    20/09/2012 12:05:19

    Clamor por felipão?? Situação parecida tempos atrás, quando a torcida do Urubú quando queria protestar após uma derrota do Fla, faziam coro por Obina.Não sejam inconsequentes.

  40. Wesley Domingos

    20/09/2012 12:05:02

    Gente eu coloquei meu ponto de vista sobre a partida do Brasil e nos comentários o pessoal está malhando o Neymar a ponto de compará-lo com o Robinho. Na minha humilde opinião o Neymar é um craque, é diferenciado e infinitamente superior ao Robinho.O problema da seleção não é com ele, mas sim na forma como a seleção toda é dirigida. Falta um trabalho técnico mais eficaz. Afirmo e repito que Mano Menezes não serve para ser técnico da seleção, é um técnico de nível mediano para baixo.Ele não conseguiu emplacar um padrão de jogo na seleção, convoca mal e ainda não corrige erros que boleiros cometem na partida e faz leitura equivoca do jogo como ontem ao sacar o trio são-paulino e deixar Neymar que não estava bem. Por sorte, ganhou o jogo.Se eu fosse o técnico tiraria o Neymar e colocaria o Bernard.Os problemas da seleção são os mesmos: 1-) Laterais querem fazer gol; 2-) Neymar quer resolver tudo sozinho; 3-) Excesso de marcação; 4-) Falta de um capitão; 5-) Jogar mais coletivamente.

  41. Lauro

    20/09/2012 12:04:44

    Estou bem preocupado com esse ataque do Brasil, muito ineficiente, só fazermos gol na Argentina de bola parada, essa seleção precisa ter mais tempo para estar junta, para treinar, acho a preparação do Brasil muito quebrada, por que não existe uma seleção brasileira montada e treinando exclusivamente para a copa do mundo? o banco desse time parece uma parada de ônibus, sempre mudando os jogadores, assim é impossível ter padrão de jogo!! o resultado desse amistoso é apenas uma maquiagem. Faz de conta que vencemos a Argentina, pois sem Messi em campo foi uma vitória de faz de conta!!

  42. Felipe Lima

    20/09/2012 12:00:33

    O Emerson se naturalizou Catariano, e disputou jogos pela seleção local.

  43. Alisson Sbrana

    20/09/2012 11:54:12

    Vi outro jogo então.

  44. Alisson Sbrana

    20/09/2012 11:46:16

    Talvez, então, eu seja um dos poucos santistas que não concordam com você. Entendo perfeitamente. Nosso time está sendo (no gerundismo mesmo) muito prejudicado, mas a questão não é convocação da Seleção e sim da forma com os paquidermes gerem o calendário. A seleção nunca deveria competir com os clubes, mas a medida que os enfraquece (no caso do Santos, é mais drástico porque, por infelicidade da comissão técnica, o time não consegue jogar e o Neymar carrega todo mundo nas costas), transforma o torcedor brasileiro em torcedor adversário. Se o jogo de ontem fosse um jogo sério, não haveria vaias e estariámos comemorando o resultado. Ganhar da argentina, mesmo sabendo que os times são fracos (o deles muito mais, claro), nunca é uma "china". E convocações são mesmo tratadas como negócio, muitas vezes. Ainda assim, é bom também para o clube, põe o jogador em evidência, amplia o interesse por seus jogos, dando condições da time ganhar mais patrocínio, exposição na tv, novos torcedores. Se a lógica de tentar segurar os craques aqui prevalescer, isso fortalecerá o Santos um dia.Mas esse calendário faz isso. Faz a gente torcer contra a convocação dos nossos. Que graça tem ver jogo da seleção sem Neymar hoje? Sem o Lucas, sem... (quem mais, heim?).

  45. Carlos Viana

    20/09/2012 11:35:47

    Caro Fernando. Patriotismo é saber escolher seus representantes com sabedoria, é votar bem e corretamente. Torcer por time de futebol é apenas uma paixão e uma diversão. Nada mais do que isso.

  46. Rafael

    20/09/2012 11:24:24

    Sinceramente? O melhor do jogo foi a manifestação da galera da polícia federal em greve... a tv mostrando as faixas o tempo todo foi uma jogada de mestre...

  47. Santista

    20/09/2012 11:23:46

    Também acho que o Neymar não joga nada na seleção. O Mano tem que parar de convocar ele em todas as partidas, deixá-lo jogando no Santos e chamar Liedson, Vagner Love, Rafael Moura, Luan, Tulio Maravilha, afinal de contas tem tanta gente jogando melhor que o Neymar ...

  48. Renan interior-SP

    20/09/2012 11:20:53

    A "torcida" agora quer Felipão? Mas dessa vez não tem Ronaldo e nem Rivaldo, se o Mano sair e o Marin for coerente, quem teria que entrar era o Tite, além de entender de tática, sabe também controlar um grupo, ele é o treinador brasileiro que tem mais caracteristicas de treinador europeu, e como nossos jogadores deixaram de praticar um futebol á brasileira, ele pode fazer um grande trabalho, já o jogo de ontem, brasil x argentina, nem merece comentário, ainda se fosse Brasil X Argentina...

  49. vinicius

    20/09/2012 11:19:59

    Antes da copa:A torcida e jornalistas Brasileiros não apoiaram Parreira.A torcida e jornalistas Brasileiros não apoiaram o Felipão.A torcida e jornalistas Brasileiros não apoiaram Zagalo.A torcida e jornalistas Brasileiros não apoiaram o Dunga.A torcida e jornalistas Brasileiros falam mal até do Telê após a perda da copa 82 e 86.São mais de 100 milhões de técnicos que vão odiar todos técnicos da seleção.Eu sou mais um “técnico” que tem uma opinião:Após sequencias de Romario, Ronaldo, Bebeto, Ronaldinho, Rivaldo, Kaka, etc. Desta vez iniciamos do ZERO e os maiores craques têm 21 anos de idade...

  50. Gilberto

    20/09/2012 11:16:53

    Jogos da seleção brasileira (amistosos ou não), são como debates na TV antes das eleições (de qualquer cargo público): INSÍPIDOS, INODOROS E INÚTEIS.Um festival de mentiras e embromação.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso