Blog do Juca Kfouri

Uma rodada são-paulina

Juca Kfouri

Dos oito primeiros colocados no Brasileirão, os que lutam pelo título ou por vaga na Libertadores, só o São Paulo venceu na 25a. rodada do Brasileirão.

Os líderes Fluminense e Atlético Mineiro perderam.

Os terceiros, quartos, sextos, sétimos e oitavos classificados, Grêmio, Vasco, Botafogo, Inter e Cruzeiro só empataram.

Agora em quinto lugar, ao desalojar o Botafogo, o São Paulo ficou a quatro pontos do G4.

Nenhum carioca venceu na rodada de 24 gols e média de público na casa dos 13.500 pagantes por jogo.

O maior público foi o do dérbi paulistano que afundou ainda mais o Palmeiras e valeu a selvagem depredação do restaurante do vice-presidente de futebol do clube, o Frevo, há mais de meio século no elegante endereço da rua Oscar Freire, na capital paulista.

O pior público coube ao Beira-Rio, com apenas 4.500 pagantes.

O Brasileirão folga neste meio de semana por conta do estapafúrdio amistoso entre Brasil e Argentina, nesta quarta-feira, em Goiânia, apenas com os jogadores das duas seleções que atuam aqui e no país vizinho.

Comentário para o Jornal da CBN desta segunda-feira, 17 de setembro de 2012.

20120917-092243.jpg

  1. Ary_FLU

    21/09/2012 20:53:04

    É Bruno...Se eu fosse vc, eu não seria tão otimista assim.Como Tricolor e conhecendo bem o meu FLUzão, posso dizer que o FLU costuma realmente jogar bem, é contra os times mais tradicionais. Não sei por que, mas o FLU tem mesmo essa sina de Robin Hood. Capaz de vencer Atlético-MG, São Paulo, Internacional ou qualquer outro grande do cenário nacional e perder em casa, inexplicavelmente para aqueles que passam o campeonato inteiro se arrastando lá embaixo.Por isso, o próximo jogo contra o Nautico é mais perigoso para o FLU que o tal jogo da 32ª rodada contra o Galo lá em BH.Que venha o Próximo!

  2. Juca Kfouri

    17/09/2012 22:10:08

    Você lê o blog? Ponha Ganso na área de pesquisa? Você sabe o que é a área de pesquisa?

  3. José Henrique

    17/09/2012 21:27:07

    Se o Belattini permitir, (não sei porque tem me bloqueado), informo que o apelido "vulgo" de nosso estádio foi criado para nos prejudicar financeira e economicamente, por antis, e não por corinthianos.:Portanto, Palestra, mude o vulgo para "Invejão", muito mais apropriado.

  4. Fabricio Duarte

    17/09/2012 20:03:33

    Sr. Juca quando é que o Sr. irá se manifestar no "caso Ganso" ??? Quando tiraram o "esperto" Oscar à força do SPFC o Sr. veio à público e deu total apoio à atitude: "Jogador tem o direito de jogar onde quer..." ... Mas Sr. Juca onde está agora a tua manifestação pública e insistente??? Não são casos semelhantes? ... Não são direitos iguais???... Me esclareça Sr. Juca, por favor...

  5. Alviverde/SP

    17/09/2012 19:38:32

    Ops, desculpe Juca, te chamei de Birner porque na hora estava pensando estar no blog dele...mas isso não te ofendeu, né???RSRSRSRSRSRS

  6. Alviverde/SP

    17/09/2012 19:36:15

    Caro Birner, tudo indica que sim, que vai cair...MAS, eu só vou acreditar quando realmente não restar nem chances matemáticas. Sendo redundante, o campeonato só acaba quando termina. Se houver chances até a última rodada, mas o Palmeiras não conseguir permanecer na série A(como foi em 2002, mas vai que a SORTE ajude um pouco mais dessa vez) aí sim, vou acreditar, cair na REAL. Até lá, farei vistas grossas às más arbitragens, ao azar do time e principalmente ao futebol RIDÍCULO de alguns jogadores e suas desculpinhas esfarrapadas. O que mais se pode fazer se não torcer, torcer e TORCER...é o que me resta.

  7. Felipe

    17/09/2012 19:19:00

    O corintians é o clube que mais ganhou títulos no apito amigo:-Basta lembrar da copa do brasil de 2002 e 2009 e brasileiro de 2005 e 2011 e libertadores de 2012 !E esse ano a classificação do corintias no brasileiro é relativa pois estava focado na libertadores e pra que gastar cartucho (favor)se logo logo o foco é no mundial?

  8. Valdir

    17/09/2012 18:35:56

    O Vasco é garfado, como realmente foi, mas o sr Felipe vem falar do Corinthians e do Flamengo. Parece que o sr. não ficou sabendo da mudança que ocorreu na cúpula da CBF. A quem favoreceu o erro da arbitragem? Quem está na perseguição do Vasco, do Botafogo, do Grêmio e do Inter, por coincidência todos prejudicados nos últimos jogos? Observe bem a tabela de classificação e tire depois suas conclusões. Tenha a santa paciência e deixe o Timão em paz.

  9. Ronald Nowatzki

    17/09/2012 18:04:21

    João Henriquer, e vc tem coragem de dizer que ganharam um mundial ?

  10. andre ramos

    17/09/2012 17:57:18

    acabo de ler uma matéria,sobre o Edu dirigente do Corintians,criticando o " sarro"do atacante Emerson via twitter sobre o Palmeiras....admiro a postura do ex jogador,mesmo vindo de um clube cuja a comunicação de sua diretoria adora jogar p/ a torcida,sendo normalmente chula,e não respeitando os adversários,o Tricolor que o diga....somos a razão de ser do Corintians....sarro,gozação,brincadeiras,zoação,devem partir somente do torcedor,nunca de clubes ou dirigentes que se dizem profissionais....o Palmeiras hoje vive péssima situação,mas é um grande clube e merece respeito como todos os demais merecem...mas gozações vindas de dirigentes de clubes rivais e de jogadores,são inoportunas,mesmo porque o timão já foi ultimão e jogou a segundona,e amanhã nunca se sabe,o tal do Emerson pode amargar a mesma situação,ou ter enorme vontade de jogar no time que hoje ele esculacha...pois na época da Parmalat todos queriam o verdão.... a atitude do Edu foi extremamente oportuna e correta...fato raro em dirigentes....

  11. renato

    17/09/2012 17:23:02

    Marco, no 3º ítem nem é preciso o seu "se". E eu explico:Em 26/08 o Corinthians disputou um jogo como mandante neste mesmo estádio, contra o São Paulo.O Luis Fabiano fez o gol da virada nestas mesmas traves, saiu em direção ao corner, onde estava postada a torcida do Corinthians e fez sua graça. E com toda razão, diga-se de passagem...Ninguém foi lá tirar satisfação porque ele comemorou o gol, nem a torcida do Corinthians ficou de mimimi por isso.O problema do Luan é que ele já entra em campo contra o Corinthians p/ arrumar confusão (também foi assim na última rodada do ano passado).E alguns palmeirenses acham que fazer arruaça contra o Corinthians é mais correto do que jogar bola, coisa que o Luan não faz...E aí saem comentários como esse que você postou !!

  12. VAL MG

    17/09/2012 16:05:44

    Sou pacifista de "carteirinha", mas discordo do amigo Alex Tricolor quanto a mudanças sociais, afinal para que ocorra uma "revolução" infelizmente se faz necessário atitudes extremas (me apresente uma revolução que tenha ocorrido sem excessos - entenda revolução é uma desconstrução do que está estabelecido para se criar uma nova forma de entender e aceitar a convivencia social). E para finalizar torcedor desportivo não faz revolução, em geral são pessoas que não tem muito coordenação mental e transfere suas frustações do dia a dia para o esporte, onde se sente mais a vontade para cometer barbaries sem sentido.

  13. André

    17/09/2012 16:01:37

    O Palmeiras vai cair pelos seus próprios erros e o descenso não passa pelo jogo de ontem. Jogador comemorar na frente da torcida adversária não é motivo para violência, pois conduta anti-desportiva é bem menos grave do que selvageria generalizada.

  14. Chiqueirando

    17/09/2012 15:27:06

    Já estamos apoiando durante MUITO tempo. Vimos nossa diretoria envolver o Palmeiras em picuinhas externas que apenas fortaleceram adversários e enfraqueceram o time.Vimos essa mesma diretoria atrapalhar o trabalho de um dos maiores técnicos da história do nosso time e do mundo, com exigências de escalações e contratações infundadas. Vimos também tais diretores abrirem a porta do nosso palestra para adversários, que hoje conseguem dar mais pitacos em nossa casa do que na própria.Vimos finalmente um título, ganho com um futebol horroroso, mas também com muita garra de jogadores, e de um grande técnico, que apesar de todos os problemas e pressões de cima, conseguiu burlar tudo, e com um pouco de sorte, nos manteve alegres por um curto tempo.Vimos finalmente uma falsa união, que na verdade é apenas medo de alguns, pois depois de tanto sugarem, sentiram que o chão pode cair. Vemos agora uma violência, que apenas fortalece tais sugadores, e suja ainda mais o nome do nosso time, comparando-o a ações típicas de certos times rivais.É, abandonar não é algo digno e nem mesmo próprio de nossa natureza. Mas temo que o momento de apoiar já tenha passado, e esse seja apenas a o momento de assistir...

  15. Thelonious

    17/09/2012 15:10:31

    A última coisa importante que a freguesia da barra funda fez foi entregar as faixas de Campeão para o seu algoz, o Corinthians (não ganham da gente no Paca no Brasileirão desde 95....)!

  16. Rafael Brown

    17/09/2012 15:07:25

    Infelizmente meu caro, a professora em questão é professora de engenharia e já desmentiu esse texto atribuído a ela.

  17. Diego Paladini

    17/09/2012 15:02:47

    Guardem e preservem vossas camisas, palmeirenses.As crianças de 2020 vão querer saber se realmente existiu um time verde em SP.

  18. Thelonious

    17/09/2012 14:57:27

    mi mi mi de segundona, mesmo!

  19. Thelonious

    17/09/2012 14:56:43

    mi mi mi de segundamericana, de novo!

  20. L.B. Almeida

    17/09/2012 14:51:43

    Caro JucaOs blog´s que disponibilizam espaço para interação com os leitores, moderados ou não, nos dão uma amostra da pequena dimensão de como os leitores reagem as notícias.Claro, cria um desafio para os blogueiros, já que suas afirmações podem ser contextadas, checadas etc. Por isso, creio, os autores dos textos tomarão, aos poucos, cuidados, em especial fundamentando suas argumentações com fontes críveis e que possam ser acessadas pelos leitores.O jornalismo, por sua característica e/ou costume, tem o hábito de publicar com base no anonimato das fontes. É certo que os manuais e a prática responsável exige que tudo seja checado e rechecado. Ainda confio na seriedade das pessoas, mas, será que com todo esse dinamismo imposto pelas midias baseadas operacionalmente em tecnologias como a internet, não irá modificar a prática jornalística de divulgar eventos baseados em fontes anônimas.Pois bem,caro Juca, porque toda esse blá-blá-blá. Pelo seguinte: vejo os blogs com certa regularidade e chamou a atençao um cujo texto abordava a “queda do Felipão”. Pois bem, relatava que o dito treinador, “vazava” para a imprensa determinadas situações, como aquela que um dos funcionários do clube, não lembro o nome do jogador, chegou para treinar com um popular “bafo de onça” [imagino, tal qual o esquecido personagem "João Bafo-de-Onça"]. Lido o texto, fiquei matutando: (i) porque a “imprensa”, ou melhor, o blogueiro só divulgou o comportamento do treinador após a sua saída do clube?; (ii) esse tipo de comportamento é aceitável, e (iii) não há um certo conflito de interesse?Bem, é só para refletirmos.Sucesso, um grande abraço.

  21. João

    17/09/2012 14:45:38

    Nossa, coitadinho do SPFW, acho que vou chorar. Um time certamente muito ijustiçado, desdes os tempos do Laudo Natel.

  22. JOÃO HENRIQUE

    17/09/2012 14:44:27

    A torcedora palmeirenta está pouco pacienta com a situação desesperenta do seu time. Talvez vire corintienta para voltar a ser sorridenta.

  23. Marcelo

    17/09/2012 14:42:26

    Fórmula boa é aquela que o time faz disparado a melhor campanha, chega na final e perde para o 8° classificado por erro de arbitragem, ou por que estava numa jornada infeliz, etc...Se o futebol brasileiro está decadente, isso nada tem a ver com a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro.Até teria algum sentido em sua reclamação, não fosse o fato de que todos os outros campeonatos aqui disputados, usam o chamado mata-mata, então, não é por falta disso que estamos em decadência.Alguns dirão:"Brasileiro gosta é de final".Primeiro, não se pode generalizar, muitos assim como eu, gostam dos pontos corridos. Além disso, mesmo que a maioria preferisse o mata-mata, desde quando brasileiro sabe o que é bom para o país?Nem votar direito, que é algo muito mais importante sabemos.Não por acaso, temos sempre os mesmos políticos corruptos ocupando os cargos de maior importância, se lá estão, é por que a maioria (burra) os elegeu.

  24. Euripedes

    17/09/2012 14:41:52

    Que maravilha! que elucidante

  25. JOÃO HENRIQUE

    17/09/2012 14:35:18

    8 TÍTULOS??!!! Nussa, e vocês tem coragem de falar isso em público?

  26. Jobson

    17/09/2012 14:34:47

    E o AZAR é todo seu!

  27. Ronald Nowatzki

    17/09/2012 14:30:55

    Ontem quando terminou o 1º tempo com a vitória parcial do Grêmio, começei a acreditar realmente na possibilidade do Grêmio ser campeão. Mas deixar este fraco time do Flamengo empatar, foram dois pontos perdidos, e o Grêmio ja esgotou as chances de perder pontos para times fracos. Não da para ser campeão jogando tantos pontos fora. Ou o Grêmio encara o espirito guerreiro e vai com tudo, ou ficará mais um ano apenas lutando por vaga. Chega de perder pontos bobos.

  28. Bruno Costa

    17/09/2012 14:27:49

    A tabela do Grêmio precisa ser levada em conta. O crescimento no fim do primeiro turno não foi por acaso... Se o Grêmio estiver vivo na luta pelo título após a 31ª rodada, é provável que seja campeão. Nas 7 últimas Grêmio tem São Paulo, Inter e 5 pequenos.Em compensação, Flu e Galo se enfrentam na 32ª, e disso, Flu pega São Paulo, Palmeiras Cruzeiro e Vasco, ou seja: 5 grandes em 7 jogos!Galo, depois do jogo com o Flu, pega Fla, Vasco, Botafogo e Cruzeiro. Novamente: 5 grandes em 7 jogos!Se não criarem gordura agora, e o Grêmio manter sua regularidade, a tendência é o Grêmio buscar o título.Previsão, se o Grêmio estiver a 3 ou 4 pontos do líder no início da 32ª rodada, deverá ser campeão. Em especial se o líder perder o Glao e Flu, na própria 32ª rodada...Abraços.

  29. Dailton

    17/09/2012 14:20:06

    "De Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná. No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". Um bom exemplo do erro grosseiro seria: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação.."É o nosso bom e velho Português, sempre desafiador e rico.

  30. Will Adjei

    17/09/2012 14:17:34

    A rodada não foi tão ruim pro Flu e Galo...E é a partir de agora que o campeonato se decide, com o fim dos jogos no meio da semana.No caso do meu Fluzão isso é ótimo pois teremos a volta de jogadores importantes mas que não aguentam jogar duas vezes na semana.Os times que estão na SulAmericana terão que se dividir.Pra cima,Fluzão!

  31. JOÃO HENRIQUE

    17/09/2012 14:11:43

    Você assistiu o jogo na FOX?

  32. JOÃO HENRIQUE

    17/09/2012 14:06:54

    Isso mesmo Marco. E também tem que chamar de volta o homem do Churros, que expulsaram lá da frente do clube!

  33. Jose Carlos Navarro

    17/09/2012 14:05:31

    Realmente, o palmeiras foi "garfado". Agora imaginem se ele tivesse ganho do Corinthians no turno e returno estaria com 26 pontes e "quase " fora da zona de rebaixamento.Descumpe amigo, sai do ar.

  34. Alexandre

    17/09/2012 14:01:44

    Engraçado a torcida do esquema Parmalat, que sem a leiteira só ganhou dois títulos recentes, um com gás de pimenta e outro garfando o Coxa, falar de arbitragem e complôs...

  35. D Green T

    17/09/2012 13:57:32

    Que dia é hoje mesmo????

  36. Nelson

    17/09/2012 13:55:30

    Eu como corinthiano,quero que o parmera não caia.Porque vamos abdicar de seis pontos garantidos em 2013 ..........?

  37. Victor

    17/09/2012 13:48:30

    E o Parmera é a cara da Itália...você prefere Berlusconi ou a máfia?

  38. Ronald Nowatzki

    17/09/2012 13:45:46

    Nenhum foi ganho por Fax, todos foraM GANHOS no campo, por acasso não existia futebol brasileiro nos anos 60 ?Só um detalhe, meu time o Grêmio, não ganhou nenhum naqueles anos, nem por isso deixo de reconhecer osd campeões limpos, justos e honestos daqueles anos.

  39. Marcos Calciolari

    17/09/2012 13:43:42

    E com certeza... sem uma arbitragem decente.....

  40. Marcos Calciolari

    17/09/2012 13:42:43

    É apenas impressão minha, ou quando um time assume a liderança, ele sente a pressão e não consegue desenvolver bem o seu futebol, os jogadores de hoje não sabem lidar com pressão... quando precisam decidir ou chamar o jogo pra eles, se acovardam... somem do jogo... já faz uns 4 campeonatos brasieliros que isso tem acontecido rodada pós rodada... sei não... mas essa fórmula por pontos corridos não é a fórmula ideal para o Brasil... sem graça, sem emoção e sem público... pobre futebol brasileiro... indo para o buraco...

  41. Marco Aurelio

    17/09/2012 13:41:30

    Para além da gozação, esse time do Cruzeiro é horroroso.

  42. Fernando

    17/09/2012 13:36:52

    Ainda acho que o Galo termina em quinto ou sexto, prepara o lenço ...

  43. Olho no passado

    17/09/2012 13:28:27

    Pelos comentários, você e a cara do eleitor !!!

  44. José Henrique

    17/09/2012 13:23:56

    O que assusta é vocês consideraram "normal" aquele "triplo impedimento carpado", onde o juiz não teve a minima humildade em reconhecer o erro, como o juiz de ontem.:E mais, ontem vocês passaram a mão no Coxa, gol do Neymar levando a bola com a mão, e um penalty legitimo pró Coxa no fim do jogo não marcado.:Só nesses dois jogos, levaram 5 pontos na manha. Quem é ajudado mesmo?

  45. Nelson

    17/09/2012 13:23:51

    O Barcos era para ser expulso,pois deu um pontapé,no Walace sem bola e longe da arbitragem no 1º tempo,você,ao invés de ver quem está errando no seu time,vem querer jogar a culpa no juiz e no adversário,Coisa de parmerense mesmo.

  46. fernando leme

    17/09/2012 13:22:38

    O " se " não joga, mas se a dupla L.Fabiano e Lucas estivessem em pelo menos 95% dos jogos do SP, o TRICOLOR seria líder com folga.A estatística publicada no UOL mostrou q o SP teria sim aproveitamento melhor do q Fluminense e Atlético-MGContusões e convocações p/ a sleção são os responsáveis. Aí fica difícil.O resto é blá-blá-blá

  47. Timao Miami

    17/09/2012 13:20:55

    Que dia e hoje? Pode chorar a vontade...

  48. marco marçal

    17/09/2012 13:13:28

    Está na hora da união. Tem que reunir o grupo, diretoria, comissão técnica e os chefes da maiores torcidas e acertarem que o time tem que jogar com tranquilidade, com ALEGRIA, e se vier a cair todos irão ter o mesmo apoio. Não está faltando vontade, estão todos com muita raça, mas está faltando tranquilidade e isso tem que ser passado para os Jogadores, os quais devem assumir o compromisso de terem mais comprometimento do que estão tendo, deixando de sair na noitada, não beber, etc..., até o final do campeonato. Se a torcida der tranquilidade, assim como a diretoria, temos chance de reverter a situação, mas para isso precisamos de UNIÃO... Ademais, tem que mudar o esquema tático, temos que jogar com médios volantes que sabem sair jogando e com 02 meias, colocando o Barcos e Obina na frente, para que a bola cheque neles. a bola não está chegando nos atacantes. Os 04 meio campistas tem que mudar o modo de jogar, com todas atacando e voltando para marcar, sem exceção. Nos jogos fora, temos que aproveitar os contra ataques com o Maikon Leite e o Mazinho, jogando fechado nos contra golpes. Temops que ter 02 formações, uma para jogar em casa e outra fora de casa, aproveitando a velocidade dos 02 ponteiros... Está na hora de mudar dentro e fora de campo, pois o time é muito previsível.... VAMOS APOIAR E MUDAR MENTALIDADE

  49. Bruno

    17/09/2012 13:11:35

    Responde agora... o Corinthians que fez o Palmeiras ficar com 20 pontos na tabela????????? O Palmeiras só jogou com o Corinthians esse campeonato inteiro e foi roubado em quase todos os jogos???? É... continua achando que todo mundo está contra o seu time que por isso ele está na situação que está... se preocupam demais com o problema dos outros e não reparam nos próprios.

  50. Juan

    17/09/2012 13:10:54

    E ano que vem, o parmera deve priorizar a libertadores, ou a segundona? Se optar pela américa, não vai ganhar mesmo e com certeza não sobe pra elite de novo. Se escolher a segundona, pode ser que volte pra primeira divisaõ, desde que melhore muuuuuuuuuuuuuito essa bolinha murcha que está jogando....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso