Blog do Juca Kfouri

Flu não perdoa, Figueira vence e Timão pára na Ponte

Juca Kfouri

Foto: Fluminense

A Portuguesa foi muito melhor que o Fluminense do primeiro minuto, quando Diego Cavalieri teve de fazer duas senhoras defesas,até o 45o. do primeiro tempo, no Canindé com 3.613 pagantes.

O líder fez um e apenas um ataque perigoso, que Dida neutralizou ao crescer na frente de Wellington Nem.

De resto, a Lusa foi tão superior que ficou meio óbvio que, como não fez gol, no segundo tempo o Flu faria, ao seu estilo, se fingindo de  morto.

Até porque Fred estava em campo e era como se não estivesse. Um perigo, é sabido.

Abel Braga voltou para o segundo tempo com Rafael Sóbis no lugar de Diguinho, porque queria atacar.

Mas foi a Lusa quem seguiu na frente, com quatro escanteios seguidos nos três primeiros minutos.

E não parou, ao criar mais duas chances aos 14 e 15 minutos, sempre pelo lado direito, chegando fácil na linha de fundo.

A Portuguesa encurralava o líder até que, em bola desviada na zaga, Dida apareceu bem outra vez, aos 19.

A partir daí, o Flu equilibrou as coisas e começou a apertar, com segurança.

E, aos 28, o de sempre: rebote da zaga paulista, a bola sobra e, de fora da área,  Jean fez 1 a 0.

No minuto seguinte, esperto, Wellington Nem tomou a bola do zagueiro  Gustavo e ampliou, porque com o Flu  é assim e fim de papo: 2 a 0.

A Lusa ainda criou outras chances, mas  fez gol em impedimento, viu Cavalieri salvar outra vez e a trave mais uma.

Porque não era noite da Portuguesa, mas do Flu, para variar.

No Pacaembu, com 19.844 pagantes, Corinthians foi melhor que a Ponte Preta até quase o fim do primeiro tempo e, daí em diante, inferior ao time campineiro que, no segundo, com justiça, fez 1 a 0, aos 22, com Tiago Alves.

O Corinthians  reagiu depois de levar o gol e, no último  minuto, Emerson fez 1 a 1.

E em Floripa, com  7.225 torcedores, e com gols de João Paulo, batendo falta, e de Aloisio, mais uma vez, de cabeça, um em cada tempo, o Figueira passou pelo Cruzeiro: 2 a 0.

E vai fugindo da ZR.

  1. rodrigo lusa

    14/09/2012 19:27:44

    Fui ao jogo e realmente não foi o dia da LUSA... Um time que nos últimos 2 jogos em casa marcou 6 gols, perdeu gols incríveis. A bola batia na perna do zagueiro em cima da linha e não entrava não era dia. Se fosse pelo volume de jogo e pela chances tinha que ter sido pelo menos 3 gols para a LUSA. E o Flu está com sorte de campeão...

  2. Antonio Carlos de Carvalho

    14/09/2012 14:51:54

    AO Ary_FluRespondendo às suas perguntas:1)"Explique ai por que o FLU e o Bragnatino não desceram em 97? (Ives mendes)…"RESPOSTA: Eu, corinthiano, que tenho de explicar? Acho que torcedor do Bahia e do Flu que o tem de fazer, junto com a CBF!Diferente do caso Edilson de 2005, que confessou o crime, e por isso foram anulados os jogos, em 1996, houve apenas escutas de um candidato a deputado chantageando dirigentes e pedindo dinheiro e sugerindo alteração de resultados. Nunca houve relação de jogos suspeitos e indício de prova material sobre isso. 2) "Explique também, O que houve em 99 para que fosse criada a Copa João Havelange em 2000?"RESPOSTA: Já respondi: http://blogdojuca.uol.com.br/2012/09/35453/comment-page-1/#comment-16177283) "Em 99 o FLU não caiu, ele foi campeão da série C!".RESPOSTA: Onde está escrito que eu disse que ele caiu em 99?4) Pelo que sei a CBF tentava mudar o critério de descenso dos times que estavam na série A e o FLU nada tinha a ver com isso, pois estava jogado a “C” e foi campeão.RESPOSTA: Errado, não foi nada disso. A CBF não quis realizar o Brasileiro de 2000 e o Clube dos 13 o fez do jeito que bem quis.5) "Leia mais e me diga se em 96 ou 2000, o FLU arquitetou alguma virada de mesa em causa própria?"RESPOSTA: Leia mais??? Pra quê? É claro que ele não arquitetou sozinho, arquitetaram para ele. E como ninguém se opôs, ele foi beneficiado e ficou quietinho. Outros clubes entraram no "pacote".6) "Commo eu já escrevi antes lá em cima… O FLU teria que ter suoperoderes para sózinho, mexer nas 4 divisões do futebol Brasileiro".RESPOSTA: O Flu não precisava ter superpoder algum, quem precisava ter esse poder foi o Clube dos 13, do qual o Flu faz parte e que resolveu dar essa mãozinha pro Flu. Que disse: Muito obrigado!7) "Não falei em momento algum que o caso “Ives mendes” tinha a ver com o brasileiro de 99."RESPOSTA: Ary, ficou muito claro que eu disse que foi o FABC que afirmou isso.8) "A briga judicial que impediu a CBF de realizar o Brasileiro de 2000,, não teve nada ver com o FLU."RESPOSTA: Não teve mesmo, o Flu só pegou carona depois no "trem da alegria", junto com mais 4 clubes.9) "Por ultimo… Digo que o FLU foi vitima porque ele disputaria normalmente a série B em 2000".RESPOSTA: O Flu foi vítima de que? Qual o prejuízo dele? Nenhum. Ele foi ajudado e ficou livre de disputar a Série B em 2000.10) "O FLU ficou em 3º lugar no seu módulo (Azul) em 2000. Pelo critério de desempenho, ele não teria que descer em 2001. (...) Já o Corinthians ficou em 2000, ficou em 24º no seu módulo(Azul)-Penultimo lugar e por desempenho estaria muito mais perto de descer em 2001 que o FLU. Mas ninguém desceu. Mais outra lambança da CBF."RESPOSTA: Quem deu direito ao Fluminense, Bahia, Goiás e América/MG de participar do Módulo Azul (1ª divisão) em 2000? E por que o Paraná e o Botafogo/SP, que tinham caído em 1999, disputaram o módulo Amarelo (2ª divisão)??? Se tivessem colocado o Flu e os outros no módulo da 2ª divisão com previsão de acesso, caso ele se classificasse pras oitavas, eu até entenderia. Mas ele não tinha o direito de estar onde colocaram ele. E o Corinthians que era da 1ª divisão deveria cair?? Você só se esquece (ironia!) de uma coisa: o regulamento desse Havelanjão não previa rebaixamento desde seu início. E por que? Por que não havia nem 2ª e nem 3ª divisões naquele ano, pois todos podiam disputar o título. O Corinthians iria cair pra onde? Lembre-se que o Malutron da 3ª e outros da 2ª entraram nas oitavas de final. O Azulão até chegou na final. Isso quer dizer que o Corinthians terminou em 24º (ou 28º) entre 115 clubes e não apenas 25 (ou 29). Então a lambança não foi não ter rebaixamento não, mas sim a realização da Copa JH.Esperto você, hein, Ary? Querendo inverter o beneficiado.

  3. Ary_FLU

    14/09/2012 09:04:05

    O FLU ficou em 3º lugar no seu módulo (Azul) em 2000. Pelo critério de desempenho, ele não teria que descer em 2001.Em 2001 foi semifinalista, perdendo para o Atletico-PR que se sagrou campeão.Campanhas na época que nada tinham a ver com descenso.Já o Corinthians ficou em 2000, ficou em 24º no seu módulo(Azul)-Penultimo lugar e por desempenho estaria muito mais perto de descer em 2001 que o FLU. Mas ninguém desceu. Mais outra lambança da CBF.

  4. Antonio Carlos de Carvalho

    14/09/2012 08:51:03

    OK, FABC. Quando você se referiu a 1999, você não estava falando do caso Ivens Mendes e sim do caso Sandro Hiroshi. Está certo, mas entenda que o motivo de eu ter falado fazer a disputa do Brasileiro em 2001 com os clubes que deveriam tê-lo disputado em 2000, de acordo com a classificação de 1999, foi apenas pela ordem cronológica, pois a Copa João Havelange é que foi a exceção: um campeonato sem divisões de séries e com 115 clubes, em que, portanto, não havia rebaixamento e nem promoção..Aquela historinha de que, por causa da ação judicial do Gama, a CBF não pode realizar o Campeonato Brasileiro é uma balela! Como não pode? Se o clube dos 13 pode? .O STJD retirou os pontos do São Paulo e os deu ao Inter e ao Botafogo. E graças ao sistema de média de pontos como critério para rebaixamento o Gama caiu e o Botafogo se salvou. O Gama não concordou e recorreu à Justiça e esta lhe deu ganho de causa. .Ora, era só obedecer à decisão da Justiça comum e incluir o Gama no Brasileiro. E mesmo que o argumento de que a CBF "se viu impossibilitada de realizar o Brasileiro" fosse válida, isso não significa que o Clube dos 13 deveria incluir o Bahia e o Fluminense no Grupo de Elite. Por que os 2 não estavam entre os clubes do Grupo Amarelo, que corresponderia à Segunda divisão e foram incluídos entre os clubes que era da 1ª divisão do Grupo Azul???? Quem explica essa mágica? Uma coisa não justifica a outra. Esse é o fato objetivo e que não depende de interpretações. .O campeonato se chamou Copa João Havelange, notório torcedor fluminense.Em 2001, a CBF, espertamente, catou todos os clubes que disputaram o Módulo Azul de 2000, e ainda subiu o São Caetano, Paraná e, estranhamente, o Botafogo/SP, saiu assoviando e disfarçando como se nada tivesse acontecido e tocou o campeonato até o fim. Engraçado é que todos aceitam que o campeonato foi uma exceção à regra, com regras próprias e tal, mas, ignorando isso tudo, exigem o rebaixamento do Corinthians em meio a um campeonato em que clubes da Série B que foram “embaralhados com os da Série A “subiram” sem fazer nenhum esforço. Estas pessoas esquecem que não havia rebaixamento, mesmo por que nem havia subdivisões, já que até os clubes, que eram da Série C, em tese, poderiam ser campeões do “Havelanjão”. Sem contar que, matematicamente, o Corinthians terminou em 28º dentre 115 times. Muito espertalhão esse povo que quer seu rebaixamento até hoje.

  5. Ary_FLU

    14/09/2012 08:42:43

    Antonio.Explique ai por que o FLU e o Bragnatino não desceram em 97? (Ives mendes)...Explique também, O que houve em 99 para que fosse criada a Copa João Havelange em 2000?Obs:1 - Em 99 o FLU não caiu, ele foi campeão da série C! Pelo que sei a CBF tentava mudar o critério de descenso dos times que estavam na série A e o FLU nada tinha a ver com isso, pois estava jogado a "C" e foi campeão.2 - Ao final do Brasileiro de 2000, vencido pelo Vasco, o FLU que foi terceiro do seu módulo não tinha que descer, e permaneceu na série A até hoje.3 - Leia mais e me diga se em 96 ou 2000, o FLU arquitetou alguma virada de mesa em causa própria?4 - Commo eu já escrevi antes lá em cima... O FLU teria que ter suoperoderes para sózinho, mexer nas 4 divisões do futebol Brasileiro, manter em baixo que ele quisesse e subisse quem ele tb determinasse. E tudo isso num momento em que ele ja estava em ascensão e a coisa mais fácil seria disputar a série B, vindo da C.5 - Não falei em momento algum que o caso "Ives mendes" tinha a ver com o brasileiro de 99, isso foi em 96 e porque ficou tudo muito obscuro, a CBF resolveu não rebaixar ninguém naquele ano.6 - Em 99 o FLU jogou dignamente a série C, formando um time melhor, que foi dirigido pelo Parreira e foi campeão. A briga judicial que impediu a CBF de realizar o Brasileiro de 2000,, não teve nada ver com o FLU.Por ultimo... Digo que o FLU foi vitima porque ele disputaria normalmente a série B em 2000 e um problema que não tinha a ver com ele e que culminou na reformulação total do campeonato seguinte, fez com que o FLU jogasse o novo torneio junto com todos e por ter se colocado bem ao final deste, permaneceu na nova série A em 2001.

  6. Antonio Carlos de Carvalho

    13/09/2012 19:55:53

    FABC, você veio com a mesma ladainha do Ary_Flu, hein???? E cometeu um erro enorme. O campeonato de 1999 não teve celeuma NENHUMA e NADA A VER com o caso Ivens Mendes, que ocorreu em 1996 (ano em que o Flu tinha caído pela 1ª vez). Em 99, o Fluminense subiu para a Série B e deveria ter disputado ela em 2000. Isso é fato! Foi favorecido ao ficar na Série A em 2001 e isso é fato. Nunca encontrei um torcedor do Azulão ou do Bahia falando que seu time não tinha nada com a virada de mesa. Que todos sabemos, tinha como alvo o Fluminense de seu Havelange. O outros clubes entraram no pacote.Sobre Ivens Mendes, foi apurado que ele, como presidente da comissão de arbitragens da CBF, chantageava presidentes de clubes para ser patrocinado em sua campanha para deputado. Numa das gravações, uma voz, identificada como a de Mendes, pedia 25 mil reais, supostamente ao presidente do Atlético/PR, Mario Celso Petraglia, e ainda insinuava que o seu clube poderia ser beneficiado pela arbitragem no jogo contra o Vasco pela Copa do Brasil. Em outra gravação, a mesma voz pedia ajuda financeira ao presidente do Corinthians, Alberto Dualib, o qual teria inclusive mencionado "um, zero, zero" (cem mil reais) como valor a ser pago. A finalidade para ele era arranjar dinheiro para sua campanha de deputado. FABC, pare de falar M e diga onde o Corinthians foi favorecido pelo Ivens Mendes? aposto que você acha que o Corinthians caiu em 1996 e foi salvo pela virada.Quanto ao Fato de você achar que o Corinthians foi "campeão FIFA" só o torna uma pessoa de pensamento idêntico ao do Nowatzki, mas pra falar a verdade, eu sempre estive me lixando se consideram ou não, pois eu sempre soube que o dia de ganhar a Libertadores chegaria e de talvez ganhar o bi mundial também.Ary_Flu, vocês usam agora do passar do tempo para distorcer, ou aumentar um pouquinho, ou mesmo inventar fatos para justificar o seu Tricolor.. É a mesma situação do Brasileiro de 2005. Agora todos falam que o Corinthians ganhou roubado por que anularam os jogos. Diferente do que diziam em 2005. Ary, disputar o Brasileiro com os mesmos clubes de 99 não seria virada de mesa alguma, seria o conserto do erro. Se é sonho não importa, é o justo. Em 1996, o Corinthians terminou em 12º lugar com 32 pontos, 10 a mais do que o Flu, em 23º com 22 pontos. Nunca se apurou nada contra o Corinthians de fato, e é o caso de se pensar se Dualib e Petraglia teriam sidos os 2 únicos a serem contatados pelo Ivens Mendes ou teria ele pedido grana pra grande maioria? Ary_Flu, a sua frase "houve compra de resultados. Envolvidos (Atlético-PR e Corinthians)" é canalha pois o que foi apurado foi uma gravação em que foi feito contato com Dualib e Petraglia, não se sabendo, se foram os únicos e se os presidentes realmente aceitaram a chantagem. É só raciocinar um pouco e chegar à conclusão óbvia... Mas isso é uma conjectura minha, do mesmo modo que você concluiu que o Corinthians foi beneficiado de alguma forma. Sem provas. A lógica mandar pensar que se ele queria grana, poderia muito bem ter ligado pra todos os presidentes e não apenas 2. Ou será que a escuta pegou todos?E por fim, dizer que o Fluminense foi "vítima" da virada de 2000 é tirar um sarro na cara de quem lê.

  7. BRITO

    13/09/2012 18:09:31

    eu lhe pergunto e, e o corinthians que ganhou o brasileirão ano passado jogou bem ? o santos que ganhou a libertadortes ano passado jogou bem ? da licença pessoal , voces só criticam o fluminense e não veem os defeitos de seus clubes . quero ver o fluzão ganhando o campeonato brasileiro de 2012 jogando assim mesmo do jeito que está jogando , pois o que importa é ganhar o titulo . e tem mais se acham que o fluminense está jogando mal que venham e ganhem dele .abraço galera tricolor ! fluzão 2012

  8. Eduardo Ribeiro Toledo

    13/09/2012 18:00:46

    Prezado Carlos,Seu comentário já acusa o seu regionalismo. Flamengo, grandeza superdimensionada por 'cariocas' e torcida de Maracanã; Corinthians, time do povo, do povo 'apoiado pela fiel' a melhorar, aí onde voce mora, com o 'advento do fielzão de Itaquera'. Nem precisa me dizer que você é de São Paulo. Vá ao Nordeste, qualquer capital nordestina, e assista um jogo do Flamengo e um jogo do Corinthians. Depois, conversamos, se ainda quiser, sobre mística, tamanho e potencial de torcida e econômico. Então (como vocês usam para começar as frases), larga o bordão de 'time da globo' e a xenofóbia, para que possamos debater com mais propriedade o assunto. Eu sou tricolor, apaixonado, mas não ignorante. Abs,

  9. FABC

    13/09/2012 18:00:28

    Por que 1999, meu caro Antonio? Se foi justamente o campeonato de 99 que gerou toda a polêmica que culminou com a Copa JH de 2000? É isso que fica difícil de entender. O São Caetano subiu para a divisão principal justamente durante a Copa JH. Não vejo ninguém reclamando. O Bahia não desceu junto com o Flu em 96., Tb não vejo isso sendo citado a cada vitória do Bahia..É exatamente como o Ronald disse: antes de 2001 era tudo uma zona.Vc querer dizer que o Corinthians não foi favorecido depois do 1-0-0 é, nas suas próprias palavras, "abusar da inteligência de quem lê". E não sou daqueles que acredita em teorias da conspiração, muito pelo contrário (e sim, antes que vc pergunte, acredito que o Corinthians é campeão FIFA. Era assim que era. Certo? Claro que não. Mas a memória seletiva das pessoas é complicada, fazer o que?

  10. Ary_FLU

    13/09/2012 17:27:03

    Pra resumir...em 96 o FLU é rebaixado para a série B do brasileiro - Não desce porque houve compra de resultados. Envolvidos (Atlético-PR e Corinthians).em 97 o FLU continua muito mal e é rebaixado novamente para a série B.em 98 o FLU joga a série B e mais mal ainda é rebaixado para a série C.em 99 o FLU joga a série C e é campeão.em 2000 o FLU joga a copa João Havelange porque o Gama-DF entrou na justiça comum e impediu a CBF de realizar o campeonato. 116 clubes de todas as séries disputaram o torneio.Porém o FLU ficou em 3º no seu modulo e não mais caiu.Por isso eu digo.... o FLU na real foi vitima e não pivô.O FLU teria jogado a série B normalmente em 2000 se esta tivesse sido realizada.

  11. Ronald Nowatzki

    13/09/2012 17:26:00

    Já comparou com os jogos do Grêmio ? então veja quantos irão lá no olímpico hoje a noite ? o mundo não gira em torno do Corinthians, vc viu o publico de ontem entre Sampaio Correia e Vilhena pela série D ? e o que o Sampaio Correia ganha de direitos ?

  12. Ary_FLU

    13/09/2012 17:04:16

    Caro Antônio.Depois de terminado o campeonato de 2000, quem toparia descer tendo se classificado para ficar em 2000?A CBF ja´tinha feito muita lambança nos anos anteriores e não faria mais essa. O FLU terminou em 3º no seu modulo e ficou na série A até hoje.Sonho seu esse!Quero lembrar ao caro Corinthiano, que quando o FLU foi rebaixado em 96 e não caiu, foi porque descobriram que o Corinthians junto com o Atlético-PR estavam comprando resultados e rolou o tal escandalo "Ives Mendes" e judicialmente ficou determinado que Fluminense e Bragantino não fossem rebaixados. Corinthians e Atlético-PR é que deveriam serem punidos e não foram. Apenas o Atlético-PR perdeu 5 pontos no inicio do Brasileiro de 97.O Problema é que o FLU virou o bode expiatório das viradas de mesa mesmo tendo sido vitima delas. O FLU nunca foi o mentor de nenhuma virada que já aconteceu.

  13. Ricardo Matos

    13/09/2012 16:47:47

    Quis dizer..."Maus" torcedores como vc...

  14. Ricardo Matos

    13/09/2012 16:43:19

    Acho que o corinthians deveria nem receber nada pois se acha tão rico.Acho que nem precisa de patrocínio pois quem já tem um Rei(na barriga) precisa mais de quê?agora vai ter até estádio... presentinho as custas dos cofres públicos.Realmente chego a conclusão que existe um abismo entre o Corinthians e os outros e o pior é que apesar da riquesa, o pensamento soberbo e a falta de urbanidade, os fazem imaginar que habitam o outro lado do penhasco.o Clube tem evoluido... Mas alguns mals torcedores como vc ainda estão na idade da pedra!

  15. Marcos Calciolari

    13/09/2012 15:37:43

    O Flu esta com cara de campeão, tem um time muito forte, bem treinado e experinete, nem sempre joga bem, como ontem,,, mas é um time que, mesmo jogando mal, pode decidir em uma jogada,, e foi isso que aconteceu... o corinthians joga quando quer, essa é a impressão.Dos representantes do Z4, o Figueira é o que esta jogando melhor e tem mais chances de se safar... vou torcer por eles...

  16. Antonio Carlos de Carvalho

    13/09/2012 15:24:26

    Ao Ary_Flu e ao Ronald Nowatzki.Não tenho como não entrar no assunto, principalmente quando cometem um atentado contra o Corinthians, cometido pelo Ronald que afirmou que o Corinthians foi favorecido por alguma virada de mesa. De jeito nenhum!! Faltou com a verdade!!! A lista dos clubes que já viraram a mesa está neste artigo do Vitor Birner "Os times beneficiados pela virada de mesa". Fonte: http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2008/03/28/os-times-beneficiados-pelas-viradas-de-mesa/E nela não está o Corinthians, pelo simples fato de nunca ter sido beneficiado.Num outro comentário o Nowatzki afirmou que, antes de 1988, alguns "grandes" não conseguiram a classificação necessária com base no estadual e foram convidadas. Ele está se referindo às antigas Taça de Prata e Taça de Ouro. No caso paulista, os clubes até o 8º lugar disputavam a de Ouro. Foi por isso, que Corinthians e Palmeiras disputaram a Taça de Prata no começo dos anos 80. O Nowaztki só não pode esquecer que estava prevista, desde o início, a ascensão dos melhores colocados da Prata para a de Ouro, para os mata-matas, no mesmo ano de disputa.A lista dos clubes que foram beneficidos é a seguinte: América MG, América RJ, América RN, Americano, Anapolina, Bahia, Bandeirante DF, Bangu, Botafogo RJ, Botafogo SP, Bragantino, Brasil RS, Caxias, Ceará, Central PE, Comercial MS, Coritiba, Criciúma, CSA, Desportiva, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Goiatuba, Grêmio, Joinville, Juventude, Marcílio Dias, Nacional AM, Náutico, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Remo, Ríver PI, Santa Cruz, Santos, São Caetano, Sergipe, Serra ES, Sobradinho, União São João, Vasco da Gama , Villa Nova MG.Ary-Flu, afirmar que os clubes beneficiados "não tiveram culpa alguma" é abusar da inteligência de quem lê. Era só a CBF voltar ao campeonato brasileiro nos mesmos moldes de 1999 e com os mesmo clubes que pertenciam à série A. Sem "intrusos".

  17. Antonio Carlos de Carvalho

    13/09/2012 14:22:21

    OBS. O clube que não conseguiu a classificação para a Taça de Ouro em 1983 e foi CONVIDADO foi o SANTOS, que ficou em 9º lugar no Paulista de 1982 (Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/tablesrz/sp1982.htm ) mas participou da Taça de Ouro de 1983 (Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1983.htm)

  18. Carlos

    13/09/2012 14:12:59

    É um absurdo o Corinthians receber uma remuneração pelos direitos televisivos pouco maior do que os demais grandes clubes brasileiros, tendo em conta o abismo que, em termos de mística, tamanho e paixão de torcida, e potencial econômico, o separa deles.Absurdo ainda maior é o Corinthians receber uma remuneração igual à do Flamengo, um clube que tem, tradicionalmente, a sua grandeza sobredimensionada pela imprensa carioca. A desproporção entre Corinthians e Flamengo nunca foi tão evidente quanto agora. O Time do Povo é o atual campeão brasileiro e, invicto, da Libertadores; o time da Globo é candidato ao rebaixamento no Brasileirão. O Time do Povo continua, como sempre, a ser apoiado pela Fiel, e um bem sucedido plano de sócio-torcedor contribui para a liderança nos quesitos público e, com folga, renda (com números que seriam, com certeza, muito maiores se o Corinthians mandasse seus jogos em um estádio maior - o que deve passar a acontecer com o advento do Fielzão de Itaquera); o Flamengo teve revelada a sua condição de ter uma "torcida de Maracanã", que só frequenta o estádio com a facilidade de localização, condução farta e grande disponibilidade de lugares (a qual sempre garantiu altas médias de público, pois bastavam poucos jogos de casa cheia para, muitas vezes, se atingir uma média superior a de todos os outros clubes).Na prática, o Corinthians subvenciona o futebol brasileiro (e ainda tem que aturar esse discurso medíocre e pseudoconsciente que faz terrorismo com "o perigo da 'espanholização' do futebol brasileiro"), sedo que o maior beneficiado da subvenção corinthiana é o Flamengo.

  19. lucmes

    13/09/2012 13:36:15

    Voce só pode estar querendo causar confusão. Os dois lances não foram duvidosos, estava muito impedido. O jogador da Ponte deveria ter levado cartão amarelo por ter chutado a bola para dentro do gol com o jogo já parado. Os antis não se conformam com a superioridade do Timão.

  20. Ronald Nowatzki

    13/09/2012 12:09:24

    Ary, sou Gremista, e meu time tbm foi favorecido em 1992, quando disputou a série B, mas como já disse, eram tempos de bagunça generalizada, era descarada a ajuda aos " grandes ", mas o proprio Grêmio que terminou em 9º lugar na série B daquele ano, já sabia-se que antes de começar o campeonato, iriam subir 12 times.Oficialmente o rebaixamento começou em 1988, mas antes o critério era a classificação do Estadual, e muitas vezes os "Grandes " não aconseguiam a classificcação nescessaria, então eram " convidados " a participar, e isto alguns não querem lembrar, por que será ?

  21. Ary_FLU

    13/09/2012 11:46:44

    Pablo...Se o juiz consentiu a cobrança porque ele se enganou com a regra.... oraSe permitiu a cobrança, a jogada era válida.Quantas faltas com a bola rolando eu tenho visto o atlético-MG bater, pois faz parte da estratégia do galo, acelerar o jogo a qualquer custo. Jogo do galo é uma correria só, ai o FLU foi rápido naquele lance e vcs reclamam. É só observar, todo jogo, a quantidade de faltas cobradas dessa forma pelo Galo que os arbitros mandam voltar. Só que muitas seguem e o juizão faz de contas que não viu.Com certeza alguns dos gols do galo já foram feitos dessa forma.

  22. Imperiusmu

    13/09/2012 11:44:56

    Alexandre o galo vai perder porque é um clube que se acostumou a ser pequeno tanto em tradição quanto em pensamento,estão sempre achando que juiz tá prejudicando o time quando o que se vê é totalmente o contrário,quem está fazendo por merecer e não é de hoje é o FLUMINENSE que vem fazendo a melhor campanha desde o segundo turno do campeonato passado,agora quanto à você(Alexandre)por quê acompanha o futebol já que acha que é uma sujeira só?Vai fazer alguma coisa de produtivo então.

  23. Ary_FLU

    13/09/2012 11:36:44

    Valeu Ronald!Saiba que nenhum tricolor foi a favor do que aconteceu, só que o FLU mesmo não teve nada com isso.Além do mais, tudo aconteceu porque a CBF inventou de criar uma nova maneira de ascender e rebaixar as equipes somando desempenho dos dois ultimos anos e isso acabou foi salvando o Botafogo e rebaixando o Gama, que não concordou e entrou na justiça impedindo a CBF de realizar o brasileiro de 2000.Aí quem teve que realizar o brasileiro daquele ano foi o C13.E não houve séries B, nem C, nem D, porque o C13 não podia aplicar os critérios de séries. Então houve um campeonato com 116 clubes, sem divisões de séries, apenas divididos em modulos de caracteristicas muito mais regionais. Mas como o FLU jogou no mesmo modulo dos outros times do C13, por ser um deles, após ser campeão da série C e estar pronto para jogar a B... olha, dizer que subiu na caneta é mais legal pros adversários.Só que ninguém subiu nem caiu naquele ano.E o FLU teria que ser ultrapoderoso, para sózinho, subir na marra, e ainda modificar ao seu bel prazer toda uma formula de campeonato, mexendo com a 4 divisões do nosso futebol, juntando 116 clubes num novo formato...Se era pra vira a mesa, por que não fez quando estava na C?Por isso eu falo...Como é poderoso esse FLU!

  24. Everest

    13/09/2012 11:29:48

    Tem jogos que o Corinthians joga sem vontade. E só joga sério quando leva um gol. Isso me irrita!

  25. Luciana

    13/09/2012 10:43:58

    Enquanto isso, o Timão, cuja torcida comparece em peso ao estádio mesmo num Campeonato que não nos interessa em nada, continua em ritmo de treino. Só administrando e fazendo a contagem regressiva.

  26. Ronald Nowatzki

    13/09/2012 10:33:09

    Luiz Fernando, não sou torcedor do Flu, mas sempre vejo estes comentários, e o nosso amigo Ary, com razão, sempre posta um comentário. Tanto criticam o acesso do Flu na séria A, mas onde está escrito que foi o Flu que virou a mesa, ou que pediu para ir para a série A. E qual time que se diz grande que já não foi favorecido. Hoje , pelo menos depois de 2001, tem funcionado direito esta questão de rebaixamento, mas antes , sempre foi uma bagunça generalizada, e equipes como o Inter, Grêmio, São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Botafogo, foram ajudados também. E se hoje o Flu é lider da série A, é sim por merecimento.

  27. Marcos

    13/09/2012 10:14:29

    Fluminense jogou mal, e daí? Líder, melhor campanha da história, melhor ataque, defesa menos vazada, artilheiro, apenas uma derrota em 24 jogos...sorte? Coincidência? Competência, tática, equilíbrio emocional, além de um elenco entrosado, experiente e formado por jogadores que desequilibram...fórmula simples para o tetra campeonato...saudações tricolores!

  28. Ernesto de Minas

    13/09/2012 10:08:38

    Lembrando que Chicão, nosso beque de fazenda, fez mais uma faltinha lateral desnecessária.

  29. Eduardo Bueno

    13/09/2012 09:52:09

    O Paulo André está jogando demais! Merece uma chance na seleção!

  30. Ary_FLU

    13/09/2012 08:40:56

    Na Lua Nova ele arrancará alguns empates...E continuará somando pontos.

  31. Ary_FLU

    13/09/2012 08:38:30

    Como é poderoso esse FLU!Não deixaram ele ser campeão da série B.Sugiro aos incomodados, uma rápida leitura sobre a Copa João Havelange e depois venham aqui afirmar se o FLU virou realmente a mesa.

  32. J.Fontenele

    13/09/2012 07:47:00

    Gente, é o seguinte:Não existe jogo ou campeonato onde o vencedor é o que jogou mais bonito. Pelo que eu conheço de futebol o que vale são os gools. Treine o seu time para fazer gol na hora certa e esqueça o resto.Pense a seguinte situação: num jogo de futebol um dos times tem 70% de posse de bola, faz 50 chutes a gol (25 em cada tempo), cobra 30 escanteios, mas aos 45min do segundo tempo o adversario é quem faz 1x0. Qual o time que cumpriu o prometido, vencer ? Sem dúvida o melhor time foi o que ganhou o jogo por 1x0. O outro time não teve competencia, portanto não joga nada, ou se teve, o time que fez o gol é um time muito bom , soube anular todas as ações positivas do adversário (que no caso foram até demais) e ainda fez o gol da vitoria. Aliás, VITORIA, unica condição necessária e suficiente para ganhar jogo e campeonato. É por causa desta bobagem de "jogo bonito" que a seleção brasileira anda como anda. Procura-se jogagores que façam jogadas mirabolantes e conjuntos que sejam capazes de fazer um jogo com o maior tempo de posse de bola. Mas não se ensina a estes jogadores como fazer gol, como chutar com pontaria, como entrar na área mesmo levando a bola com a canela. Enquanto isto for assim vão continuar sendo os eternos campeões do "jogo bonito", mas sem nenhuma taça na estante, pois não existe premiação para este tipo de futebol. Para o futebol só o GOL interessa.

  33. Luiz Fernando Carvalho - RJ

    13/09/2012 06:02:30

    Juquinha, vc está cansado de saber que sou Vascaino, mas nesse post quero falar dos "poneis malditos" ou pra nós do Rio, os torcedores do Fluminense. Como o time que mama na Unimed é sólido !!! Incrível como sabe ganhar jogos e nós estamos na torcida para o Galo !!!

  34. Eduardo Ribeiro Toledo

    13/09/2012 01:52:54

    Prezado Juca,Engraçado, muitos comentários descambaram para arbitragem, conspiração e coisa sem graça. Creio que seria muito com o que você disse, jogou menos, mas ganhou. Não posso lhe retrucar, mas ressalvo que, hoje, além do Deco, estávamos sem o meia dito meia. TNeves é meia-atacante. Então, hoje, o Flu estava mal na fita. Mas, como tido, ainda que sobrenatural, teria uma explicação racional, hoje: 1o lance, Jean, 2o volante, quando o Flu está no ataque, ele está no lugar certo e bate bem na bola. Obrigado, São Paulo; 2o lance, o Nem é chato, insistente, corre muito, arisco e sempre chega na frente. Sem contar que seria, digamos, baixinho atarracado, que zagueiro não derruba fácil.Um tento 'tático', pela posição do volante ao atacar, outro tento pela qualidade individual do elenco. O Nem já merece um zagueiro pra colar nele. Mas, aí, sobra o Fred.E suas imagens são belíssimas: o Fred como se não estivesse jogando, isso já bastaria. O Flu se fingindo de morto, também, sim. Sairíamos com um empate, talvez, honesto também, pela incompetência da Lusa. Quem já teve duas Bomboneras esse ano, ser cercado não é problema. O equilíbrio emocional do time está muito bem; que não se desabala e, tanto assim, nem me lembro quando foi um último amarelo por reclamação. Fingindo de morto é porque finge bem, mas não estaria morto; a qualquer hora podemos fazer um gol.Abs,

  35. china

    13/09/2012 01:41:16

    Calma baiano,que a luta vai ser dura,não se empolgue com 1 ou 2 jogos,o Bahia ainda corre perigo,imagine cair e ver o Vitória subir e ainda por cima como Campeão da Série B........

  36. Pablo Castro

    13/09/2012 01:29:35

    Já está provado por A + B que o gol foi corretamente anulado. O juiz tava aplicando cartão amarelo enquanto o Deco batia a falta.O Fluminense vai ficar reclamando desse gol até quando ???

  37. Augusto Cesar

    13/09/2012 00:54:52

    ohhhhhhh!!!

  38. Luiz Fernando

    13/09/2012 00:03:22

    Não importa o que faça, o quer que conquiste. O fluminense sempre será uma piada, o retrato da sujeira que é o futebol brasileiro. Voltar à primeira divisão da maneira como voltou é imperdoável. E não venham dizer que isso é assumto velho. Não é. Isso é história, e deve ser sempre lembrada para que tentemos levar futebol menos a sério do que a gente leva.

  39. Realista

    12/09/2012 23:31:19

    O Fluminense só pegou pedreira heim? Empate roubado com o figueirense, ganhou do inter sem 6 titulares passando aperto e ganhou da lusa sem merecer....O Fluminense não joga bem a tempo, só falta os outros acertarem contra ele.....PS: o Flu tem Mta sorte, já até venceu a 3a divisão levou jogar a 1a direto!

  40. Claudio Paleólogo

    12/09/2012 22:56:25

    Juca,Você não entende o Flu porque nunca viu o Muhammad Ali lutando.nosso time é treinado pelo MUHAMMAD ABEL.

  41. Ricardo

    12/09/2012 22:47:02

    Li alguns comebtarios sobre favorecimento de arbitrage, ao fluminense. Comentarios absurdos. Fui ao jogo hoje e realmente o fluminense nao teve uma grande atuacao. Mas ganhou, no estilo de futebol eficaz que tem mostrado no campeonato. A arbitragem marcou faltas absurdas contra o flu, lances de corner que nao viu e faltas no Carlinhos e penalty no fred que nao foram assinalados. Vou assumir que se tem errado para todos, sem favorecimento especial. Quanto ao amigo que eh sao paulino e vai torcer contra o proprio time (ainda nao entendi) esta na hora de buscar um novo esporte para acompanhar....

  42. Lokoflu

    12/09/2012 22:43:26

    Quantas partidas você assistiu do Flu? Porque tirando o jogo contra o Figueirense, em quantas partidas mais, o Flu foi beneficiado?

  43. Lokoflu

    12/09/2012 22:42:00

    O futebol brasileiro está horroroso, não vejo nenhum time apresentando um futebol encantador, nem sequer o galo. E vem cá, como é que um time que se mostra extremamente eficiente ao longo da competição não merece ganhar?

  44. Renato Luiz de Oliveira Ferreira

    12/09/2012 22:36:28

    Juca, você há de concordar comigo.O Bahia está fazendo uma campanha maravilhosa no segundo turno do brasileirão.A torcida tricolor da boa terra merece ver esse Bahia retado [sic].P.S. O baiano não fala arretado, conforme acham, mas retado.Um abraço!

  45. ROBSON

    12/09/2012 22:34:58

    O Flu tem o patrocínio da Unimed há muito tempo (lembra de Romário, contratado em 2002), mas agora é que estão pegando a manha de como aplicar corretamente o dinheiro no futebol. Primeiro tem que escolher um bom treinador e não ficar trocando a qualquer mau resultado. Com o tempo, tendo elenco, o time se acerta. Parece simples, mas poucos clubes fazem isso, e quando fazem se dão bem (vide Corinthians).

  46. Ary_FLU

    12/09/2012 22:33:40

    24 jogos...apenas 1 derrota.Muita sorte!Oh..

  47. Marcelo

    12/09/2012 22:32:59

    Flu bateu mais um, pra desespero dos adversários e dos chorões de Minas. Enquanto isso rolando o maior apito amigo no jogo do galo contra o são paulo... hahahahaha.. e mesmo assim eles choram ! :D

  48. Ary_FLU

    12/09/2012 22:31:10

    Não acredito que tem Gaucho-Galo já chorando faltando 16 jogos.Não sei o que aconteceu pro cara tá chorando assim?Acho que esqueceu que o FLU foi roubado justamente contra o Galo em pleno Engenhão.O galo vai perder o campeonato porque fica chorando se achando prejudicado em tudo e esquece que já foi favorecido várias vezes.Só que hoje não vi motivo pra reclamação?Nada aconteceu...Erros de bandeirinhas?... Inversão de faltas... isso acontece em todo jogo!Tá cedo pra chorar!Espera pra chorar em dezembro!

  49. Leonardo

    12/09/2012 22:25:13

    Realmente o time do Cruzeiro está horroroso!! Com um técnico mediano e covarde. Iniciou o time com 4 volantes de posição, um atacante de origem e Montillo perdido entre o meio e o ataque. Jogando com laterais improvisados, sendo um meia (boca) e um volante.#Fora Roth!!!O que deseja-se com esse time?? E com esse técnico??O Flu e Grêmio são os principais candidatos a esse título. O Galo, novamente será um cavalo paraguayo!!

  50. Francisco Almeida

    12/09/2012 22:22:16

    Jogou mal mas lusa nao teve competencia o flu tem quem decide imagina na volta do deco daqui a 3 jogos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso