Blog do Juca Kfouri

Perder ou vencer, eis a questão

Juca Kfouri

Estou no ginásio de basquete para ver Brasil x Espanha.

Quem vencer, se passar pelas quartas de final, enfrentará os Estados Unidos nas semi.

A discussão está posta e a maioria das sondagens de opinião feitas pelos jornais esportivos espanhóis indicam que o torcedor de lá acha que sua seleção deve entregar o jogo.

Rubén Magnano, o técnico do Brasil, diz que nem pensar em jogar para perder e que ele já se viu nesta mesma situação antes e que,depois,ainda ganhou dos estadunidenses.

E você, o que faria?

Bernardinho, o do vôlei, já sentiu essa polêmica na carne.

Há quem diga que quem orienta para perder não pode exigir, depois, que se vença.

E há quem diga que um regulamento burro ocasiona monstruosidades, como a de jogar para perder, porque, na verdade, o objetivo não é apenas o de ganhar um jogo, é o de ganhar o ouro, e para tentá-lo será melhor não enfrentar os EUA antes.

Repito: e você, o que faria?

  1. Alemão Palestra

    08/08/2012 10:41:43

    Clap Clap Clap... concordo plenamente!!!

  2. Alisson Sbrana

    07/08/2012 15:14:03

    Quero me desculpar. Depois de remoída a vitória brasileira sobre a fraca atuação (entrega) da Espanha, fiquei pensativo. Escrevi o "eu perderia" no meio do jogo ainda. Achei um erro de estratégia pegar os principais rivais (e melhores, ainda) e depois os imbatíveis... Mas vendo vários comentários e, principalmente, o Vlamir (espero não errar o nome do comentarista da Espn), dou a mão à palmatória. Estava errado. O Vlamir e o Brasil estavam certos. O basquete brasileiro não foi a olímpiada atrás de medalhas, disse ele, e sim de afirmação. Parabéns. Me desculpe a torcida assanhada por um simbolo que, nesse esporte, agora, não faz falta.

  3. Marcio Fernandes

    07/08/2012 11:47:30

    Concordo, ninguém em nenhum momento colocou em cheque a Itália ou até mesmo a Federação Inetrnacional de Voleibol por permitir armação na tabela. O Brasil estava sendo prejudicado pelo anfitrião com a anuência descarada da Federação para acabar com a sua hegemonia. Deve ser revoltante para os atletas. Acho que foi muito mais uma defesa do tipo você armou e se deu mal, ou não adiantou. Mais concordo com a amioria que mesmo nesse caso fica feio entregar.

  4. Solange

    07/08/2012 10:56:54

    Eu prefiro norte-americanos.

  5. Rodrigo

    07/08/2012 09:33:57

    Sorteio...Os primeiros de um grupo de um lado, os segundos em outro e assim sucessivamente? Caberia margem pra "estratégia" de colocação na classificação.Todos contra todos, sem distinção, na sorte...pode colocar os dois melhores times frente a frente já no primeiro mata ou morre...justo?Não vejo uma solução absoluta.

  6. Luiz Eduardo

    07/08/2012 09:14:31

    "....e pegue a fraca França nas quartas, já praticamente tendo certeza que venceria"Pelo visto você não tem visto a França jogar né?Estão voando. Muito mais preparados que os argentinos.

  7. Luiz Mello

    07/08/2012 07:56:04

    Juca, sempre que um time faz corpo mole, em qualquer esporte coletivo, é feio, muito desagradável e difícil de justificar em qualquer circustância.Porém, esse não é um comportamento diferente em essência de, por exemplo, um nadador pegando leve nas eliminatórias da manhã para arrebentar nas finais da tarde.Ambas as situações envolvem um competidor não dar seu máximo para vencer uma prova ou partida, em prol de vencer a competição como um todo. Se aplicamos determinado padrão ético a um caso, deveríamos aplicar a todos.A única diferença que vejo no caso dos esportes coletivos é que essas estratégias presumem certo menosprezo a determinados adversários em comparação com outros. A Espanha pode estar evitando os EUA, mas é bom que não pense que já passou pela França, pela Rússia ou pela Lituânia.

  8. MaTGO

    07/08/2012 03:46:27

    Com certeza jogaria para vencer...Dignidade e conscieência tranquila nao têm preco!!!Que venha a Argentina. E, se passar, que venham os EUA.

  9. Sandro

    07/08/2012 03:30:47

    Muita gente ainda critica a seleção de Bernadinho na entrega quanto a Bulgaria, o que é até correto (eu no lugar dele não teria feito aquilo). Porém, o que poucos lembram, é que o regulamente tambem foi "armado" já prevendo que o Brasil seria o primeiro, os confrontos posteriores foram "sabiamente" organizados pra beneficiar a Italia. Foi isso que irritou profudanemente o Bernadinho e fez com que ele tivesse aquela reação. Inclusive os maiores criticos do Brasil, foram justamente os Italianos, que seriam estranhamente beneficiados com aquele estranho regulamento,

  10. Christopher

    07/08/2012 01:09:07

    Pois eu jogaria para vencer! Faz bem pra alma, pra história do esporte. Até porque time que quer ser campeão não pode temer ninguém! E quer saber... Eu acho que o Brasil ganha dos EUA, não sei não, e outra, mesmo se perder terá meu apoio! Pois valorizo caráter e honra!

  11. Cláudio

    06/08/2012 21:45:35

    Colega, a palavra pode até soar estranha mas não está errada, pois está registrada nos principais dicionários e principalmente no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa que é a última palavra quando houver divergências entre os dicionaristas.Já que faz tanta questão pelo que é correto, poderia perfeitamente corrigir a frase para " ....não é só errado como feio e inventado HÁ pouco por questões ideológicas....". Tirar o acento de "duvido" é fundamental.Telhado de vidro é assim, meu caro.

  12. Hugo

    06/08/2012 19:15:36

    O Brasil ficou 16 anos sem pisar numa Olimpíada. Há muito tempo não temos time para brigar por pódio no basquete. O time atual é um recomeço. Assim sendo, considero muita pretensão da nossa parte, perder um jogo para enfrentar adversários de menor porte para seguirmos adiante. Muita calma nessa hora. Já se está considerando que o Brasil passará pelas quartas de final? Venceríamos com tranquilidade França ou Argentina? E evitaríamos os EUA, para vencer também assim, sem dúvidas, Lituânia, Rússia ou Espanha? Nossa senhora. Nessa volta do basquete aos jogos olímpicos, a missão do Brasil é honrar o basquete, jogando seu melhor em todos os jogos que participar. Dar o máximo, o sangue, com garra e honra. Medalha, de qualquer cor, já será uma grande vitória... Seria vexatório entregar o jogo contra a Espanha e perder da França nas quartas. Melhor não correr esse risco, partir para cima da Argentina e que vença o melhor. Nosso histórico de Olimpíadas escrevemos 4 vitórias e 1 derrota em 2012. Isso vale muito. E uma derrota por 1 ponto, nos 6 segundos finais. O Brasil vai honrando muito bem a história do basquete nacional.

  13. Thiago Cruz

    06/08/2012 18:54:04

    Quer dizer que se os outros são desonestos você não precisa ser honesto? Sua honestidade é varíavel? Você só é honesto dependendo da honestidade dos outros? Lamentável.

  14. FRANCISCO

    06/08/2012 18:48:27

    Guilherme,Desculpe-me, camarada, mas o Santos nunca participou desta safadeza. E mesmo que quisesse não poderia. Todos os anos o Peixe capenga nas proximidades da zona de rebaixamento e por isso não pode se dar ao luxo de entregar jogo. Disputou a libertadores de 2011 exatamente porque foi campeão da Copa do Brasil de 2010 - e você sabe que Copa do Brasil é disputada por barangas, por times que foram mal no ano anterior.Independente disso, os "grandes" paulistanos e gaúchos entregavam sistematicamente os jogos para prejudicarem o "inimigo" regional. Os beneficiados foram Flamengo e Fluminense (Muricy agradece, até hoje).

  15. FRANCISCO

    06/08/2012 18:30:19

    Juca,O xis da questão está no final do seu texto: Fomos pra Londres pra ganhar dos espanhóis, ou para tentar ganhar medalha? E por que só nós, e exatamente nós, temos que ser éticos, lícitos, soberbos?Assisti à uma pequena parte da final de duplas no tênis feminino. Venus em quadra. Esguia, atlética, linda, assim é Venus Willians. Teria assistido ao jogo todo, se Venus não tivesse como parceira a Ben Jonson de saia (coisa ridícula), a Rebeca Gusmão - que passa imune pelo teste antidoping.Lindíssima, Venus está aí para provar que a semelhança com rinoceronte não é coisa de família; é coisa de laboratório.

  16. Paula

    06/08/2012 18:13:22

    E quem disse que eles estão mirando o ouro? quem não se lembra da belissima prata da seleção feminina? Na festa imensa quando passou as finais, em extase, No último jogo nem se importaram de perder...

  17. guilherme

    06/08/2012 18:11:47

    Realmente, a Espanha sabe fazer as coisas… liderou a maior parte do jogo… perdeu no final, sem parecer que entregou…e, está a caminho da medalha de prata…Quanto ao Brasil, tanto faz o resultado… vamos perder mesmo pra Argentina, nem chegaremos a jogar contra o DreamTeam.E, anotem aí: DUVIDO que o Leandrinho chegue a fazer, contra a Argentina, no jogo que realmente vale a vitoria, METADE dos pontos que fez hoje…

  18. Fabio

    06/08/2012 18:09:20

    Entre disputar um bronze com honra, ou levar uma prata sem dignidade, eu prefiro disputar o bronze.

  19. Chamon

    06/08/2012 18:05:18

    Por um questão de coerência, imagino que vocês que defendem ou “compreendem” a atitude de quem entrega um jogo nestas circunstâncias, como fez a Espanha agora há pouco, não sejam os mesmos que clamam por ética na política em nosso país.Mais importante do que ganhar medalhas é servir de inspiração para o povo. Ganhar medalha e perder a alma: é isso que queremos ensinar?

  20. Chamon

    06/08/2012 17:59:01

    Por um questão de coerência, imagino que vocês que defendem ou "compreendem" a atitude de quem entrega um jogo nestas circunstâncias, como fez a Espanha agora há pouco, não sejam os mesmos que clamam por ética na política em nosso país.

  21. Hélio

    06/08/2012 17:52:02

    O Brasil já ganhou, não fez o papelão do Bernardinho.

  22. bronzeado

    06/08/2012 17:51:19

    O brasil tem uma equipe muito boa, mas, ficou claro que Espanha entregou o jogo no último quarto.

  23. Ricardo

    06/08/2012 17:49:32

    (Acabou de acabar o jogo) Os dois tentaram perder; Magnano poupando jogadores e deixando Raulzinho e Caio Torres muito tempo em quadra; os Espanhóis de forma mais descarada sem marcar ninguém.......e cairam as bolas de 3 de Leandrinho e Marquinhos (todas livres)........Tomara que a França tire esses Espanhóis, e tomara que possamos eliminar os Hermanos e chegaremos com cabeça erguida pra disputa do 3o lugar!

  24. Gledson

    06/08/2012 17:48:02

    Pra mim não existe dúvida alguma. Tem de tentar vencer sempre, seja contra quem for. Quem não tem competência que se estabeleça. Lamentável até alguém sugerir uma coisa dessa.

  25. ALISIO PINTO

    06/08/2012 17:47:47

    Joguem para vencer e depois seja o que Deus quizer. Parabéns ao atleta Zaneti que ganhou o ouro para o Brasil. Ninguém falava nele. Só falavam no amarelão cor Fanta Laranja do Hypólito. Agora os cartolas e políticos de plantão tirarão foto ao lado dele.

  26. Ruston

    06/08/2012 17:47:05

    Valeu Brasil !!!! Pouco importa se chegarmos à semi-final encontraremos os EUA. Valeu pela seriedade, lisura, responsabilidade, jogo limpo, pela ética e respeito à todos que acompanharam a partida. Show !!!

  27. Thiago Cruz

    06/08/2012 17:46:29

    Caráter vale mais que qualquer medalha! Fiquei muito satisfeito com a vitória sobre a Espanha! Mesmo que não volte de Londres com medalha, volta com honra!

  28. GPS Alvinegro

    06/08/2012 17:44:26

    O Brasil vai vencer pelo visto ... jogamos com praticamente os jogadores reservas quase toda partida... portanto quem entregou ??? acho q a Espanha fez mais para perder... mas prefiro cair com dignidade frente os EUA e tentar um bronze digno do que uma marmelada a essa altura.

  29. Alex Gutenberg

    06/08/2012 17:43:16

    Competição tem muita malandragem. Muita. A Espanha vai pra final e o Brasil vai perder na semifinal pros EUA. SImples. A Noruega entregou o jogo de Handebol. A ALemanha sempre faz isso. Os Eua já fizeram. Todo mundo usa o regulamento para chegar a uma medalha, para vencer. Os brasileiros venceram a Espanha, foram éticos. A Espanha ficou olhando o jogo nos três últimos minutos. Fomos enganados. A Espanha falhou várias vezes nas últimas jogadas. Bisonhamente. Foi risível. Uma pena. Nem pra isso, um pouco de malandragem, quesito no qual somos campeões mundiais, nós servimos.

  30. Anderson Nascimento

    06/08/2012 17:42:40

    Vencer hoje e vencer dos EUA.Se temos medo de jogar contras eles nas Semifinais, também teremos na Final.E perder pra eles na semi ou na final é a mesma coisa, perdemos pros campeões.

  31. Natalia

    06/08/2012 17:40:19

    Eis a questão... Nao saberia o que fazer...

  32. lucas andrade

    06/08/2012 17:40:01

    Acertei entramos com time reserva e ganhamos! Post restando 1m.54s para final da partida.

  33. Alisson Sbrana

    06/08/2012 17:38:46

    Não concordo. Basquete não é futebol. Será mais honroso jogar para vencer sempre. Mas será que temos chances contra Argentina? Eu acho que não temos ainda, não esse ano. Contra os EUA ninguém tem.

  34. stefanie de souza

    06/08/2012 17:37:52

    Juca,eu que acompanho vc e seus programas na cbn,e hoje sou fiel ao 4 em campo,sei do que o basquete passou nos ultimos anos,ate a contratação do tecnico argentino,penso eu que e ora do esporte e do time sair vencedores,mesmo que perdendo o jogo,se ganha da espanha,passa pelas quartas e pegue a eua e jogue com raça qualidade,a imagem de um time fracassado que se tinha da seleção de basquete se apagara,um bronze dourado seria otimo pra esse grupo,pq infelismente não acredito que existem nesse universo alguem capaz de ganhar dos americanos no basquetes qnd esses estão fasendo questão de mostrar que são bons.que essa seleção mostre que e capaz de honrar o esporte.

  35. Marco Aurelio

    06/08/2012 17:36:18

    Por temperamento e modo de ver a vida, jogaria sempre para vencer. Fossem até super-andróides os adversários. Jogar para perder não faz parte do que acredito. O Brasil deve perder para os EUA...mas seria uma derrota normal e um grande jogo.

  36. marcosomag

    06/08/2012 17:31:48

    Dilema de solução simples. Joga o jogo normalmente, mas também não precisa "dar o sangue". É um jogo bom para testar variações táticas como treinar bastante os bloqueios ofensivos para calibrar o Marquinhos, o Giovanoni e o Taylor nos arremessos de 3 pontos.

  37. Joao

    06/08/2012 17:31:22

    Deveriam antes escolher o jogo mais facil das quartas-de-final....

  38. Anna Barros

    06/08/2012 17:27:24

    Querido Juca, jogaria para ganhar. Odiei o que Bernardinho fez daquela vez porque quebra a ética do esporte. Coincidencia ou não, o Brasil nunca mais foi o mesmo depois daquele episódio. Beijo grande, Anninha

  39. Alisson Sbrana

    06/08/2012 17:12:56

    Eu perderia. No voley deu muito polêmica não pelo fato, mas por uma coisa que só aconteceria com o futebol. Nos achávamos superiores e quem é superior, não pode escolher adversário. É como se o basquete americano entregasse algum jogo para pegar um time mais fraco. Nosso basquete, muito bom e muito esforçado, em condições normais, ainda não ganha da Espanha, acho que nem da Argentina. Enfim, é uma decisão complicada, mas faria o que o técnico está fazendo (ainda não acabou o jogo), polparia titulares e arriscaria um monte de coisa, mas não para vencer. Se perdermos, ainda podemos sonhar com uma medalhe de bronze.

  40. Dario Vale Jr

    06/08/2012 17:06:19

    Bom Juca, com a vitória da Australia sobre a Russia, se o Brasil vencer termina em primeiro, e se perder por mais que 10 pontos termina em quarto.

  41. Thomaz de Avila

    06/08/2012 17:03:09

    Acho que nunca devemos jogar para perderacho que perde o valor de esportese você entra em quadra tem que fazer o melhor que consigase não é melhor não entrar em quadraclaro que o regulamento poderia ser igual ao do vôleique tem aquele sorteio dos 2os e 3os lugares mas no final se o Brasil perder hoje acho que seria normalassim como o Brasil ganhar seria aceitável pois é o duelo dos dois melhores garrafões da Olimpíadae os jogadores de perímetro equivalem-se então não a entrega mas se perder não vamos encher o time de críticas

  42. henry

    06/08/2012 17:00:59

    sei que nao tem a ver com o assunto mas gostaria de saber a opiniao de voces....kobe bryant andou dizendo que a seleçao atual dos eua derrotaria o dream team de 1992....eu ainda acho que o time de jordan, magic, bird & cia era imbatível......o que voces acham?

  43. Pimentel

    06/08/2012 17:00:01

    Jogaria para vencer.

  44. Rogerio

    06/08/2012 16:58:04

    Para ganhar o ouro tem que vencer os EUA, certo ? se tem que vencer, vence na semi ou na final, portanto, tem jogar pra vencer...impor respeito...moral e mostrar que somos capazaes, assim como os argentinos foram.

  45. Thiago - Colorado - Porto Alegre/RS

    06/08/2012 16:55:38

    Tem que jogar para vencer, sempre!!! A derrota faz parte do esporte, mas desde que seja realmente superado pelo adversário. O contrário (perder de propósito) será um desrespeito com a competição, com o público e para com os próprios jogadores.

  46. Raimundo Dominici

    06/08/2012 16:54:34

    onde eu assino?

  47. Ruston

    06/08/2012 16:50:18

    Não acho o regulamento burro. Creio que o regulamento e quem o fez, sempre acreditou na lisura dos atletas e técnicos. O episódio entre Brasil e Bulgária no vôlei, por um lado mostrou que a regra propicia às equipes que possam escolher com quem jogarão. Isso é ético / moral? Creio que não. A regra não impede, mas também não compactua com a entrega de resultado em provável benefício próprio. Espero que o Brasil não dê vexame e, se tiver que perder, seja lutando. Caso a vitória aconteça e consequente enfrentamentlo com os EUA, poderemos colocar a cabeça no travesseiro, tendo feito nosso melhor.

  48. Amilton

    06/08/2012 16:45:22

    Bom, o assunto aqui Olimpíada. Tá no lugar errado e sua memória tá curta. A entregada recente para o Flamengo foi o quê, com aquele goleirinho deixando a bola passar num penalti? A compra do Brasileirão 2005 não conta? E a compra junto com a Globo da Libertadores deste ano? Pense bem antes de falar besteira.

  49. alvez

    06/08/2012 16:44:54

    Todo mundo sabe, inclusive os atletas lá em Londres, que o ouro vai para os EUA. Fato. Não vejo nada demais não dar tudo nesse jogo pra (tentar) conseguir chegar na final. Do mesmo jeito que um time de futebol pode fazer cera mesmo perdendo um jogo de 2x0 porque sabe que aquele resultado lhe dá a classificação. De resto, nessa discussão, só acho que há muita hipocrisia barata.Mas, de qualquer forma, o Brasil perder pra essa seleção espanhola é algo absolutamente normal e até o resultado mais esperado. Já os espanhóis perderem pro Brasil...

  50. byk

    06/08/2012 16:43:29

    O que vale é o resultado final? Vindo de um cara que no outro tópico disse que todo atleta de ponta é dopado?Bem típico...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso