Blog do Juca Kfouri

No handebol, não deu

Juca Kfouri

O dia não começou bem para o Brasil em Londres.

A belíssima seleção feminina de handebol foi derrotada, como se temia, pelas norueguesas, atuais campeãs européias, mundiais e olímpicas por 21 a 19.

As brasileiras estiveram o primeiro tempo inteiro na frente, até por seis gols de vantagem, mas não conseguiram segurar os contra-ataques e a maior força física das rivais.

As mulheres do handebol voltam para casa tristes, mas com o dever muito bem cumprido.

Daqui a pouco tem o vôlei feminino contra as favoritas russas.

Ainda hoje, o futebol masculino enfrenta a Coréia doSul, e aí o favoritismo é dele.

Amanhã dois duelos com a Argentina, no vôlei masculino, brasileiros favoritos, e no basquete masculino, argentinos mais cotados.

Torçamos.

  1. Carioca

    08/08/2012 02:02:41

    Handebol feminino e basquete masculino. Esses foram os dois representantes brasileiros nos esportes coletivos que mais me empolgaram e surpreenderam, e que na minha opinião mais honraram as cores brasileiras, independente do resultado final. Futebol é meu esporte favorito, mas trocaria uma eventual medalha ouro lá, pelo ouro em uma dessas modalidades. Eles mereceram mais. Além do mais futebol olímpico não tem essa graça toda, o Brasil é penta no mundial que a grande competição do futebol, e pra maioria dos jogadores ganhar ou perder pela seleção faz pouca diferença, eles vão continuar ganhando milhões por ano. Cada vez mais vejo o futebol sob um olhar crítico, seja pelo monte de imoralidade que existe no meio, seja pela postura arrogante de anti-profissional de muitos jogadores.

  2. Tufão

    07/08/2012 20:12:21

    Cara, elas perderam para as atuais campeãs olímpicas, só isso. Amarelaram? Você deve ser o cara, né?

  3. Laerte

    07/08/2012 17:29:58

    Não concordo que o time de basquete da Argentina é favorito contra o Brasil. Tirando o Ginóbili, o resto do time deles é inferior ao Brasil. O Scola é bom, mas acho supervalorizado. O que pode pesar contra nós é a instabilidade emocional, pois os argentinos são mais experientes nas decisões recentes.

  4. Lucia Ana

    07/08/2012 13:33:27

    quê isso!!! as meninas fizeram um jogaço inesquecível, com muita raça....a medalha, nesse caso, é detalhe. Adorei o handebol delas....continuam nos campeonatos pelo mundo e vamos torcer muito para elas!!!! a garotada de hoje vai colher muitos frutos dessa campanha olímpica para o futuro!

  5. Daniel

    07/08/2012 11:56:05

    Pior notícia das olimpíadas juntamente com a saída da seleção de futebol feminino. Essas meninas mereciam!!!! Cansei desse mesmice de país do futebol, quero que o Brasil seja conhecido como o país da bola nas mãos, nos pés, das argolas, da água, pára com essa mesmice e falta de política de esportes desde as escolas.

  6. Alexandre

    07/08/2012 11:23:28

    Parabéns ao Handebol feminino, nosso melhor time nas olimpiadas. Ótimos jogos. Parabéns.

  7. Emmanuel Romanelli

    07/08/2012 11:06:11

    Acho meio hipocrisia esse papo de honra e dignidade. Se não foi providenciado mudança alguma na regra para impedir as "entregadas", que o time escolha para si o melhor caminho que os leve ao maior objetivo que é o pódio. O pódio para um esporte pouco praticado no Brasil seria muito mais importante que uma eliminação precoce. É aquela história de jogar com a regra debaixo do braço. Eu particularmente não acho que deveriam ser permitidas as "entregadas" e que alguma regra ou modelo de competição deveria ser criado em todos esportes pra impedir que isso aconteça...mas se não foi criado não condeno. Comparando ao futebol...é comum times que estão em duas competições priorizar a mais importante e entrar com times reservas. Analisando isso mais profundamente isso influencia classificação, rebaixamente entre outras coisas, mas ninguém reclama...não seria isso também anti-esportivo???

  8. Leonardo

    07/08/2012 11:02:46

    Uma se preocupou em assumir sua homossexualidade, outra em ficar nas redes sociais dizendo que eram as queridinhas, o final já tava escrito. Esqueceram que tem que jogar e mais uma vez jogaram como nunca perderam como sempre!

  9. Emerson de Souza Pinto

    07/08/2012 10:36:46

    Já vimos esse filme.No ano de 2011. Mundial de Handebol Feminino no Brasil. Quartas-de-final. Brasil joga como nunca mas no final é derrotado pela Espanha por 1 gol de diferença.Agora mais uma vez jogamos como nunca, abrimos uma boa vantagem sobre a Noruega e no final perdemos.O Handebol feminino brasileiro é assim: "Joga como nunca e perde como sempre"Lamentável. As meninas perderam uma chance de ouro. E em 2016, não deverá ser diferente.

  10. Alessandro Quitério

    07/08/2012 10:21:14

    As meninas honraram, e muito, o handebol feminino. O que não pode ser dito das norueguesas que escolheram o adversário. E enquanto isso a CBF oferece 180mil reais para cada jogador pela conquista do ouro... Um absurdo.

  11. Riano Gomes

    07/08/2012 09:42:47

    PARABÉNS ÀS MENINAS DO HANDEBOL ! Perderam de cabeça erguida, embora poderiam ter ganhado o jogo; houve um apagão no segundo tempo, teve momentos em que os gols não saíam; mas o esporte nunca teve o apoio que merecia, surpreendeu a todos, e no Rio vai ter uma medalha !

  12. Paulo Roberto

    07/08/2012 09:35:06

    Fugindo um pouco do tema principal do post, que foi a derrota das meninas do handebol, quero me ater a um detalhe que me chamou a atenção. Até o 11º dia de competições, o Cazaquistão ocupa a 8ª posição, com seis medalhas de ouro, enquanto o Brasil figura em 22º, com apenas 2 lugares mais alto no pódio.Nada tenho contra o Cazaquistão ou quaisquer outras nações que estejam na frente do Brasil, mas o fato é que isto é o simples reflexo da cultura política do nosso país. Em breve pesquisa, nota-se que o PIB do Cazaquistão é $216.4 bilhões. O do Brasil, por sua vez, beira os $2.282 trilhões (dados de 2011 segundo o indexmundi). Talvez isto não queira dizer muita coisa ou talvez queira. No Brasil, uma das maiores economias do mundo, o esporte é pouco valorizado. Os investimentos são irrisórios e os atletas andam as duras penas. Não por menos, quando chega a hora do vamos ver, a participação do Brasil em jogos deste nível acaba sendo pífia. Medalhas de bronze e prata são comemoradas como grandes conquistas no país onde se movimenta $2.282 trilhões por ano.Esse é o comprometimento que os governos municipal, estadual e federal têm com o esporte nacional. Programas como Bolsa-Atleta são mais disputados que emprego na Grécia. Mas a culpa não fica só restrita aos senhores que pouco apoiam, mas também a administradores de Programas sociais e ONG’s, que desviam verbas para os próprios bolsos.Mas não tem problema, não é mesmo? Afinal, somos o país do futebol, pentacampeão mundial.E os EUA, China, França, Rússia são o que?

  13. Americo

    07/08/2012 09:32:04

    O país tem que ter orgulho das meninas do hand. Falta apoio e investimento, e elas tiraram leite de pedra. E parabéns à CBHb, que acertou em manter o Morten até 2016, ele tem feito muita diferença! Gostei da sua análise, Juca. Mais correta do que tem sido mostrado por aí, falando em apagão sem sequer saberem as regras do handebol ou mesmo as posições das jogadoras do Brasil.

  14. marcel

    07/08/2012 09:23:45

    De ver "umbrido"? Acho que vc quiz dizer reprimido. Mais um decepção nessa olimpíadas.

  15. Marco Aurelio

    07/08/2012 09:23:38

    Em algum momento as seleções inferiores terão que enfrentar as "feras". Hoje, por muito pouco a estratégia da Noruega(da "entregada") não deu certo. Ora, jogo tem que ser jogado. Acho isso uma imoralidade, esse negócio de entregar para pegar um caminho melhor. Quem venham logo as feras e se perdermos, perdemos mostrando serviço. Parabéns ás meninas...e meus pêsames para os pragmáticos de plantão. Sou pragmático na tático do jogo de futebol, nunca na ética.

  16. Dermeval White Paim

    07/08/2012 09:23:02

    Juca, jogamos como nunca e perdemos como sempre!!!!! Devemos sim é enaltecer os primos pobres do esporte brasileiro: Ginástica Artística, Judô, Boxe entre eles que sem patrocínio mas com gana e vontade estão aí provando, sem chororô que é possível vencer mas para isso há que treinar,treinar,treinar..........Vamos ver se alguém deste tal COB atenta para esta disparidade de ajuda aos esportes que não estão muito na vitrine!!!

  17. campevas

    07/08/2012 09:22:38

    PARABÉNS as meninas do Handebol!Lutaram, foram bravas e ainda demostraram a tristeza de serem eliminadas com garra e amor a Pátria.Coisa que muita gente famosa, de nariz empinado, com um montão de patrocínio, e em quem depositavamos esperanças, não demostrou.

  18. luiz claudio de oliveira

    07/08/2012 09:20:52

    Cabeça erguida meninas, com mais intercâmbio seremos ouro daqui à 4 anos.Parabéns meninas pela brilhante participação.

  19. Jeze Vilela

    07/08/2012 09:17:38

    Mais vale voltar com dignidade e sem medalha no peito, do que uma medalha olimpica manchada de covardia. Orgulho dos atletas brasileiros, é perdendo que ficaremos cada dia mais fores.

  20. Sandro Paulino

    07/08/2012 09:12:35

    Mas eu prefiro cair de forma digna do que ganhar uma medalha manchada de "suspeitas". Não quero ser esperto, quero ser honesto, isso é só um jogo, não vale nada, não vai, por exemplo tirar a Espanha do buraco financeiro em que se encontra, em contrapartida a vitória não apagará a grande desigualdade social que ainda vemos no Brasil.É por pessoas que pensam assim, que temos Privatarai, Mensalões, Cachoeiras e afins.Abraços.Juca sou seu fã, e as vezes não concordo com o que você escreve, mas a vida é assim mesmo, né?rsrs

  21. Marco Aurelio

    07/08/2012 09:09:38

    O brasileiro precisa, alem de torcer, ser capaz de ajudar o esporte cobrando das autoridades.Qual brasileiro, que não seja familiar ou amigo de jogador de handebal, assiste a jogos da modalidade fora das olipíadas????Onde existe torneios de handebal no país????Parabens às meninas, mas como no futebol feminino, elas estão abandonadas à própria sorte durante todo o "ciclo olimpico" e achamos que nas olimpidas elas têm que fazer mais do já estarem lá.Onde estão Federaçao e Confedração????Gastando dinheiro com dirigentes e ex dirigentes!!!!

  22. Antônio Neto

    07/08/2012 08:51:45

    O COI precisa acordar e fazer algo. Esta Olimpíada está marcada por "entregas". Ficou óbvio na rodada anterior a entrega proposital da Noruega para a Espanha. Infelizmente a seleção brasileira feminina de handebol perdeu, não para a Noruega, mas para si própria. Houve muito preciosismo no segundo tempo, quando o Brasil poderia e deveria ter fechado o placar e seguido para a semifinal.Uma pena, mas mais uma vez o Brasil cai por conta da [falta] de maturidade e excesso de emocional.Por fim, exemplo de retidão do técnico dinamarquês, Morten Soubak: “Na maneira como eu cresci, não posso admitir perder de propósito."

  23. Lino

    07/08/2012 08:48:56

    Alex, concordo com vc nos dois posts.Parabéns meninas!!!!

  24. edu - arapongas

    07/08/2012 08:48:09

    Caro Juca, bom dia.Lendo os comentarios do seu e de outros blogs, fico particularmente espantado e indignado com a grande maioria. Os torcedores e criticos de ocasião ficam bravos e cobrando desempenho em esportes onde não temos grandes competições, não tem trabalho de base e não tem nem torcida regular, aquela que acompanha os esportes olimpicos. Quem no Brasil acompanha o handebol? o atletismo? e os demais? uns poucos veem o volei e outros gatos pingados o basquete. Ai queremos desempenhos fantasticos, ouros e outras medalhas. É de dar nojo até. PARABENS à seleção de handebol, esporte pouquissimo divulgado, sem um campeonato local forte, sem patrocinadores, enfim, sem quase nada, assim como o futebol feminino.E aos torcedores de ocasião, melhor do que cobrar resultados é cobrar das autoridades locais um verdadeiro apoio ao esportes nas escolas, apoio a um formato diferente de formação de atletas. De resto, não encham o saco.

  25. joão paulo tricolor

    07/08/2012 08:32:35

    Que pena juca. Mas elas representaram bem, e não perderam pra qualquer um não. Abraço

  26. Leandro

    07/08/2012 08:32:13

    Valeu MUITO!! Ficamos com a impressão que o handebol está evoluindo no Brasil e que em 2016 poderemos disputar numa situação muito melhor e de igual com qualquer outra seleção. Valeu meninas, voces nos orgulharam com o que fizeram

  27. Pacheco

    07/08/2012 08:29:25

    Nao concordo.Nos perdemos no ataque querendo dar colocadinhas ai inves de meter a mão.Handbol tem que meter a mão.. esse negocio de tentar colocar funciona as raramente.

  28. José Santos

    07/08/2012 08:27:24

    Como já disseram uma vez durante os Jogos Panamericanos de Santo Domingo, o espirito esportivo já morreu faz tempo, o que vale é ganhar!!!O ideal seria sempre um novo sorteio com os classificados, de modo que ninguém já saiba de antemão quem são os possíveis adversários - e assim evitar o vexame explicito de entregar o jogo.

  29. Rodrigo Carvalho

    07/08/2012 08:26:51

    Juca, é por isso que o esporte não cresce no Brasil, a verdade é que elas têm complexo de vira lata, AMARELOU, e passar a mão na cabeça não ajuda elas.Ridículo!

  30. Pacheco

    07/08/2012 08:26:00

    Fala serio.. foi um amarelaço!!!!!!!!!Estavamos ganhando de 6 e tomamos a virada!!!!!!!!Como pode tal despreparo psicologico? Faltou inteligencia

  31. Bruno Oliveira

    07/08/2012 08:25:02

    Honra e dignidade hoje em dia, infelizmente, são virtudes.Claro. É infinitamente mais fácil (e "vantajoso") fazer o errado, não é?Quanto à consciência, isso ainda existe?

  32. Carlos Eduardo Scioli

    07/08/2012 07:58:54

    Japão "entregou", escolheu o adversário das quartas (o desorganizado Brasil) e de quem fugir (EUA), e avançou à final no Futebol Feminino.Noruega "entregou", escolheu o adversário das quartas (o Brasil, famoso por perder jogos decisivos no final) e já está na semi do Handebol.Espanha "entregou", escolheu adversário das quartas (França) e principalmente escolheu fugir dos EUA, e deverá ficar com a prata do basquete de um torneio em que todos sabem quem já é o campeão.E o Brasil? Vai cair de maneira "digna", como sempre cai seja no handebol, futebol feminino ou basquete....."O mundo é dos esperto".

  33. Alex

    07/08/2012 07:57:31

    Defesa... a Noruega ganhou simplesmente no fundamento defesa. Aliás... o calcanhar de Aquiles dos nossos esportes coletivos de contato. P.S. No vôlei de quadra o calcanhar de Aquiles é o saque.

  34. Alex

    07/08/2012 07:52:15

    Apesar da raiva, não dá para não parabenizar um time sem tradição no esporte jogar de igual com as norueguesas. Valeu meninas!

  35. Marcelo Gotardo Gerber

    07/08/2012 07:50:11

    Fica a frustração do Brasil não avançar às semi-finais, mas isso é bom, porquê tinhamos chances reais de vencer as atuais campeãs mundiais e olímpicas.Infelizmente não deu, mas calma, que em 2016 é no RIO!Vai Brasil!!!

  36. Max

    07/08/2012 07:40:57

    Foi uma pena mesmo!!!... Mas como foi que você disse Juca... voltam pra casa tristes mas com o dever cumprido!!! Parabéns Meninas, vocês merecem!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso