Blog do Juca Kfouri

Todo poderoso Timão

Juca Kfouri


Não é de hoje que o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, anuncia que por volta de 2016 o Corinthians será a maior potência do futebol mundial.

Como o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, Sanchez, que o tem como ídolo, gosta de um exagero, de frases retumbantes, como nunca jamais neste país etc.

Verdade que foi dele também a previsão de que bastaria ao Corinthians disputar algumas Libertadores seguidas para vencê-la, coisa que aconteceu na primeira vez em que o time esteve por três vezes consecutivas no torneio — e mesmo sendo uma delas na chamada pré-Libertadores.

Mas Luís Paulo Rosemberg, vice-presidente do Corinthians, garante que só por incompetência o Corinthians nāo será, nos próximos cinco anos, um dos clubes mais poderosos do mundo.

Mário Gobbi, o presidente, de perfil mais discreto, fala menos, mas acredita que seja possível.

Os discursos têm diferença, mas o resultado é quase o mesmo.

Se será o maior, um dos maiores, ou não será, só o futuro dirá.

Mas condições há para tanto.

O Corinthians não tem mais nenhum complexo depois que venceu também a tal da Libertadores.

Disputará seu segundo Mundial de Clubes da Fifa em 12 anos.

Tem a maior e mais fiel torcida do maior mercado do país e o melhor contrato com a TV.

TV que, como a rádio Nacional fez com os clubes cariocas nos tempos em que o Rio era a capital federal, trata de expandir cada vez mais nacionalmente a marca Corinthians, e com ela quebra sucessivos recordes de audiência.

Se não bastasse, até finais do ano que vem terá seu estádio, outra formidável fonte de recursos se bem administrado.

E tudo isso no Brasil que receberá a Copa do Mundo.

De fato, as condições potenciais não poderiam ser melhores.

A bola está quicando na área.

É só fazer os gols.

  1. José Ricardo

    18/07/2012 11:50:11

    Caro Doniseti, eu me lembro desse 6x0 na Liberta, só não me lembro do adversário, mas se não me engano ele nem tinha mais chances de classificação. Eu me lembro também que depois desse placar o Corinthians ficou pensando que era igual ao Santos e foi com tudo pra cima da Ponte Preta e o resultado todos sabemos qual foi. Depois da Ponte colocar o Corinthians em seu devido lugar ele se recolheu em sua ruindade e voltou a ficar debaixo da trave como um rato encolhido colocando a cabeça pra fora de vez em quando.

  2. Marcos Doniseti

    18/07/2012 09:56:13

    Em 2005 o SPFC foi campeão da Libertadores e Mundial sem que fosse Campeão Brasileiro ou da Copa do Brasil.Logo, ser campeão da Libertadores e Mundial sem ter título nacional, isso também ninguém supera.

  3. Marcos Doniseti

    18/07/2012 09:54:05

    O Corinthians fez 22 gols em toda a Libertadores, ganhou uma partida por 3 X 0 e outra por 6 X 0. Isso são números de quem joga na retranca? Faça-me o favor...No segundo tempo contra o Boca Jrs, no Pacaembu, o Timão tomou a iniciativa desde o começo, depois de ter percebido, no 1o. tempo., que o bicho não era tão feio quanto diziam, conseguindo abrir o placar logo aos 8 minutos graças a essa ofensividade. Além disso, fazer marcação forte e implacável sobre o adversário é uma coisa. Jogar na retranca é outra, totalmente diferente. Somente você que não sabe disso. O SPFC de Muricy ganhou 3 títulos brasileiros consecutivos jogandao desta maneira, marcando forte e sofrendo pouquíssimos gols e nunca reclamaram. O SPFC pode jogar assim e ser campeão, mas o Corinthians não? Ridículo. O Brasil ganhou as Copas do Mundo de 1994 e de 2002 jogando deste jeito, também. Basta assistir aos jogos dos principais campeonatos do mundo (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha) para se notar o quanto os times europeus jogam forte na marcação, procurando não dar espaços ao adversário. A seleção da Itália joga assim desde os tempos do Faraó. É o famoso 'ferrolho'. Mesmo a seleção da Espanha, que ganhou tudo nos últimos anos, marca fortemente o adversário, não lhe dando espaços para jogar. O Barcelona faz a mesma coisa. Logo, o que Tite fez, agora, não é nenhuma novidade. A novidade foi que ele conseguiu fazer jogadores de renome e que eram campeões antes mesmo de chegarem ao Corinthians (tais como Danilo, Alex e Emerson) a jogarem dessa forma, marcando forte, correndo o tempo inteiro, sacrificando a individualidade em nome de um forte jogo coletivo. Esses jogadores deixaram o ego de lado em benefício do time. Foi esse o grande (não o único) mérito de Tite. Felipão também fez o mesmo em 2002 e ganhou a Copa do Mundo. Além disso, esses mesmos jogadores do Corinthians, aos quais você chama de 'pernas-de-pau', foram Campeões Brasileiros de 2011, depois de 38 rodadas, jogando contra outros 19 clubes. Se estes foram incompetentes para derrotar o Corinthians, então isso significa que eles tem muito mais 'pernas-de-pau' do que o Timão, certo?Seus comentários mostram que você está totalmente desatualizado sobre a situação atual do futebol mundial e coloca a emoção, seu anti-corintianismo explícito, acima da razão.

  4. José Ricardo

    17/07/2012 13:51:53

    O segredo do Corinthians é a mídia do seu lado. Coloque o pior sabão em pó 24 horas na tv e depois veja o resultado nos supermercados. Esse é o segredo, não existe nenhum fenômeno a ser estudado. A mídia é corinthiana, é como uma mãe com o seu filho, por mais feio que seja o seu rebento para ela sempre será o mais lindo do mundo, ela é cega com os defeitos e supervaloriza pequenas qualidades.

  5. Ed

    17/07/2012 13:03:55

    A diferença entre o seu time e o Corinthians é que Corinthians não é dependente de um único jogador. Pelo jeito você nasceu na década de 20 e não acompanhou a evolução do futebol. Compare o nível de dificuldade dos jogos do campeão de 2011 e o de 2012. Aliás, seu time deu o maior vexame numa final de mundial, pois não joga nada desde a saída do Dorival, quando o seu melhor jogador o demitiu. 7x1.

  6. Saudosa Maloca

    16/07/2012 22:40:53

    Se o Corinthians será o maior do mundo não sabemos..Mas que o time dos operários da zona leste é o maior rival dos outros três grandes de São Paulo já sabíamos de longa data..http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/07/corinthians-e-visto-como-o-maior-rival-no-futebol-nacional-diz-pesquisa.html.E ficamos 23 anos na fila do Paulistão, 20 na fila do Brasileirão e uns 50 na fila da Libertadores..Aqui é Corinthians! Um fenômeno sociológico a ser estudado, como dizia o grande Menotti Del Picchia.

  7. Alan

    16/07/2012 19:43:48

    De duas uma ou é recalque ou inveja.

  8. Alan

    16/07/2012 19:43:08

    De duas uma ou é recalque ou inveja

  9. Sergio Pereira

    16/07/2012 13:17:44

    Prepare o cotovelo, caro Helio. Vem aí nosso segundo mundial, dessa vez com Libertadores. Vai uma camisa do Chelsea? Abração.

  10. José Ricardo

    16/07/2012 12:17:04

    O bom do Corinthians ter ganho a Libertadores me enche de esperança. Eu temia pelo Santos depois que Neymar, Ganso, Arouca e Cia fossem vendidos, mas agora não. Agora eu sei que é possível ser campeão com um time meia boca e cheio de perna de pau. É só botar todo mundo debaixo da trave como o Corinthians fêz e meter a bola pra fora do estádio quando ela chegar perto. É só não ter vergonha de jogar feio. É só assumir a ruindade se fechar lá atrás e ficar esperando o milagre acontecer que é o gol no adversário. Eu nunca vi a bola ser tão maltratada como o Corinthians fêz. Engraçado que a midiazinha não fala nada, para eles o Corinthians joga o melhor futebol do mundo. E me admira que falem que em breve será o maior clube do mundo, ué ele já não é?????

  11. Deva

    15/07/2012 11:52:40

    Juca, sinceramente creio que isso infelizmente não se concretizará por um simples motivo, a falta de uma liga com fortes times para se disputar. Para o Corinthians ser o maior precisa que os campeonatos que ele disputa fiquem mais atrativos, com times mais fortes. Ou seja, para o Corinthians atingir esse sonho, todos os que estão à sua volta precisam crescem também. O Barcelona tem um rival à altura na Espanha (ainda que sejam somente os dois), mas na Liga dos Campeões tem outros tantos, ou seja, não nada sozinho nessa praia. Assim, os campeonatos são verdadeiros shows e as conquistas do time catalão se tornam ainda mais grandiosas.Sozinho ninguém chega a lugar nenhum.

  12. Eduardo Passaia

    15/07/2012 11:26:56

    O 11 do Corínthians é em alusão aos 11x0 que o Timão enfiou no Santos? Humm que santista com bom humor parabéns! Kkkk

  13. Eduardo Passaia

    15/07/2012 11:20:53

    A qualificação ocorreu no momento em que se sagrou bicampeão de 98/99. Maaaaaaaas como ignorância é democrática e as vezes opcional, continue com ela.

  14. Eduardo Passaia

    15/07/2012 11:18:51

    Deveria levar em consideração, Welington, que aqui no NE pelo menos, o cara torce pro ABC, pro Flamengo, pro Milan, pro Sporting e em Burkina Faso, pro time da capital de lá, kkkkkkk. E aí, fechou com a Adidas? Sabe direito os números? Kkkk me poupe.

  15. ANDRE LUIS

    14/07/2012 22:27:13

    Corinthians é o primeiro campeão mundial da Fifa, diz BlatterPara a Federação Internacional de Futebol (Fifa), só há três campeões do mundo de clubes, todos brasileiros. São eles, Corinthians, São Paulo e Internacional. Em entrevista coletiva realizada domingo (17), no Estádio de Yokohama, no Japão, o presidente da federação, Joseph Blatter encerrou definitivamente a polêmica e afirmou que a entidade máxima do futebol não reconhece os títulos do antigo Mundial Interclubes, a Taça Intercontinental ou Copa Toyota.Em 2000, a Fifa organizou o seu primeiro Mundial de Clubes, vencido pelo Corinthians, no Brasil. Cinco anos depois a entidade aliou-se à Toyota, que deixou de promover a partida entre os campeões europeu e sul-americano, e fez a segunda edição do Mundial, no Japão, conquistada pelo São Paulo. A terceira edição teve como campeão o Internacional de Porto Alegre, que na final do último domingo derrotou o Barcelona por 1 a 0.”Nos livros da Fifa, o Corinthians é o primeiro campeão do mundo”, afirmou Joseph Blatter. “Tivemos alguns problemas, o torneio ficou um tempo sem ser disputado, mas podem ter certeza de que consideramos o Corinthians como primeiro campeão mundial”, acrescentou. O dirigente também fez questão de confirmar que “a Fifa não reconhece os títulos daquela competição como um torneio válido”. Aquele torneio era disputado em apenas um jogo, entre os campeões da América do Sul e Europa.A Taça Intercontinental começou a ser disputada em 1960. A partir de 1980, com o patrocínio da Toyota, passou a ser organizada no Japão, com uma única partida. Agora, a Fifa reúne no Japão os campeões da América do Sul, Europa, Oceania, África, Ásia e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe).

  16. Lord

    14/07/2012 22:06:37

    Pare de falar bobagem. Vc so fala isso pq o cotovelo dói. Hj o Corinthians é o time numero 1 em faturamento no Brasil, e 25º em faturamento no mundo. As previsões são favoráveis ao Timão. Em 4 anos estaremos no topo do mundo. Até lá teremos o melhor do Brasil, teremos 2 ou 3 Liberta e mais um titulo mundial. Espere e verá. Até lá vc poderá continuar reclamando da Globo por não transmitir os jogos de sei time.

  17. Lord

    14/07/2012 21:59:36

    Pare de falar bobagem

  18. Eduardo Passaia

    14/07/2012 18:07:00

    Com um penalty em cima do Acosta aos 46min do segu do tempo que não foi marcado.

  19. Eduardo Passaia

    14/07/2012 18:04:16

    Muito prazer, sou seu fã!

  20. Eduardo Passaia

    14/07/2012 17:51:50

    Tsc, tsc , tsc.

  21. Eduardo Passaia

    14/07/2012 17:41:53

    Caro Cazuza. Como estratosférico está sendo o aclive corinthiano. Em 2008 estávamos merecidamente na série B, e hoje estamos batendo todos os records em termos de crescimento de um clube. O que há tecnicamente errado nestas previsões. Tente explicar.

  22. Eduardo passia

    14/07/2012 17:30:19

    Os antis aumentando e nossas arrecadações aumentando junto. Menos, antis, menos...

  23. paulo césar

    14/07/2012 17:27:19

    O Corinthians é grande porque o torcedor idolatra seu time como se fosse uma religião, senão o Corinthians já não existiria mais devido ao tempo em que ficou nas trevas, 22 ou 23 anos sem títulos, tanto faz. Os meios de comunicação é que se aproveitam do Corinthians para faturar "algum" em cima. Nunca fomos e jamais seremos times da moda, e muito menos time em que jogadores são maiores que o clube, Pelé, Neymar, etc. Vai Corinthians.

  24. paulo césar

    14/07/2012 17:18:31

    O nome Petrobrás que durante muito tempo esteve estampado nas camisas do Flamengo, qual é mesmo o maior acionista da tal empresa? Ah bom!

  25. Marcos Doniseti

    14/07/2012 15:53:35

    Para os que questionam o título conquistado pelo Corinthians no primeiro Mundial de Clubes da FIFA, e que foi ganho dentro de campo, jogando bola, no ano 2000, sugiro que leiam isso aqui:http://futebolefantasia.blogspot.com.br/2010/01/por-que-fifa-considera-o-mundial-de.html

  26. Skllunss

    13/07/2012 23:03:38

    Que delicia torcer pra esse clube,nao tem meio termo,do inferno pro ceu,mas muito intenso mesmo,algo inexplicavel,inimaginavel.......paixao pura......

  27. ANDRE LUIS

    13/07/2012 11:18:57

    Enquanto os antis adoram as materias do CORINTHIANS, o C13 que queria uma negociação coletiva, aumentou a receita de todos os clubes, mas Corinthians e Flamengo, que já recebiam valores superiores aos outros, distanciaram-se mais ainda.A diferença das quantias pagas às duas equipes em relação a seus adversários, na maioria dos casos, aumentou consideravelmente.Para se ter uma ideia, em 2011, pelo contrato anterior, o Corinthians recebeu cerca de R$ 41 milhões, e o São Paulo, perto de R$ 36 milhões.Neste ano, quando o novo contrato passou a valer, entrarão nos cofres do Parque São Jorge ao menos R$ 100 milhões. E, no do clube Morumbi, R$ 75 milhões. O Santos recebem 45 milhões e o palmeiras 65 milhões...Obrigados pelos acessos e continuem em materias do CORINTHIANS, além do recordes de audiência, ibope e acessos... VAI CORINTHIANS...

  28. Helio A. Junior

    13/07/2012 11:05:36

    Campeão mundial sem libertadores, esse "título" ninguém supera rsrsrs

  29. marcelo

    13/07/2012 08:34:26

    Vcs tem que agradecer aos gauchos Mano e Tite que levantaram esse timeco de segunda divisão .Mas vcs vao pagar o que fizeram em 2005 roubando descaradamente no brasileirão no final do ano.Vao sair na primeira fase do mundial e ainda vai ser roubado de vcs.Podem escrever o que estou dizendo.

  30. Invasão 62 e 63

    13/07/2012 08:01:24

    Belo texto Diogo. Grogmur, vc está correto tb. Na realidade, os invejosos são os próprios torcedores desse time, que não tem história e agora se apegam ao que a TV Globo faz (lavagem cerebral) para tornar esse time, e o da Gávea, o maior do Brasil.

  31. roque

    13/07/2012 06:29:32

    Vc deveria se informar um pouco mais sobre toda a sujeira varrida para baixo do tapete que esconde a verdadeira história por trás da construção do morumbi, também conhecido como panetone, antes de ficar escrevendo asneiras.Vc menciona os titulos do spfc, mas se esquece que a torcida deixou de crescer há anos, enquanto que a do timão não pára (não pára, não pára) de crescer, fato confirmado por pesquisas de opinião independentes.Concordo com sua opinião sobre o Inter e Santos, clubes brasileiros que realmente mostraram crescimento de seu nome a nivel internacional, mas os demais são pouco conhecidos. O Santos tem a seu favor um histórico invejável, herança dos anos de ouro onde Pelé reinou absoluto.Estude um pouco mais ou então deixe a paixão falar mais alto que a razão como vc fez...

  32. luiz

    13/07/2012 02:08:46

    ainda bem que a inveja sempre vem de baixo e o que vem de baixo não oferece perigo. só pra refrescar sua memória, vamos lá;8 títulos nacionais (5 brasileirão e 3 copas do brasil)26 títulos paulistas sendo o time que mais conquistou esse torneio.1 taça libertadores sendo essa edição considerada a mais difícil de todas com 14 jogos e equipes fortíssimas e de tradição no torneio.1 mundial FIFA ((eu disse FIFA e não a copa jipe de 1 só jogo que a fifa não reconhece, se a fifa não quer dizer nada pra vc então acho melhor deixar o futebol e migrar pra balé clássico (se vc for spfc), esgrima, volei, ou sei lá o que, pq futebol é fifa meu camarada, e o escudo do timão está exposto lá no memorial fifa juntamente com os demais times que conquistaram esse torneio.e pra terminar teremos em breve o mais moderno estádio da américa latina (isso você roendo ou não seus cotovelos pq é fato) e com certeza conquistaremos o bi da libertadores e o tri mundial ano que vem, ainda bem que somos pequeninos, eu prefiro assim.

  33. Bruno

    13/07/2012 01:44:42

    O Corinthians, nesse novo ´seculo, ganhou 1 libertadores, 2 brasileiros, 2 copas do brasil, 3 paulistas e 1 torneio rio são paulo!É o unico clube brasileiro entre as maiores 25 marcas mais valiosas do futebol mundial! Dá as maiores audiencias na tv!Vai sediar a abertura da Copa!Dentro e fora de campo vai muito bem! Não há motivos para nao crer que o que Juca falou talvez aconteça!Essa birrinha anti é irritante!Quando são paulino há 4 anos atrás se achava o rei da cocada preta, o bonzão, que sua torcida ia ser a maior do país em poucos anos, ninguém podia falar nada! Agora vão ficar com frescura porque é Corinthians??!

  34. marcos

    13/07/2012 00:25:28

    Quanta bobagem, é de dar nojo. Por isso, é o time mais odiado do país, pois não conquista nada, só "ganha" com falcatruas e todos os títulos com polêmicas.

  35. bruno

    12/07/2012 22:57:20

    Se você começar a chamar "itaquerão" de "impostão" você vai ser um pouco mais respeitado quando fica repetindo essa ladainha megalomaníaca. E tirando os outros 11 grandes clubes do país, há 2 grandes na Espanha, 3 grandes na Itália, 4 na Inglaterra, mas alguns na Alemanha disputando campeonatos fortíssimos, fora os Argentinos.Então primeiro o Coringuinha tem que fazer valer dentro de campo toda essa superioridade que vem desse discurso, coisa que não está nem perto de fazer.Nesse novo século o São Paulo foi tri brasileiro mais campeão da libertadores e mundial, o Inter foi bi campeão da Liberta e roubado no brasileiro de 2005, o Santos bi brasileiro mais campeão da Libertadores, o Fluminense foi campeão brasileiro e vice da Libertadores, pra não desprezar o título brasileiro do Flamengo e não mencionar o tri da Liberta do Boca e os títulos e grandes times formados pelos europeus.Baixa a bola aí, que futebol é jogado dentro de campo

  36. marcio10

    12/07/2012 18:42:28

    Valério, agora é brincadeira. Lendo com calma o seu texto vc produz uma pérola digna de torcedores do seu time: "O Palmeiras não quis disputar este mundial porque estaria disputando a Final Interclubes com o mesmo manchester e perdeu naquele frango do “São” Marcos".É bom os torcedores (não corinthianos, claro) ficarem atentos, pois, caso contrário, mais uma mentira pode se tornar realidade, como tantas outras ditas como: 30 milhões de torcedores, campeonato brasileiro somente pós 71, campeonatos paulistas amador (décadas de 10, 20 e 30) valem sim senhor, campeonato de 2005 foi um dos mais justos, etc.),

  37. marcio10

    12/07/2012 18:35:41

    Ana, nenhum torcedor inteligente acha que Juca está blefando. É só ver a diferença de cobertura que a Globo deu para o corinthians e a dada para o Palmeiras. A máquina está a todo vapor.

  38. marcio10

    12/07/2012 18:33:12

    Grande Valério, vc se esqueceu de dizer que houve Apito Amigo.

  39. marcio10

    12/07/2012 18:30:18

    Reproduzindo o texto que dá subsídios ao que Juca coloca em seu post:MÍDIA & FUTEBOLA curintialização globalUm fenômeno se instalou no Brasil. O “Vai Curíntia” virou febre no país do futebol. Porém, esse “fenômeno” começou há alguns anos e não precisamente no jogo contra o Boca. E, longe de ser um anti-corintiano, como os seus torcedores proclamam os seres desprovidos da fé deles, fiquei feliz em ver os jogadores argentinos saírem cabisbaixos com a medalha de prata. Mas, se como torcedor, fiquei feliz com a conquista brasileira, como profissional de marketing ando meio preocupado com algumas coisas.Desde que o time paulista subiu da Série B, ainda no governo do corintiano Lula, o futebol brasileiro foi invadido por ele. Com a queda de Dunga, a Rede Globo de Comunicação começou uma fortíssima campanha para “escalar” o novo técnico. Como Muricy Ramalho recusou, a segunda opção foi Mano Menezes, coincidentemente, técnico do Corinthians.Vieram as obras da Copa do Mundo e o Morumbi, principal estádio de São Paulo a concorrer para sediar a abertura da Copa, começou a ser cortado da disputa. O governo paulista afirmou que não tinha como investir mais de 100 milhões na reforma e o time do São Paulo, dono do estádio, acabou tendo de retirar a sua candidatura para sediar o evento. Eis que surge a segunda opção. Adivinha: a criação do estádio do Corinthians. E o governo municipal, que não podia investir cerca de 100 milhões no Morumbi, vai colocar 420 milhões em incentivos fiscais no Fielzão. Além disso, mais 400 milhões serão emprestados pelo BNDES. Ou seja, mais dinheiro público. E ainda faltam 180 milhões que sabe Deus de onde sairão.O maior do mundo até 2015E qual o motivo de tudo isso? Simples, o São Paulo apoiou Fabio Koff para presidência do Clube dos 13 e o Corinthians ficou do lado de Ricardo Teixeira. Ou seria somente coincidência? Como prêmio pelo apoio a Teixeira, Andrés Sanches, então presidente do Corinthians, assume uma diretoria na CBF. Agora temos o técnico da Seleção brasileira e o diretor de seleções da CBF vindos do Timão, além, é claro, do estádio nos padrões Fifa para sediar a abertura. Curioso é que esse mesmo Andrés Sanches é acusado de ser “laranja” de Kia Joorabchian, numa parceria MSI/Corinthians que trouxe grandes jogadores e inúmeros problemas judiciais para o time paulista. Mas nada disso importa. Afinal, ele mesmo já afirmou: “Sou amigo do Ricardo Teixeira. Sou amigo da Globo, apesar de ela ser gângster.” Isso lembra o ditado: diga-me com quem andas e te direi quem és.E a amizade com a Globo fica evidente. Nem quando o Internacional de Porto Alegre foi campeão mundial se viu tanta festa na emissora, como aconteceu na Libertadores do Timão. Do Globo Rural ao Programa do Jô, só se falava nisso. O jogo visto pelo Louro José, por todos os repórteres, a tristeza do Boca, as expressões de Tite, a torcida de Anderson Silva, a festa nas ruas de São Paulo, artistas corintianos, os batimentos cardíacos de um torcedor qualquer, a provocação de Sheik ao argentino… Só faltou mostrar o sentimento da bola ao entrar, pela segunda vez, nas redes argentinas. Enfim, um show de cobertura pra ninguém botar defeito e o Corinthians é o Brasil na Libertadores. É fantástico…Na era do rádio, nas décadas de 1930, 40 e 50, só se transmitiam jogos do Campeonato Carioca para o Brasil. Afinal, as principais emissoras eram do Rio de Janeiro e a falta de recursos técnicos dificultava a transmissão de jogos fora da então capital do país. Por isso existem tantos flamenguistas e botafoguenses espalhados pelo país. Com o tempo, as rádios paulistanas passaram a transmitir seus jogos e com isso os times paulistas começaram a disputar torcedores com os times cariocas. De acordo com a pesquisa Lance!-Ibope, o time do Bahia assumiu a liderança das torcidas no seu estado em 2010, o Flamengo-RJ ocupa a segunda posição e o Vitória ainda figura na terceira posição, 5% atrás do time carioca. Um fenômeno comum em outros estados do Norte-Nordeste, mas que com o aprimoramento local dos meios de comunicação, vem aos poucos sendo alterado. Agora, a Globo entra na briga para “curintializar” o país. As próximas gerações que se preparem, pois o diretor da CBF Andrés Sanchez já afirmou: o Corinthians será o maior time do mundo até 2015. Alguém tem dúvidas?***[Erick da Silva Cerqueira é publicitário e colunista da TipoRevista.com.br, Salvador, BA]

  40. marcio10

    12/07/2012 18:27:18

    Muito bom, Yuriê. O Sr Juca se "esqueceu" desse pequeno detalhe e de vários outros vinculadas a esta marca. O interessante é ler nos comentários aqui que há gente realmente que acredita que tudo foi legal e que não há nada de anti-ético no que foi feito com o Itaquerão. Por isso, que o nosso país está nesta situação. É o famoso Circo, pois o pão está difícil.

  41. Geriel

    12/07/2012 17:06:06

    Vai corintias

  42. TATUAPE

    12/07/2012 12:37:21

    .Corinthians se não monopolizador da paixão, da atenção não resta dúvida..

  43. willianson

    12/07/2012 10:25:43

    Interessante!Solicito que o sociológo Juca Kfouri, paladino da justiça, que me explique a ascensão do time do jardim leonor em pleno período da ditadura de direita (Laudo Natel, Marim etc) e a ascensão do time da rua são jorge que ganhou o usufruto de um terreno enorme na vila carmosina, ganhou todas as licenças de construção em tempo recorde, começou a construção do estádio sem um tostãozinho sequer no cofre, que teve liberado um empréstimo de 400 milhões pelo BNDS (quem vai pagar esse empréstimo), justamente no período da "ditatura" e "aparelhamento" de todos as estatais pelo presidente lula? Interessante que a tão decantada torcida, a tão cultuada torcida nunca conseguiu gerar receitas para a construção de um estádio, aliás, nem para comprar o passe do Paulo César Caju. Lembra da campanha Juca: "colabore para trazermos o Caju, o amigo do reizinho do parque" rsrsrsrsrsrsrs. Isso é fidelidade?

  44. fabio

    12/07/2012 09:33:01

    Até parece que nunca houve interferência política no mundo do futebol. Acorda, amigo. Por acaso você sabe como foi construído o Morumbi ? E como foi a concessão dos terrenos dos CTs de Palmeiras e São Paulo na Barra Funda ? Fábio

  45. Maria Regina

    12/07/2012 08:52:34

    Legal, " da hora" e vai Corinthians!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  46. Alfante Beite

    12/07/2012 07:51:42

    Toda poderosa Globo, você quis dizer...

  47. TATUAPE

    12/07/2012 01:27:14

    .Chelsea, agradecemos por sua sensatez, mas, por favor, não faça mais isso..É uma tortura para muitos qualquer elogio ao Corinthians..Um eloquente assim então....Lota hospitais..

  48. Beto

    11/07/2012 23:35:58

    Eu acho bacana essa valorização da marca Corinthians. Mas acharia legal também enfatizar outras marcas, também muito fortes. No Brasil temos várias marcas fortes, não é só o Corinrhians que vai crescer, outros clubes também vão. Entendo que o momento é falar do Campeão da Libertadores, time de maior torcida do maior mercado do país. Mas várias outras marcas, de SP e de outros Estados também tendem a crescer muito. Isso aqui não é Europa que só dois, três clubes por país tem força. E acho que a imprensa tem que valorizar isso do Brasil, um grande diferencial positivo e não ficar enfocando só em alguns poucos clubes.

  49. José Ricardo

    11/07/2012 23:29:53

    Infelizmente isso pode vir a acontecer, esperar o quê de um povo que elegeu o Lula e pior, o considera o melhor presidente do todos os tempos.

  50. Rogério

    11/07/2012 22:49:36

    Excelentes previsões, JUCA. Lembram muito aquelas de alguns anos atrás, quando previu que o Santos perderia força e hoje seria inexpressivo por não ser de uma megalópole!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso