Blog do Juca Kfouri

Saldanha e Havelange (e duas novas contribuições à polêmica)

Juca Kfouri

João Saldanha em depoimento ao Núcleo de Estudos e Projetos Esporte e Cidadania, em 1988:

VAMOS DEIXAR DE HIPOCRISIA.

FUI CHAMADO PARA TAPAR O BURACO DE uma baita crise no futebol, em um lance arriscado e inteligente do Havelange.

Aceitei.

Montado o esquema de trabalho, sem mistérios, os resultados apareceram.

Fomos bem nos amistosos e nas eliminatórias.

Tínhamos que matar um leão por dia.

No início de 1970, o clima esquentou dentro e fora da seleção.

A pressão foi ficando insuportável.

À cada dia, uma nova casca de banana.

Por gente da própria CBD e por gente da ditadura.

Era difícil tolerar um cara com longa trajetória no PCB ganhando alguma força, bem debaixo da bochecha deles.

O clima na seleção também ficou pesado.

Como não ficar?

Era pancada de todos os lados.

Havelange foi chamado, recebeu ordens e cumpriu.

Fui demitido.

Os pretextos foram sórdidos.

Fui demitido pelo governo do maior ditador e maior assassino da história do país.

Argüir o desempenho técnico não podiam.

Apelaram.

Reagi.

O lado mais fraco não ganharia aquela parada nunca…

Querem fazer uma coisa?

Juntem isso que eu falei com o que eu publiquei na época, que fica mais completo.

É só pegar as crônicas da conjuntura, nas quais eu não podia me espalhar muito.

NOTADO BLOG ÀS 10H: Há dois bons artigos hoje sobre a mudança de nome do Engenhão.

No “Lance!“, o jornalista Thiago Rocha propõe a manutenção do nome de João  Havelange e ainda que o estádio passe a ser chamado de Havelanjão, como símbolo de uma obra que custou sete vezes mais que o previsto.

Rocha acha que não seria justo associar o nome de qualquer brasileiro decente ao Engenhão e que melhor será expô-lo ao ridículo.

Já na “Folha de S.Paulo” e  em “O Globo“, o jornalista Elio Gaspari propõe que se mude o nome  e desafia a prefeitura carioca e a Fifa para ver quem chega primeiro: se a cartolagem, ao cassar o título de presidente de honra da entidade que Havelange ostenta, ou o alcaide na troca do nome do patrono do estádio.

  1. José Henrique

    20/07/2012 01:49:30

    Submissão? Onde? A quem? A meia duzia que sobrou?

  2. Marcos de Castro

    19/07/2012 20:43:56

    Assim como o troféu da Copa do Mundo o nome dos estádios deveria ser transitório e mudado cada 4 ou 8 anos dependendo do resultado da última eleição! O Estádio do Engenhão já poderia ter se chamado de: Havelanjão; Cesão; Lulão ( por 8 anos e quem sabe, valha-nos Deus! voltando daqui a 4 anos ); Eduardão e hoje seria o Dilmão! Mais democrático que isso, só se incluissem o José de Alencar cada 15 dias na fachada!

  3. Paulo

    19/07/2012 13:47:47

    Os moderadores são míope, comentei com menos contundência e fui censurado.Concordo contigo.

  4. José Ricardo

    19/07/2012 12:05:43

    Sobre a mediocridade:Medíocre é a soberba, a falsa erudição, os aculturados, os que não respeitam a opinião alheia e baixam o nível quando alguém discorda de seu ponto de vista.Vergonha é ofender as pessoas, ignorante é quem não aceita a opinião alheia.Doente é quem se dirige a estranho como "querido".Paulo respeito a sua opinião, e concordo o tal "saldanha" foi minúsculo e comum.

  5. Vitor

    19/07/2012 09:21:32

    Sou botafoguense e nunca gostei do nome 'Estádio João Havelange'. Dar nome de políticos e gente safada é sempre um "mau gosto" sem tamanho. Seria bom mudar ou simplesmente deixar o nome do bairro vinculado ao estádio. Agora, é bom refletir também porque está se dando tanta importância a esse caso específico como se fosse o único. Se for entrar nessa polêmica por causa de lugar que foi construído com superfaturamento, ou poque a figura que da nome é sabidamente canalha, então vamos ter que mudar nomes de ruas, parques, prédios, pontes, etc,etc,etc. E o Maracanã e suas infindáveis obras?? Não foram ridículas? Muda o nome de Mário Filho para "Estádio Ricardo Teixeira" ou "Estádio João Havelange", ou "Carlos Arthur Nuzmann" E o Estádio do Corinthians? Muda o nome para "Estadio Luis Inácio da Silva" ou "Andres Sanchez".Voto nos nomes: Nilton Santos, Garrincha. Que são jogadores que transcendem a relação com o clube. Foram importantes para o país. João Saldanha também seria um nome bom.

  6. Nilson Gondim

    19/07/2012 07:38:29

    Engraçado o Brasil.Matar terroristas faz de uma pessoa assassina.Terroristas matarem inocentes faz deles heróis.João Saldanha quando tentou matar o Manga, era um simples esquerdopata herói.Isso por causa de uma falha do Manga.Claro que ele não iria comentar isso.Se Bin Laden fosse brasileiro, hoje seria candidato a presidente, se não jáo fosse, e um bando de idiotas idolotrando e fazendo o que os esquerdopatas fazem: Se omitindo diante de uma forma imbecil de matar, além de covarde.Nunca vi este país de covardes homenagear os brasileiros mortos nas Torres Gêmeas.Pobre povo, pobre país, onde a impunidade e a submissão 'a uma esquerda doentia impera.

  7. Eduardo Drumond

    18/07/2012 22:13:36

    Juca,Vale a pena lembrar que o Engenhão é municipal, ARRENDADO pelo Botafogo. Pode ser que daqui a 30 anos o Botafogo não fique com o estádio. Não é uma afirmação, apenas uma hipótese possível de acontecer. Dessa forma, associar um nome ao estádio a uma figura que faça referência direta a QUALQUER clube é bastante arriscado. Embora flamenguista, tenho enorme simpatia ao João Saldanha, mas acho mais salutar ao futebol carioca se o nome do estádio fosse atribuído a uma figura que seja consensual a todos. Como já temos o Jornalista Mário Filho batizando o Maracanã, por que não batizarmos o Engenhão como Estádio Nelson Rodrigues?

  8. Joao

    18/07/2012 21:45:18

    Tanto faz o nome, todo mundo se refere ao estadio como Enche-nao. O nome formal nao influi em nada.

  9. Jose da Periferia

    18/07/2012 20:33:05

    O texto diz muito.............João diz........."Fui demitido pelo governo do maior ditador e maior assassino da história do país"......esqueceu de dizer que foi funcionario do maior ditador e maior assassino da historia do pais...........vendo a trajetoria do Saldanha..............não encontro nada que possa representar uma homenagem ..............ele foi idolatrado por alguns jornalistas de esquerda.........aguardo ainda uma visão menos idolatra.........uma visão real........da trajetoria de alguem que não merece tanta "homenagem"...........abs

  10. Teobaldo Tristão

    18/07/2012 19:21:40

    Dilson, você tem razão. Basta lembrar que a Globo se recusava a dizer o nome do time de Volei Bradesco. Ao invés citava o nome da cidade. Este foi um dos motivos pelo o qual o Bradesco saiu do Volei. Mas estava na hora da imprensa mudar o seu comportamento e dar força para estas ações uma vez que elas só fazem os clubes mais fortes e com isso também a imprensa. Se não estou enganado o Lance tem tido uma atitude mais parecido do ideal. Eles chamam o futuro estádio do Corinthians de Arena Corinthians ao invés de Itaquerão. Isto para garantir que a comercialização dos names rigths não seja prejudicada. Mas ainda temos muito que caminhar.

  11. Jarbas Colorado

    18/07/2012 19:20:43

    O Zagalo também foi uma das vítimas dessa ditadura maldita.Ganhou a Copa,mas não levou os honras.Se tivesse perdido,com certeza seria o culpado.Acho que o Zagalo fez o que tinha que fazer.Sempre gostei dele.Grande figura.

  12. Renato Khair

    18/07/2012 19:14:56

    João Saldanha foi 1 grande jornalista e merece o nosso respeito.Mas ele caiu da seleção porque não estava indo bem depois das ótimas eliminatórias, quando ganhamos todos os jogos.Chegou a barrar Pelé e dizer que ele estava míope.O Engenhão devia se chamar estádio 'Mané Garrincha' ou então 'Nilton Santos', dois ídolos que merecem tal homenagem.

  13. Jarbas Colorado

    18/07/2012 19:04:25

    Porque todos estão sugerindo nomes de botafoguenses para o Engenhão?Por acaso o Botafogo é dono do estádio,foi ele quem pagou?Acho que não,acho que o dinheiro para construí-lo saiu do meu bolso também.E bem mais do que deveria se esse país fosse um país de homens com vergonha na cara.Esse estádio é do povo e não do Botafogo.

  14. Darlan SPFC 6-3-3

    18/07/2012 18:10:40

    Como já dito aqui anteriormente, papo chato esse hem! Devia dar mais relevância ao futebol. Será que alguém aí sabe me dizer, o que muda com esse alvoroço todo? As obras pra Copa 2014 estão tudo certinhas né? Valores inquestionáveis, e ai pode colocar com nome de Pelé e tudo mais. Enche o saco, essa mistura de esporte com política, porque não se interessa pelas contas da industria de tabaco, construtoras e comercio de bebidas? A CBF e FIFA são entidades privadas, do meu bolso não saiu nada pra eles.

  15. Alex Figueiredo

    18/07/2012 18:05:00

    Perfeita sua colocação ! Depois reclamam que aqui nao entra dinheiro e que os clubes estao falidos!

  16. Milton

    18/07/2012 17:59:11

    Um ótimo nome para substituir Havelange como "nomenclatura" do Estádio do Sabiá, em Minas. O que vale para o Rio, vale para Minas. Eu assino um abaixo-assinado nesse sentido, mesmo não sendo mineiro. Tancredo foi um democrata e ajudou a fazer a travessia para a democracia.

  17. Zé Mané

    18/07/2012 17:31:23

    Tendo a concordar com a ideia do Havelanjão, como justo símbolo do desperdício, da corrupção e da falta de ética de nossos dirigentes, mas, se for para trocar, talvez valha a pena considerar o nome do Heleno Nunes, só por contraste entre os dirigentes, aquele do nome que sai e o do nome que entra.

  18. Silvano César

    18/07/2012 16:09:03

    Aí vai Natelzão, Adhemarzão, Janião...e todos os benefícios que todos os clubes de SP (cidade e estado) receberam.

  19. Mar

    18/07/2012 16:03:54

    Ou, que tal o Ronaldinho Gaucho, membro da Academia Brasileira de Letras?E falando sério, João Havelange, nunca.

  20. Rachid

    18/07/2012 15:38:09

    Torres?

  21. Gustavo

    18/07/2012 15:30:01

    Meu Deus, Paulo, você deveria procurar ajuda urgentemente, você é doente, meu querido!

  22. Fernando Pessoa ou Jorge Amado

    18/07/2012 15:22:06

    Que tal homenagearmos Fernando Pessoa ou Jorge Amado ?

  23. Estádio Tancredo de Almeida Neves

    18/07/2012 15:20:52

    Homenagem ao Tancredo Neves !

  24. renato cot

    18/07/2012 15:18:27

    paulo, nao sei a sua idade mas:se for igual a minha, voce deveria ter vergonha de sua ignorancia em relacao ao periodo militarse for igual a de meus filhos, voce deveria ter vergonha de sua ignorancia em relacao ao periodo militarJoao Saldanha poderia ser rico, celebre, poderoso mas preferiu ser Joao Saldanha.

  25. Rachid

    18/07/2012 15:16:12

    Teobaldo, você está muito tristão.

  26. Daniel furlan

    18/07/2012 15:14:18

    Juca, o que acha de usarmos a mesmo logica do Thiago Rocha no Itaquerão? Vamos passar a chama-lo de Lulão, o que achas?Grande abraço

  27. joão

    18/07/2012 15:05:49

    o Juca, manda um recado para o Perrone ( o blog dele é mais difícil de acessar, é cheio de frescura). " Esses dois gringos que o Corinthians contratou, Gerrero e Martines são mais dois Elton da vida, ou um Emerson. Só o tempo dirá. Um abraço de outro Corinthiano, desde l955.

  28. campeão brasileiro 2012

    18/07/2012 15:02:50

    estadio nacional luis inacio lula da silva

  29. Botafogo fr

    18/07/2012 15:02:09

    João genial. Apenas discordo quando ele fala em "governo do maior ditador e maior assassino da história do país". Entendo o calor da emoção dele, mas a era Vargas matou mais em quantidade e proporção que a ditadura militar inteira. Digo mais, o governo de Marechal Floriano também matou mais! Isso não é uma opinião, é fato.

  30. Teobaldo

    18/07/2012 15:00:19

    recursos, naturalmente.

  31. Teobaldo

    18/07/2012 14:59:09

    Name right para todos os estádios do Brasil, mesmo os públicos, porque não? Basta dar a destinação correta aos recurso. Ajudaria a acabar com boa parte das homenagens demagógicas.

  32. José Henrique

    18/07/2012 14:56:24

    Não dá pra entender. Defendem tanto o dinheiro publico, mas ninguem se lembra de sugerir a venda do "naming rights" para ressarcir o erário.:Brasileiro mesmo gosta de comer banana, e dar apelidos a estádios.:Depois reclamam de falta de profissionalismo.Nos EUA, qualquer evento esportivo é um show, aqui no Brasil, o esforço maior é para desvalorizar espetáculos.:Mentalidade pequena, chegou aqui, e fixou residência.

  33. Marco Aurelio

    18/07/2012 14:56:03

    Sou suspeito para falar, admiro João desde os tempos de menino, nas eliminatórias de 70. Aliás, é um dos caras que mais admirei na vida, com toda a sinceridade. Até de seus momentos destemperados eu gostava, porque geralmente alguma coisa aprontaram para ele reagir. Mas, Elio Gaspari não é suspeito para dizer nada. É um dos maiores jornalistas vivos que temos no Brasil. Está no mesmo nível moral de Saldanha e tem uma inteligência ímpar. Valeu, Elio, o brilhante autor do livro "A Ditadura derrotada", que faz parte de uma trilogia fantástica sobre o regime militar.

  34. Sergio

    18/07/2012 14:50:52

    Falam que João Saldanha tinha defeitos, era exasperado, sincero demais, por vezes até destemperado. Me digam um ser humano que não tenha limitações. O importante é que era um sujeito que não enriqueceu desonestamente, que era coerente e lutador. João sem medo não surge por acaso no Brasil dos anos 60/70. E ficou na memória até dos mais jovens, pelo seu exemplo. Defeitos? eu também tenho. E aposto que todos que me lêem também tem.

  35. dilson motta

    18/07/2012 14:49:24

    Caro Teobaldo, respeito sua opinião porém, é bom lembrar que a mesma imprensa que cobra por resultados e invetimento nos esportes se recusa a citar o nome dos estádios. Nesse aspecto até mesmo o grande Juca, na minha opinião falha. Não é jabá. Fui diretor de patroc;inios de uma grande multinacional por 14 e nunca me animei em comprar naming rights pelosimples fato que os veículos de comunicação, sem exceção, de maneira inescrupulosa te apresentam o valor da conta para usar o nome do estádio. Nossa imprensa prega um discurso mas a prática é bem longe dele. Por isso acho justa a homenagem a um botafoguense ilustre que trabalhou um ano de graça, voluntariamente, como técnico numa época de penúria do Glorioso. Um abraço, e a propósito, sou tricolor de coração!

  36. Eduardo

    18/07/2012 14:45:12

    JucaLi uma entrevista do Saldanha na PLABOY, muito legal, agora não sei precisar o ano, foi entre 1987 e 1991. Este homem foi uma pessoa admirável. Na época em que treinava a Seleção, um réporter questionava o comportamento extra campo de alguns dos seus convocados. Este recebeu como reposta que ele queria jogadores para a Seleção Brasileira de Futebol e não candidatos para casarem com as suas filhas.

  37. Regis Marques

    18/07/2012 14:43:45

    Medíocre é quem escreve nome póprio com inicial minúscula (é Saldanha e não saldanha). Medíocre é quem escreve o "era" com acento. Medíocre é quem não conhece um mínimo de História e sai dizendo asnices.

  38. Francisco

    18/07/2012 14:36:15

    Juca, voce fez uma baita campanha aqui no seu blog pro São Paulo abrir mão do Oscar, se o JJ tivesse ouvido seus conselhos, olha só o prejuizo que teria sido pro tricolor.

  39. Raul

    18/07/2012 13:58:25

    Não vou entrar no merito do nome , mas é logico que o Engenhão deve mudar de nome. Quero esclarecer apenas que Saldanha jogava no 4-2-4 quando era recomendavel. Em 1957, por exemplo montou um 4-4-2.para derrotar o Fluminense na final por 6x2. Foi ele como tecnico que trouxe o Zagallo para o Botafogo, depois da Copa de 1958., para um 4-3-3 . Montava a tatica de acordo com as circunstancias.Como tecnicio da seleção achava que era possivel jogar em um 4-3-3 pelo meio .não obrigatoriamente recuando um ponta.

  40. LUIZ CARLOS 1º

    18/07/2012 13:56:41

    Parabens pela lucidez Teo, perfeito seu post

  41. Alexandre Werner

    18/07/2012 13:45:36

    Concordo com o Thiago Rocha. E tbm nunca gostei desse negócio de mudar nomes. Que se mantenha o Havelange, até para que nunca se esqueça como o Brasil é pródigo em exaltar canalhas. Que o país evolua mas não perca sua memória, seja boa ou ruim.

  42. Magali Geara

    18/07/2012 13:45:14

    Se quase tudo é superfaturado por aqui, que pelo menos os nomes dos empreendimentos lembrem pessoas de bom caráter.

  43. ronaldo

    18/07/2012 13:44:08

    Interesante,aguardando moderação !!!Que ditadura é esta em que vivemos ?! Estas palavras saço ditas pelo Alexandre Garcia,em cadeia nacional ! Que moderação é esta então,que vcs agardam ? !!!

  44. Marcelo

    18/07/2012 13:32:46

    Esse papo já cansou.........Prefiro que o foco seja no futebol, hoje temos aí mais uma rodada, e que será emocionante !

  45. Edson

    18/07/2012 13:32:19

    Quanta falta do que fazer!!!

  46. Fernando Gomes

    18/07/2012 13:31:11

    André Felipe, concordo com voce. Acrescento que, pelos mesmos motivos, o Itaquerão tem que ser chamado de Lulão!

  47. Eduardo

    18/07/2012 13:30:24

    Ahahahah, é sério a proposta: Claudio Coutinho.kkkkk Vamos delirar com os burro-negros e sua eterna mania de invejar e querer pegar na mão grande o que é dos outros...Pq não Manguito ou Liminha ou Merica ou Bruno goleiro assassino, pq não Beijoca, pode até ser o amarelão de copas o Zico....Parem de achar que o futebol começou a partir de 1980 seus zumbis torcedores do MAIS BANDIDO.

  48. Ronaldo Soares da Cunha

    18/07/2012 13:18:09

    Interessante,muito interessante,quando falam de ditadura.Como se não vivêssemos,hoje,num ditadura marxista ! Saiu a militar e entrou a marxista...Toninho,Celso Daniel,onde andam !!! Alguém,sabe ? Como diz o Carlos Verezza em programa do Jô,corrupção ,canalhice,sempre houve,no entanto o Governo deste LULA é a maior vergonha até hoje vista neste país!!!

  49. Alfredo Carvalho

    18/07/2012 13:14:09

    Juca,Parabéns por mais uma! Cara tu és 10!

  50. Fernando Ribeiro

    18/07/2012 13:03:38

    LM, será que você não entendeu que não é por ele ser botafoguense que ele vai dar nome ao estádio? (Eu sei, o Juca está falando essa bobagem também, dizendo que é por isso.) É pelo que ele foi e fez no futebol, para além de clubes e mesmo de ter sido técnico da seleção. Ou você acha errado o Mario Filho dar nome ao Maracanã uma vez que ele é Flamengo e o estádio é municipal?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso