Blog do Juca Kfouri

OAB-RJ apoia mudança do nome do Engenhão

Juca Kfouri

Comentário do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, sobre a proposta de mudar para João Saldanha o nome do Engenhão:

“Acho a proposta oportuna e justa. João Saldanha foi um apaixonado pelo futebol. Um homem íntegro e idôneo, do qual só temos boas lembranças. Além do mais, era amado pelo povo brasileiro. Portanto, nada mais justo de que empreste o nome ao um estádio brasileiro importante como é o Engenhão”.

Surgem outros movimentos em torno, por exemplo, de Nilton Santos, e nada mais justo.

Como já se falou em Mané Garrincha, embora já batize o estádio de Brasília e assim permanecerá apesar de o governador de plantāo no DF tenha tentado limar seu nome.

Saldanha, Nilton Santos, Garrincha, Luís Mendes, Armando Nogueira, todos merecem.

Até mesmo o bicheiro Emil Pinheiro, que pelo menos era botafoguense, diferentemente de João Havelange, sua cartola e seu colarinho branco…

  1. André Luiz Chaves Bastos

    18/07/2012 01:42:13

    Um bom dia a todos! não esqueçam que o Engenhão é um estádio de atletismo aonde se pratica futebol. Ele não pertence ao Botafogo. Ele pertence ao povo da cidade do Rio de Janeiro. Nos Jogos Olimpicos de 2016 ele será a sede do atletismo, o esporte mais nobre dos jogos. Devemos rebatiza- lo com o nome de uma personalidade do mundo do atletismo, não faltam nomes, pensem nisso.

  2. Samuel

    17/07/2012 23:25:36

    perfeito...

  3. TATUAPE

    16/07/2012 12:13:07

    .José Henrique,.De pleno acordo..E com todo respeito..

  4. Deivid

    16/07/2012 07:07:42

    Tem que mudar mesmo, João Saldanha é uma ótima opção, vi o documentário sobre ele recentemente e era uma figuraça.

  5. LM_RJ

    16/07/2012 06:02:52

    Juca eu só queria entender uma coisaque eu saiba o estadio é apenas alugado ao alvinegro certo?pq então o nome do engenhao tem q ser de um botafoguense se o estadio foi construido sem um unico centavo do botafogo sendo usado 100% de $$ publico?cada umasó no brasil

  6. José Henrique

    15/07/2012 22:06:51

    Me desculpe, uma imbecilidade querer rotular toda e qualquer pessoa que trabalha na Globo.:Qual seria o conceito com relação a quem trabalha e recebe salário na Record, por exemplo?:Me desculpe, mas essa de demonizar a Globo por qualquer motivo, já está ficando uma coisa mais chata do que lamina de barbear em azulejo.

  7. José Henrique

    15/07/2012 22:02:04

    Tem ponte em S.Paulo que dá até vergonha de passar embaixo.

  8. José da Silva, um brasileiro...

    15/07/2012 21:10:04

    Bem, Juca... Já que é pra levar à sério isso, São Paulo deveria dar o exemplo e modificar o nome da Ponte Espraia, Otávio Frias de Oliveira, visto que o citado cidadão foi colaborador da Ditadura Militar sendo responsável indireto pela morte de inúmeros brasileiros honrados, inclusive vários colegas do jornalismo paulistano como Vlado Herzog. Que tal iniciarmos uma campanha aqui mesmo no seu Blog? Abraços.

  9. André Ferreira

    15/07/2012 20:53:37

    Armando Nogueira merece? E a edição do Jornal Nacional em 89 para eleger Collor??? Esqueces facilmente das coisas, né?!

  10. TATUAPE

    15/07/2012 20:47:24

    .Marco Aurélio,.Obrigado pelo comentário..Meu voto vai para o Luís Mendes e Armando Nogueira, por que estes eu tive o prazer e o privilégio de acompanhar bem de perto..O senhor Luís Mendes todo domingo quando ele participava do Enquanto a Bola Não Rola da rádio Globo..E tenho muita admiração por tudo que representavam profissionalmente e acima de tudo como cidadãos de bem..Quanto ao João Saldanha tenho também muita admiração, só não tive o prazer e o privilégio de acompanhar por uma questão de idade..Mas, você tem razão, por questão de justiça, incluo no meu voto..Voto nos três com a mesma satisfação..Abraços

  11. Robson

    15/07/2012 20:43:14

    Não pode. A maioria da doutrina e da jurisprudência brasileira entende que é inconstitucional e ilegal nomear obra pública com nome de pessoa viva. Quem tem a obrigação de agir nestes casos, quando toma conhecimento, é o Ministério Público, que já impetrou diversas ações contra esses abusos.

  12. Vladimir carvalho

    15/07/2012 20:30:13

    Com todo o respeito e competencia do Armando Nogueira, trabalhou e foi um dos cabeças das organizações globo. Isso por si só é um demérito à sua biografia, por tudo o que essa empresa representa de ruim ao país.

  13. Marco Aurelio

    15/07/2012 20:00:40

    Tatuapé, Respeito o seu comentário, você, que é um lúcido e fiel corinthiano, até porque os nomes citados são notoriamente respeitáveis.Mas, sinceramente, já que Juca abriu para debate, acho que João Saldanha mais conhecido nacionalmente do que Armando e Mendes. Até porque esteve dentro de campo, como treinador.Abraços

  14. LFS

    15/07/2012 19:55:16

    Parabéns, Miguel.Até parece q o Botafogo ROUBOU o estadio da cidade do Rio de Janeiro.Houve uma licitacao e o clube venceu , pois se preparou para ela.O resto é choro de quem não teve competencia para isso.O Botafogo se preparou ,para a licitacão durante dois anos, sendo q todos os clubes foram convidados a participar.O resto é recalque e dor de cotovelo.

  15. adriano

    15/07/2012 19:49:07

    Reproduzo e elogio as palavras de Carlos Didier, biografo de Noel Rosa, Orestes Barbosa e Nassara.É o bordão desta campanha: ------ Esta bem lembrada homenagem a João Saldanha transcende o Botafogo: diz respeito a todos os clubes. Transcende até mesmo o futebol, pois João Saldanha pertence – ao lado de figuras como Ernesto Nazareth, Lima Barreto e Noel Rosa – ao panteão da cultura brasileira autêntica. Um estádio parece ser o monumento mais adequado para reverenciarmos as suas palavras, os seus feitos, a sua memória. Em algum momento isso precisa acontecer. Por que não agora?

  16. TATUAPE

    15/07/2012 18:47:06

    .Juca Kfouri,.Eu fico com um nome que represente competência alinhado com a ética..Um nome que ultrapasse as barreiras municipais e estaduais, enfim um nome nacional..Um nome do bem e marcante neste sentido..Assim sendo, Luiz Mendes e Armando Nogueira representam bem estas virtudes..Meu voto é para os dois..

  17. Alexandre

    15/07/2012 18:43:06

    Juca, ainda sobre a justiça brasileira. Foi comentado aqui nesse blog o que aconteceu na serie C? O Treze/PB (o mesmo dos cai-cais na Copa do Brasil contra o Votoraty/SP e no Camp PB contra o Sousa e o Botafogo/PB) Se auto-proclamando 5º colocado na serie D2011, sem que nada no regulamento diga isso e após perder na justiça despórtiva pelo absurdo da coisa conseguindo uma liminar na sua cidade espertamente faltando 3 dias pro campeonato começar, alegando um acordo feito pela CBF e o Rio Branco/AC , em que o time do Acre, um estado que deve ter um futebol semi-amador e deve fazer todo tipo de sacrificio pra disputar um Camp Brasileiro. Alega o time que pensa que o mundo é dos espertos, que o Rio Branco/AC entrou na Justiça Comum, coisa que o time acreano fez não para conseguir ganhos desportivos (como o Treze/PB está fazendo agora) mas para reverter uma situação de que o seu estádio foi dado como sem condições de jogo. Certo que a CBF é um ninho de negócios obscuros, mas nao justifica um time ter paralisado a serie C por mais de1 mês e depois conseguir tirar outro que conseguiu dentro de campo sua vaga. E ainda mais fazendo com o Judiciário da PB e o poder político local use de malandragem. Pois ninguem consegue cassar a tal liminar, nem no STJ, pois tem de se esperar o julgamento do mérito, e segundo consta , como foi uma juíza de Campina Grande/PB que primeiro saiu atirando sentenças e mais sentenças de "cumpra-se", o STJ diz que o forum da Paraíba é que deve julgar. Ora, se o outro time estava com a vaga conquistada dentro de campo, lógico que não iria ter a iniciativa. Pois bem , o Tribunal da PB disse que esse processo só vai ser julgado com a lerdeza que os malandros gostam. Provavelmente quando sair da PB, o time do Acre vá conseguir seu direito, pois o que vale no direito esportivo é o regulamento dos campeonatos. Mas aí...os espertos já terão feito seus estragos.

  18. Marcos

    15/07/2012 18:31:10

    Zagallo foi um jogador e treinador vitorioso e é um homem que ainda dá seus pitacos sobre futebol, tem seu valor. Mas, Saldanha é infinitamente mais apropriado como contraponto a João Havelange.

  19. João Bosco Monteiro

    15/07/2012 18:29:03

    Como tordedor da estrela solitária sou totalmente favorável a mudança do nome. João Saldanha maravilhoso, temos a estátua do Nilton Santos já imortalizada na entrada do Engenhão e, sem esquecer que o estadio Mané Garrincha em Brasília, vai ser denominado Estádio Nacional de Brasília, esquecendo o significou o mané Garrincha para todos nós apaixonados pelo futebol brasileiro.

  20. Raul Milliet Filho

    15/07/2012 18:26:59

    Repedindo o que já disse:Estádio João Saldanha não é apenas uma homenagem ao homem. É ,principalmente, e acima de tudo, um tributo às suas ideias. Um tributo ao futebol-arte; ao esporte como educação; aos dirigentes ilibados. A uma visão que resgata o futebol como paixão e arte popular, um dos pilares da auto-estima de um povo e de uma nação.Lembrando aqui uma cronica de Saldanha quando o Brasil conquista o tri no Mexico. O titulo é Vitória da arte. Assim seja , Estádio João Saldanha já é uma VITÒRIA DA ARTE POPULAR.!!!

  21. Miguel Jorge Hauat

    15/07/2012 18:26:19

    O Botafogo foi o único time que apresentou proposta compatível e de nível para arrendar o estádio “Joao Saldanha” , a Ser. O contratos de arrendamento e de 20 anos com renovação unilateral de mais 20 anos então esse estádio será a casa do Botafogo no mínimo por mais 36 anos, alem disso quem vai querer esse elefante Branco? . Vamos batizá-lo com o nome de um ilustre botafoguense e caso o estádio saia das mãos do Botafogo, então o time que assumir a administração tem o direito de solicitar a troca do nome. Quando o Maracanã for reinaugurado os clássicos serão realizados no maracá e não no Estádio Joao Saldanha. O estádio e mantido e administrado pelo Botafogo que faz um imenso favor aos cofres públicos de tirar essa batata quente da Mao dos contribuintes. Nada mais justo do que o Botafogo poder rebatizar o estádio Engenhao. O fato e que o Botafogo faz um favor ao estado do Rio de Janeiro em tirar da conta do Estado a manutenção desse monumental elefante Branco!!!!!!

  22. Anibal

    15/07/2012 18:20:39

    Não deve ser mudado!Deveriam ter pensado nisso antes. Que fique como lição para evitar esse tipo de atitude política na hora de dar "nomes" nas obras públicas. A mudança pode abrir precedentes e gerar uma espécie de revisionismo.Faça certo da primeira vez!!!

  23. Nilton Negrone

    15/07/2012 18:14:35

    Porque a OAB tem que se meter em tudo???O tal Wadih Damous devia cuidar dos advogados!!!Aliás, quem leu a coluna do Gaspari hoje sabe o que é essa tal oab!!!

  24. Marcos

    15/07/2012 18:12:27

    Fugindo um pouco só do assunto, lendo a reportagem onde Blatter pede a saída de Havelange do posto de "Presidente de honra da Fifa", onde se fala que ele sabia e depois nao sabia dos subornos, dá uma vergonha danada de ver a dupla de brasileiros nessa coisa toda. Fica péssimo para a imagem do País, embora é logico que é bom que se faça justiça. Não haveria melhor nome para uma lembrança da ética no esporte, do que Saldanha. Os que mereceriam tal lembrança, ainda estão vivos. Mas, é óbvio que devem haver outros, mas poucos.

  25. Fernando Ribeiro

    15/07/2012 18:10:58

    Se o Flamengo arrendar vai ser uma honra arrendar o Estádio João Saldanha, porque ele defendeu o futebol bem jogado dentro de campo e sem abuso de poder fora dele, e o jogador e o torcedor acima de tudo, de todos os clubes. É só ler o que ele escreveu do Flamengo do Zico. Todas as torcidas gostavam do João.

  26. RIcardo

    15/07/2012 18:09:16

    Quem arca com os custos do estádio e diversas melhorias é o Botafogo. Não houve e nem há nenhuma boa ação com o Botafogo por parte da prefeitura, apenas uma economia nos gastos públicos. E a possibilidade de arrendamento, é sempre bom citar, foi aberta à todos os clubes interessados. NENHUM outro clube quis (ou teve condições) de participar da licitação para o arrendamento. Só o Botafogo participou, portanto não houve nenhum favorecimento ao Botafogo. Não é agora que devem reclamar.

  27. Kleiton Marques

    15/07/2012 18:08:40

    Concordo !!

  28. Fernando Ribeiro

    15/07/2012 18:07:55

    Juca. Para de relacionar isso ao fato dele ser botafoguense! Você mesmo está enfraquecendo a proposta. O estádio não é do Bota, está arrendado. O importante é que o João Saldanha merece pelo que ele representa para o futebol e pelas posições que ele teve na vida. Por acaso o Maracanã se chama Mario Filho porque ele era Flamengo? Os flamenguistas, tricolores e vascaínos gostavam dele. EU SOU FLAMENGO E APOIO A IDEIA, PORQUE NAO TEM NADA A VER COM ELE SER BOTAFOGUENSE.

  29. Renato Khair

    15/07/2012 18:04:35

    Tem que mudar o nome, sim.João Havelange é sinônimo de corrupção e bandidagem.Ele e Ricardo Teixeira deveriam estar na cadeia.

  30. Ricardo Gutier

    15/07/2012 17:46:33

    Estádio Mário Jorge Lobo Zagallo

  31. ricardo

    15/07/2012 17:44:23

    É a mudança do nome do estadio vai resolver todos os problemas do nosso futebol

  32. luige

    15/07/2012 17:41:23

    O que a OAB tem a ver com isso? Chame os movimentos populares a Curia a Une, a CUT, piada!!!!!!!!

  33. fabio

    15/07/2012 17:40:18

    Deveriam fazer uma lei em que só pode colocar nome de pessoas em obras públicas se estas já estiverem mortas. Seriam homenagens póstumas. Já vi viaduto com nome de prefeito em exercício, como pode?

  34. Ricardo Salles

    15/07/2012 17:28:30

    Não se pode manter o nome do Havelange depois de revelada a desonestidade. João Saldanha é um ótimo nome.

  35. Alex Gutenberg

    15/07/2012 17:28:28

    O Robson ali escreveu algo muito importante. O Estádio Engenhão não é do Botafogo, está apenas arrendado por uns anos. É um estádio público, pertence ao povo. ORa é como querer mudar o nome do PAcaembu, Estádio Paulo Machado de Carvalho para Estádio Vicente Mateus. Não pertencia ao Corinthians, embora fosse a "casa" do Corinthians que o alugava a peso de ouro, como se fosse um "arrendamento". Pois bem, se o estádio é público, deve ser re-batizado com um nome que agrade a todos os esportistas, nada relacionado ao time carioca que o arrendou. Isso por quê, um dia quando o Botafogo sair do Engenhão, digamos que o Fluminense o arrende, o Estádio será re-batizado outra vez?Ora, e se o Flamengo o arrendar? Acho que deveria ser feita uma votação entre todos os torcedores de futebol do Rio de Janeiro que se interessam pelo assunto. Não se pode proteger o Botafogo. O nome deve ser, no mínimo, neutro.

  36. Felipe Furiati

    15/07/2012 17:25:25

    Pq o nome tem que ser de um botafoguense? O clube paga R$30 mil mensais para utilizar um estádio que custou R$300 milhões. A roubalheira na construção deste estádio, e a cumplicidade de todos que fazem o Botafogo utilizar o estádio pagando um sub-preço pela locação, são tão nojentas quanto qualquer propina recebida pelo Sr. Havelange.

  37. Marco Aurelio

    15/07/2012 17:07:24

    No momento em que até Blatter pede a saída de Havelange da Fifa, que parece que terá um final de vida em forma de "tragédia grega", onde os maus, uma vez que seja, se dão mal no fim, a mudança de nome é mais que oportuna. E, como já debatemos aqui, o nome do homem de lutas, João sem medo, é mais que justa. Destaque para o berro que o moderado Tostão deu hoje, em sua coluna na Folha, saindo de seu tom ameno, para criticar os Havelange e seus escañdalos. Bravo, Tostão! outro que, ainda em vida, merece homenagens.

  38. Gledson

    15/07/2012 17:05:21

    Em se tratando da cariocada que adoram uma badalação aos políticos que se acham moderníssimo e o melhor governo do mundo, uma dica, Clarence Seedorf ou então Eduardo Paes Stadium, ou então, Mauricião. Tanto faz o nome do estádio, o quase morto Havelange quer mais que se dane que vão tirar ou deixar o nome dele. Ele nem sabe onde fica o estádio ou então nem sabe que tem um estádio com seu nome. Babaquice. Os ídolos do Botafogo ou quer clube no Brasil tem de ser algo muito bem pensado, e não ser estepe pra nenhum clube. Se o presidente do Botafogo quisesse fazer uma homenagem, já teria mudado o nome do estádio faz tempo.

  39. Carlos Husky

    15/07/2012 17:03:11

    Saldanha, o João sem medo, que mandou o presidente Médici não escalar a seleção, seria uma ótima; mas qualquer coisa é melhor que Havelange...

  40. Ricardo

    15/07/2012 16:58:30

    Sim, mudança já . Nas redes sociais o apoio é a Estádio João Saldanha. Já caiu na boca do povo . Tem até apelido: SALDANHÂO!!!

  41. Professor Elson

    15/07/2012 16:52:08

    mantiveram

  42. Renato Sá

    15/07/2012 16:48:35

    Assim como o nome de algumas pontes, ruas rodovias.... A exemplo, rod Castelo "ditador" Branco

  43. Robson

    15/07/2012 16:45:53

    Todos os nomes citados merecem homenagem, mas não devemos nos restringir aos ilustres botafoguenses. O Engenhão não é do Botafogo (está apenas arrendado). Foi construído com dinheiro público e pertence ao povo. Há muitos outros nomes ligados ao futebol que também merecem ser lembrados.

  44. luciano silva

    15/07/2012 16:43:26

    pode se colocar o nome que quiser, torcedores,jogadores, repórteres...etc irão continuar a chama de Engenhão vide todos os outro estadio do brasil,jucá ate o futuro estadio do seu time quer ainda esta em construção coloque o nome que colocar sera chamado sempre de itaquerão O Estádio Octávio Mangabeira, também conhecido como Fonte NovaO Estádio Manoel Barradas, chamado de BarradãoO Estádio Governador Roberto Santos conhecido como Estádio de PituaçuO Estádio Cícero Pompeu de Toledo, chamado de Estádio do MorumbiO Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como MaracanãO Estádio José Pinheiro Borda, mais e conhecido como Gigante Beira-RioO Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila BelmiroO Estádio Adelmar da Costa Carvalho, mais conhecido como Ilha do RetiroO Estádio José do Rego Maciel Mundão do Arruda

  45. Jose A. A. Almeida

    15/07/2012 16:40:11

    Não tem sentido dar títulos aos patrimônios públicos usando nomes de gente que se comportam como pilantra, tem cara de pilantra, ou fala como pilantra ao longo de suas vidas públicas. Quem deveria nomear é o povo através de votação. Difícil? É só organizar. Quem não gostaria de deixar o nosso estádio paulistano como eternamente Pacaembu, ao invés de Paulo Machado de Carvalho, mesmo que ele tenha tido uma vida honesta? Ou Maracanã, ao invés de Mário Filho mesmo ele sendo um honesto jornalista? Portanto, o Engenhão deveria continuar assim, pois foi o povo que deu o nome. É meio esquisito dizer Engenhão? Ora, e Saldanha, mesmo tendo uma vida correta e que tenha sido um bom técnico de futebol? E daí?

  46. Filipe

    15/07/2012 15:55:33

    Qualquer uma dessas opções é muito melhor que o atual. Mudança já!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso