Blog do Juca Kfouri

O Fla-Flu do Centenário

Juca Kfouri

O PRIMEIRO Fla-Flu, como se sabe, foi num dia 7 de julho de 1912.

O que marcou o 100o. aniversário do clássico, o de número 390 na história, deveria ter sido no sábado, isolado de todos os demais jogos pelo país afora, com toda a pompa e a circunstância que merece.

Mas seria exigir demais da cartolagem nacional que, no entanto, por menos que faça, não é capaz de empalidecer a grandeza da efeméride.

E se o primeiro Fla-Flu terminou com a vitória tricolor por 3 a 2, mesmo desfalcado da maioria de seus titulares que foram fundar o rubro-negro, o que mais me marcou foi o que decidiu o Campeonato Carioca de 1995.

Em outro 3 a 2 para o Flu, o jogo de 1995, o do célebre gol de barriga de Renato Gaúcho que tomou a taça do Fla em seu centenário, vi materializada pela primeira vez a expressão boquiaberta, quando, literalmente, minha mulher ficou de boca aberta ao entrar no Maracanã na ensolarada tarde do dia 25 de junho.

Subimos do estacionamento do estádio pelo apertado elevador que dava acesso às tribunas.

Percorremos o estreito corredor que levava a entrada do setor, sem nenhuma visão das frenéticas arquibancadas.

Deixe-a propositalmente para trás uns cinco passos e virei-me quando ela teve a primeira visão. E vi sua boca se abrir, seu queixo cair, extasiada.

Nada no mundo tem aquele colorido, do preto e vermelho misturado com o branco, grená e verde.

Eu vi o jogo, não só porque era o meu trabalho como porque não era o meu primeiro Fla-Flu, cujo, por sinal, não sei dizer qual foi.

Mas o dela, que passou o tempo todo de olhos pregados na torcida, primeiro único, transformou-se no meu predileto.

Ontem, o palco foi o Engenhão e, provavelmente, quando o Maracanã voltar a receber o clássico, a cena só poderá se repetir em menor escala, nunca mais com 109.204 pagantes. Preço que a tradição e a saudade pagam à modernidade.

O clichê, verdadeiro, é tratar o Fla-Flu como o mais charmoso do Brasil. Mas, não só, porque é também o mais esfuziante, o mais colorido, aquarela do Brasil.

Vida eterna ao Fla-Flu, que nasceu 40 minutos antes do Nada para o também centenário tricolor Nelson Rodrigues. E levou o botafoguense Armando Nogueira a conhecer uma moça que, perguntada sobre seu time, se disse torcedora do Fla-Flu.

No jogo de hoje, no Engenhão sob chuva forte, e com 32.591 pagantes, o talento tricolor prevaleceu sobre o domínio  rubro-negro.

Se na rodada passada o Flu venceu o Náutico graças ao seu goleiro, hoje valeu-se do jogo de tico-tico do Flamengo (não confundir com o tic-tac da seleção da Espanha), estéril.

E numa das duas chances que teve, Fred, logo no começo do jogo, aos 11, deixou sua marca no 1 a 0 que definiu o placar.

No fim, o Flamengo teve três chances claras para empatar, duas delas com o bom menino Adryan, mas perdeu-as.

  1. Imperiusmu

    09/07/2012 17:56:30

    Fla x Flu é o maior entre os maiores do mundo,os invejosos podem dizer que não,mais contra os fatos não há argumentos,maior público em um jogo entre clubes de todos os tempos e que nunca mais será atingido por ninguém,parabéns aos dois clubes principalmente ao Fluminense que venceu mais uma vez e que pra mim será o campeão brasileiro de 2012 com sobras.

  2. João

    09/07/2012 13:54:30

    Os Fla Flus de decisões foram importantes também.Dos 11 Fla Flus em decisões, o Fluminense venceu 8 e o Flamengo 3.É o Fluminense sempre se dá bem em Fla Flus decisivos e importantes.

  3. Elece

    09/07/2012 13:28:05

    Juca,Pelo que descreveu, sua mulher hoje deve ter se tornado admiradora do Fluminense. Imagine se a tivesse levado à final da Libertadores de 2008, com o colorido maravilhoso da torcida tricolor. Mesmo diante da derrota nos penaltis, com certeza ela teria sido definitivamente marcada pelo espetáculo da torcida. Por acredita que em termos de paixão clubística ela tenha melhor gosto que o seu, com certeza no Rio ela seria uma "tricolora" emérita. Lembrando sempre que além da torcida mais bonita é a das mais belas frequentadoras de estádio. No país pouquíssimas torcidas levam famílias inteiras aos estádios para torcer unidas.

  4. Elece

    09/07/2012 13:21:10

    Não sei o porquê de alguns teimarem em pensar que o FlaxFlu de 1983 terminou 1 x 1. O jogo foi 1 x 0 para o Flu, com gol de Assis aos 44 m do segundo tempo. Tbm não foi decisivo, em que pese ter este valor. O jogo decisivo foi 3 dias após. Caso o Bangu vencesse o Fla, o Bangu poderia ser o campeão. Pra nosssa sorte o Fla venceu e nos deu o título.

  5. Sanfoneiro de Zona

    09/07/2012 11:34:13

    Joel Santana ficou fulo da vida com os jornalistas , que descobriram o que ele tinha escrito na prancheta :"Jogar igual ao Barcelona"...

  6. Lenilson

    09/07/2012 11:34:09

    Até porque só esses Fla x flus foram importantes, né?

  7. Sanfoneiro de Zona

    09/07/2012 10:15:58

    "Seu" Juca, "Seu" Juca...

  8. Luís de souza

    09/07/2012 10:07:40

    No primeiro Fla Flu o Fluminense venceu por 3x2, no Centenário do Flamengo o Flu venceu por 3x2 na final sagrando-se Campeão Carioca, no Centenário do Flu, o Fluminense venceu por 4x1 e foi também naquele ano Campeão Carioca e no Fla Flu Centenário o Flu venceu de novo por 1x0.É nos Fla Flus importantes o Fluzão sempre vence.

  9. Sanfoneiro de Zona

    09/07/2012 09:52:58

    "Seu" Juca, bom dia.O dia 25 de junho de 1995 não estava ensolarado, choveu o dia inteiro...aceito a sua "licença poética".Saudações tricolores.

  10. ARMANDO ORSINI

    09/07/2012 09:02:21

    Estou emocionado por alguns dos comentários que li, sei exatamente o que sua esposa sentiu, pois já senti o mesmo, tenho 58 anos e vi com 10 anos o Escurinho chutar nas nuvens do bico da pequena área o nosso titulo em 63, levou 6 anos para quase morrer de alegria com FLAVIO aos 39 do segundo tempo com um voleio fantástico fazer 173.000 gritarem, 2/3 de raiva e 1/3 de êxtase, e neste momento virei um tricolor extremamente doente, até então era só tricolor. Em 73 Manfrini nos levou a loucura com um 4 a 2 maravilhoso em 83 Assis quase me matou com um empate que tirava o Flamengo do titulo que o mesmo Flamengo nos deu ao derrotar o Bangu 3 dias depois.Em 84 o mesmo ASSIS com uma cabeçada fantástica e um grito para O FILLOL de apanha essa gringo , nos deu o BI. e a maior de todas, o gol de AILTON , é assim que está na súmula, completado por RENATO com a sua SANTA BARRIGA e a emoção dos últimos 5 minutos onde 8 GUERREIROS lutaram para manter o 3a2 no ano do centenário deles. Essa foi a maior de todas pois estava com meu filho, na época com 14 anos e ali se tornando outro doente como o pai.Sei que todos os tricolores que lerem esse post saberão exatamente o que é que senti ontem , num jogo bem ruim ,mas que para nós em hipótese alguma poderia terminar com outro vencedor nos 100 anos de FLUXFLA.

  11. Marcio Fernandes

    09/07/2012 08:39:12

    Flamengo é freguês? Onde?

  12. Celso Coelho

    09/07/2012 05:08:38

    Fla x Flu quem te viu quem te vê. Um clássico desfigurado. O jogo dos 100 anos, fora da rivalidade do campeonato carioca, aquela que o perpetuou. Sem Maracanã, sem público, sem craques. Num joguinho "MEQUETREFE", o Flu, o menos ruim, venceu.Tentaram de todas as formas promover o outrora, mais charmoso, o clássico dos milhões, mas nem mesmo a capacidade do Engenhão foi completa.E pensar que na decisão de 1963, 194.603 torcedores encheram o Maracanã fazendo com que aquele Fla x Flu se tornasse até hoje o jogo de maior público do planeta entre dois times.A conclusão é única: JÁ NÃO SE FAZ UM FLA X FLU COMO ANTIGAMENTE. Que Pena!

  13. Paulo Pinheiro

    08/07/2012 22:04:37

    Bem... queria perguntar pros "inteligência rara" se era mesmo o R10 que estava afundando o Flamengo...A julgar pela nossa posição na tabela e a posição do Atlético-MG deve ter sido sim. Ainda bem que ele saiu, né?

  14. Paulo Pinheiro

    08/07/2012 22:00:56

    Lampião,Nem tanto o mar, nem tanto a terra...Não foi um espetáculo ou sequer um "bom jogo". Mas também não foi essa "porcaria" que você está falando. Foi um jogo movimentado, onde o Fluminense abdicou de jogar para explorar contra-ataques e o Flamengo tentava em vão passar por duas linhas de 4 jogadores de defesa.Infelizmente esse futebol de resultado está mesmo fazendo sucesso, para a alegria dos idiotas da objetividade.Em parte porque os péssimos árbitros de hoje em dia não sabem diferenciar uma disputa legal de bola de um agarramento descarado.Isso me leva a pensar: a maneira infalível de marcar o Messi é escalar o Aurélio Miguel pra grudar nele.O argentino não vai conseguir nem se mexer, e o futebol de hoje em dia permite isso.

  15. lampião raposa

    08/07/2012 21:21:09

    Jogo digno? Pelada.Passeio do Inter? Quem tem Damião, Dagoberto, Oscar e D'Alessandro joga em casa e se retranca o tempo todo não dá passeio, só venceu pela incompetência do ataque azul.

  16. lampião raposa

    08/07/2012 21:15:25

    Respeito muito a História deste clássico monumental. Embora cruzeirense, acompanhei o jogo de hoje, que não fez por merecer esse título. Pelada mesmo, que futebolzinho sem-vergonha, retrato da chaga que corrói o futebol nacional. Mais vergonha ainda é ouvir o narrador daquela emissora que ajuda a desorganizar o nosso calendário, retrucar com tamanha imbecilidade um comentário de P. C. Caju, convidado que comentou, no intervalo, sobre a pobreza do nosso futebol atual, envergonhado que estava de ser questionado por amigos franceses, que o acompanhavam nesta tarde, da falta de classe no clássico que assistiam. O idiota do narrador ainda quis comparar o futebol deles com o nosso dizendo que lá é ainda pior. Disso qualquer francês não terá dúvidas, seu Galvão, mas nós também temos que concordar com as críticas de quem sempre elogiou nosso futebol. Chutões, pernadas, cruzamentos mal feitos, reclamações e faltas, faltas... Falta de habilidade, sobretudo, e de humildade para aprender que não somos mais aqueles.

  17. Renato Khair

    08/07/2012 21:14:32

    O Fla-Flu é o maior e mais charmoso clássico do futebol mundial.Dono do maior público de todos os tempos em 1 jogo entre 2 clubes.Só quem já o assistiu no Maracanã lotado sabe o que é a mística do Fla-Flu.Fluzão 1 x 0 Mengo !1,2,3o Flamengo é freguês !Parabéns á dupla Fla-Flu pelos 100 anos do clássico !E ao Flu pela grande vitória. Rumo ao tetra brasileiro !abs

  18. Wellington Brasil

    08/07/2012 21:07:55

    Juca : Belíssimo texto . Posso imaginar a euforia de sua esposa ao visualizar o verdadeiro arco iris em que se transformava o Maracanã nas tardes de Fla-Flu . Não foi meu Fla-Flu inesquecível ,mas sim o da decisão de 1969 , quando o minuano Flávio marcou no final o gol que nos deu o 3 a 2 e o título daquele ano . Foaram tantos , mas só consigo me lembrar de um único em que saí triste e foi exatamente meu 1º Fla-Flu , quando em 1963 , vi o meu tricolor massacrar o Flamengo e um certo goleiro mineiro de nome Marcial , pegou tudo que passou pela sua área e o 0 a 0 fez o Flamengo campeão . Depois foram muitas boas lembranças , como em 1973 ( 4 a 2 ) , com show de Manfrini , 1983 , 1984 e 1985 ( 1 a 1 com sabor de vitória ) e finalmente a inesquecível "barrigada" do Renato no que foi nosso último título sobre o Flamengo . Vida longa ao Fla-Flu , que me encheu de alegria em tantas tardes de domingo . Saudações tricolores . ,

  19. Fernando Tenório

    08/07/2012 20:21:13

    Envolvente o relato da emoção de sua mulher, Juca, e me lembro de outro relato teu do teu próprio deslumbramento com a torcida do Fla numa virada sobre o São Paulo, 3x2, em 82, primeiro jogo depois do título mundial (2 de Zico e 1 de Andrade, que estaria fazendo melhor do o Joel com a garotada). JUCA, POR FAVOR averigue se será possível retomar as dimensões originais do campo de jogo do Maracanã depois da Copa, pois elas foram reduzidas na reforma por exigência da FIFA, o que prejudica o jogo técnico, é um prejuízo esportivo irreparável e diminui o Maracanã em todos os sentidos. POR FAVOR, JUCA, FALE DISSO!

  20. valdemar apolônio da costa

    08/07/2012 20:05:54

    -Paulo Victor, goleiro do fla conheceu a sua primeira derrota contra o FLUZÃO, prá que ele jamais esqueça. Essa é justamente a sequência de muitas e muitas vitórias que virão. Taí Paulo Victor o que vc não conhecia. Hoje será exibido exclusivamente para a torcida do fla, pois, está em cartáz hoje nos melhores cinemas, o filme da moda. 'FRED NÃO PERDOA, MATA'1

  21. Dalto

    08/07/2012 19:58:25

    Sou tricolor, como todos os outros, sem aquela torcida doentia, insana, sem nexo e despropositada. Gosto do futebol, gosto deste esporte porque envolve força e estratégia, apesar desta última andar um pouco em falta no futebol brasilerio. Tenho admiração e respeito pelo Flamento e suas tradições, embora sejam poucos os flamenguistas que tenham noção do que é torcer, sem distorcer.Lamento a crise que enfrenta o Flamengo nos dias atuais. Ela não é benéfica nem para si próprio, nem para o futebol brasileiro, quiçá o combalido futebol carioca. Vida longa ao FLAXFLU. Não existe jogo igual no Brasil. Não só pelas cores, mas por todo o histórico que envolve estes gloriosos times. Vida longa ao Flusão. Sorte ao Flamengo com a sua lamentável predinte.

  22. sean

    08/07/2012 19:38:44

    O flu fez uma táctica perfeita: Deixou o fla jogar... O fla não tem cerébro pra ter que tomar a iniciativa... Deu no que deu... Pelo menos dá pra ter esperanças de dias melhores...

  23. daniel

    08/07/2012 19:31:31

    No primeiro Fla x Flu deu Flu.No centenario do Fla deu Flu.No centenario do classico tbm deu Flu... Nessas horas o time Pai faz valer a hierarquia..Muito bom seu texto Juca. Meu primeiro Fla X Flu na arquibancada foi em 1983, quando tinha 8 anos. Naquela época nao era tricolor de verdade mas quando aos 44 do segundo tempo, quando a torcida do Fla cantava "é campeão", Assis (o carrasco) fez o gol que deu o título ao Flu, lembro que surtei de felicidade com meu Pai e me apaixonei para sempre!Tinham 150 mil pessoas naquela epoca, ja fui a varios classicos com mais de 100 mil, bons tempos, saudades do Maraca. Nenhum clássico jamais poderá ser comparado a um Fla x Flu com mais de 100 mil pessoas. Primeiro por que nao cabe tanta gente em mais nenhum estadio no Brasil, segundo que o colorido, a tradição e o tipo de festao sao mesmo incomparáveis!Abraços e saudações tricolores!

  24. Giovanni

    08/07/2012 18:34:07

    Juca concordo com vc que deveria ser no sabado evidentemente e o jogo de hj foi transmitido pelo Galvão Bueno que e Flamenguista. Mas agora cabe uma pergunta ano que vem no dia 06/03 que sera na Quarta-Feira o classico Santos X Corinthians completa 100 anos sera que vai ser transmitido pelo Cleber Machado que e Santista ou pelo Galvão Bueno? E sera que a Federação Paulista vai ter a competencia de colocar este jogo nesta data e na Vila Belmiro? Pois o primeiro jogo da historia foi Santos 6x3 Corithians com mando do Santos.

  25. Antônio Carlos

    08/07/2012 18:30:10

    Vejo claras chances de título brasileiro pro Fluzão, com o time que tem e a gordurinha que está fazendo, da pra sonhar.

  26. Marco Aurelio

    08/07/2012 18:21:55

    Um clássico singular do futebol brasileiro. Pelo lado do Flamengo, a força de sua torcida. Pelo lado do Fluminense, a beleza e alegria de suas cores. Sem dúvida, o clássico mais charmoso do futebol brasileiro.No jogo de hoje, no Engenhão lotado, o futebol foi pobre. Me deu a impressão de o Flu respeitou demais do Flamengo, e poderia ter perdido 2 pontos bobamente porque deu campo demais ao adversário. Fosse o Vitória o oponente, o Flu passaria por cima. O Flamengo não tem jogadores(em sua maioria) à altura de sua marca. E Joel não gosta de jogar com o posse de bola, coisa que espertamente(mas perigosamente) Abel concedeu. Flu, o melhor do Rio, fácil.

  27. Chiqueirando

    08/07/2012 18:17:59

    Depois de assistir um jogo (pelada mesmo) terrível do Palmeiras contra Coritiba no meio da semana, quase fazendo meus olhos sangrarem. Depois de acompanhar um passeio do Inter ontem, finalmente um jogo digno de ser visto.

  28. valmir

    08/07/2012 18:10:06

    o bom é que o joel botou a molecada pra jogar, agora é torcer pra que sejam realmente bons.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso