Blog do Juca Kfouri

O balanço da décima rodada do Brasileirão

Juca Kfouri

Encerrada ontem, a décima rodada do Brasileirão registra a entrada do Grêmio no G4 e a saída do Botafogo.

Assim com na ZR o Coritiba saiu e o Figueirense entrou.

O Fluminense segue como único invicto e o Atlético Goianiense deixou de ser o único a não vencer.

Mas diante de apenas 1.112 torcedores no Serra Dourada, pior público da rodada que teve no estádio Independência a melhor presença, com 19.181 pagantes.

A média ficou abaixo da crítica, menos de 10 mil pagantes por jogo, exatos 9.722, pouca gente para 28 gols, quase três por partida.

A briga em cima é acirrada entre os três primeiros: Galo com 25 pontos, Vasco com 23 e Fluminense com 22.

Ninguém venceu tanto como o Galo: oito jogos.

Ninguém empatou tanto como o Santos: sete vezes.

E ninguém perdeu tanto como o Atlético Goianiense, outras sete vezes.

O Fluminense tem o segundo melhor ataque com 20 gols, um a menos que o do Botafogo, e a melhor defesa, com apenas seis gols sofridos.

Mas quem pinta o sete até agora é mesmo o Santos, que além dos sete empates marcou e sofreu sete gols.

Só que, por isso, está no sétimo mais sétimo lugares, no 14o.

Comentário para o Jornal da CBN desta sexta-feira, 20 de julho de 2012.

  1. Paulo Rov

    21/07/2012 21:41:21

    Caros sampaulinos: o São Paulo Futebol clube foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990. Vocês podem dar outro nome a esse rebaixamento, se isso os faz sentirem-se melhor, mas não muda os fatos. Aliás, foi o que fizeram com o Campeonato, sob pressão do Casal de Rey, para não ferir suscetibilidades. Basta pesquisar, ler as notícias da época. Agora, se é para mudar o nome das coisas para que soem menos dolorosas, parem de dizer que o título mundial do Corinthians não tem valor porque tinha outro nome (a propósito: não sou corinthiano).

  2. Anti-anticorintianos

    21/07/2012 12:43:07

    Ronald, você não é são-paulino? Bom, por conta de outros comentários seus, de uma coisa sabemos: você é anticorintiano. Deve ser triste ser "anti" alguma coisa. Abç.

  3. Junior

    20/07/2012 23:45:26

    Juca, terminou a janela de transferência internacional. E, como poderia se esperar o Fla ficou de mãos vazias. O clube está perdendo a cada dia que passa o patamar que foi angariado com anos de glórias e títulos. Falar no Flamengo em qualquer parte do mundo era sinônimo de ver um bom futebol. Hoje o clube é conhecido como caloteiro. A diretoria é vista como um bando de cegos que não enxergam nada. E os jogadores que estão no clube, com raras exceções, sugam sem jogar nada. Além disso, não consegue possuir um técnico de gabarito. Realmente, o time está se encaminhando para a 2ª DIVISÃO. Os sintomas são latentes. Terei que assistir o meu time no novo Maracanã, às terças, sextas ou sábados. Mas, quem sabe, não retorna como o seu Timão. Melhor clube do Brasil, na atualidade.

  4. Ricardo Pereira

    20/07/2012 19:50:23

    Sofredor 41 anos sem títulos, seu time é a vergonha de Minas!!

  5. Roberto

    20/07/2012 19:38:40

    Que a sua família te ajude e vamos interceder muito para que um dia além de tudo você se torne um ser humano melhor. Você precisa se tratar Rodrigo...

  6. Roberto

    20/07/2012 19:35:04

    Rodrigo... você é a exata expressão de um derrotado. Não há nada melhor que ver o final da história.Você é daqueles atleticanos despeitados, sofredores, que olham de longe o inimigo levando alguns socos.Guarde o dia de hoje, no final do ano você vai se lembrar das bobagens que escreveu com profundo arrependimento.Você é um fanático... assim como o presidente do seu clube... que está entregando para o mensaleiro do BMG o que o seu timinho já não tinha.Galo imortal até o ícone do seu time ta cozido na panela.Nem a quarta geração de seus queridos conseguirá chegar aos pés de um clube como o Cruzeiro de Minas.Aguarde... nós temos vitórias e história... enquanto vocês... piada imortal!!!

  7. Insensato

    20/07/2012 16:35:06

    E Peixoto, o Santos sofrendo desmanche, ajudando a seleção, sofrendo a pressão, mas o Corinthians que é o melhor segundo o proprio Maradona, não tem ninguem na seleção. Por que será ? Eu me pergunto, ou os jogadores são ruins ( ganharam a libertadores devido a uniao e dedicação , mesmo jogando um futebol feio ), ou seria interesses alheios em não levar certos jogadores para não prejudicar o Corinthians, afinal é um momento importante no campeonato, aonde ele vai precisar bons resultados para garntir uma boa classificação, e não poderá ficar desfalcado , pois o time B já provou que é bem ruinzinho.

  8. RODRIGO-BH

    20/07/2012 16:15:40

    Pessoal, tá dando dó ver esse time do Cruzeiro. Estão tentando contratar o Riquelme, um jogador declaradamente ex-jogador, em fim de carreira, além de ser desagregador e criador de caso. Meu Deus! Como o mundo dá voltas. Tá dando gosto ver de camarote essa agonia dos 'Patéticos Cruzeireros', desesperados com a atual situação do time. Sem dinheiro, sem elenco, fora da mídia, sem comando e principalmente assistirem seu ex dirigente e presidente Alvimar Perrela ter a sua casa revistada pela polícia, acusado de fornecimento de merenda escolar deteriorada, que eram servidas, pasmem, para crianças das escolas públicas de Minas. Meu Deus! A decadência foi mais rápida do que eu imaginava. Viva o Galo Imortal!!! Esse sim, não morre nunca!!!

  9. afc

    20/07/2012 15:51:52

    Então vamos para algo mais atual: Santos Eterno Freguês.

  10. Galoprador

    20/07/2012 15:50:19

    Caro Carlos Souza, o pior é que eu também estou doido pra ver o GALO pegar o "curíntia" novamente, se com um time reserva e ainda em formação nós ganhamos de vcs imagina com o time já formado e titular o que vamos fazer.A vitória sobre o Flamengo não serve de parâmetro, vide os dois primeiros gols (dados) e o terceiro marcando como time de várzea. Hoje há pelo menos 10 equipes na América do Sul que ganhariam do Corinthians. Vocês perderam do GALO no primeiro turno, agora têm que entrar na fila para perderem novamente, e dessa vez será no Pacaembú. Abç.

  11. Grana

    20/07/2012 15:45:23

    Não, Riquelme não. Será um salário absurdo de alto para pouco futebol.

  12. Tarcisio Mendes

    20/07/2012 15:36:10

    Quando tiverem uma oportunidade, assistam o time do Técnico Gallo. Esse Náutico vai dar o que falar. Levaram jogadores experientes como o lateral esquerdo Lúcio, o atacante Araújo, o volante Martinez e trouxe o Kieza que já estreou fazendo 2 gols!!! Vale a pena conferir!!!

  13. Itamar

    20/07/2012 15:30:56

    Sou corintiano e concordo um pouco contigo, não vou menosprezar o Atlético Mineiro, pois acho que você ai levou um pouco para o lado de rivalidade clubstica. Mas acho que os torcedores do Atlético estão empolgados demais sendo que ainda é muito cedo. E não vejo o Atlético com tanto poder financeiro assim, acho que o clube esta se arriscando demais.Se não for campeão vai correr riscos graves no futuro.

  14. Itamar

    20/07/2012 15:25:53

    Não vamos misturar as coisas, sou corintiano e acho que a torcida do Flamengo é maior sim, mas daqui a alguns 4 ou 5 anos a torcida do Corinthians passa, e não adiantam ignorar isso,todas as pesquisas já vem apontando uma aproximação a mais de uma decada, a unica certza que temos na vida é que um dia todos morrem, torcida precisa ser renovada e o que faz isso é titulos. Corinthians ganha titulos em média muito mais que o Flamengo. Sobre a questão de ter a marca mais valiosa alem de outros crit´rios não adianta ter a maior torcida se não tem a maior torcida com maior poder aquisitivo, alem de ter muitos torcedores muito longe de onde fica o clube, pois os que consomem produtos do clubes são os que estão mais proximo.Eu acho que o Corinthians esta no caminho certo, o único problema do clube é um marketing muito fraco no nordeste e norte, o clube deveria focar mais lá, fazer ações e jogos nessas regiões.

  15. Itamar

    20/07/2012 15:04:09

    Dus nos livre disso! Riquelme já esta em fim de carreira, se ele não quer ficar no Boca Juniors por que não consegue dar 100% então o Corinthians não pode se contentar com menos. Alem disso pela história e pelo nome jamais ele aceitaria ficar no banco durante muito tempo, ia é rachar o time.Eu acho legal se o Riquelme vir, que nem veio o Sesdorf, Forlan e outros nomes o campeonato ganha mais atrativos, então o Riquelme seria um atrativo mais pelo nome que pelo futebol. Mas que seja em outros times, o Corinthians esta bem assim, se mexer estraga.

  16. souza pinto

    20/07/2012 14:43:01

    Paulo Rov e Sandro Paulino,A respeito de rebaixamento leiam o que escreveu o Ronald ,acima,respondendo ao Varela.

  17. Silvano César

    20/07/2012 14:30:33

    Sorte como a do Barcelona contra o S4n7os, vamos falar a verdade...ehehehe,sofre!

  18. souza pinto

    20/07/2012 14:22:34

    Sandro Paulino,Pelo que sei,se voce pedir a Federação exibe o regulamento,esta reunião que voce menciona não houve.O regulamento,como sempre, foi aprovado antes do inicio da competição.

  19. Fred.

    20/07/2012 14:21:46

    Vcs, PERRELADA, aprenderam a torcer em um campo de futebol conosco e também vão aprender a comemorar um título nacional com a GALOUCURA.

  20. Pedro

    20/07/2012 14:18:20

    Cotovelo foi feito para doer mesmo. vcs aprenderam a torcer em um estádio de futebol com a GALOUCURA, e irão aprender a comemorar um título nacional também com a GALOUCURA. Podem chorar PERRELADA, pois o choro é livre.Se quizerem tem ficha de inscrição para novatos.

  21. souza pinto

    20/07/2012 14:17:41

    Varela,Muito obrigado pelos seus esclarecimentos.Voce foi genial.Parabens.

  22. alex

    20/07/2012 13:53:46

    Chará, bebeu quantas ??? Nao temos culpa se os times gauchos são fracos, se bem que acho o Gremio desse ano um bom time, deve brigar lá em cima...já o inter, vai ser aquilo de sempre....pensa que vai e nao vai...Vá ao Rio curtir as belezes das natureza e das cariocas, só nao leve chimarrão e garrfa termica pra praia..isso é mais que mico....praia se bebe : gelada,caipirinha,suco,agua, caldo de cana e mate....

  23. alex

    20/07/2012 13:48:57

    Campeao da libertadores com muita sorte, diga-se de passagem..vamos deixar de ser hipocritas, ok ?

  24. Alvinegro

    20/07/2012 13:45:49

    Carlos Alberto, vc está redondamente enganado. A torcida do Corinthians não é numerosa apenas no estado de SP, o que já representa muito, uma vez que é o estado mais populoso do país, mas em outros grandes centros populacionais como Paraná e Minas Gerais a torcida do Corinthians é muito grande, sendo inclusive a maior do PR, de acordo com os dados levantados (alguns deles pela revista Placar, por exemplo). No norte paranaense, região mais populosa do estado, a predominância é de torcedores corinthianos e palmeirenses, sendo a torcida alvinegra a maior. Na região Centro-Oeste, mais especificamente no MT e no MS, a torcida do Corinthians também é muito grande.Além do mais, o time tem grande torcida inclusive nas regiões Norte e Nordeste. Nessas regiões não é maior que a torcida flamenguista, de fato, mas daí a dizer que a torcida do Corinthians é grande só em SP é um chute, uma opinião que deturpa as pesquisas realizadas. Pesquise mais e embase melhor suas opiniões, não fique com achismos e opiniões carregadas pela rivalidade regional existente entre RJ e SP.

  25. Betto

    20/07/2012 13:42:34

    Eitaaaaa, esse ama a teoria da Conspiração heinnnn. Detalhe: não sou carioca.

  26. André Felipe

    20/07/2012 13:20:47

    O nível técnico anda tão ruim que fica difícil fazer um balanço. A novidade desta semana, foi ver e gostar de ver um Corinthians indo para cima do adversário e marcando pressão. Nada daquele sistema medroso Once Caldas. Douglas que havia sido criticado, chamado de Seu Boneco, fez 2 e "foi pra galera" !Outra coisa interessante foi o torcedor curitibano, que ontem mais uma vez deram um exemplo ao vivo para o país, de como se deve respeitar o hino nacional. Isso sem falar da linda festa que fizeram semana passada, uma das maiores e mais belas já vistas, foi a nível da torcida do Penarol.Permanecer em silêncio é direito de cada um, mas existem torcedores de alguns clubes que durante o hino nacional ficam cantando o hino gaúcho.Por preconceito, se acham superiores aos demais povos do país. São preconceituosos, mas na comemoração dos gols adoram uma avalanche, vai entender.......

  27. Silvio Conegundes

    20/07/2012 13:16:56

    Torcer euforicamente depois de tantos anos de resultados pífios, acho até justo, só não concordo com Atleticano querer tripudiar em cima de qualquer que seja o clube!! Principalmente entre os grandes... O Atlético não consegue ser o primeiro clube nem de Minas, aonde invariavelmente é humilhado pelo rival Cruzeiro. No âmbito nacional é um clube de expressão mediano, como Ispoti, Guarani, Bahia, Santa Cruz, Portuguesa, Figueirense... só difere em numero de torcedores, mas ai, até o Paissandu os tem em grande número!!!Vejo muitos Atleticanos querendo tripudir em cima do Todo Poderoso das Américas, time do presente e principalmente do futuro!!! Só para lembrar, nos últimos 6 meses, o Corinthians ganhou mais títulos importantes do que o Atlético em toda a sua História!!!

  28. Alviverde/SP

    20/07/2012 12:56:35

    O Palmeiras saiu é no lucro lá no Couto Pereira, isso sim...a garotada segurou a onda legal ao sair de lá com um empate, sendo que até saiu na frente. O resultado em si não foi bom, mas o time estava desfigurado e remendado, então pelas circunstancias, o reultado foi ÓTIMO. Mas está claro que deverá reagir o quanto antes, pois já esamos na segunda metade do turno...

  29. Ze Albuquerque

    20/07/2012 12:41:44

    Grande Alexandre,Tu não é fácil!!! Esqueceu de tomar a dose dupla diária do Gardenal, né!!! Se manca que já esta dando para perceber!!! Abraços,

  30. Alvaro Domingos

    20/07/2012 12:40:36

    Depois, os santistas é que vivem do passado.

  31. Carlos Souza

    20/07/2012 12:39:33

    to doido pra ver o timao botar as mãos nesse timeco do galo que se acha bom. O CAM tem feito uma boa campanha mas tem que considerar que alguns times estavam focados em outros campeonatos e que jogaram com time misto ou reserva por um bom tempo, e dentre esses , o TODO PODEROSO TIMAO, é o campeao da libertadores com sobra..HOJE NAO TEM TIME NA AMERICA QUE POSSA VENCER O CORINTHIANS.Quando falo isso, me refiro ao time que jogou a final da libertadores, ao time que venceu o flamengo. e esperai que vamos chegar no topo, voces (atletico) que nao se cuidem!

  32. Ronald Nowatzki

    20/07/2012 12:38:42

    Varela, ja cansei aqui de falar que não sou São Paulino, agora por favor mostre o regulamento do campeonato paulista de 1990, que fala sobre a divisão de grupos para 1991 e não rebaixamento, e que este campeonato de 1991 previa que o 3 primeiros do grupo 2, mais os 5 do grupo 1 fariam a semi-finais do ano de 1991. Portanto, nunca houve rebaixamento, e sim divisão de grupos já prevista com, mais de um ano de antecedência, e nunca, em momento algum houve virada de mesa, NUNCA, entendeu ? houve cumprimento do regulamento.

  33. Wellington Bhraga

    20/07/2012 12:37:47

    Parmirinha não é aquela apresentadora, senhorinha, bonitinha que era/é da Gazeta?Ah nem, é Palmirinha... Agora entendi a sua piada! Morri de rir aqui. Quase nem consigo escrever de tanto rir do trocadilho.

  34. catiguria

    20/07/2012 12:34:34

    E daí que vale 1 bilhão. Está à venda? Alguém vai comprar?

  35. catiguria

    20/07/2012 12:32:03

    Como sempre. Está ajudando a selecinha e sendo prejudicado no Brasileirão como foi na Libertadores. E o seu protegido da Globo e Estado tem algum jogador na selecinha?

  36. Ronaldo

    20/07/2012 12:31:50

    Se eu concordar com tudo o que você disse você jura que vai mimi?

  37. Cid

    20/07/2012 12:31:16

    Sim Pedro, bacana seu comentário, ainda mais vindo de uma pessoa de outro estado, nos ultimos jogos o Galo vem jogando somente fora de casa. Com a inauguração do da "Nova Arena Independência" (Puleiro do Galo) o Galo passa a jogar com a presença de uma pequena parte de sua imensa torcida, já que tem capacidade para 23.000 pessoas. Um estádio de "encher os olhos", fizeram uma obra de Primeira, coisa que não é muito comum em nosso País, estive lá na última quarta-feira(Galo 3 x Inter 1) bonito e charmoso, fiquei orgulhoso, ainda mais porque o Galo tem 51% do estádio. Vamos aguardar o agora o Mineirão, ele está na região da Pampulha uma das mais belas, passei por lá, as obras estão adiantadas, vai ficar incrível e é lá que o Galôô vai consolidar sua posição como uma das melhores equipes de futebol do Mundo! Abraço mineiro!

  38. Imperiusmu

    20/07/2012 12:30:59

    Caramba você deveria escrever um livro de tanta imaginação que você tem.

  39. carlos souza

    20/07/2012 12:26:48

    O corinthians tem sim uma torcida imensa fora de São paulo. Sou de Belém , e aqui os corinthianos fecharam uma das principais avenidas, sem contar com o foguetorio realizado findo o jogo contra o CABJ, momento em que o o timao foi campeao INVICTO DA LIBERTADORES DA AMERICA .

  40. Tiago

    20/07/2012 12:24:02

    Acho deprimente os comentários de torcedores como você Roberto, se deixam levar apenas pela rivalidade e não sabem reconhecer o melhor momento do rival. É indiscutível que o Galo está bem postado no campeonato e tem um time forte com condições de título, seu time tem sérias chances de brigar na parte de baixo da tabela com o atual elenco e treinador e isso é também realidade até mesmo para os cruzeirenses mais apaixonados que tenho como amigos. Cai na real e assista os jogos do seu time para perceber do que estou falando, apesar da rivalidade, veja também jogos do Galo (mesmo que seja para secar) e comece a entender o que é futebol...Seja rival, mas não seja hipócrita de negar fatos.

  41. Beto Porks

    20/07/2012 12:20:56

    É Verdão precisa melhorar. Avanti Palestra.Mas a piada é o SPFC, foram rebaixados no paulistão e negam, não adianta, foram sim, viraram a mesa e voltaram no mesmo campeonato, uma vergonha, estão na maior m..... do mundo e dizem que é fase, fase era a 4 anos atrás, o Palmeiras pelo menos precisa melhorar muito, mas admite e pelo menos tenta enfrentar os problemas, e não jogar pra debaixo do tapete como faz o spfc, se bem que é melhor que continuem assim, pois vão continuar se apequenando e arrotando peru, o que é hilário.

  42. Fernando

    20/07/2012 12:17:18

    Fogo e e palha não se deve misturar, acreditem o Galo no fim briga para terminar entre os quatro!

  43. Paulo

    20/07/2012 12:12:14

    Campeonato brasileiro é disputado , mas se tivessemos uma arbitragem honesta certamente teríamos outros times campeões e outras colocações no campeonato !!!Existem times que são eternamentes auxiliados por arbitros nas espulsões , cartões , faltas não existentes , tudo isso vai minando o time adversário.Outros times são eternamente auxiliados pela máfia da TV brasileira , que já matou o boxe , a F1 e agora ruma para estragar o UFC e o campeonato brasileiro.A seleção brasileira virou mercado , os empresários pagam para seus jogadores serem convocados , assim valorizando-os. O futebol brasilerio virou um mundo imundo ou sempre foi !!!

  44. rodrigo

    20/07/2012 12:08:40

    Sou Vasco e quero muito que meu time seja campeão. precisamos disso. Mas tenho que dizer que seria muito legal ver o Atlético campeão...

  45. Timão minha vida

    20/07/2012 12:05:32

    Time de expressão internacional. Foi o melhor time que eu vi jogar. O Inter também. Todos em 1976. Abraço

  46. pedro Paulo

    20/07/2012 11:38:39

    Vamos Fogo!!! Contratações pontuais, mas relevantes. Sem oba-oba e sem conversa fiada. Corinthians e Botafogo estão no caminho certo. Pouca conversinha e muito trabalho. A fogueira das vaidades (não justificadas) logo começará a arder na cidade do Galo!

  47. João Henrique

    20/07/2012 11:31:14

    RIQUELME NO TIMÃO!!!! Após ver o massacre no Maracanão, o argentino desistiu de ir pra o Flamengo. Ótima oportunidade para o Corinthians, que está precisando de reservas com qualidade para o meio de campo.

  48. Cid

    20/07/2012 11:29:26

    Há!!! como é gostoso ver "ô chororô do cruzerô". Passamos alguns anos vendo más administrações sim; Más, o Galo voltou a ocupar o lugar que sempre o pertenceu, dívidas todos os times brasileiros e do mundo tem, o importante é que no momento o Galo está no rumo certo, Temos o Melhor Centro de Treinamento do País, o melhor Prepador Físico, o melhor Preparador de Goleiros e o melhor Time da Competição no momento.

  49. Regis Araxá

    20/07/2012 11:28:21

    A ótima campanha do Atlético no Brasileirão tem deixado boa parte das Gerais em êxtase. No entanto, estamos também muito tristes e envergonhados com os nobres vereadores de BH que concederam o título de cidadão honorário ao jogador Ronaldinho Gaucho. Infelizmente nossa imprensa, provinciana e inexpressiva, não divulga as reações negativas a tamanha aberração. O vereadorzinho, autor da brilhante(?) idéia, é vice-presidente do Atlético.Que vergonha de ser mineiro, nessa hora. Triste

  50. Carlos Gabriel

    20/07/2012 11:15:50

    Juca. Não vou comentar o brasileirão, e sim a indicação do "mais jovem" presidente do STJD Flávio Sveiter. Qual foi o critério da "eleição"? A resposta está no poder do Ricardo Teixeira, que mesmo em Miami, continua a madar na CBF e no futebol brasileiro. O tal Flávio é filho do presidente do TRE-RJ Luís Sveiter, que foi presidente autoritário do STJD no período Teixeira, e neto do ex-ministro do STJ Sveiter. A máfia dos Sveiter controlou a OAB-RJ por muitos anos, e através deste aparelho corporativo, o avô e o pai foram indicados para a magistratura, e depois para minitsro e desembargador (o tio Sérgio Sveiter é deputado federal pelo PSD-RJ e candidato aprefeito da cidade de Niterói-RJ). Portanto, com tais indivíduos nos Poderes Legislativo e Judiciário, os corruptos Teixeira e Havelange continuarão soltos, e o futebol brasileiro a serviço de gente como eles, Sanches, Ronalducho e cia. Até quando?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso