Blog do Juca Kfouri

Explique se puder

Juca Kfouri

Hélio dos Anjos perdeu seis dos seis jogos à frente do Atlético Goianiense e foi embora, deixando o time em último lugar.

Quase imediatamente depois, foi contratado pelo Figueirense.

Onde estreou com derrota ontem para o Inter, que experimenta Fernandão como técnico, depois de ter mandado Dorival Júnior embora.

Que não ficou desempregado, pois acaba de ser contratado pelo Flamengo.

O que Anjos poderá fazer pelo alvinegro catarinense que não pôde fazer pelo rubro-negro goiano?

E o que fará o novo técnico no rubro-negro carioca que não fez no colorado?

Será que a manutenção de Tite no campeão brasileiro e da Libertadores não ensina nada?

  1. Micael

    31/07/2012 15:36:30

    Concordo Juca. É importante que o treinador obtenha uma continuidade de trabalho no clube, sendo a longo prazo e que também possua um plantel com jogadores de qualidade. Atualmente não vislumbramos isso no Atletico-GO e muito menos no Flamengo. O Galo é um bom exemplo de estruturação a longo prazo(Administração: Alexandre Kalil / Estádio: Independência Técnico: Cuca / Comissão Técnica: Uma das melhores do Brasil / Jogadores: Não há um jogador de destaque mais sim um time que joga por todos / Torcida: A mais fanática do Brasil, realmente o 13°Jogador) e que volta ao topo do futebol brasileiro visando grandes conquistas.

  2. Fabio Dutra

    26/07/2012 23:13:16

    E Copa do Brasil não é parâmetro para nada. É só ver a posição do Campeão e do vice no brasileiro.

  3. Walter

    26/07/2012 23:05:47

    Ensina Juca. E é o que o Galo está praticando com o Cuca.

  4. TATUAPE

    26/07/2012 23:01:05

    .Juca Kfouri, .Ótima análise!.Assino embaixo se me permite..

  5. Claudio Jr

    26/07/2012 20:01:55

    Juca,Dá pra se concordar com o 'princípio' de deixar o treinador ter tempo de fazer o trabalho. Mas não dá pra usar esse princípio e manter treinador ruim. Certos Atlético-GO e Inter. Errados Flamengo (pra variar...) e Figueira.

  6. Gustavo Tedesco

    26/07/2012 18:17:15

    Disse tudo, juca.Sou Figueirense, e estou, sinceramente, pasmo com a contratação.

  7. Fischer

    26/07/2012 17:38:24

    Fax?? Que eu saiba todos os onze títulos Nacionais do Palmeiras foram conquistados no campo. As duas Taças Brasil e os dois Torneios Roberto Gomes Pedrosa sempre foram tratadas como competições Nacionais, mesmo antes da Unificação com os Campeonatos Brasileiros pós-1971. A CBF apenas equiparou estas competições aos campeonatos brasileiros pós-1971, mas elas sempre foram reconhecidas como competições nacionais.

  8. Marcus

    26/07/2012 15:04:19

    Os times do G8 sofre muito neste brasileirão!! competir com os "poderosos" do eixo sul-sudeste-minas. A diferença em dinheiro que os clubes recebem é gritante!! 120 milhões para corinthians e para flamengo enquanto atlético de goias recebe apenas 8 milhões. No campeonato Inglês, a diferença entre os times de ponta com os menores são apenas 10 milhões. Isto é um absurdo!!!

  9. Silvano César

    26/07/2012 14:54:49

    Putz, descobriram...ai ai ai ai ai...e foi o Inspetor Marcos Tuma...e agora?

  10. Pedro

    26/07/2012 14:32:06

    Marcelo Oliveira no Coxa.

  11. Pedro

    26/07/2012 14:30:43

    Nossa....Coitada da Nike, gastou uma grana comprando o Santos, comprando o vasco, comprando o emelec e todos os times né...porque afinal, ngm ganhou do Corinthians. Será que a Nike comprou o Cruzeiro também !!! Porque é dificil reconhecer que o título foi com méritos !? Ou será que o Corinthians precisou de penalti em algum jogo classificatório !?

  12. Paulo Pinheiro

    26/07/2012 14:22:52

    O ponto é excelente, Juca. Dá um debate legal. Insistir com um técnico que vai mal SEMPRE significará uma evolução no futuro? Será que o administrador tem que "agir rápido" quando a barca está fazendo água?Como disse a maioria dos colegas leitores aqui, acho também que cada caso é um caso. Por incrível que pareça, penso que o pior negócio nos exemplos citados é o do Internacional.O Hélio dos Anjos é limitadíssimo, mas é o tipo do técnico que costuma provocar transformações (antes de ficar desgastado e ter que ir embora novamente).No caso do Joel Santana tem muita coisa não explicada (inclusive envolvendo interesses escusos de empresários), e penso que a gota d'água foi as declarações sobre o caso Juan. O Dorival Júnior não é o técnico dos meus sonhos, mas entre os "desempregados" é o que pode tentar fazer alguma coisa com o que tem no Flamengo. Ele deu o título da série B ao Vasco da Gama e montou o excelente time do Santos que chegaria à Libertadores (saiu, todos sabem por que...)

  13. Paulo Pinheiro

    26/07/2012 14:08:13

    Acho que o exemplo do Cristóvão é o melhor. Ele surgiu como inteirino. Mostrou competência e por isso ficou.

  14. Paulo Pinheiro

    26/07/2012 14:05:23

    Na minha opinião o Figueirense já errou ao despedir o Jorginho!

  15. Oráculo de Mileto

    26/07/2012 13:23:18

    O Tite é que teve sorte. Com dinheiro e muitos bons jogadores à disposição, é fácil. Dificl foi o caso do Scolari que ganhou a Copa do Brasil ocm o que tinha nas mãos.

  16. Edson D.

    26/07/2012 13:18:46

    Nussss!!! Como o Corinthians é poderoso, comprou a Nike e o time inteiro do Boca. Nem Manchester ou Barcelona são capazes de tanto.

  17. Edson D.

    26/07/2012 13:06:31

    Ser melhor que o JJ não é lá grande coisa.

  18. Rico PV.

    26/07/2012 12:47:56

    Ricardo, na dúvida, o Raí te explica!

  19. Ricardo

    26/07/2012 12:00:13

    Cuidado com essa história de ser BI.

  20. Michel

    26/07/2012 11:56:41

    hahaha, boa.

  21. Ricardo

    26/07/2012 11:45:49

    O Figueirense errou ao despedir o Branco. Tinha um time organizado, que tocava bem a bola e sempre procurava o gol. Aí perde pro Avaí e na final e a emoção fala mais forte. Desandou.

  22. Walas ES

    26/07/2012 11:45:21

    E desde quando o corinthians é exemplo de alguma coisa???e por favor corrjia o erro do seu comentário na CBN hoje de manhã.

  23. WAGNÃO Z/L

    26/07/2012 11:35:03

    Discordo totalmente. O Inter só foi campeão porque o Celso Roth pegou o time arrumadinho e com o Giuliano arrebentando. Prova disso foi o Mundial, quando o treinador teve muito tempo para treinar o time e aconteceu o que todo mundo ja sabe.

  24. Nei Goes

    26/07/2012 11:32:00

    Espera aí, então concordamos que o Sanchez é um ótimo cartola, certo? Muito melhor que os JJs da vida?

  25. Ruan Santos

    26/07/2012 11:01:13

    Achei estranho ninguém mencionar o Palmeiras e o Felipão. Não sou um torcedor defensor do seu trabalho. Jogar com três volantes é o problema do time. A marcação não é tão forte - e não pressiona a saída de bola do adversário - e a criação de jogadas ofensivas quase não existe. O jogo contra o Náutico foi uma exceção. O Sr. Felipão insiste com este esquema desde que chegou ao clube. Isso pode melhorar com a mudança das peças, óbvio, a entrada do Wesley vai trazer mais ofensividade, contudo penso ser fundamental jogar com dois meias e a contratação de um - se o Valdivia sair serão dois - é fundamental.A renovação dos técnicos no Brasil é urgente, isso a cada ano fica mais evidente. Só que os times grandes não vão querer bancar isso. A prova de fogo está acontecendo no Vasco com o Cristovão. Ele assumiu o time em uma situação totalmente inesperada, mas o clube poderia demiti-lo sem problema algum. Agora que perdeu dois jogadores importantes as coisas ficam mais difíceis e pela pressão da torcida ontem ele não terá um dia de sossego.

  26. Pablo Sanchez

    26/07/2012 10:55:29

    Não podemos esquecer que o Corinthians é o clube que dá as melhores condições financeiras, de trabalho, de ambiente e de tudo o mais.Ainda por cima tem muito jogador bom pra escalar. E uma torcida maravilhosa.Assim fica fácil.Agora, se estivesse no SPFC, olhasse po banco e visse a mediocridade em forma de elenco, além de ter que sentir o bafo de cachaça do presidente no cangote a todo instante, com certeza ele iria chorar.

  27. Ronald Nowatzki

    26/07/2012 10:51:46

    Sempre faço esta pergunta. Se era problema para um pq será a solução para outro ? Técnico precisa de tempo para impor o seu estilo. O exemplo do Corinthians de Tite está ai. Perdeu do Tolima, perdeu o Paulista de 2011, mas mantiveram ele. Então oresultado apareceu. Felipão comeu o pão que diabo amassou, com um time limitado, agora aparece o resultado com um título importante. Um técnico precisa de apoio da diretoria para desenvolver um projeto, no começo tem que ser mais psicologia mesmo, mas padrão de jogo demora mais , e só dando tempo.

  28. Pedro Julião

    26/07/2012 10:40:12

    Comentário excelente. As duas opções são possíveis de acontecer, depende do contexto.

  29. Guilherme

    26/07/2012 10:39:05

    Xará, não sei se voce sabe, mas o Tite como treinador do Corinthians perdeu o BR10 para o Fluminense e além disso ficou em terceiro, o que obrigou o clube a disputar a pré-libertadores 11, onde foi derrotado pelo possante Tolima. Levou o gol 100 do RCeni, e no mesmo jogo foi quebrada uma invencibilidade de 11 partidas perante o São Paulo (importante na fervura da rivalidade entre as duas equipes) e por fim perdeu a decisão do Paulista 11 para o Santos. E apesar de tudo isso foi mantido no cargo. Esse é o ponto do Juca

  30. eduardo.oliveira

    26/07/2012 10:36:48

    Bom dia juca! a resposta é simples: existem técnicos competentes,imcompetentes e técnicos desonetos.no atual quadro do Brasil todos sabem quem são os melhores.vou me focar naqueles desonestos. eles queimam jogador revelado da base,insistem com escalação de jogador indicado por ele.aqui no meu náutico temos um exemplo.o auremir veio da base e foi queimado sendo escalado de lateral.foi vendido ao vasco e hoje é titular na sua verdadeira posição.enquanto isso o sr gallo continua a escalar marcio rosário que é o pior sagueiro de todo br12. sabe por que? foi indicação dele e sabemos aqui em Recife que o empresário do mesmo é socio do sr gallo.por essas e outras que temos um monte de desonestos como ele .saudações alvirrubras

  31. Leandro

    26/07/2012 10:32:36

    Acho que você está equivocado. Se o Inter ganhou em 2010, foi por que o time já havia ganho uma formação ideal. A troca de treinador, neste caso, não influenciou na forma de jogar do time. O novo treinador manteve o esquema de seu antecessor.Quanto ao Dorival, acho que ele é um bom técnico. Como tantos outros, é vítima dessa situação em que vivem os times brasileiros: falta de administração competente, principalmente no que se refere a lidar com os tais egos que você mencionou.Não acho que o técnico deve ser blindado sempre, mas se existe algo que devem aprender é fazer bons investimentos e dar continuidade ao trabalho (ex.: Corinthians).Sei que seria um exagero fazer esta colocação, mas o Alex Ferguson treina o Manchester United desde 1986, e só ganhou o primeiro título em 1990/1991. Desde então, ganhou 12 títulos ingleses e duas Copas dos Campeões da Europa, entre outros.

  32. Marcos

    26/07/2012 10:23:33

    Você não pode usar o Tite como comparação porque todo mundo sabe que o Boca foi comprado pela Nike para dar o primeiro título internacional ao Corinthias.

  33. Carlos 3

    26/07/2012 10:22:32

    É Juca, vc resumiu muitíssimo bem seu comentário, na última frase. Quanto ao São Paulo, sugiro que o Zuvenal Zuvênzio seja o próximo técnico, depois que mandarem o competente Ney Franco embora. E anote aí: será logo, logo....... Saudações.

  34. Osmar

    26/07/2012 10:17:55

    Carlos Ferreira, eu cansei que ouvir e ler o Andrés Sanches dizer depois da eliminação do Corinthians pelo Tolima que quem quisesse mandar o Tite embora era só assinar o cheque da rescisão. Ele não bancou ninguém, só não podia pagar a multa.

  35. Rico PV.

    26/07/2012 10:13:52

    O Bicho papão do futebol das Américas está chegando...tirem as crianças da sala !Timão rumo ao Enia nacional (sem fax).Bi Mundial no Zapón.

  36. Cristiano

    26/07/2012 10:12:04

    Eh Juca nessa eu to com o Marcelo viu, eu sou totalmente contra a demissão de tecnicos por maus resultados, porem tava muito dificil para o dorival, ele ja tinha tido seu tempo para trabalhar e não conseguiu realizar um otimo trabalho, tambem sou contra a entrada de idolos(ex jogadores) como tecnicos e ainda com pouca experiencia, casos de fernandao e ate do falcão. Achu que isso é fritar o cara, sempre começa bem pois sabe motivar o time, mas nao consegue dar um padrão, mas enfim boa sorte ao inter e ao Fernandão.P.s. Só um adenduo convocar o hulk é triste ainda mais com o Paulinho jogando mal desse jeito, mais ainda bem que não convocaram assim ele fica por aqui fazendo gol feio

  37. Mauricio Tavares

    26/07/2012 10:02:43

    Esse caso é a exceção que comprova a regra.... diria o poeta! kkkkkkkkO "explique se puder" já diz tudo!

  38. marcelo moreira

    26/07/2012 10:00:25

    A maioria dos técnicos brasileiros,são verdadeiros amadores com saláriso de profissionais.,eles estudam pouco,falam no máximo portugues(mal falado)não tem cultura,desconhecem estratégia e tática,não conhecem treinamentos técnicos e planejamento, alguns como já foram jogadores,compreendem quando querem o comportamento dos jogadores e como tirar dos mesmos o máximo,se o futebol fosse mais profissional,o Brasil não teria 20% dos técnicos que aí estão dirigindo equipes,,mas como é profissional nos salários e amador na administração, esses chamados treinadores continuam dirigndo as equipes,se formos considerar quatro dos tidos como melhores treinadores,começariamos por Felipão,Abel Braga,Luxemburgo e Muricy,pergunte para eles o que significa planejamento,tática e estratégia,simplesmente ficarão argumentando,durante um bom tempo e não falarão o que isso significa,o Luxemburgo por exemplo que é o que mais fala em planejamento,planejou o Atlético Mineiro na segundona e isso só não ocorreu por causa do Dorival Junior

  39. Paulo Henrique

    26/07/2012 09:52:09

    Faltaram exemplos:- manutenção de Cuca no Galo;- manutenção de Cristóvão no Vasco;- manutenção de Abel no Fluminense;

  40. Giovani

    26/07/2012 09:40:41

    É isso mesmo Marcelo, concordo 100% com o que vc disse.. Abs

  41. Erickson

    26/07/2012 09:36:57

    Concordo que manutenção de alguns técnicos é benéfica, agora se não tiver material humano ou bons jogadores, pode contratar o Guardiola, Mourinho que o time não engrena. Todos os times vencedores, tem técnicos com um bom tempo no cargo, acho que um bom técnico e bons jogadores fazem uma parceria que gera frutos.

  42. Bruno Porto

    26/07/2012 09:33:55

    Vocês colorados que estão postando, escolheriam o Fernandão? acharam a escolha certa? tendo como exemplo o Falcão, é um ídolo que não deu certo como técnico no colorado.

  43. Marcelo

    26/07/2012 09:23:14

    Juca,O Inter foi campeão da libertadores em 2010 trocando de treinador após o time ter se classificado pras semifinais da competição sulamericana.Como vc explica isso?Eu sou a favor do continuismo dos treinadores, mas se o clube identificar que o treinador não está evoluindo tem q mandar embora. Ver um erro e insistir no erro não é correto. As vezes a troca é a melhor opção.Dorival estava a 1 ano como treinador do Inter e nesse tempo não viamos jogada ensaia, não tinha esquema tático, viamos muita invenções (dagoberto marcando o lateral adversario, defesa mal posicionada e lançamento prematuro e de forma equivocada de jovens talentos).Mas o pior problema do dorival era não saber administrar um vestiario. Brigando com jogadores, não sabendo administrar egos, punindo o time com afastamento ridiculos de jogadores (tinga e dagoberto desfalcaram o time em um jogo na libertadores, pq foram afastados por dorival em 1 jogo, pq chegaram 30min atrasado em um treino que tinha tido o horario modificado na vespera), declarações desvalorizando jogadores do clube e o não aproveitamento sem fundamento algum de bons jogadores (bollatti ex seleção da argentina não pegava nem mais banco no inter).Existe situações onde o melhor remédio é cada um seguir o seu caminho. O Inter de 2010 prova essa tese juca, da mesma forma que o corinthians de 2012 prova q manter um técnico tb é muito válido.Qual a melhor? Depende da situação e do contexto!. Sds Coloradas!

  44. wagner, de curitiba

    26/07/2012 09:21:49

    Prezado Juca,Ontem ouvi comentaristas louvando o "belo trabalho" do Luxemburgo no Grêmio. Com estrutura, elenco e boas contratações, não se podia esperar outra coisa. Não creio que o Dorival Junior tenha deixado o Colorado à deriva. Não mesmo! Convocações, renovações de contrato, problemas juídicos (Oscar), não permitiram que ele escalasse sempre a mesma base. Mas foi campeão regional (que para o torcedor colorado é fundamental) e fez uma boa campanha na Libertadores. Ele poderá fazer muito pelo Flamengo, com a seriedade e dedicação (que o Joel não demonstrou enquanto lá esteve), posicionando melhor a defesa e renovando o meio do campo como o Jaime já está fazendo nesta quinta. As condições de trabalho serão outras. A ameaça de "impeachment" da Presidente e provavelmente as queixas do Zinho devem tirar a bagunça a limpo com autonomia para os profissionais da área a serem contratados e a redução dos poderes dos diretores eleitos, esta a verdadeira praga que tem minado a imagem e as combalidas finanças do clube.

  45. carlos ferreira

    26/07/2012 09:15:30

    Tem que ter um presidente peitudo. Quando quiseram mandar o Tite embora, ele (Andres) disse: Se me encherem o saco eu renovo com ele hj mesmo.Ai está o resultado.

  46. Edson

    26/07/2012 09:12:41

    O raciocínio está correto para 85% dos casos, hoje nem o futebol europeu a regra de não trocar treinador durante a temporada vale mais: vide Felipão, André Villas-Boas, Rafael Benítez , Ranieri, Leonardo etc. No caso do Flamengo a contratação de Joel Santana foi um equívoco, é treinador mediano que nunca conquistou qualquer título que não seja estaduais cada dia mais despretigiados, para jusficar o comando de um time de grande clube de futebol. O trabalho de Dorival deverá ser manter o time dentro da serie A, dar rodagem para as promessas como Adryan, Matheus, Thomas, e começar a montar o time base para 2013.

  47. Reinaldo Galli

    26/07/2012 09:11:57

    ...............Como os dirigentes Brasileiros são amadores???Enquanto o ego falar mais alto que a seriedade,o bom senso,vamos conviver por mutooooooo tempo com ,a dança dos técnicos ,a farra na CBF,os critéros de convocação(Qual jogador vai valorizar para ganharem uma comissão). è Juca o país do futebol é o pais da PIADA e da MENTIRA

  48. Pridi

    26/07/2012 09:09:56

    Cuca tá indo bem... até ter uma súbita crise de depressão e passar a inhaca para todo o time.

  49. pasc

    26/07/2012 09:08:44

    JucaVocê precisa ver o que o Dorival fez no Inter, era impossível manter o homem.Não criou um sistema tático, não conseguiu fazer com que o time jogasse, brigou com dez jogadores do elenco, mandou embora dois centroavantes (Joe Gilberto) sabendo que Damião estaria na Olimpíada, foi para o jogo com oGalo sem jogadores de ataque - nem na reserva - culpava a imaturidade de atletas que ele mesmo inventava, treinava com um time e escalava outro, oculpado era sempre o grupo, ficou em 16 na Libertadores, não ganhou um jogo fora na Libertadores, puniu atletas como o Tinga -EXEMPLO DE ATLETA - seu auxiliar é seu filho também, sem falar que ele dispensou o melhor preparador físico do Brasil - Fabio Maserighian - que diga o Corinthians, não ganhou de um unico clube grande fora de casa.O FLAMENGO - segunda divisão ano que vem - saberá logo quem ele contratou.

  50. Iuri Fiedoruk

    26/07/2012 09:02:28

    Juca, você está certo e errado ao mesmo tempo.Quando o técnico é bom, como Tite, tem que manter ou até trazer de volta (como o inter fez DUAS vezes com Muricy e depois uma com Abel).Agora, quando teve um ano para mostrar serviço e não conseguiu ganhar 3 seguidas nem em estadual tendo um bom time e só vivia se lamuriando... tchau pra ti Dorival!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso