Blog do Juca Kfouri

Ancelmo pisou na bola

Juca Kfouri

Craque também faz gol contra, como Ancelmo Gois, hoje no “Globo”.

Ele argumenta que João Havelange ajudou a fazer do futebol o esporte mais popular do mundo e que Getúlio Vargas é nome de logradouros públicos pelo país afora.

Garrastazu Médici também é e nem por isso deve seguir sendo.

E quem popularizou o futebol foram os Pelés, Manés, Zicos e Sócrates do mundo da bola.

Havelange$Teixeira$Blatter popularizaram os métodos mafiosos, as propinas (PROPINAS, como diz o relatório da Justiça suíça), sem eufemismos atenuantes como, por exemplo, chamar de comissões.

Fora Havelange! Venha João Saldanha!

  1. NILDÃO RIBEIRO

    20/07/2012 18:38:10

    Aos cartolas o que é dos cartolas, ou seja, a insignificância! Quem popularizou o futebol foram e são os gênios da bola, como Pelé, Garrincha, Didi, Gérson, Rivellino, Ronaldo, Rivaldo, Cafú, Vavá, Nilton Santos, Zagallo (esse merece homenagem) e uns gringos do naipe de um Maradona, Zidane, Beckembauer, Iniesta e outros tantos que foram campeões mundiais e também brilharam nos seus clubes. Juca, como você era amigo pessoal do Sócrates (além de torcedor do Corinthians) acaba sendo sempre parcial. Sócrates e Zico foram sim grandes jogadores, mas por nunca terem vencido ao menos uma Copa do Mundo, sempre ficarão um patamar abaixo. É a minha opinião.

  2. RObertoF_SP

    18/07/2012 13:17:56

    Walter - vc não entendeu. Realmente confundiu. O fato de eu ter convicção de que a manipulação existe não gera pressuposto que eu "aceite" e muito menos que eu "aprecie" ou "apoie" isso.Muito pelo contrário. Cada dia mais essas coisas me dão asco ...Quando as coisas são manipuladas,todosos fãs, demais patrocinadores, povo, imprensa, torcedores, etc, etc, são feitos de otários!! E eu não gosto de me sentir otário... Vc ofendeu sem realmente entender. Por favor, me cite no texto acima qual foi a 'frase' que vc identificou como que eu estivesse apoiando isso ?

  3. Aldo Martins

    18/07/2012 11:51:06

    Boa Tarde Juca Kfouri,Acompanho vc deste 1998, e sempre admirei vc e gosto muito do trabalho do Ancelmo também uma pena ele ter dado essa pisada de bola, tentei publicar minha msg no site do OGLOBO, mais não consegui. Abraços e bom trabalho e a todos do UOL e a ESPN Brasil,Aliás o nome do estádio poderia ser PINICÃO.Aldo Martins

  4. Jose Mario HRP

    18/07/2012 09:12:42

    Como eu disse , João saiu correndo atrás do Manga, goleiro da seleção, Botafogo e Internacional, com arma na mão.Não era um sujeito controlado.Todos temos defeitos.

  5. Evanir

    18/07/2012 07:18:08

    João Havelange contribuiu principalmente para o seu próprio bolso.

  6. Henrique

    18/07/2012 03:16:26

    Antes de mais nada deveríamos considerar que há uma lei que proíbe dar nome de gente viva a logradouros públicos. É verdade que o Engenhão não se enquadra nessa lei, mas o mérito dela é dar um tempo para julgar se o candidato a "nome" realmente merece a homenagem. Dai que deve,ríamos esperar o falecimento do Havelange para ponderar o merecimento frente a outras personalidades. Principalmente, no caso específico do Engenhão, campo do Botafogo, o nome escolhido deveria ser de alguem muito ligado a à historia desse grande clube. Por isso apoio o nome do Saldanha para o Engenhão, hoje, agora. Alguns anos depois da morte do Havelange poderíamos voltar a discutir se JH era melhor que João Saldanha.

  7. Carlos Fuentes

    17/07/2012 22:44:19

    Agora sim vi, Fernando, obrigado pela dica.E sim, Anselmo pisou feio na bola. Como eu no meu primeiro comentário.

  8. Luiz Antonio

    17/07/2012 22:41:41

    É o clássico " Rouba, mas faz". Não estou interessado em saber se ele alavancou o futebol. Era a sua obrigação pelo cargo que tinha e sem contar o tanto que roubou. É um pilantra e pronto!!!!

  9. ribeiro

    17/07/2012 22:00:59

    "rouba mas faz!". É uma vergonha entrar num estágio com o nome de quem recebeu propinas, péssimo para a educação dos jovens e crianças, e desrespeito aos adultos honestos. Imaginem na Olimpíadas de 2016, os times de outros países jogando no estádio com nome de ladrão. Não dá! Mas, ainda prefiro um jogador, os artistas é que devem dar nome aos palcos. Nilton Santos & Didi, no estádio do engenhão.

  10. Fernando

    17/07/2012 21:43:54

    Olha direito, meu caro. Está lá no blog, foi publicado às 12:58.

  11. Marco Aurelio

    17/07/2012 20:06:45

    Questão de conceito do que é certo...os fins justificam todos os meios? não concordo. Por exemplo, a China se torna potência, em grande parte com mão-de-obra escrava...será quem um dia isso não será cobrado pela História? não se pode ser pragmático sempre. Existem coisas maiores, que ditarão o futuro, como a ética.

  12. Júlio

    17/07/2012 19:58:55

    Mais todas as crianças querem jogar Futebol, independente em quem elas se inspirem, o que não se pode falar de basquete ou vólei, que não tiveram um Havelange para fazer crescer.Esportes existiram aos montes, pessoas praticando também, mais nenhum se compara em espaço na mídia e gigantismo do futebol que o Havelange foi responsável por fazer crescer.Quantos ladrões piores que fizeram bem menos que o Havelange dão nomes a locais tão mais importantes.Isso pra mim, é hipocrisia midiática de oposição, feita pelo Sr. Santista/Corintiano Juca Kfouri.

  13. Darlan SPFC 6-3-3

    17/07/2012 19:58:12

    Olá Luca, boa noite! Rouba de quem pra fazer mais? De mim que não foi. A CBF só é tão visada, porque o futebol é uma paixão do brasileiro. Você está interessado nas contas da industria da cerveja, no comercio de cigarro e construtoras? Realmente o caixa engordou mesmo, e muito porque a CBF até 89 estava quase falida e isso com ajuda do dinheiro público. E por favor, me refresque a memória, quais clubes a CBF e a FIFA faliram?

  14. Darlan SPFC 6-3-3

    17/07/2012 19:52:39

    Boa noite! Henrique, com certeza, esse jogadores fizeram o Brasil vencedor. Eu falo do tempo recente, desde a entrada do Teixeira por exemplo. Que já é uma época bem diferente de Pelé e cia. O tal "amor a camisa" já não aflora tanto. E sim, precisava de gestão e de influência, futebol é negócio e eles faziam bem isso. Apesar de só criticar, no tempo que o Teixeira assumiu, a CBF recebia verba do Governo Federal, e ele dispensou, e ainda assim inflou o caixa da instituição, de que jeito? Bem isso não diz respeito a mim, já que é uma instituição privada, que não deve fazer nada diferentes do que outras industrias e comercios.

  15. Marco Aurelio

    17/07/2012 19:43:54

    Ontem, eu escrevi que alguns botafoguenses não teria meu nome no abaixo-assinado. Emil Pinheiro é um deles. Praticamente todos os clubes têm suas figuras não recomendáveis...Cruzeiro, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e por ai vai. Temos que valorizar o que é bom e exemplar: João Saldanha, por exemplo.

  16. Elaine P.

    17/07/2012 19:35:53

    E por que tem que colocar nome de alguém? Por mim ficava com o nome de Estádio Olímpico do Rio de Janeiro, vulgo Engenhão, que tá tudo certo. Assim, não corre o risco de descobrirem alguma sujeira na biografia do homenageado e acabar enlameando o nome do estádio por tabela. Eu mal me lembrava que o Engenhão tinha o nome do Havelange. É Engenhão e pronto.

  17. Ricardo Oliveira

    17/07/2012 19:18:17

    Ancelmo é sem dúvida um jornalista/colunista de respeito, mas dessa vez de fato escorregou feio....João Havelange contribuiu apenas para a mercantilização do futebol mundial e acaba de ser comprovado seu envolvimento com práticas ilícitas, condição já mais do que suficiente para não ser merecedor de nenhum tipo de homenagem.

  18. marcel

    17/07/2012 19:02:44

    Orgulho em dizer que, apesar de estar pelo país afora, Getúlio Vargas não da nome a nenhum logradouro da cidade de São Paulo.

  19. vercatto

    17/07/2012 18:52:58

    Essa "patrulha" me lembra um pouco uma época que - graças a Deus - já se foi........Joseph Vissarionovich já morreu faz tempo...... :)

  20. Itamar

    17/07/2012 17:14:20

    MENOS JUCA!! VOCÊ ESTA DEIXANDO DE SER JORNALISTA E VIRANDO POLITICO. E GENTE SEM ROMÂNTISMO E ILUSÃO EXAGERADAS.Uma das grandes coisas da democracia é quando uma pessoa comete um erro e é julgada de forma justa e se culpada ser penalizada dentro do que diz a lei nem mais e nem menos, sempre na dose exata do que diz a lei. Isso impede que por exemplo uma pessoa que roube um cachorro quente seja punida com a pena de morte, mais por um ódio e vingança do que realmente pagamento pelo seu erro.João Avelange cometeu erros graves deve ser punido, mas negar que ajudou a popularizar o futebol isso é um erro. Achar que só jogadores de futebol craques seriam o suficiente para popularizar o futebol e ainda em uma época onde não tinha internet e uma informação globalizada acho que é ter uma visão só romantica e não realista da coisa.Acho que o Juca as vezes demonstra um certo ódio ou vingança, podemos questionar as pessoas e mostrar o erro delas, mas dai a negar tudo até os pontos positivos que ela fez acho exagero, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.Será que se o Juca fosse o Juiz a julgar o João Avellange qual seria a punição que ele daria? Talvez a pena de morte.E essa campanha total ao João Saldanha, parece mais uma campanha politica, será que o juca hoje esta mais para um politico? Atacando os seus opositores e defendendo aquele que ele prefere e fazendo campanha.O Juca é um grande jornalista, mas as vezes ele parece levar certas situações para o lado pessoal.Deixa o cara ser julgado e punido dentro da lei, como todos na vida ele fez coisas acertadas e coisas erradas, que seja punido pelas coisas erradas exemplarmente e que não se negue as coisas bem feitas.E vamos para com essa iluzão romântica que só os jogadores craques de futebol que fizeram o futebol popular, se fosse assim, pra que dirigentes de futebol, e por que reclamamos tanto deles, já que todos acham que eles não servem para nada.Então se fosse só pela questão de craques o Basquete poderia ser o esporte mais popular do mundo, ou acham que não existem craques no Basquete? Existem craques em todos os esportes.O Futebol foi um dos primeiros se não o primeiro esporte no mundo a se expandir criar uma intidade regulatoria e unificada que levou o esporte para os quatro cantos do mundo sempre com as mesmas regras, isso ajudou a difundir o futebol,e os dirigentes tiveram papel importante nisso, entre ele o João Avelange, que mostrou seu lado negro agora, mas não se pode negar que também tevi atuações importantes.Infelizmente as pessoas levam as coisas pelo lado da fantasia, e jornalistas como o Juca também.A grande verdade é que as pessoas não são 100% más e nem 100% boas.Por mais que seja ruim aceitar o João Avelange tevi seus meritos.Isso não o torna inocente tem que ser punido. Mas também não tira a ajuda dele na popularização do futebol.Temos que levar as coisas com equilibrio sem mais e nem menos.Nem tanto o céu nem tanto a terra.

  21. José Henrique

    17/07/2012 16:33:28

    Não concordo em passar propinas, comissões, recursos não contabilizados, para segundo plano, e discutir problemas de midia.:Se formos questionar opiniões de Paulo Henrique Amorim, da Record, Joelmir Betting da Band, comentaristas da folha, do Uol, do Terra, do Lance, do Estadão, da ESPN, vai virar o que?

  22. Jacó

    17/07/2012 16:01:02

    Concordo com o Ancelmo, Havelange transformou o futebol no esporte mais popular do mundo e ninguem apaga isso. Pelo dinheiro que movimentava, ele deveria ter recebido muito mais do que U$ 40 mi.

  23. Leonardo

    17/07/2012 15:58:17

    Por favor, alguém pode me responder o seguinte: o Messi decidiu jogar bola inspirdo no MAradona ou no J. Havelange??O mesmo faço em relação a Neymar, Xabi, Xabi Alonso, Iniesta, C. Ronaldo: eles se inspiraram num craque da bola, e do campo, ou seja - um trabalhador da bola, ou num negocista, recebedor de propina???

  24. Carlos Fuentes

    17/07/2012 15:49:48

    Procuro na coluna do Anselmo Gois, tanto nas edições de papel quanto no blog, de ontem, segunda feira, e hoje, o trecho que diz que Havelange ajudou a fazer um esporte mais popular e não consigo encontrá-lo.Sim, está, em abas as edições de ontem o seguinte: Calma, gente O Núcleo de Estudos e Projetos Esporte e Cidadania lança manifesto virtual para que o Estádio João Havelange passe a se chamar João Saldanha.

  25. Franco Feitosa Palestrino

    17/07/2012 15:19:37

    Caro Jose Mario HRP: Seu comentário, ao menos, nos leva à reflexão e acrescenta bastante à duscussão, entretanto, existe um erro fundamental (e até recorrente), dizendo que o episódio da mulher adúltera refere-se à Maria Magdalena... Pesquise cuidadosamente e verás que a escritura não diz isso em lugar nenhum, embora seja uma tradição do catolicismo. Mas o embasamento escriturístico para tal , definitivamente, não existe. Abraços

  26. Tarcisio

    17/07/2012 14:51:43

    Eu ainda prefiro a palavra suborno mesmo.

  27. Carlos Alberto

    17/07/2012 14:46:43

    Para quem ele foi um grande presidente?

  28. Will Adjei

    17/07/2012 14:38:06

    Deveria ser Estádio Emil Pinheiro, né não? A pessoa que mais fez pelo Botafogo em todos os tempos, né torcida botafoguense? E ainda tem torcedor do faisca que fala do Havelenge...

  29. marco antonio de oliveira

    17/07/2012 14:27:13

    JucaAlcemo disse a verdade...Joao Havelange é o cara!!Então..XUPA!!

  30. T. Sacoman

    17/07/2012 14:26:54

    "João Havelange contribuiu muito para o futebol"Eu deveria ter parado de ler por aí, mas minha irritante curiosidade me fez ir até o final de seu comentário.De que Simonal vc está falando? Do que apoiava a ditadura militar? Ora, me economize...

  31. André

    17/07/2012 14:22:58

    Juca, desculpe-me mas sou obrigado a discordar de você em partes. Há, sim, indícios de propina nas administrações do futebol, mas ninguém pode negar que sem um pensamento global de espalhar o futebol pelo mundo inteiro, ao menos representado pelo JH, dificilmente teríamos este como o esporte mais popular do planeta. Nem o trio de ferro genial formado por Oscar, Paula e Hortência conseguiu salvar o basquete de sofrer a terrível decadência que vimos no Brasil.

  32. Ernesto de Minas

    17/07/2012 14:16:30

    O Palmeiras NUNCA venceu algo similar. Venceu um torneio no Rio em 51; só que prá Fifa reconhecer esse torneio teria que reconhecer um similar que o Flu venceu em 52 no Uruguai e outro que o Corinthians venceu em 53 em Caracas. Aí vira zona né!

  33. willianson

    17/07/2012 14:15:11

    Deixem de endeusar a seleção de 82. A defesa era fraquíssima: goleiro mediano; lateral direito Leandro bom técnicamente/péssimo marcador; Oscar beque mediano, Luisinho quanrto zagueiro mediano; Junior lateral esquerdo destro que não marcava ninguém, ótimo quando foi jkogar no meio de campo. Falcão e Cerezzo ótimos jogadores=cracaços, mas que não se completavam no meio de campo, deveriam ter colocado o Batista. Sócrates, perdedor nato penalti em 86; Zico ótimo nos clubes; Serginho, não foi nem sombra do centro avante aguerrido que todos conheciam. Tomaram um chocolate da Itália, todos falam do penalte não marcado no Zico, mas se esquecem do gol anulado da Itália e do penalti claro não marcado contra a Argentina no Maradona.

  34. Valdir

    17/07/2012 14:12:37

    O que é que Lenin, Prestes, Miterrand, Castro, Maradona, Obama tem com isto?O nosso HRP não listou Hitler, Mussolini, Maluf, Bush, Figueiredo, Geisel......Pelos nomes que ele relacionou já se percebe bem seu ponto de vista: à direita de Gengis Khan.

  35. Ernesto de Minas

    17/07/2012 14:11:34

    A traição de 32 foi um movimento da elite paulista, infestada de idéias udenistas,que tentou dar um golpe de estado e derrubar Getúlio. Levaram o próprio estado a uma derrota e mandaram jovens pobres a morte. Essa mesma gente derrubou João Goulart em 64. E ainda se gabam disso, pode ?Grande Getúlio! O pai dos pobres!

  36. Jorge Havelange

    17/07/2012 14:09:20

    Você esquece que fui eu que inventei a copa do mundo, a tv colorida, a transmissão ao vivo, a tv de lcd e a transmissão em hd!

  37. Mauricio Tavares

    17/07/2012 14:07:23

    acha que vai chegar na adidas? leia o livro "jogo sujo"...

  38. Ronald Nowatzki

    17/07/2012 14:06:24

    E por acaso alguma vez eu falei que não foi a FIFA ? A questão é que quando a FIFA não presta todo mundo fala de Blatter, de Havellange , de Teixeira , entre outros, ninguiém vale nada, mas quando eles " organizam " campeonatos fajutos para favorecer interesses deles e de outros, então é a o poderosa FIFA, a entidade máxima do futebol, que tem autonomia para fazer qualquer um ser campeão.Rafael, insônia tem vcs, que precisam a vidfa toda justificar um campeonato fajuto.

  39. Walter

    17/07/2012 14:06:04

    RobertoF_SP, você é o simbolo do Brasil. Desonesto, corrupto, sem ética e amoral. Não se importa com os meios, o importante é o fim. Você um mero borra bota, não pode se igualar a todos os brasileiros. Eu e acredito que o Juca, jamais concordaríamos com tudo o que o Havelange, O RT e Maluf, o Getúlio, o Médici e muitos outros fizeram e fazem com o nooso País e aind, não faríamos igual a eles nunca. Mas isso é uma questão de berço, não é o seu caso.

  40. André

    17/07/2012 14:03:57

    Não sei em qual campeonato da NBA, teve uma cesta do Abdul-Jabbar anulada no último segundo (tinha sido legal) em um jogo contra o Chicago Bulls do Michael Jordan, se eu não me engano era semifinal e jogo decisivo dos playoffs da NBA. Foi no início dos anos 1990. Um verdadeiro roubo. Fora que eu já vi jogadas na NFL claras no replay, e mesmo com o uso do recurso eletrônico o juiz apitou errado. Isso sem falar no jogo ridículo que o Peyton Manning, um dos maiores quaterbacks da história, fez contra o New-Orleans Saints no Superbowl 2010 (se não estou enganado é esse o ano). Portanto eu concordo com você. Em tudo quanto é canto que tem grande movimentação financeira há risco enorme de manipulação. Só que como Corinthiano não posso dizer o mesmo a respeito da Liberta desse ano... ehehehe (o coração falou mais alto).

  41. Ricardo

    17/07/2012 13:59:30

    Getúlio Vargas foi um grande Presidente. Merece as honras que recebe.

  42. Marcelo Souza

    17/07/2012 13:56:04

    Caro Juca,Concordo em número, gênero e grau. Está mais do que na hora de renovar a maior entidade do futebol mundial. Está mais do que provado que a corrupção esta instaurada na Fifa há muito tempo e há muito que o que vemos é isso identificação de corruptos sem uma atitude efetiva para que sejam tirados do poder os praticantes de tais atos.

  43. Juca Kfouri

    17/07/2012 13:48:03

    E trabalho na CBN, que é do mesmo grupo. E jamais tive que falar ou escrever algo que não seja estritamente de minha lavra. E jamais fui proibido de fazê-lo.

  44. Rafael W.

    17/07/2012 13:42:40

    Complementando:Os cariocas devem escolher o nome, e também o rolo de ser arrendado, enfim.Juca,já tá com uma saudade de comprar uma briga, né? rsrsrs,mas é isso aí, 4o. poder é pra isso, particularmente, prefiro Saldanha a Havelange, apresar de que já li algumas coisas sobre preconceito do Saldanha, não sei, não vivi, preciso me informar mais...mas o nome é o que menos importa.

  45. tiago

    17/07/2012 13:42:10

    Se investigar a fundo, esse negocio acho que vai chegar na adidas. foi ela que criou a isl, o modelo comercial das copas do mundo e das olimpiadas e a ela interessava a vitoria do havelange e nao do concorrente ingles na eleicao para a presidencia da fifa.dizem que o havelange comprou varios delegados para ser eleito. quem financiou?

  46. comentarista

    17/07/2012 13:39:05

    Os colunistas do(a) Globo adoram enxergar "ode aos comunistas" em qualquer manifestação em prol destes. Para o(a) Globo, ser comunista deveria ser ofensa grave, como nos "Istêites". A cutucada com Médici foi mesmo genial, Juca, parabéns!

  47. maria paula

    17/07/2012 13:38:23

    Leio-a pelo menos duas vezes por semana (e também as vezes tenho a infelicidade de, ao passear pela televisão, dar de cara com seu programinha na TV Brasil - dá enjoo), por isso não me espanta sua opinião e desconsidero-a.

  48. André Felipe

    17/07/2012 13:36:23

    Eu concordo com isto, as Copas dos EUA, na Asia e na Africa tiveram o dedo e também o bolso do Sr. Pé na CovaAssim como não podemos negar que Paulo Maluf, foi o governador que mais fez obras.Quanto mais público fã de futebol, quanto mais obras, maiores as arrecadações, maiores comissões, maiores desvios.....e maiores trouxas continuaremos ser.

  49. João

    17/07/2012 13:35:26

    O Coutinho, ex-jogador do Santos também. Foi bom de bola, mas fala muita bobagem.

  50. carlos-sp

    17/07/2012 13:35:03

    Caro Juca, me responda uma coisa, agora que os fatos foram escancarados o que a nossa PF, ou MPF ou outro organismo que o valha está fazendo para punir esses 2 srs, vc que está sempre informado poderia nos dizer???

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso