Blog do Juca Kfouri

Tucanos conseguem multar Marcelo Freixo e o blogueiro

Juca Kfouri

“De toda sorte, como te falei, a intensão é fazer valer a isonomia garantida em lei (art. 36 c/c art. 36-A, I da Lei nº 9.504/97) e permitir que os reconhecidos pré-candidatos tenham o mesmo espaço e possam ser apresentados ao seu seleto público como pretensos candidatos ao cargo de prefeito do Rio.

A disposição em tratar o assunto com cordialidade – essa a orientação dos meus constituintes -, espero seja reconhecida e agregada à circunstância legal apontada, para garantir o estrito cumprimento da lei.

Assim, a fim de garantir o mesmo espaço ao pré-candidato do PSDB à prefeitura do Rio, Deputado Federal Otavio Leite, aguardo sua manifestação com a brevidade que o caso requer.”

A este trecho de mensagem do advogado Eduardo Castro, em 4 de maio último, respondi dizendo que não entrevistaria o candidato e que ele deveria aprender a escrever intenção.

A resposta, esperada, foi acionar o deputado do PSOL, Marcelo Freixo, o entrevistado, e a mim, além da ESPN, canal fechado de TV onde foi feita a entrevista.

Ontem a sentença do juiz determinou multa de R$ 5.000 para ambos e, de tão atento, Sua Excelência, escreveu: “Do exame dos autos, verifica-se terem os representados, durante entrevista de radio presidida pelo primeiro…”

Já recorremos, mas o importante é constatar como age o candidato tucano, que frustrado em sua intenção de ser entrevistado, apesar de nada em sua atuação política justificar, apela à Justiça Eleitoral, porque um jornalista que nem eleitor no Rio é, elogiou seu adversário.

Elogios que o jornalista mantém ao mesmo tempo em que externa seu repúdio ao tucano atrás de seu miserável minuto de fama.

E reitera: André Franco Montoro e Mário Covas se reviram em seus honrados túmulos.

  1. Eduardo

    14/08/2012 16:27:40

    Plínio Arruda?

  2. Murilo Detogne

    04/07/2012 02:36:18

    Trata-se mais um desesperado na campanha eleitoral que se segue. O candidato Tucano está desesperado, afinal Marcelo Freixo revelará o modos operandi da quadrilha que domina a cidade do Rio de Janeiro e como rouba dinheiro público para financiar obras privadas. A verdade será dita e claro o modo deles é que Marcelo Freixo seja eleito, por que se acontecer e é o que esperamos muita gente grande será presa. Essa é uma chance para quem mora no Rio de Janeiro de mudar realmente para melhor.

  3. Luciano

    02/07/2012 16:14:02

    Só uma observação: assisti a entrevista de Freixo no Roda Viva e tenho certeza que uma entrevista com este corajoso deputado é muito mais relevante que dez entrevistas com o tal Otavio Leite.

  4. Luciano

    02/07/2012 16:07:46

    Essa atitude do candidato tucano é puro oportunismo.Muitos programas de entrevistas e debates entrevistam apenas três ou quatro candidatos (geralmente, os mais bem colocados nas pesquisas eleitorais e cujas candidaturas tem maior financiamento espaço).Então, se fossemos seguir a lógica do candidato, deveríamos multar constantemente também as grandes redes de rádio, TV e jornal impresso.

  5. antonio carlos

    02/07/2012 11:53:11

    O que mais me impressiona é que a maioria que se manifestou aqui sequer viu a entrevista...

  6. Alexander Englander

    02/07/2012 11:13:07

    Só um detalhe, a candidatura do Freixo já havia sido oficializada no momento da entrevista? Por que o Roda Viva da TV Cultura, comandada pelo PSDB, também entrevistou o Freixo. O Roda Viva será obrigado a entrevistar todos os candidatos (tão desinteressantes) a prefeito do Rio de Janeiro? Se sim, perderá audiência...Em todo o caso, ao reivindicar que fosse entrevistado, o candidato do PSDB não solicitou que TODOS os candidatos fossem entrevistados pelo Juca, mas que SÓ ELE MESMO também fosse entrevistado. Ou seja, o hipócrita tucano, ele mesmo, desrespeitou a lei que invocou. E tem bobo que acreditou que ele estivesse sendo ético...

  7. Daniel

    02/07/2012 00:18:43

    Não é possível que alguém que tenha assistido à entrevista realmente ache que houve campanha. Freixo simplesmente falou dos problemas do Rio, problemas esses que todo mundo conhece. Obviamente, como bom cidadão, criticou a aliança nojenta Paes+Cabral, que tão mal vem fazendo aos cariocas. Otávio Leite, desprezado e desconhecido pelo eleitorado, conseguiu se fazer notar. Felizmente, isso não trará votos a ele, que continuará, em pouco tempo, curtindo o seu ostracismo político no Rio de Janeiro, sem nenhuma chance de ser eleito e fazer o que o PSDB faz quando governa uma cidade: torná-la pior.

  8. Daniel

    02/07/2012 00:11:21

    O candidato Otávio Leite conseguiu mudar a imagem que o eleitor carioca, em sua maioria, tinha dele: antes, todos o ignoravam, por ser um agente político nulo na cidade. Agora, a maioria o despreza, pela sua atitude deplorável.

  9. Maurício

    01/07/2012 21:58:39

    se o jogo político move a todos, por que você Felipe S., tomou as dores do teu amado candidato, o tucanalha amigo do Paulo Preto, aquele dos 60% ??? tucanalhas são sempre assim, de indignação seletiva...já a ética

  10. marcus adriano

    01/07/2012 13:52:57

    Democrático ? o que é o democrático para esse senhor ? igualdade de oportunidades ? tá jogando prá torcida hein deputado . E você nilo cunha deveria se informar um pouco mais porque o marcelo pode não ser a melhor pessoa do mundo mas já tinha dado entrevista ao José Luiz Datena no manhã Bandeirantes e nada aconteceu aquele jornalista. O juca não errou e a interpretação que se dá a lei eleitoral é dúbia pois enquanto ele é multado tem um monte de gente usando adesivo em carros dizendo que é amigo desse ou daquele candidato como tem aí no Rio em relação a esse senhor aí de cima pois eu estive no rio a trabalho e ví. E a pergunta : O juca errou mesmo ou errada está a lei eleitoral que premia a impunidade para candidatos como esse senhor aí de cima em prejuízo ao direito constitucional de informação que foi o que fez o Juca ? Mesmo assim, em nome da democracia, respeito a sua opinião e torço para que esse senhor não se eleja porque antes da campnha já está nesse desespero, é sinal que os votos lhe estão faltando.

  11. Nilo Cunha

    01/07/2012 12:16:35

    É Juca, preciso concordar com o candidato dessa vez, você errou nesse episódio. Mas nunca é tarde para ter a humildade de assumir um erro.

  12. TATUAPE

    01/07/2012 11:58:33

    .Juca Kfouri..Minha solidariedade..Sei que os 5000 não é a questão..E sim, o que é certo, o que está certo, o que é direito e está direito..Nisso você já ganhou..

  13. Evandro

    01/07/2012 11:50:36

    Juca, você está correto. Estou postando só pra te dar total apoio e informar que o tipo de gente que te critica são os que apóiam o golpe no Paraguai.São fariseus sem apego algum à democracia e com total apego ao oportunismo.Entrevista dada fora de período eleitoral e em um canal fechado, Te garanto que se tivesse entrevistado um tucano, os que te criticam agora estariam te elogiando, porque atuam por motivações politiqueiras.E olha que eu espero nunca na vida votar no PSOL, um partido que eu tenho total antipatia.Quando você elogia o Portella, essas aves bicudas gostam e não vem grasnar aqui.A hipocrisia reina.

  14. Otavio Leite

    01/07/2012 10:41:41

    Juca Kfoury,Apesar da polêmica criada pela decisão do Tribunal Regional Eleitoral/RJ de multar você, ocanal ESPN e o candidato do PSOL Marcelo Freixo ( com quem cultivo cordial relação ), pela entrevista veiculada em maio último, posso lhegarantir que a minha interferência neste episodio nada tem de pessoal. Nem contra você, nemcontra o canal e tão pouco contra o candidato.O que o meu partido postulou na justiça foi garantir a prerrogativa assegurada pela Lei Eleitoral(Lei nº 9.504/97). Ela é clara e diz que, no caso da participação de um pré-candidato paraexpor plataformas e projetos políticos, as emissoras de radio e televisão têm o ‘’dever deconferir tratamento isonômico’’, ou seja, observar a igualdade entre todos.Ainda, se me permite, ao declarar que não me conhece ‘’e nem tem a menor vontade deconhecer’ você assume uma postura de cunho pessoal. Você me julgou sem me conhecer.Sou membro da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados e autor, porexemplo, da emenda que garante recursos aos clubes formadores de atletas olímpicos.Como vereador no Rio (eleito por 3 vezes) aprovei a Lei que protege campos de futebol comdimensões oficiais. Fator determinante para, entre outros, o estádio do Flamengo não virarshopping, o do Bonsucesso não virar supermercado (já estava vendido), o do Campo Grandenão ser negociado (já estava em leilão) e o do São Cristóvão não virar edifícios.São alguma contribuições , concretas, por exemplo.Lamento, mas, ao meu juízo, o pressuposto em um processo eleitoral, que se querdemocrático, é a igualdade de oportunidades para todos os candidatos.Otavio Leite

  15. Ado Marcelo

    30/06/2012 22:43:36

    Eu também não gosto de desprezo mas fique calmo pois ninguém joga mais do que sabe só porque foi desprezado ou provocado, na verdade isso muitas vezes até atrapalha o jogador.É que a história só lembra dos vencedores. O Palmeiras tinha um time para ganhar da seleção brasileira em 93 e há quem diga até hoje que perdemos o título porque o viola imitou um porco.Mas repito, também não gosto de desprezo pois não é disso que se trata o esporte e a ex panicat coitada, só quer aparecer já que caiu no limbo após sua saída do programa.

  16. marcus adriano

    30/06/2012 21:34:57

    Juca prezado : Concordo com seu posicionamento, pois, esses mesmos políticos que se sentem prejudicados pela entrevista do Marcelo a seu programa são os mesmos que na condição de deputados em brasilia nada fazem para criar padrões mais equilibrados da lei eleitoral, com vistas sempre em manter o seu poder. Inclusive, vale lembrar que o Marcelo, em entrevista no rádio a José Luiz Datena falou de deputados da assembléia do rio que tem ligação com milicias, falou que teria que sair do país a pedido da anistia internacional porque estava sofrendo ameaças de morte. E aí a pergunta : cade o candidato do PSDB para defender o direito de ir e vir do Marcelo ? Assim, o que temos é uma grande distorção da lei eleitoral que caminha em favor de pessoas desse quilate. Um conselho a você Juca : Vai até o STF se necessário for, brigando por aquilo que voce entende ser o seu direito. E conte com seus fiéis escudeiros do blog.

  17. Alberto Cruzeiro BH

    30/06/2012 21:03:32

    Artigo 36 Parágrafo 3.

  18. Alberto Cruzeiro BH.

    30/06/2012 20:48:53

    Fale isso pro juiz que puniu baseado na lei. Vários políticos e apresentadores foram punidos por propaganda fora de hora. Lula, Ratinho. O Serra também foi punido por causa de Comentários de leitores de seu blog. A lei nao tem sentido.

  19. Renato Jungbluth

    30/06/2012 20:26:46

    Houve multa na entrevista do Ratinho com Lula, por que não haveria agora? Você não apenas externou sua posição ou fez elogios, você colocou um candidado na tevê em clara situação de campanha quando outros não podem fazê-lo.

  20. ROBSON

    30/06/2012 19:59:35

    Juca, estou surpreso com sua posição neste caso. Você está afrontando a legislação, ao entrevistar o candidato do seu partido e não os dos demais. Não é moralmente defensável, ainda mais com o argumento utilizado por você. Por mais que não tenha sido o seu intento, ficou parecido com aqueles espertinhos que acham que a lei é para os outros.

  21. Felipe S.

    30/06/2012 19:56:42

    Pois é.E a petralhada - que financia blogs com dinheiro de estatais - conseguiu, junto ao TSE, que o Serra fosse multado por ARTIGOS publicados em seu site.Não generalize. Tucanos ou não, petralhas ou não, "democratas" ou não, o jogo político é o que move todos, indistintamente.

  22. Plínio

    30/06/2012 19:55:17

    Não houve pedido de voto. A lei não foi infringida.

  23. Plínio

    30/06/2012 19:53:36

    A legislação eleitoral não foi infringida pelo Marcelo ou pelo Juca. Leiam a lei 9504/97 e tirem suas conclusões.Não reproduzam o que não sabem, por favor.

  24. Andrea

    30/06/2012 19:43:21

    Juca,Pela sua resposta, imagino tomada pela emocao, faltou-lhe equilibrio. A Lei deve valer para todos, voce nao acha?

  25. Jander Castro

    30/06/2012 19:08:55

    A lei é clara, ele já era pré-candidato, legalmente falando : I – a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico;

  26. Carlos Andrade

    30/06/2012 19:02:04

    Muita gente confusa, mas a malandragem custou 5.000. A Lei é clara Procurei me informar e o artigo 2 da resolução 23.376 do TSE diz: I – a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico;

  27. Roberto Olibeira

    30/06/2012 18:53:52

    O que tem de ético em burlar a legislação?

  28. Tiago Leitão

    30/06/2012 18:48:07

    Juca, desculpe, nesse caso estás errado.

  29. Marcelo

    30/06/2012 16:10:53

    Você já viu alguma coisa sobre o Freixo, além da luta contra as milícias? Ele está fortemente presente em todos os pontos importantes da luta pela melhoria das condições de transporte, educação, saúde e qualidade de vida em geral, não apenas o combate às milícias, que foi apenas o que deixou mais notório. E falar assim do PSOL é simplesmente ignorância, já que possui grandes nomes da política brasileira, como o Chico Alencar, Milton Temer e o Nery. Procure ver as entrevistas do Freixo, como essa do Juca e a concedida ao Roda-Viva. Procure ver as atuações dele na Câmara, no combate à corrupção e a venda do Rio às empreiteiras. Verá que essa é uma chance única de conseguirmos uma mudança significativa no rumo dessa cidade. Abraços.

  30. Dennie da Silva

    30/06/2012 16:01:50

    Oops! O espírito de Carlos Lacerda está baixando em alguém!

  31. Thiago Magalhães

    30/06/2012 14:54:35

    Fez bem Juca! O meu medo, é com relação à nossa mídia brasileira, completamente submissa aos interesses dos tucanos e, que podem usar desse fato para tentarem tirar a imagem de pessoas éticas que são você e Freixo. Só para constatar, adorei a entrevista!

  32. Felipe Guaraciaba Formoso

    30/06/2012 14:47:05

    Os PMDBistas e tucanos estão desesperados com o crescimento do político mais corajoso do RJ. Parebéns Juca!

  33. Romário

    30/06/2012 14:28:00

    Enquanto o PSDB elege quem ele quiser em São Paulo, inclusive nem mesmo o Lula, o presidente mais popular de todos os tempos, venceu na cidade em 2002 e 2006, quando no resto do Brasil é tratado como idolo (no Rio teve 82% e 69% em 2002 e 2006 e deu 60,5% para Dilma). O PSDB no Rio é quase inexistente, não tem a mínima chance de ganhar...é uma piada...os paulistas, o povo mais a direita do Brasil, que continuem com Serra e Alckimin para sempre mas colocar no Brasil, podem tentar que não vão conseguir.

  34. Carlos Yuri

    30/06/2012 13:55:01

    Não era período eleitoral, legalmente falando.

  35. Teobaldo

    30/06/2012 12:59:43

    Excelente proposta. E não deixaria nenhuma dúvida em relação ao cumprimento da lei, como argumenta o outro candidato.

  36. Gabriel

    30/06/2012 12:31:33

    De novo esse papo de Mário Covas Juca!! Mais de 140 ações no MP e desvios maiores do que o do Lalau estão enterrados em algum canto aí para quem sabe um dia serem investigados... E viva os mosqueteiros dá ética e a obra/financiamento Eterno no Rodoanel homonimo. Gostaria de saber um dia o que ele fez de bom a não ser barrar investigações de seus indicados se colocando agressivamente na frente com a ajuda de seus capangas

  37. Diogo

    30/06/2012 12:20:50

    Quem comete ilícitos, tem que pagar por eles. Não existe essa de pensar que porque é jornalista pode estar assim do bem e do mal.

  38. Alberto Cruzeiro BH

    30/06/2012 12:11:33

    A lei e idiota mas tem que ser respeitadapor todos, inclusive o senhor.

  39. LauroCezar

    30/06/2012 12:03:55

    Olha, se a lei diz isso, então ele tem razão em reclamar, claro, qualquer um faria isso. Podemos reclamar da lei, afinal de fato é tv fechada, canal de esportes, etc, o entrevistador nem é do Rio, mas parece que a lei é assim, então paciência. Vejamos os recursos. Mas fato é que tem que chamar a atenção sim pros erros de português e pelo 'engano' em relação ao programa de rádio. E uma coisa é certa: isso só faz se falar mais do Freixo, da ESPN... não do candidato do PSDB.

  40. Kaue Chinellato

    30/06/2012 11:57:30

    Juca,Sou um grande fã seu, mas nesse caso achei q realmente tinha alguma coisa exagerada na entrevista, principalmente num período eleitoral!!!!

  41. Jampa

    30/06/2012 11:02:46

    Honrado, honrado mesmo, apenas Andre Franco Montoro.

  42. Marco

    30/06/2012 10:17:27

    Se fosse o contrário, os tucanos conclamariam a tal liberdade de imprensa, e chamariam a multa de censura... Liberdade de imprensa, só quando convém...

  43. Gelson

    30/06/2012 10:05:10

    Poxa Juca, você poderia entrevistá-lo sim. Afinal, o programa é seu, você poderia fazer as perguntas que quisesse e o deixaria totalmente constrangido além de arrependido do que fez. Se ele não topasse ou se recusasse a responder as perguntas só pioraria a situação dele. Acho que você perdeu uma boa oportunidade de desmascarar outro político fajuto.Abraços

  44. Paulo Renato

    30/06/2012 09:45:31

    Por mais absurdo que possa ser, é lei. E se é lei, devemos cumprir. Se agirmos ao arrepio da lei, seremos punidos.Se utilizar - deseducadamente, na minha opinião - dos erros de português do advogado e da desatenção do juiz parece ser tentativa de desqualificar as ações destes, que me parecem legítimas considerando o que de fato ocorreu no seu programa.Se não queria complicações com a lei eleitoral, então não entrevistasse um pré-candidato ou candidato de fato, em seu programa. Simples. Desmerecer o advogado ou o juiz é feio e está parecendo recalque, coisa que sei que Juca não tem.

  45. Francisco Rabelo

    30/06/2012 09:44:48

    Você não vai falar da Série C? Olha o que os clubes estão sofrendo.Existem só Série A pra vocês da imprensa nacional?Olha a situação do Fortaleza, Sta Cruz, Vila Nova, Sto André.A CBF colocou o Treze goela abaixo.

  46. Fábio RJ

    30/06/2012 09:38:44

    Os tucanos estão desesperados. No Brasil não arranjam mais nada... Aqui no Rio então, chega a ser piada. Nanico ! E pra aumentar o desespero, periga ficarem MUITO atras do Freixo.

  47. Fabio SP - Santástico

    30/06/2012 09:35:16

    No cabelo só GUMEX!

  48. Allan Julianelli

    30/06/2012 09:24:52

    Juca, por isso e por outras que vc é um dos poucos jornalistas com credibilidade nesse país (apesar de corinthiano rs). Um grande abraço a você e ao Freixo!

  49. Com o poder de destruição deles!

    30/06/2012 09:21:41

    Fabio Nogueira,Acho que você se engana, mesmo Jupiter não resistiria juntar esse pessoal e começar um concluio para destruir uma nação! Não, acho que não precisariam de séculos,Se o fim do regime anterior era o recomeço para um Brasil novo, ela nem começou e já acabaram com ela.Mais do que nunca vale aquele velho conhecido slogam: "Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil", devidamente susbstituida a saúva para o nosso caso é claro.

  50. Fabio Nogueira

    30/06/2012 09:16:02

    Concordo com você. Nós temos esquecido um fator básico: honestidade é pré-requisito para o homem público. O brasileiro aceita votar em candidatos que não são honestos porque ele "prometeu" alguma ação que poderia eventualmente beneficiar o eleitor. Não há nenhuma forma de beneficiar mais o eleitor (ou o cidadão, em última instância) do que governos honestos. Depois de configurada a honestidade das pessoas virão os demais atributos: experiência, conhecimento técnico, as propostas em si, etc. Porque nós não valorizamos princípios damos espaço para que os políticos atuem sem nenhum e isso vale para todos eles, independentemente de ideologia ou cor partidária.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso