Blog do Juca Kfouri

Por que Dilma não recebe Marin

Juca Kfouri

A presidenta Dilma Rousseff fez questão de não receber o ex-presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira que, diante do clima pesado acabou por fugir para Boca Raton.

E ela também não está nada disposta a receber o novo presidente das duas entidades, José Maria Marin.

E não é porque ele foi servil serviçal da ditadura, porque outros também foram, como José Sarney e Paulo Maluf, todos até homenageados.

Mas Marin fez mais.

Com seus discursos na Assembléia Legislativa de São Paulo, em 1975,  Marin foi fartamente responsável pela prisão que acabou no assassinato do jornalista Vladimir Herzog.

O então deputado Marin se desfazia em elogios ao torturador Sérgio Paranhos Fleury e ao seu bando, assim como engrossava “denúncias” sobre a existência de comunistas na TV Cultura, cujo jornalismo era dirigido por Vlado.

Um desses discursos, no dia 9 de outubro de 1975, aconteceu 16 dias antes de Herzog ser torturado e morto nas dependências da Operação Bandeirantes (OBAN), na rua Tutóia, em São Paulo, por agentes do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI)

E Dilma, com razão, disso, não esquece.

Porque servir a ditadura é uma coisa, mancha indelével, sem dúvida.

Mas a dedo-duragem desperta asco invencível.

  1. Vinícius

    05/11/2012 15:28:38

    Certamente, é muito lamentável.TODO MUNDO SABE que Vladimir Herzog fingiu se suicidar, enforcando-se, tirou a foto e depois fugiu da prisão para se juntar aos comunistas pulando em um só pé e hoje ele vive em Cuba. Ele fez isso só para manchar o pobre nome da Ditadura.É muita falta de informação mesmo ¬¬

  2. pitthy

    14/08/2012 16:16:06

    cassio, perfeito teu comentário.Este outro que está defendendo o marin deve ser um velhote lambedor de bota de coronel.Força Juca!

  3. sergio

    02/07/2012 13:08:01

    Resumindo,chegamos a conclusão que o ´´titulo mundial`` não vale nada !

  4. ANDRÉ LUÍS

    30/06/2012 12:34:01

    A Copa Europeia Sul-Americana, também conhecida como Copa Intercontinental (1960 á 1979) ou,Taça Intercontinental, e a partir de 1980 Copa Toyota (1980 á 2004) ou Taça Toyota , ,foi um torneio de futebol que confrontava anualmente os campeões da Europa (Liga dos Campeões da Europa) e América do Sul (Copa Libertadores da América).De 1960 até 1979, os duelos eram disputados nos países dos respectivos campeões continentais, e de 1980 até 2004, a competição foi disputada em uma única partida realizada no Japão e organizada pela Toyota.,Em 2004, a Copa Intercontinental foi extinta, cedendo lugar à Copa do Mundo de Clubes da FIFA.A Copa Europeia Sul-Americana é considerada, pela FIFA, uma competição antecessora (ou precursora) da atual Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Entretanto, de acordo com decisão tomada pelo Comitê Executivo da FIFA divulgada em 15 de dezembro de 2007, a FIFA decidiu não oficializá-la e não considerá-la um Mundial ou Copa do Mundo de Clubes, mas sim uma competição intercontinental.A VERDADE QUE MUITOS DIRIGENTES ESCONDEM DE SEUS TORCEDORES.A Fifa acabou com as pretensões do Palmeiras de ser reconhecido pela entidade como campeão do mundo. Em reunião do Comitê Executivo em Tóquio, no Japão, o presidente Joseph Blatter reafirmou que o primeiro campeonato mundial de clubes aconteceu em 2000, no Brasil. OCorinthians foi o campeão.O comitê executivo tomou neste sábado a decisão e é definitiva. O campeão do primeiro Mundial de Clubes é o Corinthians’, declarou o suíço Joseph Blatter.O veredicto dado por Blatter põe fim ao sonho dos palmeirenses de ver a Copa Rio de 1951, conquistada pelo clube, ser reconhecida como um Mundial. Dirigentes do clube paulista chegaram a comemorar como certa este ano uma decisão administrativa. E nós do Campeões do Futebol chegamos a acreditar.Mais tarde, a Fifa anunciou oficialmente que nada estava definido e que caberia ao Comitê Executivo atestar como verdade oparecer dado pelo departamento de pesquisas da entidade. Outros campeões da Copa Rio, como o Fluminense, também tentaram entrar com um recurso, mas não obtiveram sucesso.Agora, com o Corinthians definitivamente considerado o primeiro campeão do mundo pela Fifa, em 2000, os títulos intercontinentais de Santos, São Paulo, Flamengo e Grêmio também não são considerados mundiais

  5. Cássio

    30/06/2012 01:09:11

    Vai defender o Mutley? Ladrão de medalhas, governador biônico, presidente da FPF biônico, presidente da CBF biônico. Um puxa-saco do Maluf, lambe botas da ditadura e cagueta...um homem que, aos 80 anos, é tão falso que tinge o cabelo de caju.

  6. Joyffe

    29/06/2012 23:19:31

    É fácil saber se a matéria tem tendência de esquerda. Basta ver a grafia de Presidente.

  7. Ricardo Garbulho

    29/06/2012 00:36:58

    Amigo, se você menciona que tudo o Juca escreveu é inverídico, e faz menção a uma mera entrevista com Paulo Egidio Martins, então seria o caso de descrever do que você está falando, oras... você também fez um comentário com todos os adjetivos que teceu para o Juca, então acredito que você estava escrevendo se olhando pelo espelho...

  8. Valencio Campos

    28/06/2012 15:19:22

    “ LAMENTÁVEL o que escreveu esse desinformado jornalista Juca Kfouri quando da reportagem do porque Dilma não recebe José Maria Marin.Demonstra total falta de conhecimento sobre o que escreveu .Jornalista, procure ver a entrevista, do ex-Governador de São Paulo , Paulo Egídio Martins, sobe o assunto Vladimir Herzog, que morreu durante seu governo.Percebo que vc é pessoa de má intencionada e de um jornalismo e artigos que demonstram sua acidez interna como ser humano, por talvez ser uma pessoa infeliz e que não gosta de sua própria passagem por essa vida.Seus artigos e comentários revelam isso !Tenha certeza que ainda voltarei a esse assunto .O sr. deveria mesmo ver a entrevista com Paulo Egidio Martins e, no mínimo, se retratar sobre o que escreveu a respeito do ex-Governador José Maria Marin, que não tem nada de responsabilidade sobre os acontecimentos. Uma inverdade sua.Ainda cobrarei uma retratação de sua parte. ”

  9. José Eduardo Terrin e Souza

    28/06/2012 12:07:03

    Mire Marin: exemplo vivo de um perfil que já deveria estar morto e execrado de qualquer função. Até por imagem cheira mal.A luta continua:FORA MARIN!

  10. Bento de Araújo

    27/06/2012 17:28:43

    A ameaça da extrema esquerda foi totalmente real. Não só é público e notório que Prestes declarou abertamente que tomaria o poder de Goulart, como praticaram atentados antes mesmo da edição do AI-2. Viúva da ditadura deve ser a tua mãe, seu vermelho covarde e safado. Qualquer um que prenda tortura ou mate são por exemplo hoje os americanos, tão defensores dos direitos humanos, mas que levam terroristas da Al-Qaeda para países árabes amigos e para Guantánamo e lá os torturam. Guerra é guerra e sempre foi assim, antes e depois de Genebra. Certamente que havia correntes moderadas, restritas ao contragolpe, e o próprio Castello Branco era moderado. Foi voto vencido, no entando, diante da chamada linha dura, de Costa e Silva e Emilio Médici. Não eram decididamente as mesmas pessoas. Os autores do contragolpe são patriotas, herois, salvaram o País, caso contrário estaria hoje um lixo igual a Cuba.

  11. Airton

    27/06/2012 15:30:58

    Infeliz é a sua colocação. Infeliz é confundir defesa com matança. Infeliz é apregoar que Dilma participou de matanças...sem provas, sem mais nem menos, apenas falar por falar, sem juízo de causa. Sua opinião constrange qualquer ser humano que abomina a mentira e as ditaduras. Sua opinião ainda carrega o ranço do preconceito e da escravidão.

  12. LAERTE TOROSSIAN

    27/06/2012 15:13:20

    Xico .vc estava indo tão bem............

  13. LAERTE TOROSSIAN

    27/06/2012 15:06:19

    Roberto vc não entendeu nada do que leu.Pelo jeito és PT.Portanto deve estar feliz com esse Brasil e concorda com os rumos do mensalão(entre outras atitudes desse governo).Por fim Lula e Maluf juntos .Viva a ideologia política.Quem acreditar que acredite.

  14. Filicio Mulinari

    27/06/2012 13:39:37

    Matança da esquerda revolucionária???Meu amigo, que matança é essa? Quantas pessoas morreram 'vítimas' da esquerda revolucionária no Brasil? Não gostar do governo tido como 'esquerdista' no Brasil é uma coisa; acobertar ou fechar os olhos para as mazelas da Ditadura é outra totalmente diferente.

  15. Eduardo

    27/06/2012 13:20:40

    Engraçado Alisson, o que o PT fez / está fazendo, contra os governos autoritários de Evo Morales, Hugo Chavez, Fidel Castro ? E o apoio do Lula a Ahmadinejad?E agora o PT vem falar de democracia no Paraguai ? lá tem muito mais democracia do que as ditaduras que eles apoiam : Castros, Evo, Hugo, Ahmad.Não sou tucano, inclusive tenho o desprazer de ter votado no Lula em seu primeiro mandato achando que ele seria diferente, ele é tão ruim quanto todos seus antecessores, com a "vantagem" de ser demagogo.

  16. LAERTE TOROSSIAN

    27/06/2012 12:29:35

    Infelizmente a vitória é sempre contada pelo vencedor.Hoje o vencedor é um braço armado da guerrilha, que lutou e tem que arcar com ônus do que fizeram.A guerrilha também produziu mortes e deve ter gente que ainda sofre com essas mortes.Se surgir um movimento armado contra o atual governo nada mais justo que ele se defenda e numa guerra tudo é válido e se torna uma luta pelo poderNa minha opinião idealismo político acaba sendo SUBTERFÚGIO PARA SE ATINGIR O PODER.Por fim são todos farinha do mesmo saco. se torna uma luta pelo poder.

  17. Sandro

    27/06/2012 12:20:32

    Pois é, e hoje os militares pagam o pato por isso. Antes tivessem deixado o Brasil virar uma CUBA. Brasileiro povo sem memória!!!

  18. Sandro

    27/06/2012 12:16:02

    Viuvas da ditadura sao em sua maioria pessoas que hoje comprometem o contracheque miseravel com emprestimos consignados para poder colocar comida na mesa. Sao pessoas que nem viveram aquela epoca mas que hoje pagam pelo revanchismo idiota. Pessoas que estudaram, fizeram concurso, ralaram em escolas de formação abrindo mão do convivio da familia, amigos, de farras, e hoje tem que aguentar essa humilhação calados e integram as Forças Armadas, instituição PERMANENTE de nosso país. Então companheiro, antes d dizer que sao viuvas da ditadura, se informe mais e percebera que DITADURA é o que vivemos hoje, com a perpetuação dos mesmos canalhas no poder, roubando nosso patrimonio, com BOLSAS ESMOLAS para enganar os trouxas. Brasil um país de tolos!!! Cada povo tem o governo que merece!!!

  19. souza pinto

    27/06/2012 10:17:23

    Ricardo,Muito obrigado pelo esclarecimento.Eu não havia entendido sua referêcia a 1961.Realmente,neste ano,com a renuncia do Jânio,pode-se admitir,o início de uma insegurança,que nos levou a 1964.A grande verdade,e isto é dificil,é saber quais as intenções.O resultado prático ,pelo que estamos vivendo até hoje ,é lastimável.O pior de todos,em minha opinião,foi ter ceifado da da vida pública,esta entendida em todos os sentidos,gerações de jovens,fato que possibilita,até hoje a permanência de politicos corruptos.E,como os corruptos parecem imortais....um abraço.

  20. Mesquita

    27/06/2012 10:08:47

    Nogueira, brilhante a sua colocação. Vergonhosa mesmo essa atitude dessa Senhora presidente. Mais brilhante ainda sua análise do nosso ex-presidente que nunca trabalhou e foi recebido por presidentes de outros países para cumprir o protocolo, mas certamente se tivessem que oPTar, oPTariam em não recebê-lo. Sabe o que mais me envergonha: Ter tido um presidente no meu país como chefe de quadrilha e não ter sido condenado. QUE VERGONHA!!!

  21. Democrata

    27/06/2012 10:04:33

    Claro, as pessoas que inatalarm a ditadura eram outras, eram Et's que desceram do espaço em suas naves. Não foram as mesmas quer deram o contragolpe. Obrigado aos militares que nos livraram do mal vermelho, infelizmente eles acabarm sofrendo um outro golpe dos malvados et's que instalaram a ditadura no Brasil. O pessoal que deu o "contragolpe" eram inocente coitados, eles queriam era o bem do Brasil! Vamos já revisar a história, não podemos falar de pessoas queridas que salvaram o Brasil. Pode isso Arnaldo? E eu perco meu tempo tentando arrazoar com pessoas como o seu Bento Araújo! mas tenatrei uam vez ainda: Basta dizer Bento que alguém encontrasse qualquer manifeto meu em 1964 com o conteúdo deste post, eu era um homem morto! belo contragolpe hein?

  22. Democrata

    27/06/2012 09:57:45

    Tática nojenta e abjeta dos torturadores. Eu atribuo uma ameaça imaginária a determinadas pessoas, a possibilidade delas o concretizarem e justifico perseguir, prender , torturar e matar como um mal menor ante o perigo de um mal maior. Por viúvas da ditadura como você Bento Araújo é que somos muito gratos de o Brasil ter virado essa página negra da sua história! Os assassinos da ditadura, que merecem comiseração por tão baixo estado moral negam até o fim seus crimes mesmo com as mais gritantes evidências e quando admitem, admitem a título de prevenção contra o perigo vermelho! Com esses fanáticos, é perda de tempo arrazoar com tais pessoas! P.S. O mesmo vale para qualquer um que persiga, prenda, torture ou mate. Eu pouco me importo com a "ideologia" do torturador"!

  23. Lino

    27/06/2012 09:51:27

    Ah e esqueci.O Marin é um ser abjeto, nojento, sem escrúpulos.Quando substituiu o Maluf no Governo do Estado, o traiu, como fez com todos com quem se aliou.

  24. Ricardo

    27/06/2012 09:45:32

    Então tá Souza Pinto. É que eu cresci ouvindo a referência ao que aconteceu em 31 de março de 1964 como um "G-O-L-P-E" isto é, GOLPE, que não precisa de maiores explicações sobre a sua etimologia. Resumindo: Sempre ouvi apenas militares e simpatizantes da ditadura se referindo ao ocorrido em 1964 como "revolução", tomando revolução por um sentido positivo de livrar um povo das garras de algo ruim ou preveni-lo contra! mas acho que não foi bem isso que os militares queriam naquela época, não concorda Souza?

  25. G.Alves

    27/06/2012 08:57:09

    E ai aparece o LULA beijando na boca do MALUF, tutti buonna giente !

  26. Jose Mario HRP Santista Feliz

    27/06/2012 05:02:55

    Apanha Marin!E apanhou o Ustra condenado civilmente ontem!

  27. Eduardo Weiser

    27/06/2012 01:35:54

    Senhores,Realmente é infeliz a atitude da nossa presidente, também gostaria de saber como posso tê-la como presidente já que ela participou ativamente da matança por parte da esquerda revolucionária, como é que ninguém lembra disso.

  28. Jorge

    27/06/2012 00:30:19

    Não, não pode nem deve.

  29. jorge jr

    27/06/2012 00:24:52

    a DIlma ta super certa em não querer nem um tipo de contato com o marim, mas não posso deixar de pensar como o embaixador americano que foi sequestrado pela mesma deve se sentir vendo ela como presidente e entrando no seu pais tão facilmente! no final são todos farinhas do mesmo saco cada um querendo que seus ideais prevaleça na força!!!!!!!!!

  30. Alisson

    27/06/2012 00:05:24

    É oportuno registrar-se que a Constituição Federal do Paraguai, consagra o regime democrático. Todos sabemos que é ínsito à democracia o direito de ampla defesa e do contraditório a todos aqueles que são processados, quer na esfera administrativa quer na esfera judicial. Ora, subjacente ao direito de ampla defesa está a prerrogativa dos acusados de produzirem todas as provas em Direito admitidas, como a prova documental (Lugo poderia, demonstrar – se lhe fosse oportunizado- com documentos, que a reintegração de posse que resultou em vítimas dos sem terra e da polícia , deu-se em cumprimento de uma ordem judicial); como a prova testemunhal ( que demonstraria, por certo que sua orientação de Governo sempre pautou-se pela legalidade, diálogo e paz); bem como a prova pericial (que no caso das referidas mortes poderia demonstrar de quem foi a iniciativa dos tiros). E se observado o direito do contradiório, conforme ensina a doutrina alemã, os julgadores teriam que levar em conta as provas colhidas bem como enfrentar e considerar as razões da defesa ou para acolhe-las ou mesmo para rechaça-las. Evidentemente, no procedimento sumário de cassação levado à efeito nada disso se observou. E se essa inobservância respaldou-se em alguma Resolução do Congresso Paraguaio, tráta-se de disciplinamento inconstitucional. Observe-se ainda que o artigo 17 da Constituição Federal Paraguaia, por seu turno, em seu inciso 7 dispõe:ARTÍCULO 17 – DE LOS DERECHOS PROCESALESEn el processo penal, o en qualquier otro del qual pudiera derivar-se pena o sanción, toda persona tiene derecho a:…7) la comunicación previa y detalllada de la imputacón, así como a disponer de cópias, medios e plazos indispensables para la preparación de su defensa en libre comunicación;8) que ofrezca, practique controle e impugne pruebas:Ora, diante dessa insofismável violência contra a Constituição Federal do Paraguai, a ilegitimidade da presença de Federico na Presidência da República, usurpando o Poder, é uma vergonha constatar-se os tucanos (vários sofreram com a ditadura brasileira), defendendo esta vergonhosa manobra anti democrática praticada no país vizinho

  31. Fátima Farias

    26/06/2012 22:28:25

    Mais um que precisa ler. Nem de história da ditadura esse aí entende. A única mulher envolvida na ação do sequestro do embaixador dos USA chama-se Vera Sílvia Magalhães e a outra única mulher pertencente ao grupo de 15 presos políticos trocados pelo Embaixador chamava-se Maria Augusta Carneiro, do MR-8.

  32. Valdir Fraga Junior

    26/06/2012 22:27:11

    Parabéns Juca, é a primeira vez que visito seu blog, muito interessante. Continuarei visitando.* Valdir Fraga Junior é ex-preso político.

  33. Carlos Maurício Duque

    26/06/2012 22:12:34

    Caro Juca, é sempre bom ter um jornalista esportivo que vá além dos dribles e falhas dos jogadores e técnicos, afinal a história é feito de estórias reais. Esse Sr. Marin nada difere do Sr. Teixeira, pelo contrário, o seu passado o condena e o presente mais ainda (vide episódio das medalhas). O que acham que vai ser do futebol brasileiro com esta escumalha na direcão? Certíssima da a presidente Dilma!

  34. TemKadaUma.

    26/06/2012 22:11:30

    Tentem derrubar este governo que esta ai, eles metem a borracha te soca em uma solitaria, e diz que você é golpista, e que esta querendo acabar com a democracia.Democracia esta que cobra 50% ou mais de impostos, pedagios, multas a torto e a direito, controlar, crack(cracolandias) pra todo lado, mensalão, roboanel, superfaturamento, estadios contruidos para particulares com dinheiro publica, privataria tucana, sindicatos e imprensa compradas e etc... Com tudo isto até que da sudades dos...

  35. Ricardo Vitor

    26/06/2012 22:05:08

    É...o ferimento no sonho máximo 5a0paulino de sediar uma Copa foi mortal e eles nunca superarão...e olha que o financiamento do BNDES - que sera pago - ainda nem saiu.

  36. Lima

    26/06/2012 21:32:35

    Não, sr. A Presidente tem o poder de decidir quem ela recebe e o discernimento para calcular o eventual resultado político de suas atitudes. No caso, ela ganha um enorme bônus.

  37. zeluiz

    26/06/2012 21:29:54

    Parabens à Presidenta Dilma. Alcaguete de direita, de esquerda, de centro, tem de ser execrado. Quanto a estes saudosistas da ditadura, lembro-me das palavras do grande Cláudio Abramo - " durante mais de duzentos anos sucessivos patriotas, combatentes e revolucionários, deram suas vidas anônimas,sacrificaram suas famílias, anularam-se para combater pelo povo brasileiro. Não adiantou nada. Esse povinho de mercado nem sabe os seus nomes: este povinho que aceita esmolas de R$250 gosta é da Rota, dos locutores de rádio malfeitores, dos exploradores; este povinho não sabe sequer onde estão os seus inimigos. Está perdido, para não dizer outra coisa. Cada povo tem a vida que merece"

  38. Katiane

    26/06/2012 21:18:21

    Dilma não recebeu Teixeira e não recebeu Marin, ambos com ligação com a CBF. Se o motivo foi mesmo o apontado no su texto, Juca, não sabemos. Mas você aproveitou a oportunidade de ligar um fato a outro para escrever sobre esse passado, que, pelo menos para mim, que não vivi o período, era desconhecido. Abs.

  39. Fabio

    26/06/2012 21:08:07

    Deixa de escrever bobagens.

  40. Zé Luís

    26/06/2012 21:03:09

    Aposto que você detonou o Lula por tirar foto de amiguinho com o Maluf. Mas vem cá, tecnicamente não é a mesma coisa? Ou seja, pra você Lula não pode polidamente tirar foto com Maluf, mas Dilma é vilão por não fazê-lo com Marin. Contraditório,não acha?Penso o seguinte, Lula tirar foto com Maluf é pra lá de absurdo, deveria ter dito não, independente de coligar ou não. Assim como Dilma, que é presidenta mas não é de ferro, se deu o direito de não ter uma conversa particular com quem nutre amplo desafeto. Afinal, os destinos do Brasil e CBF no quesito corrupção são se diferenciam. Não vai ser esta conversa intima que vai mudar isso.. Marin é Ricardo polido, da high... só isso.

  41. Angela

    26/06/2012 21:00:11

    Luca, não sou corintiana, mas estou com você. Falou.

  42. victor junior

    26/06/2012 20:58:28

    É engraçado como as pessoas que devem algo no brasil sofrem de aminezia aguda. Mais quem sofre ainda bem que não esquece. Juca se me permite esse momento da história de nosso paìs tem que ser lembrado mais vezes, fale desse fato na próxima mesa redonda da espn. Um grande abraço. Victor junior joão pessoa - PB.

  43. Rafael Augusto

    26/06/2012 20:57:30

    Caro Juca, isso serve para demonstrar que os "indivíduos" (não me veio a cabeça outra coisa para escrever) que cometeram as atrocidades no tempo de ditadura estão todos ainda ocupando cargos públicos.Não queremos saber COMO foi, e sim QUEM foram e ONDE estão, até porque há famílias que até hoje esperam por notícias de familiares.

  44. Guilherme

    26/06/2012 20:44:13

    Meu querido Seacone, Desculpe se vc se sentiu ofendido com meu comentario por ser corinthiano... eu não quis dizer que ela financia o Itaquerão e so citei esse estadio pois este será o da abertura da Copa, onde ela vai sim posar para fotos com o chefe da CBF e toda a escoria politica e corrupta desse pais.... mas pode ter certeza que tem verba federal em todos os estadios viu... não tente se iludir com seu partidozinho fraco e corrupto, que é igual a todos os outros que vc provavelmente critica!!Se você não entendeu ainda.... Viva a CPMF!!Abraço

  45. Fernando R. Xavier da Silveira

    26/06/2012 20:41:25

    Se foi esse o motivo prá Dilma não receber o Marin, está coberta de razão...viví aquela época...O Herzog era, não importa, se comunista ou não, uma pessoa civilizada, lúcida e infinitamente mais necessária ao progresso da sociedade do que o então deputado...O episódio marcou a minha vida...como a de muitos jovens da época...Concordo com o Kfouri...Dedo-durismo desperta asco invencível...E eterno...Não há plasil que segure o estômago...

  46. Adauto

    26/06/2012 20:36:49

    No Observatório da Imprensa O Observatório da Imprensa fez uma grande edição dos depoimentos coletados, num especial denominado: "Vlado, a memória necessária". Trata-se de um trabalho de recuperação histórica, buscando entender como a morte de Vladimir Herzog, teoricamente distante, ainda se encontra tão próxima de nós por suas consequências e repercussões.Dias de tortura e morte " E a outra caça começou contra o jornalismo da TV Cultura, com o pústula do Cláudio Marques escrevendo no Shopping News , e aquele outro pústula, o deputado Wadih Helou, da Assembléia Legislativa, da Arena [ Aliança Renovadora Nacional, partido de apoio à ditadura ]. Enfim, denunciavam que aquele era um ninho de comunistas, porque tinham passado um documentário sobre o Vietnã." (Luiz Weis) Quem é citado nos autos do processo do Vlado é o Deputado estadual da Arena Wadih Helou, ex-presidente do Corinthians de 1961 a 1971, era ele quem fazia discursos contra Vlado na Assembleia do Estado em 1975 contra Vladimir, o qual tratava Wadih Helou de pústula, e enquanto isso, Vlado estava sendo torturado e morto nos porões do DOI-CODI, não podemos esquecer que Wadih Helou viveu até o ano passado pendurado no saco do Paulo Maluf...

  47. NADA A DECLARAR!

    26/06/2012 20:31:00

    Não houve vitoria de nenhum lado, mas, uma derrota fragorosa da democracia, esta sim ficou mais de 20 anos num compasso de espera que culminou, a exemplo da queda do muro, num recomeço que custou muito para o país e para o desenvolvimento do povo. O que mais se lamenta, é que, apesar da retomada do regime normal, esta não veio acompanhada exatamente do pressuposto que caracteriza uma democracia: "dignidade e ética".Lamentável sob todos os aspectos que a suposta retomada da democracia veio atrelado ao que pior existe, e que, lamentamos e lamentaremos por gerações, que, arruina qualquer nação que queira se desenvolver com dignidade, que é essa corrupção sem precedentes na nossa história, por mais que se fale que desde o descobrimento sofremos com isso.

  48. Jose Roberto

    26/06/2012 20:21:33

    As viúvas da Ditadura saíram da tumba pra vir falar mal da Dilma aqui.

  49. tomix

    26/06/2012 20:21:09

    rsrsrsrs.Mandou muito bem!!!!!!!!

  50. Alexandre

    26/06/2012 20:17:23

    Juca, bom texto e interessante a discussão. Algumas opiniões me fazem pensar em qual é o limite entre o fascismo e a ignorância. É falta de memória? A guerrilha nunca foi uma unanimidade, mas ignorar o fato de termos vividos numa ditadura com tortura política é demais.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso