Blog do Juca Kfouri

Bom dia! Bom dia?

Juca Kfouri

Na “Folha” de hoje (os negritos são do blog):

HÉLIO SCHWARTSMAN

A vanguarda do atraso

SÃO PAULO – A charge de Alves publicada à pág. A16 da edição de ontem da Folha, em que Fernando Haddad, pelo PT, e José Serra, pelo PSDB, disputam o PP de Paulo Maluf, retrata com perfeição o nó que vem dando o tom da política brasileira nas últimas décadas.

PT e PSDB, os dois partidos que, por suas origens e ideias primevas, teriam tido condições de modernizar um pouco o modo de fazer política no país, acabaram optando pelo caminho pragmático de aliar-se às velhas lideranças que, desde o Império, ditam os rumos da nação.

Primeiro foram os tucanos que, nos anos 90, se juntaram ao então PFL para eleger Fernando Henrique Cardoso.

No início deste século foi a vez de o PT compor com um enxame de legendas para dar governabilidade a Lula.

O resultado prático foi que grupos políticos encabeçados por figuras como Maluf, ACM, Sarney, Renan, Jader não apenas não foram relegados para as margens do sistema, como seria desejável, mas ainda ganharam um peso político desproporcional, passando a ser cortejados por petistas e tucanos.

A maioria deles sabe tirar proveito dessa situação, como o prova a grande confederação para a chantagem política em que se converteu o PMDB.

A tragédia aí é que o Brasil -que, na passagem dos anos 90 para os 2000, foi capaz de parir um consenso econômico realista e razoavelmente moderno- perdeu a oportunidade de fazer algo semelhante em relação à estrutura partidária.

É claro que pragmatismo e capacidade de negociar são características positivas em agremiações.

O problema é que tanto PT como PSDB embarcaram em acordos que se dão muito mais em bases personalistas do que institucionais.

Pior, a moeda de troca utilizada são milhares de pequenos e grandes cargos na administração, cujo preenchimento por apadrinhados em vez de técnicos qualificados, quando não favorece a corrupção, resulta em incompetência.

Nota do blog: E ainda, petistas e tucanos têm de conviver com a frase abaixo, também na “Folha” de hoje, mas no Painel:

TIROTEIO

“Tenho conversas com todo mundo, todas muito elegantes. Não há mais esquerda e direita, o que há são segundos de TV.”

DO DEPUTADO PAULO MALUF (SP), sobre as tratativas do seu PP para compor alianças com os pré-candidatos do PSDB e do PT à Prefeitura de São Paulo.

  1. Vinicius Duarte

    20/06/2012 01:52:20

    Digamos que, do MEU ponto de vista, não tem NADA a ver com a aliança do PT com Maluf. Tem, sim, a ver com essa sua mania de tacar fogo no rabo dos outros, sendo que seu rabo também é de palha.Tem também a ver com o SEU apoio (ainda que envergonhado, e por razões que a razão desconhece) a uma candidatura alternativa ao PT na eleição em tela. A ÚNICA alternativa ao PT (o opressor malvado, que obrigava todos a votarem nele - tanto que perdeu), naquela ocasião, era Paulo Salim Maluf. Só havia 2 candidatos, Juca.Chega a ser risível dizer que assinou um documento que questionava essa tal "opressão petista" e, logo depois, dizer que "pensou em votar no Suplicy ao assinar o documento". Se achavas tão bom o Suplicy, por que assinaste um documento que tinha clara intenção de combater a candidatura dele?Apenas para refrescar vossa memória: Maluf, o PROCURADO PELA INTERPOL, foi eleito. Em seguida, elegeu Celso Pitta. E vc, com seu "manifesto pelo futuro de SP" e seu voto nulo refrescante de consciência, contribuiu um pouquinho para isso.

  2. Luiza Erundina

    18/06/2012 18:31:51

    Vou fazer campanha junto do povo, na periferia, nas favelas, nos cortiços. Não sei se o PP se encaixa porque não sei se eles concordam com nosso projeto. Eu derrotei Maluf em 88 e ele não vai fazer gestão nenhuma. Ele não vai ser o prefeito e nem o vice-prefeito. O prefeito será o Haddad e a vice-prefeita serei eu. Quem vai governar conosco é o povo organizado. Mais importante do que a pessoa é o projeto político (...) Não vou estar confortável no mesmo palanque com o Maluf. Com certeza não. Até acho que ele nem vai enfrentar a reação da massa, que é o nosso povo, com quem a gente vai ganhar as eleições e governar a cidade. Com esse povo a gente consegue manter a coerência (...) com todas as críticas que a gente pode fazer aos governos do Lula e da Dilma, eles foram governos voltados para o interesse da maioria. Mesmo que isso tenha exigido certas concessões ao outro polo da sociedade. A política é real. Não é algo que se dá no plano do ideal, da abstração" (Luiza Erundina)

  3. Juca Kfouri

    18/06/2012 16:46:18

    Claro que me lembro.Digamos que do seu ponto de vista, que parece justificar a aliança do PT com Maluf, eu estava adiante 20 anos.Mas não foi isso. não.Foi apenas uma maneira de mostrar que numa democracia todos tinham o direito de votar em quem bem entendesse, sem ser obrigado a votar no PT, como seus partidários querian forçar.Eu, aliás, pensava em votar no Suplicy ao assinar o documento, mas a reação dele, do Zé Dirceu e companhia, foi tão burra que anulei meu voto.

  4. Vinicius Duarte

    18/06/2012 11:59:01

    Prezado Juca, Corria o ano da graça de 1992, e o segundo turno da eleição paulistana seria disputado por Paulo Salim Maluf e Eduardo Matarazzo Suplicy. O antigo PCB, partido do qual o sr. já fez parte, lançou um manifesto denominado "Pelo Futuro de São Paulo", no qual demonstrava, ainda que de forma envergonhada (por não citar o nome do candidato) apoio à candidatura Maluf.Dentre os notáveis que assinaram o manifesto, consta o nome de um tal Juca Kfouri.Existe alusão a este fato na página 36 deste documento aqui: http://www.eaesp.fgvsp.br/subportais/ceapg/Acervo%20Virtual/Cadernos/Cadernos/Cad40.pdfO sr. se lembra de ter assinado esse documento?

  5. hamilton damato

    18/06/2012 09:40:24

    Em que pais vivia o articulista na virada dos 90 para os 2000? Pais quebrado dirigido pelo FMI, paraiso da especulaçaõ, salarios congela dos, ausencia de coisa basica para quem defende o capitalismo (criaçao de mercado interno) , transferencia maciça do capital do Estado para meia du ia de empresarios, etc, etc. Repito: em ue pais vivia o articulista?

  6. hamilton damato

    18/06/2012 09:25:35

    muito lúcido o seu comentario caro ajp. tao lúcido ue incomodou o blogueiro.

  7. hamiltondamato

    18/06/2012 09:10:49

    O articulista parecia ser politicamente correto, nao fosse o escorregaõ: "A tragédia aí é que o Brasil -que, na passagem dos anos 90 para os 2000, foi capaz de parir um consenso econômico realista e razoavelmente moderno- perdeu a oportunidade de fazer algo semelhante em relação à estrutura partidária".Em que país vivia o articulista n a passagem dos 90 para os 2000 ( país quebrado, dirigido pelo FMI, salarios congelados, paraíso de especuldores, transferencia maciça do capital do estado para mei dú ia de empresa´rios). Repito: em ue pais vivia o articulista?

  8. FELIPE

    17/06/2012 12:24:00

    Tudo um lixo só! TUDO! Não importa a legenda, nem a cor da bandeira... LIXO PURO!

  9. Roberto

    17/06/2012 04:30:38

    O pt do mensalao do seu lula que nao sabia de nada e nem fazia questao de saber esse brasil e uma pouca vergonha o seu fernando collor foi tirado da presidencia por causa de um fiat uno se estava fazendo alguma coisa de errado tinha que ser preso so se afastou da politica agora esta ai de volta e ai cpi da nike ai agora eles estao com papinho de carlinhos cachoeira ladrao investigando ladrao ve se pode isso e brasil tinha e que fecha esse congresso para esses bando de politico ver o que e bom para tosse quem tem que investiga bandido e a policia nao esses deputados come e dorme

  10. Roberto

    17/06/2012 04:14:20

    Juca duas lata de lixo de partido o pt nao faz nada os tucanos tambem e nos brasileiros somos acomodados aceitamos tudo enxurrada de dinheiro para porcaria de copa do mundo e vida que segue

  11. ZÉ GARRAFA

    17/06/2012 00:17:42

    Ted, PROCURADOS pela Interpol, então essa Interpol é incompetente, pois ele - Maluf pai - tem domicilio em São Paulo e residencia em Brasilia - é deputado federal, reune-se políticamente, participa de sessões na Camara.Como é que ele ainda é PROCURADO pela Interpol?Explique me - pois não entendí ou ainda estou bebado?

  12. ZÉ GARRAFA

    17/06/2012 00:07:37

    Ninguém é obrigado a engulir nada - muito menos aliança - está no processo por que quer, pois quando lhe interessou a sra. Erundina, caiu fóra do PT.Depois eu é que bebo.

  13. ajp

    17/06/2012 00:05:15

    Houve quem esteve preso com Herzog e depois foi secretário de cultura de qual prefeito de São Paulo mesmo? Época em que alguns "intelectuais" descobriram que o muro havia caído, que política deve ser feita tendo em vista o futuro, etc...

  14. ajp

    17/06/2012 00:01:24

    O Maluf, sabemos: precisa de imunidade parlamentar, mas não apita mais nada! É claro que a coligação do Haddad aceita o Maluf por causa dos segundos a mais na propaganda porque ele não agrega valor político algum à candidatura. Agora é óbvio que a mídia vai mesmo dar destaque para esse acordo e chamar de espúrio porque pretende eleger o Serra em Sampa e pronto! Ou estamos no tempo em que a mídia apenas noticia os fatos relevantes cotidianos desinteressadamente? Isso já aconteceu alguma vez na história

  15. Marcos seabra

    16/06/2012 22:33:49

    Uma novidade p o analista de plantão ... Todas as siglas do pais estão fazendo o mesmo, não e moralmente defensável mas tbem já não e novidade ... Troque o sistema, não as siglas ...

  16. Sidneyc

    16/06/2012 21:09:28

    Gracas ao Governo de FHC o PT pode fazer um Governo sem crises financeiras e fiscais. Empresas brasileiras estatais antes mau administradas passaram a ser sinonimo de eficiencia e investimentos. A producao brasileira de alimentos explodiu e foi nesse periodo que a sociedade brasileira conquistou a estabilidade monetaria com o Plano Real, que acabou com a inflacao e trouxe ganhos salariais reais. Evidentemente muito coisa nao andou bem mas nao e possivel comparar com um Governo que navegou na maior bonanca da economia mundial e nao fez nenhuma reforma estrutural importante no pais, alem das migalhas concedidas atraves dos bolsas da vida.Sempre lembrando que o Lider deste periodo sempre se vangloriou nao ter estudado,sendo um contra exemplo para a juventude. E as amizades com o terrorista Irariano, entre outras perolas? Nao da Para comparar e a historia vai contar, fechando com chave de ouro com o julgamento do mensalao, maior escandalo da historia do pais,estruturado e coordenado pelos camaradas dentro da casa do " Grande Lider"!

  17. souza pinto

    16/06/2012 21:05:30

    Onde está escrito na última frase : ..." não os purificará....",leia-se,por favor:..." não os purificarão....".Obrigado.

  18. Rafael Tomé

    16/06/2012 19:51:29

    Juca não sei o que você acha mais o multpatidarismo eh o cancêr politico do Brasil...Não é o PT ou o PSDB os vilões da politica(Acredito até o contrario, pois os dois tem na sua excencia os mesmos ideais).... em debate para o pleito presidencial de 2010 o intaum candidato do PSOL Plinio questionou o pq de alinças controversas e inesplicaveis feita pelo PT nesses anos no poder A Dilma foi de uma sensatez e sinceridade incrivel!!! "Nós decidimos governar a Nação, e parar de brigar com o vento", não nestas palavras mais exatamente neste sentido.... e isto resume a situação não existe governo sem alianças controversas com o idealismo do partido.... Por isso existe PT com sarney collor e afins... e PSDB com Demostenes, ACM, Roriz e afins...a população tem q trabalhar em cima de reformas politicas q extinguem as politicas de alianças e parar de brigar com "Nomes ou o Vento" porque enquanto este for o sistema tanto faz se será o Partido A, B ou C.

  19. Paulo Henrique

    16/06/2012 19:42:23

    Reprovo tua postura no caso Ronaldinho no Galo.Mas este post foi brilhante!! Parabéns.Quem dera se Vejas da vida tratassem os problemas brasileiros com tamanha lucidez.

  20. Ricardo Andrade

    16/06/2012 19:39:32

    Clap Clap Clap

  21. Paulo

    16/06/2012 18:39:00

    Perfeito Juca, infelizmente.....Infelizmente também, a militância contratada petista na internet tenta defender o indefensável.

  22. Roger

    16/06/2012 18:19:50

    Pessoal esquece esse papo de direita e esquerdo, isso acabou ja faz muito tempo...o que ha são interesses escusos, precisamos de um choque de moralidade e etica, cobrar (por vias legais) metas de gorvenantes (tal qual uma empresa) se não atingiu... processo neles e inegibilidade eleitoral, maior controle por parte de contratos e relações com empresas privadas...acima de tudo precisamos tomar vergonha na cara (ser um povo digno de nossa terra "essa sim santa")

  23. Renato Khair

    16/06/2012 18:07:03

    Juca,Do PSDB, nunca esperei nada de bom.Mas do PT, sim. O PT ético e idealista dos velhos tempos.Algo que ficou para trás e se perdeu no tempo. Triste.Alianças espúrias com deus e o diabo, conduta antiética, num pragmatismo obtuso, na busca pelo poder a qualquer custo.Chato ver 1 pessoa honesta, íntegra e de 1a linha como é a Luíza Erundina - agora como vice do Haddad - ter que engulir essa aliança escrota com 1 bandido como o Maluf.Ela não merecia passar por isso.E parabéns por discutir e colocar outros temas extra futebol no seu blog.abs

  24. ted

    16/06/2012 17:06:42

    Não adianta o militante irritar-se com a exposição da verdade... O PSDB já tem em seu DNA o entreguismo e a velha forma de fazer política... Espanta-me a cegueira ou a decepção travestida de prepotência quando criticamos aquilo que é inquestionável: o PT transformou-se na vidraça na qual sempre atirou suas pedras.. O Sr. Medeiros faria um imenso favor como militante se olhasse debaixo do próprio tapete, trouxesse a sujeira de seus guias à luz e exigisse um governo realmente transparente, menos populista e sintonizado com as propostas originais de criação do seu partido... A crítica ao PSDB tornou-se somente uma muleta para a falta de lógica entre o discurso e os atos dos caros companheiros petistas..

  25. manuel forero

    16/06/2012 16:16:46

    E isso aí, parabéns.

  26. Maurilio Gabriotti

    16/06/2012 15:53:01

    O Brasil não precisa de partidos como estes que estão aí. Precisamos, urgente, é de um "paredón"...

  27. André

    16/06/2012 14:41:01

    A esquerda rancorosa vai ter que conviver, nestas eleições municipais, com a única candidatura verdadeiramente de esquerda: Haddad e Erundina.As outras (ditas de esquerda) que vão surgir por aí vão ter que procurar muito para mostrar algo novo.

  28. JUNGLE DUARTE

    16/06/2012 14:11:18

    Partidos Politicos deviam trocar suas siglas retirarem o P e colocarem um F de "Familiglia" pois se tornaram verdadeiras mafias de assaltos ao patrimonio público, o que falo não é de ouvir dizer é do que vivi e vi com meus proprios olhos bem de pertinho, e ainda tem gente que defende esse contexto ultrapassado e ultrajante daquilo que sonhamos como Democracia

  29. DE VANEYO

    16/06/2012 14:02:42

    Ainda bem que isso - sobre o PiG - não é " conversa afiada "!!!!

  30. Marcos

    16/06/2012 13:51:06

    Da dó der uma comentário desses, sério, o único sentimento é de pena de você. Mais um zumbizinho miliciano partidário do PT, acorda pra vida meu camarada.

  31. peixoto-pres.prudente/sp

    16/06/2012 13:31:30

    O que mais me impressiona é alguém ter a coragem de comparar partidos tão díspares como o PT e o PSDB......Se não fosse o Lula e o PT, os Tucanos já teriam acabado com o patrimônio brasileiro.Entre 1994 e 2002, quase conseguiram......

  32. ana claudia lessinger

    16/06/2012 13:16:46

    Socorro... cadê a passagem para Passárgada? Aqui implodiram o túnel, sem chance de ver "a luz no fim...". O conceito "aliança" ganhou um sentido novo após seu uso na prática política no Brasil... que violenta a ética, as conquistas históricas e as perspectivas de um futuro que aprende com os erros do passado... a melhor análise é do próprio MAL-uf, de uma clareza assustadora!

  33. Giuliano Batista dos Santos

    16/06/2012 13:09:45

    Parabéns Juca e Hélio, por tema sempre oportuno. Uma política subserviente aos interesses do individual em detrimento do coletivo é, por demais, razão para continuarmos a refletir e agir no sentido de exigirmos uma educação de qualidade comprovada e sem as impurezas do falso intelectualismo e/ou populoso. Haddad, sendo ex-ministro da educação, deveria ter vergonha de aliar-se aos ratos da corrupção, instalados no poder desde os porões da ditadura. Tramam nos porões, e sentam-se nos camarotes vips.Até os mais esclarecidos, se os seus interesses pessoais envolvendo cargos, dinheiro, status forem ameaçados, esquecem os discursos banalizados de que a massa manipulada e sem educação e cultura é que coloca políticos inescrupulosos no poder. Os interesses pessoais sim, estes, personificados, é que colocam.Portanto, sem hipocrisias. Corruptos e cooptados têm que ir pra cadeia, serem cassados, expulsos e distanciados das sangrias benevolentes do dinheiro público, além de devolverem os prejuízos, corrigidos, ao erário.Em boa hora : a torcida do Galo, uma das mais vibrantes, presentes e bonitas do Brasil, pode auxiliar a melhorar o Congresso e as Assembléias, através do voto consciente. Dá-lhe Galo. Será a maior média de público do Brasileirão.

  34. André Felipe

    16/06/2012 13:07:05

    O "Dr. Paulo" mentor, criador e executor do Oceano Pacífico continua rindo da nossa cara. Sujeito tão verme que nem o câncer foi capaz de incomodá-lo.PT do Sr. Lula, partido mais da Direita que já existiu. Outro verme que empresta dinheiro ao FMI por jogada eleitoreira e dane-se a dívida externa.....que aumente mais !!O petista José Eduardo Cardozo que não é nenhum Santo, abandonou por pouco tempo a política pois não aguentava tanta sujeira. Retornou como Ministro.....acho que percebeu que estava exagerando, não são tão sujos assim.

  35. José Ricardo Medeiros

    16/06/2012 12:38:29

    Lamentável, o PSDB já era, faz tempo. 1 pena.

  36. Carlos Cardouzo

    16/06/2012 12:27:27

    Já falei alguma coisa sobre isto, como pode o Maluf responder pelo PP, mil vezesprocessado,com penhora de vinhos e quadros num processo de mais de 20anos, assim mesmo faz conxavos, atrapalhou a candidatura de Celso Russo-mano, o qual mudou de partido, não que ganharia mas muda, gente nova naárea ,quem sabe um futuro melhor.

  37. Amauri José Junqueira

    16/06/2012 12:25:15

    A verdade é que o PT se transformou no herdeiro brasileiro da social democracia, título que o PSDB ostentava e que perdeu ao defender o neoliberalismo e o alinhamento aos EUA acima de tudo. Cansei de discutir e dizer que Lula não era comunista ou socialista, simplesmente era sindicalista com uma boa vontade que não Fernando Henrique não tinha, por sua formação, arrogância e pelos que o cercavam. Covas, felizmente não fazia parte desta arrogância tucana e me atrevo a palpitar que teria se debandado para o PT se estivesse vivo e levado Alckmin com ele. Ambos, PSDB e PT não são partidos ideológicos (o PT até que tentou, mas...) e a diferença entre eles cada vez mais está se estreitando (olhem o que aconteceu em Recife com a candidatura municipal). O bom e velho centralismo democrático não vence mais dentro do PT e as práticas cada vez mais se aproximam às do PSDB, porém, os quadros do PT ainda são infinitamente mais comprometidos com a população do que os quadros do PSDB, é só comparar as atitudes de cada um deles. Difícil esta aliança Maluf e PT, o que pode ocorrer é Maluf apoiar o PT, pois isto é bem característico da falta de caráter dele.

  38. regi

    16/06/2012 12:24:13

    parabéns juca p/ vc e para o autor do artigo o jornalista hélio schwartsman, por nos mostrar a realidade da politica brasileira atual, imagino o que diria um brasileiro como rui barbosa entre tantos outros politicos sérios que ja tivemos e esperamos ter no presente e no futuro, dias melhores virão, futebol é apenas um esporte , vai corinthians, acorda povo brasileiro...

  39. Ivan Lima

    16/06/2012 12:23:58

    Sem reforma política, profunda, este problema não se resolve. A prática de governar se distancia da ideologia.

  40. leo - londres

    16/06/2012 12:21:53

    HA!!! sarrista!!ta despedido! nao pode mais comentar aqui! hahaha!eh cada uma que agente le...tem que rir mesmo.

  41. Cocadinha de Sal

    16/06/2012 12:08:03

    Em Resumo! No País não exste mais Partidos Políticos! O que existe na Verdade são Grupelhos Formados em busca do Poder e dos OITENTA BILHÕES DE REAIS,desviados Anualmente dos Cofres Público!

  42. Marcelo

    16/06/2012 12:07:34

    E tem pessoas que ainda ficam falando: "Ai, o PT é do mal, só tem bandido""Ai, o PSDB é do mal, só tem bandido"Ora, até os eleitores desses partidos são todos iguais. Tudo farinha do mesmo saco furado e cheio de ratos, baratas e outros parasitas.

  43. Juca Kfouri

    16/06/2012 12:06:30

    Rapaz, não sabia! A Folha é dona da verdade absoluta? Que coisa, hein? Nem vi o que tem nas outras páginas, mas talvez tenha a Marta Suplicy na página 2. O Márcio Thomaz Bastos na três. O Zé Dirceu escreve com frequência. Sobre a Veja não sei também porque raramente a leio. Já sobre a OBAN, como eu estive lá, infelizmente, não preciso ler mais nada a respeito. Mas estou deveras impressionado: quer dizer que a Folha, dona da verdade, inventou a aliança que o PSDB queria fazer e o PT fez com o Maluf? Vamos processá-la? Eu topo!

  44. Juca Kfouri

    16/06/2012 12:00:08

    Ah, sim, é óbvio. Foi a mídia que foi atrás do pelo em ovo não o PT em busca de mais segundos.

  45. Paulo César

    16/06/2012 11:59:18

    Parabéns Juca, como eleitor e cidadão honesto parabenizo sua total independência jornalística.

  46. Zé Mané

    16/06/2012 11:55:57

    Eu diria até mais que o Juca. O PT, agora sei que pela ânsia do poder, perdeu uma boa chance de mudar os parâmetros da política ao recusar o governo de coalização proposto pelo Itamar (e chutar a Erundina, agora aliada, para fora dos seus quadros), ao combater o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal e, de certa forma, contribuiu para a situação atual, ao recusar a coalização com o PSDB, na eleição que resultou no primeiro mandato do FHC. Com o PSDB (aquele, de princípios, não o de agora) e o PT (aquele, de princípios...) unidos em torno de um programa mínimo, o espaço para esse tipo de negócio eleitoral e chantagem seria bem mais reduzido. DEM (que era o PFL), PP, o bispo e outros não teriam nem sombra da importância que adquiriram.

  47. hk47

    16/06/2012 11:53:21

    Tudo isso é lindo,discussão de algo latente e presumidamente incisivo na questão expressa.Pelo tilíntintar do momento , nos bastidores da política,esta literalmente claro e os senhores ,largando o papo sobre futebol de lado e elevando ao ânimos a um assunto igualitário de outra vertente não “ ilustríssimamente ” ~ aviltada por seus motivos práticos e relevantes .O que ocorre nos bastidores do senado ,da câmara ,dos três poderes da política de nosso pais esta bem claro.Pessoas envolvidas com banditismo,como é dito naquela famosa musica da banda Chico Sciency e Nação Zumbi fica bem claro em “banditismo”,por serem ensinados desde a adolescência,quando o cérebro acorda para a vida,pessoas esta,escolhidas aleatoriamente,para fazerem papel importante de detentores e distribuidores do poderes,mas como era chamado Antonio Carlos Magalhães ,fazem uso perverso ,dissimulado e malvado dos poderes a eles estipulados.Ministros ,juízes,desembargadores,procuradores,todos eles envolvidos com a bandidagem,formando quadrilhas ,fazendo peculato,evasão de divisas,lavagem de dinheiro, aceitando e dando suborno por intermédio deles mesmos ou de terceiro,pura formação de quadrilha.Cientes de que fazem coisas erradas e perversas,pois boa parte deles,ou então quase todos eles serem em formados em DIREITO,são conhecedores das gravidade dos crimes que cometem ,mas como são conhecedores da lei ,também conhecem as brechas destas mesmas leis antigas e com falhas graves,sendo uma pessoa ,funcionaria publica ,gozar de imunidade ,sendo ela para juristas de alta patente ,como juízes e ministros ,sendo esta imunidade presumível que uma pessoa se ache no direito de fazer o que bem quiser.Como não julgar uma político amigo dele até que termine a data vigente no direito de cassar- lhe o mandado,sendo esta data ultrapassada acaba por prescrever o crime cometido pelo agente publico,exceto quando se comete uma morte,em outros casos,fora a imunidade diplomática,este mesmo agente que tem imunidade,também aceita suborno e propina para fazer com que seu direito a esta mesma também alcance seus interesses fazendo com que a imunidade alcance amigos e colegas,fazendo leis adotadas por procuradorias publicas contra contraventores ,sejam ridicularizadas pela mídia,pois vários deles ,ministros,juízes ou agentes de alta patente como foi mencionado,mesmo que sejam mostrados varias vezes,envolvidos em lavagem de dinheiro,peculato,suborno.Não se vê ninguém indo preso,ser cassado,ser obrigado a devolver os milhões que roubou dos cofres públicos,da população que paga estes impostos caros, pelo contrario,dizem eles e repetem que, um magistrado só pode ser julgado e condenado por outro magistrado,isto vale para ministros,senadores e deputados as vezes,sendo que muitos deles ,por terem conhecidos nos âmagos de instituições em que trabalham,todos já se conhecem,mas de quatro em quatro anos sempre entra uma cobaia,um “peixinho” pra aprender da política do amassadinho,do suborno,do 10%,e como a maioria são idosos ,macacos velhos ,raposas ,o negocio continua do mesmo jeito.A corrupção esta engendrada em todos os lugares,mas em um lugar que é dito como a base do governo,isto deveria tem uma policia ,corregedoria plantonista robotizada,seria o único jeito de não aceitar o meio termo,o amassadinho,o suborno,pois mesmo um político,mesmo ganhando muito,não consegue recusar um suborno de dez,vinte ou trinta vezes o seu próprio salário ,para aceitar a aprovação de um projeto de melhoria de alguma coisa,sendo que esta melhoria seria feita por uma empresa licicitada que,antes de aparecer,já havia comprado o interessado (SENADOR ou DEPUTADO),ou os interessados em que tal projeto ganhasse vigência e fosse aprovado e executado,sendo que ,após o dinheiro ser enviado para o pagamento do projeto,com dinheiro publico,mesmo sendo emprestado do BID ou do BNDS,seria público,pois deveria retornar a estas duas instituições com juros e correção monetário.Não é de se estranhar,quando um policial é expulso de seu serviço quando é pego ,filmado ou entregado por alguém ,cansado de ser expropriado por um agente publico da lei,mas este mesmo se disfarça com uma farda,e com sorrisinho sarcástico e sinistro ,pega dinheiro de um pai de família,um caminhoneiro ou qualquer outro,para fazer vista grossa quando a pessoa esta errada ,tipo,com um pneu careta no veiculo ou documento vencido ou algo parecido.Esta expulsão deveria ser feita em todos os graus,já que ,se um agente assim,dessepequeno grau de divisa é capaz de fazer,quanto mais um ministro como o ILMO ministro Pedro Novaes que pagou salário de secretaria de gabinete para sua governanta por sete anos,e tudo com dinheiro publico e este dinheiro ainda não retornou,fora o que foi desviado por outros ministros ,senadores e deputados e ninguém ficou sabendo,pois poucos Lêem a revista “Epoca” ,o Estado de São Paulo,o Estadão entre outros lidos apenas por pessoas inteligentes e por eles mesmos.Em projetos caros,tem político que pega até dinheiro,desvia,para usar em suas campanhas eleitorais como fez ilustríssimos senhores como o senhor Alkimin,o senhor Zé Serra e outros não citados ,dinheiro este ,para ser usado em campanhas anteriores e era este dinheiro para poder pagar as obras do famoso RODOANEL na cidade de São Paulo,seria esta obra um buraco negro do dinheiro publico como todas as outras???Por isto que quando um projeto caro é aprovado,eles,os ilustres,mostras sua felicidade sutilmente,com um sorrisinho daqueles em que os olhos sorriem juntos dando uma leve torcidinha de grau e o ilustre segura o papel enquanto soletra o texto e vários estão a favor da votação do projeto,pois será caro e será fácil aparar as pontas do tacho enorme de mingau que eles estão cozendo.O interessante é que ,em épocas de eleição ,lá encima de palanques,com uma baita duma cara de aço inox,uma pessoa se mostra tão empolgada em fazer mudanças e reformas,um revolucionário latente ,que conta varias bravatas ilusórias iludindo o povo,um detentor de uma esquizofrenia paranóide cíclica ,mas ao ser eleito,este ser ,com seus projetos mirabolantes e exibicionistas,nas verdade,para ter que acompanhar o andar da carruagem,ele passa sutilmente a dançar conforme a musica e some em um gabinete qualquer como disse o Romário ,não aparecem para nada e se tornam ,ou corruptos ou coniventes e sem meio termo.Tem ministro que ,após eleito,demorou três meses para assinar o primeiro projeto,ou seja,se portou quase igual a um funcionário fantasma,uma pessoa que não existe,mas recebe o mesmo salário que os outros,a corrupção anda de mãos dadas com a lei e a mão que não esta dada,passa e recebe suborno todo o momento,ninguém consegue recusar dinheiro fácil,e se for milhões tem dinheiro ai é que não tem jeito,o correto é a pessoa para de se iludir pessoas,pois neste mundo,não se pode confiar nem na sombra,pois se alguém ,por um acaso estiver escondido em algum canto,a sua própria sombra esta caguetando por intermédio da luz vigente constantemente.Uma visão utópica é,quere r acabar com a corrupção,não há um único jeito,nada de ser imediatista ,pois imediatista só arruma é um AVC ou um infarto do miocárdio,o correto é anotar itens clássicos e antigos mas que funcionam de verdade,fazer um corrupto ter sua foto pregada no mural da vergonha,isso é ,se é que o ser tiver um pingo de vergonha,fazer ele receber um salário mínimo pra ver o que é bom passar a vida toda trabalhando e se aposentar com um quinto do salário mínimo se o salário fosse corrigido conforme o salário mínimo na data de sua criação,fazer o meliante devolver tintim por tintim todo o dinheiro que ele desviou , pegou e usou ou ainda nem usou,sendo este dinheiro nosso,dos impostos pagos,dos 63 impostos e taxas pagas por tudo que consumimos e pego por um .................Como consta na constituição de Benedito Rui Barbosa ,temos direitos básicos e o governo,os políticos incumbidos ,tem o dever e não o cargo a eles dado,de governar pelo povo e para o povo e só.Bom fim de semana a todos.

  48. Fera

    16/06/2012 11:49:41

    Faz parte! Assim como faz parte a eliminação das sacolinhas de plástico, que reduziram o custo dos supermercados, mas nem por isso os preços caíram, muito pelo contrário, só sobem, e ainda por cima temos de comprar sacolas "retornáveis" senão carregamos na cabeça mesmo. Como se isso fosse resolver o problema ambiental. Piada grotesca! Mas faz parte! Nós "zé povinho" estamos acostumados a baixar a cabeça e aceitar. Ficamos putos, mas em 2014 tem copa do mundo e 2016 olimpíadas... O Brasil vai crescer... O Renan, o Jucá, o Sarney, o Maluf e todos os seus beneficiários vão encher as burras. Mas faz parte! "A nossa indignação é uma mosca sem asas"

  49. Ivan

    16/06/2012 11:45:27

    Que saudade dos tempos em que PT e PSDB, era Esquerda e de centro esquerda.Ate votava nos PT de vez em quando, mas eu tinha esperanças era no Santista Covas esse nunca me decepcionou..Tempo bom era o que Covas batia feio no malufismo.. Lembro do dia que ele fez uma aliança por causa da tv com maluf, mas fez muito a contra-gosto. Parecia aqueles dois vizinhos que não se bicam, mas na festa de aniversario tem de se abraçar..Ainda sou da antiga centro esquerda, ainda acredito na social democracia, mas nos lideres atuais do psdb e pt, valei-me deus..

  50. ajp

    16/06/2012 11:39:14

    Também não gosto de ver o meu candidato associando-se a nomes como este do Maluf. O histórico do sujeito é horroroso, mas avalio que bem pior seria o apoio do Kassab. Por que? Apesar da repercussão assim "desinteressada" que a mídia está dando ao fato, a verdade é que o Maluf hoje é mais uma lembrança desagradável do que um ativo militante das forças retrógradas da sociedade. E a presença dele na coligação não a compromete, pois tem muito menos importância do que se quer fazer crer. Qual o peso real dele numa possível administração da cidade? Muito, mas muito pequeno! Do outro lado, no PSDB e suas alianças, é que moram as forças mais retrógradas em ATIVIDADE e com real peso político. Quando um nome como o de Luíza Erundina assume a posição de candidata a vice na chapa do Haddad é claro que a mídia conservadora teria que procurar algum pelo em ovo para contrapor o que esse nome agrega de qualidades positivas à candidatura do petista!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso