Blog do Juca Kfouri

O preocupado relatório da Fifa sobre a Copa no Brasil

Juca Kfouri

A “Folha de S.Paulo” e este blog tiveram acesso ao relatório de 83 páginas que foi apresentado à Fifa na última reunião do COL e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Zurique, com data de 1o. de maio.

Nele as obras nos 12 estádios para a Copa do Mundo são apresentadas numa escala colorida sobre os riscos de cada um.

Alguns em situação muito preocupante, como o de Natal que, segundo Charles Botta, consultor da Fifa para estádios, em relatório para a alta cúpula da entidade, classifica como de “grande risco”, significa dizer, ameaçado de não estar pronto em 2014.

Para a Copa das Confederações, no ano que vem, a situação é simplesmente crítica e se trabalha com a hipótese de realizá-la em apenas quatro sedes e não mais em seis, como oficialmente previsto.

Abaixo, um dos gráficos apresentados, que é auto-explicativo, lembrando que “FCC” diz respeito à Copa das Confederações e “FWC” à Copa do Mundo:

A reportagem completa está nas paginas da “Folha” de hoje.

Comentário para o Jornal da CBN desta terça-feira, 15 de maio de 2012.

  1. Philipe Albuquerque

    18/09/2012 11:43:09

    Tipico pensamento tucano esse de que a roubalheira no Brasil só começou a dez anos.

  2. claudio emilio

    01/07/2012 18:25:03

    Somos um País rico sim, ótimo clima, petroleo, hidreletricas, florestas, agua doce a vontade,lindas praias, povo receptivo e alegre, mais infelismente, somos um país de corrutos e ladrões, principalmente os politicos.Se ja em qual esfera for, o desvio de grana é muito grande.Se pegarmos o que foi roubado nos ultimos 10 anos, fariamos não só uma copa e sim umas 05 copas e ainda sobraria dinheiro suficiente para acabarmos com a fome neste país.

  3. Maria Auxiliadora

    24/06/2012 04:53:22

    Cuiabá escreve-se com "C" maiúsculo. Aqui é o Centro Geodésico da América do Sul e têm cerrado, floresta e pantanal, cachoeiras, águas quentes etc etc maior produtor de soja etc etc assim que puder venha conhecer ... garanto que será muito melhor que muitas praias e cidades poluídas que há pela periferia do Brasil.

  4. Otávio Doltz

    24/05/2012 09:37:10

    Sou engenheiro catarinense e estou em Natal a negócios. Passei próximo às obras do Arena das Dunas. Honestamente falando, acredito que o estádio vai ficar pronto, sim, até dezembro de 2013, ou até antes. Aliás, o noticiário do Bom Dia Brasil de hoje já aponta Curitiba e Porto Alegre como os mais atrasados. Não entendo essa notícias a respeito do estádio do Rio Grande do Norte, que nem vai participar da Copa das Confederações.

  5. Rafael

    22/05/2012 13:43:51

    Cleiton, vc nao sabe nada. O Maracana é do governo do estado do Rio de Janeiro. Mas ninguém nunca disse que o Maracanã é do Flamengo, mas esse é, sem dúvida, o time que mais se identifica com o estádio, tanto pelo fato de apenas sua torcida lotar o maracanã quanto por titulos conquistados(muitos estaduais, 5 brasileiros...)

  6. Clayton Brandão

    19/05/2012 11:09:27

    Se houver o minimo de respeito pela tradição e parar com politicagem barata, todos sabem que o único estadio que realmente tem história no brasil e é neutro para um evento desse porte é o Maracanã.ps: Para os incautos ignorantes que acham que o Maracanã é estádio do Flamengo vai a frase. Flamengo não tem estádio. Maracanã é patrimônio federal.

  7. Clayton Brandão

    19/05/2012 11:05:20

    Nós somos um país rico. Basta analisar a economia Brasileira e nossa posição econômica mundial.O Problema é que grande parte do nosso poder econômico nossos lideres enfiam no cu.E não venham me dizer que é por votar mal. Votar mal é o cassete. Isso é desculpa de deputado que quer culpa o pobre sem educação.Se a população vota mal é porque na porra desde país a eleição é obrigatória. Assim sendo, a minoria que sabe o que esta fazendo vota certo e a massa ignorante anula os votos da minoria com jumentice do tipo votar no Collor.Porque será que nos EUA a politica é tão levada a sério? Ninguem lá vota obrigado, só votam porque se interessam e apenas quem se interessa.E outra. Quero ver politico ter tanto dinheiro a ponto de comprar voto do país inteiro.

  8. Ronalducho Gordo

    18/05/2012 11:45:34

    O Brasil é um país rico aonde meu amigo?? Da onde você tirou essa informação?? Da onde você imaginou isso?? Se fossemos um país rico já teríamos quase todos os estádios prontos ha anos, toda uma infra estrutura, hotéis, aeroportos, metrô, trens..... Cai na real. Essa copa vai ser uma vergonha mesmo.

  9. Allan

    17/05/2012 22:59:18

    É uma vergonha saber que a África sendo um país pobre, mostrou ao mundo grandes estádios e fez uma copa do mundo magnifica, e o Brasil um pais mais rico, e os estádios correm o risco de não ficarem prontos. Isso é uma vergonha brasil

  10. Bruno

    17/05/2012 02:29:40

    Juca, por que o relatório não foi disponibilizado na íntegra? A gente precisa saber dos detalhes!

  11. PASSOS

    16/05/2012 18:57:34

    Engraçados os galinhas que até outro dia tava catando moedinha na segunda divisao, agora tem dinheiro para fazer estadio de mais de um bilhao, graças ao cara de areia mijada. (Sanches) isso ninguem fala

  12. Corinthiano (De Santiago)

    16/05/2012 16:11:24

    Os catadores de "lixo" do Morumbi já começaram a esfregar as mãos, pois sabem que se cair alguma sede da Copa das Confederações, pode sobrar algo para o time da Vila Sonia. Estes dias estive pensando, como o tempo passa e as coisas mudam. Quem via os torcedores e dirigentes do SPFC há dois ou tres anos atras, via um bando de arrogantes e prepotentes dizendo que iriam fazer a abertura da copa isso e aquilo, e agora, se contentam em ficar com as sobras da Copa das Confederações, meu Deus!!! É a pura degradação humana!!! Vimos nos ultimos dias eles todos felizes por terem pego 500 mil reais da cobrança de aluguel do Morumbi para os jogos finais do Paulistão!! Que maneira de mendigar, hein!!! É bem o que dizem, a soberba se paga com a mendigagem e a mesquinharia. Pobre time, pobre, do São Paulo!!!!

  13. Gilson - Natal

    16/05/2012 16:05:02

    Juca, por que todo estádio agora é chamado de Arena? Não deve ser para homenagear o velho partido da situação no período militar... Talvez seja para estimular as brigas das organizadas, os sacrifícios de torcedores comuns... Talvez seja melhor trocar definitivamente a bola pelo gládio, e em vez de futebol teremos a barbaridade dessas lutas que atendem por siglas.

  14. RenatoZD

    16/05/2012 15:07:17

    Moro em Natal. Duvido que o estádio daqui fique pronto com a mão de obra daqui. O único jeito é botar dinheiro público e trazer mão de obra de fora pra ficar pronto em cima da hora e com muito superfaturamento.

  15. Igor

    16/05/2012 12:50:02

    Mas aeroporto, estradas, transportes, hoteis. restaurantes nem pensar. Bom a copa tende ser um fiasco e sobrará enormes dívidas para nós. Segundo previsões a presença de turistas na copa está 30% menor que a um ano atrás e deverá cair ainda mais.

  16. José Henrique

    16/05/2012 10:48:47

    3,1 bi????? Seriam mais ou menos 3 maracanãs???? Uauuuuuuuu!!!!!!

  17. Anderson

    16/05/2012 10:33:19

    Até parece que a COPA é somente estádios!!!Cade a apresentação sobre aeroportos? Metros? Trem? Estradas? Desenvolvimento Turisticos? Rede hoteleira?País dos Bananas mesmo!

  18. Henrique

    16/05/2012 09:24:53

    Até o logotipo da Copa não esta gostando....

  19. Verdão

    16/05/2012 05:44:15

    o coringão morde a maior fatia para melhorar o historico de time vencedor estadual.. enquanto os outros estadios estao caindo aos pedaços, eu acho mta burrice criar um estadio novo.. sinceramente, dinheiro jogado fora!! quantas pessoas morrem por causas bem maior que futebol, mas é só falar de vida que os boboes ja vem chorando!

  20. RogerioR

    16/05/2012 01:12:58

    A vantagem de se fazer a copa aqui é que teremos que melhorar, e muito, a estrutura de comunicações, portanto investimentos serão realizados e vamos ganhar internet de 100 mb, não vejo a hora. De resto o que eu gostaria mesmo é de mandar a FIFA tomar bem no meio do .. Os caras pensam que são donos do País, que estão acima das autoridades, é brincadeira.

  21. Newton Pinheiro

    16/05/2012 00:38:15

    Itamar, eu sou pernamucano, nascido no Recife. Vivo aqui. Infelizmente, tenho de dizer que o Recife de 2012 é um Recife de esgostos à céu aberto e calçadas totalmente bombardeadas. Falo em bairros, áreas tidas como nobre, tais como Boa Viagem, Aflitos, Graças, Espinheiro. Pegar ônibus aqui, mesmo em bairros/linhas de ônibus nobres é um ato de selvageria. O aspecto urbano, higiênico do centro da cidade e arredores é MEDONHO. Sujeira, barracas de todo tipo invadido calçadas, poluição sonora vinda de carros de som que fazem propaganda, como se estivéssemos em pleno pior da Índia, Bangladesh. A má educação no trânsito, TE GARANTO, não tem quem nos bata. Colocar o pé para atravessar é estressante diante da má educação do motorista. Eles podem estar até dirigindo em baixa velocidade mas quando vê pedestres ACELERAM para te pegar. É algo surreal essa minha cidade. Tem mais, muito mais. Agora, te pergunto: como é que vai se fazer um evento como uma Copa do Mundo numa cidade dessas? Isso é ridículo! Aliás, o país como um todo é meio assim. Umas cidades menos, outras mais, mas no geral, o problema do Recife é meio que geral. Não entendo mesmo como se preocupam com a entrega dos estádios e pouco se lixam para a urbanização das cidades, a educação do povo (bem, isso é mais difícil mudar. Talvez em décadas mudemos), oferecer um aspecto mais de civilização para as nossas cidades. Um erro essa Copa no Brasil.

  22. TATUAPE

    16/05/2012 00:32:56

    .Verba pública. 1.O Lula deu. 2.O Kassab liberou. 3.Estas são as principais acusações contra a Arena Corinthians..Agora olha o que o Juvenal declarou:.http://www.lancenet.com.br/sao-paulo/Juvenal-consegue-bilhoes-entornos-Morumbi_0_465553620.html.O inospitão estará na Copa?.Então porque as obras no entorno do estádio?.

  23. Karl Benchimol Xavier do Nascimento

    16/05/2012 00:22:07

    Não entendo como uma capital como Belém, que tinha a época da escolha das sedes o menor investimento necessário para adequação do seu estádio, e que, sem dinheiro da copa, está investindo em mobilidade urbana e hotelaria, além da reforma do estádio estadual, não é cogitada como plano B a Natal. Seria uma melhor forma de econimizar dinheiro público, já que lá a estrutura está totalmente adiantada.

  24. Leandro de Paula

    15/05/2012 23:19:40

    Concordo com o Citadini em gênero, número e grau. O SCCP "salvou" a cidade de SP de um vexame.E o curioso é que o mesmo Citadini sempre brincou, com carradas de razão, que a cidade deveria chamar-se Corinthians, e não São Paulo.Dizer que o estádio está sendo construído pela governo federal é assinar atestado de ignorância quanto aos termos "mútuo" e financiamento, e o resto é mero e ranço clubístico, partidário, ideológico, ou tudo isso junto.

  25. Itamar Generoso

    15/05/2012 23:13:45

    Não entendi a sua critica sobre a cidade de São Paulo. Nessas horas temos que ser mais unidos a copa é para todo o país e somos do mesmo país. Que bom que as coisas parecem ir bem ai em Pernambuco que nem você diz, mesmo sendo paulistano morando aqui em São Paulo torço para que as coisas ai vá bem, pois pernambuco faz parte do meu país logo eu amo pernambuco mesmo sem nunca ter ido ai e um dia vou conhecer pois sei que é linda. E São Paulo é a cidade que tem a melhor estrutura, pode não ser a ideal mas é a que tem a melhor, então o problema principal era o estádio mesmo, Hoteis não é tanto problema aqui, agora aeroportos é no país todo.Abraços.

  26. Itamar Generoso

    15/05/2012 23:03:55

    Engraçado se chama jogadores do Corinthians, dizem que é esquema pois quer favorecer para vender, se não chama é esquema para favorecer nas competições. Esse papo de teoria da conspiração enche, parece falta de argumento.O Corinthians não tem muitos jogadores convocados por que a força do time esta mais no conjunto do que na qualidade individual, exemplo é o Santos, tem um bom time, mas o grande diferencial é o Neymar e o Ganso, tira eles e o time fica desequilibrado, perde 50% da sua força.

  27. Itamar Generoso

    15/05/2012 22:56:02

    Olha sobre o Itaquerão você esta mal informado, desde que ele começou a sua construção já se sabia que ele não ficaria pronto para a copa das confederações, então ele nem foi considerado para esse evento. Agora sobre o restou não posso dizer nada.

  28. Itamar Generoso

    15/05/2012 22:52:20

    Olha sou corintiano, mas nem tanto o céu e nem tanto a terra, da mesma forma que não gosto de ódio clubstico paixão exagerada também é perigoso. São Paulo tem um aeroporto já saturado isso para vôos internos, pois os internacionais tem que ser feito na cidade de Guarulhos, eu concordo que o Morumbi é ultrapassado sim. Mas se não tivesse o estádio do Corinthians como opção eles arranjariam outra forma, pois a FIFA quer dinheiro e como vai se arrecadar dinheiro deixando de fora o maior mercado consumidor do país?Eu acho que todos sairam ganhando, o Corinthians a cidade, muitos falam em dinheiro publico, mas vejo mais insenções que voltaram com a arrecadação da cidade no evento.Mas isso é uma discussão que não adianta, envolve sentimeto demais, tanto de amor e ódio, não daria para discutir aqui.Acho que Corinthians não salvou a cidade a São Paulo, nem a cidade salvou o Corinthians, o que ouve foi uma parceria, ambos fizeram bem para todos. Ninguem conquista nada sozinho.

  29. Diógenes Cruz

    15/05/2012 22:47:19

    Vale lembrar a todos que a única capital que teve a ousadia de apresentar um projeto completamente novo, sem reformar estádio foi Recife (sede São Lourenço da Mata). Está sendo erguida a novíssima cidade da copa, com um estádio nascido do zero, que será a arena Pernambuco. Em São Paulo será apenas o estádio e o acesso. Aqui em PE além da arena, haverá hotéis, centro de compras, condomínios residenciais, restaurantes, entre outros benefícios à região. Se tudo vai ficar pronto até a copa, isso eu não sei! Mas comparar uma obra que nasce do zero a uma reforma de estádio... A FIFA sabe disso, e tenho certeza que PE estará na copa das Confederações. Antes disso teremos um amistoso internacional Íbis e Barcelona. Dá-lhe Íbisssss

  30. Carlos

    15/05/2012 22:42:32

    Realmente, muito estranho...Clima de histeria coletiva por causa da engenharia financeira da Arena Corinthians (R$ 850 milhões, parte em incentivos fiscais, parte emprestimo do BNDES), que sem dúvida proporcionará o maior e melhor legado da Copa de 2014...E ninguém questiona os R$ 3,2 bilhões do Aerotrem do Morumbi, um novo Minhocão, que terá como principal função resolver a inacessibildade do estádio do 5PFC...Não dá para entender.

  31. Imperiusmu

    15/05/2012 22:37:52

    Eu tô c.....e andando pra dona FIFA,eu quero saber o quê vai ficar de bom para os brasileiros?????

  32. Carlos

    15/05/2012 22:34:14

    Arena Corinthians, Itaquera, Brasil: "Very likely".Of Course.It's us!

  33. Diógenes Cruz

    15/05/2012 22:33:44

    Minha gente!!! Estamos à beira praticamente da copa 2014, discutir quem deveria ser sede ou não ser, menosprezar capitais menores por não fazerem parte do "sul maravilha" é puro preconceito e ignorância daqueles que não conhecem o Brasil. Independente de A ou B está mais adiantado ou atrasado, o mundo para diante da TV e enxerga o Brasil. Lamentavelmente sofremos com a falta de planejamento, desvio de recursos, falta de garantias mínimas para início de algumas obras; e tudo culpa obviamente dos nossos políticas em sua grande maioria corruptos macomunados com as grandes empreteiras que só visam a limpeza dos cofres públicos. A Copa vai sair, mas depois vamos ver a sujeira que ficou embaixo do "tapete", ou melhor, gramado. Abs a todos!!!

  34. Katia Rejane

    15/05/2012 22:11:09

    Como assim "Curitiba e POA ficaram de fora"? E o que essas duas cidades estão fazendo no gráfico acima apresentado? Pelo que consta, elas foram contempladas com a copa também.

  35. José Henrique

    15/05/2012 22:01:05

    O Roger Ceni pode falar a favor do Monotrilho, nós do bando e loucos, temos que engolir com casca e tudo.Que democracia de araque essa!

  36. Roger ceni

    15/05/2012 20:51:10

    E você orelha...é um daqueles cegos que só enxerga o que quer ver, sobre os roubos do privadão você é cego né! Deu para entender ou quer que desenhe?

  37. Rilton

    15/05/2012 20:48:16

    Meu amigo, acho que não é por ai não, aqui no Rio Grande do Norte, por exemplo, sempre dominou PSDB e DEM, Que é o partido da atual governadora, é vemos que é a cidade mais atrasada, infelizmente esse maldito partido só tem sangue ruim, fazem péssimos governos, nossa cidade está um caos, completamente abandonada.

  38. g.henrique25

    15/05/2012 20:19:00

    Fortaleza está bem adiantando. E minha poupança para ver os jogos também.

  39. paulo

    15/05/2012 18:28:49

    impressionante a politicagem na copa. a regiao que mais vai receber jogos, e justamente a que mais vota no pt, e uma das que menos tem estrutura para recebe-los. cidades muito mais importantes, como curitiba e poa, governadas pela oposicao ficaram de lado. e porque raios vao fazer jogos em manaus e cuiaba???

  40. Maneco

    15/05/2012 18:28:27

    Leandro, o corínthians não está construindo estádio, quem está construindo é o governo federal. Se SP não fosse escolhida para a copa o corínthians ficaria sem estádio por mais 100 anos. Essa é a mais pura verdade. SP não deve nada a ninguém, 4 ou 5 jogos da copa do mundo não representa nada para a cidade.

  41. Diego Silverio

    15/05/2012 18:08:58

    Estive esse final de semana em Natal a negócios e no sábado passamos na frente da construção do Estádio....pensei comigo:" Esse negócio não vai ficar pronto.....". Não foi surpresa ler isso aqui na data de hoje. Não tem nada, constuido....tem caminhão carregando terra lá ainda.....podem procurar outro lugar..... e o prejuízo vai ser grande, pois todos os Hotéis já estão bloqueados para o período, e tem alguns que já estão certificados pela Fifa como "Official Acomodation".....prejuízo a todos por conta de incompetência dos gestores.

  42. Newton

    15/05/2012 17:55:06

    Também sou contra a copa no Brasil e ainda tenho esperança que ela seja transferida para um pais cujo povo tenha melhores condições de vida e infraestrutura adequada para o evento. Acho que tudo isso aqui está servindo para os envolvidos enfiarem a mão na dinherama, mas gostaria de lembrar que quem colocou toda essa corja que será beneficiada, foi o próprio povo, que vai pagar todo esse estrago e ficar com a conta futura. Nosso problema não são os estádos de futebol, copa ou olimpíadas e sim não saber escolher nossos representates.

  43. Ricardo

    15/05/2012 17:21:59

    A questão da mobilidade urbana é um trem que se dirige para um descarrilhamento catastrófico em 2014: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,pacote-da-copa-levado-a-fifa-e-peca-de-ficcao-,872215,0.htm Em meio a um quadro impressionante de equívocos e incertezas, algo se destaca como o absurdo dos absurdos: “Na nova matriz de responsabilidades, o monotrilho de São Paulo tem prazo de conclusão previsto para maio de 2014– um ano e dois meses depois da previsão inicial. O custo do empreendimento já aumentou em mais de 25%, registra o documento. O contrato com o consórcio de empresas foi assinado em setembro passado. Mas o projeto básico da Linha Ouro ainda não teria sido concluído, segundo informações repassadas pelo governo.” Monotrilho? Do Morumbi? No pacote de obras da Copa? Mas o que é isso??? Será que não existe ninguém no poder público federal, e na imprensa, que saiba que o estádio são-paulino não será utilizado na Copa do Mundo de 2014? Que o estádio paulista da Copa, local da festa de abertura e do primeiro jogo do evento, será a Arena do Corinthians que está sendo construída, de modo impecável, em Itaquera? Itaquera, onde diariamente se repete o martírio de milhares de cidadãos tentando se deslocar de casa para o trabalho, e vice-versa, através de ruas e avenidas congestionadas, e de trens hiperlotados tomados em estações supersaturadas. E a grande obra de mobilidade urbana de São Paulo – aliás, a mais custosa obra da Copa de 2014 – é o Monotrilho do Morumbi? Inacreditável. Surreal. Aberrante. O governo federal parece absurdamente desinformado, e a imprensa estranhamente emudecida. Lembra muito a estória do rei que andava nú pelas ruas de seu reino, achando que estava vestido com uma roupa tecida por fios invisíveis, e nenhum súdito tinha coragem de dizer e apontar o que a todos escandalizava: - O rei está nú!!

  44. igor

    15/05/2012 17:21:25

    luiz 15/05/2012 às 1:20 PMPaís de 3º mundo mais com economia em 6º lugar e o pedreiro pode comprar carro novo. Eu agradeço a Deus por morar no Brasil.Luiz,comprar hoje em dia é tudo fácil....a bronca é pegar....outra, sendo um dos maiores países em extensão territorial e populosos do mundo,é bem " aceitável " que o Brasil tenha uma das maiores economias do planeta....Mas ,que derá que o IDH tivesse em posição semelhante ,ne ? O Brasil é 84 ° em IDH ...E aí ? Eu trocaria no ato as posições...escolheria um 6 ° lugar no IDH e mandaria essa tão falada 6° economia mundia pros quintos dos infernos.... Ou vc nao sacou que essa badalação toda é proposital.. Acorda pra vida,que nem Deus é brasileiro nem aqui é " o melhor " país pra se viver ,como muitos falam...não é pior..mas tá bemmmm longe de ser o melhor

  45. joão luiz

    15/05/2012 16:59:01

    Eu sou corinthiano, até entendo sua posição, mas reconheço que o nosso elenco nao tem jogador pra ser convocado.

  46. Carlos

    15/05/2012 16:51:51

    Na minha opinião é preocupação da FIFA é mais jogo de cena, pois todos nós sabemos que a entidade atráves de seu presidente Blatter, recebeu todas as garantias financeiras que os estádios estariam prontos,e isso indepedente do valor que possam custar,então nós brasileiros podemos ficar tranquilos pois já foi tudo orquestrado para que nós possamos pagar a essa conta astronômica desses elefantes brancos, que estão sendo contruído em locais onde há futebol de 3° e 4° divições, depois com certeza serão utilizados para grandes comícios politicos.

  47. Leandro

    15/05/2012 16:36:22

    Natal está uma vergonha mesmo uma desorganização total, todos os orgãos públicos de greve uma calamidade, uma falta de respeito com a população uma cidade largada, abandonada, como pode dizer que tem governantes nesse estado/cidade..e triste mais nunca vi uma cidade tão mal administrada como essa.

  48. Sem Nação

    15/05/2012 16:19:21

    Concordo com vc Marcos, acho que temos coisas mais importantes para nos preocupar.

  49. mark

    15/05/2012 16:16:16

    Cara o LULA deve ter feito macumba, não dá pra acreditar que o povo não veja que o quanto somos enganado por esse dito cidadão, e suas palavras de que nada 'sabia', enquanto isso no castelo da dinda o dinheiro sujo rola solto, suja nada limpo mesmo....que coisa!...uma pena!...mas esse é o povo que temos!

  50. Leonardo

    15/05/2012 16:15:25

    Se for com a qualidade "made in china", eu não entro num desses nunca...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso