Blog do Juca Kfouri

Um pouco mais sobre um tal Guarani x Palmeiras em 1968

Juca Kfouri

Por JOSÉ RENATO SÁTIRO SANTIAGO JR.*

No ano de 1968 o Palmeiras fez uma grande campanha na Taça Libertadores de América.

Após eliminar na primeira fase, o Náutico e as equipes venezuelanas do Deportivo Português e do Deportivo Galícia, com

uma campanha invicta, de cinco vitórias e apenas um empate, o Alviverde passou para a fase semifinal.

O sucesso na Libertadores provocaria adiamento em algumas partidas do campeonato paulista daquele ano.

Para se ter uma ideia, em 17 de março de 1968, o Palmeiras venceu o Comercial no estádio Palma Travassos por 2 a 0 com gols de Tupãzinho e Rinaldo.

Poucos dias depois, em 21 de março estreava nas Semifinais da Libertadores, aplicando uma goleada por 4 a 1 frente o Universidad Católica no estádio do Pacaembu.

No dia 24 de março, novamente pela Libertadores, jogou em Assunção frente o Guarany local, e sofreu sua primeira derrota na competição sul americana, por 2 a 0.

Dia 31 de março, em Santiago, venceu novamente o Universidad Católica por 1 a 0 e passou a depender de uma vitória simples frente ao Guarany do Paraguai na rodada seguinte para conquistar a vaga para as finais.

No dia 4 de abril, no Pacaembu, o Palmeiras venceu os paraguaios por 2 a 1, e conquistou seu grupo.

E o Campeonato Paulista?

Pois bem, depois de 17 de março, o Palmeiras voltou a jogar pelo Paulistão apenas em 10 de abril, no clássico frente a Portuguesa, quando perdeu por 3 a 2, após chegar a estar perdendo por 3 a 0 logo nos primeiros 20 minutos de partida.

As finais pela Libertadores foram marcadas apenas para os dias 2 e 7 de maio.

O fato é que até a realização destas finais, o Palmeiras apenas mais uma vez, em 13 de abril, na Vila Belmiro, quando perdeu para o Santos por 1 a 0.

Como o campeonato paulista era disputado pelo critério de pontos corridos, as partidas adiadas do Palmeiras seriam realizadas ao final da disputa.

Chegaram as finais da Libertadores…

Em 2 de maio, o  Palmeiras perdeu para o Estudiantes por 2 a 1 em La Plata.

Na partida de volta, o Alviverde devolveu a vitória, agora por 3 a 1, o que provocou a realização de uma partida desempate, uma vez que não havia o critério de desempate por saldo de gols.

A partida desempate aconteceu em 16 de maio, e o Palmeiras acabou sendo derrotado por 2 a 0, perdendo aquele que seria seu maio título até então.

Mas ainda havia o Campeonato Paulista para disputar e uma sequência quase interminável dos jogos que tinham sido adiados.

Três dias depois, em 19 de maio, o Palmeiras voltou a campo e foi derrotado no Palestra Itália por 3 a 1 para o Santos.

No dia 22, mais uma derrota, agora para a Portuguesa por 2 a 0.

O Palmeiras só voltaria a vencer uma partida em 26 de maio por 1 a 0 frente o São Paulo.

Mas três dias depois, sofreu uma sonora goleada para a Ferroviária por 3 a 0.

Em 1 de junho aconteceu a última rodada do campeonato, conquistado com sobras, pelo Santos. Neste dia o Palmeiras venceu o Juventus por 3 a 1.

O regulamento naquela época definia que apenas o último classificado do campeonato seria rebaixado.

Até aquele momento, o Palmeiras estava em último lugar com 13 pontos, ainda restavam 10 jogos para cumprir a tabela.

Em 5 de junho, o Palmeiras foi derrotado para o XV de Piracicaba, por 1 a 0, que passou a somar 22 pontos e se livrou do rebaixamento com este resultado.

No dia 8 de junho, o Alviverde novamente é derrotado, agora pelo São Bento, por 3 a 2. Naquele mesmo dia, o Juventus venceu o América por 3 a 0 e passou a somar 20 pontos.

Veio um empate frente ao Botafogo, por 1 a 1, em 11 de junho, no estádio Palestra Itália, e a situação começava a ficar caótica pois o time não vencia, eis a classificação na parte de baixo da tabela até então:

Botafogo e XV de Piracicaba – 22
América, Juventus e Portuguesa Santista – 20
Guarani – 19
Comercial – 18
Palmeiras – 14

No dia 13 de junho, novamente no estádio Palestra Itália, o Palmeiras é derrotado por um adversário direto contra o rebaixamento, o Guarani, por 3 a 1.

Guarani – 21
América, Juventus e Portuguesa Santista – 20
Comercial – 18
Palmeiras – 14

Agora faltavam apenas 6 jogos.

Em 16 de junho, enfim veio uma vitória, por 1 a 0 frente o XV de Piracicaba.

América, Juventus e Portuguesa Santista – 20
Comercial – 18
Palmeiras – 16

A partida contra a Portuguesa Santista em 19 de junho no Pacaembu poderia significar um respiro. Mas, o Palmeiras sofreu uma convincente derrota por 4 a 2, o que livrou de vez a Santista do rebaixamento.

Agora faltavam 4 jogos, contra Botafogo, América, Guarani e Comercial.

América e Juventus – 20
Comercial – 18
Palmeiras – 16

Em 23 de junho, em Ribeirão Preto, Palmeiras e Botafogo não saíram de um 0 a 0.

América e Juventus – 20
Comercial – 18
Palmeiras – 17

A partida frente o América, dia 26 de junho, em São José do Rio Preto, era decisiva para as duas equipes. O Palmeiras venceu por 2 a 0, resultado que quase o livrava do rebaixamento.

América e Juventus – 20
Palmeiras – 19
Comercial – 18

Enfim chegamos a partida entre Palmeira e Guarani que seria realizada em 29 de junho no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

O Guarani já estava livre do rebaixamento e tinha vencido o Palmeiras por 3 a 1 cerca de duas semanas antes em 13 de junho.

No dia 13 de junho o Guarani entrou em campo com Sidnei, Wilson, Paulo, Beto e Cido; Tião Macalé e Capeloza; Joãozinho depois Wagner, Ladeira, Cardoso depois Bidon e Carlinhos

Já no dia 29, o Guarani foi escalado com Dimas, Uilson, Cidinho, Tarcísio e Diogo; Dante depois Flamarion e Nilton; Lindóia, Ladeira, Cardoso e Zezinho.

Nota se que apenas dois jogadores atuaram nas duas partidas: Ladeira e Cardoso.

O empate por 1 a 1, deixaria a definição do rebaixamento para a última partida entre Palmeiras e Comercial no estádio Palestra Itália.

América, Juventus e Palmeiras – 20
Comercial – 18

Não foi necessário, pois o Guarani tinha duas irregularidades no jogo frente o Palmeiras. A primeira o fato de contar com José Roberto Barreto, que havia sido registrado fora do prazo e a outra a entrada em campo de Flamarion que sequer registrado estava.

Foi desta maneira que o Palmeiras conquistou o ponto que lhe faltava para fugir do rebaixamento. O TJD decidiu pela vitória palmeirense na partida de Campinas.

Palmeiras – 21
América e Juventus – 20
Comercial – 18

E olha que foi providencial, pois o Comercial derrotou o Palmeiras em pleno Palestra Itália por 3 a 2.

Palmeiras – 21
América, Juventus e Comercial – 20

Quem seria o rebaixado então?

O regulamento do Campeonato Paulista de 1968 previa como critério de definição do título e do rebaixamento apenas o número de pontos ganhos.

Sendo assim haveria a necessidade de serem realizados confrontos entre os três últimos colocados, no caso, América, Juventus e Comercial.

Disputa que contaria com a presença do Palmeiras caso não tivesse conquistado o ponto da vitória no TJD frente o Guarani.

Resultado: NINGUÉM FOI REBAIXADO!

*José Renato Sátiro Santiago Junior é engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos, gerenciamento de pessoas, gestão do conhecimento e implantação de novas tecnologias e inovações em empresas nacionais e multinacionais. É doutor e mestre em Engenharia pela Universidade de São Paulo com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. O autor pode ser contatado pelo email jrsantiago@jrsantiago.com.br. É ainda pesquisador do  http://www.memoriafutebol.com.br/forum

Nota do blog: Apesar das manifestações raivosas de uns poucos revisionistas que deveriam ir fazer livros de história na ex-União Soviética, o fato é que, oficialmente, a SE Palmeiras não se manifestou, nem poderia.

Porque o glorioso nome da instituição deve ficar a salvo dos fanáticos.

Dito isso, acrescente-se: não há, em nosso futebol, quem possa atirar a primeira pedra.

Todos, de uma forma ou de outra, aqui ou ali, têm manchas em suas histórias, às vezes por mera paixão, às vezes por ganância mesmo.

Abaixo, o documento que permaneceu inédito até que a revista do centenário do Comercial o trouxe à luz, como publicado neste blog na última quarta-feira (http://blogdojuca.uol.com.br/2012/02/a-historia-de-uma-marmelada-documentada).

 

  1. Gustavo Lovatto

    02/03/2012 19:39:16

    O "esquema Parmalat" era: a co-gestão, que fez o Palmeiras ter o time mais talentoso do país. Pronto, esse era o esquema.

  2. Bernardo Holder

    29/02/2012 15:02:00

    Campeão do Mundo ? Mas, nunca foi Campeão Do Continente ???

  3. Bernardo Holder

    29/02/2012 15:00:39

    Pergunta: se ninguém foi rebaixado, em que posição ficou o Comercial no Paulista de 1969?

  4. Tiago Silveira

    28/02/2012 19:16:58

    Dor de cotovelo hein? Todos os títulos mencionados, o Palmeiras eliminou o Corinthians.Vale lembrar o título comprado pelo Kia em 2005, o gigantesco mundial de 2000 vencido por um time que nunca ganhou a libertadores. O estádio sendo feito com verbas bem duvidosas. A final do Paulista em 98 que o juiz deu pênalti na ajeitada de peito do César aos 46 do 2º tempo. O vexatório jogo com o Cruzeiro pela copa do brasil em 2002...Bom, poderia ficar escrevendo até amanhã, mas é que alguns episódios no futebol ficam marcados pra sempre.Mas tenho algumas perguntas tampém:Pq o Dinei e Vampeta não sabem bater pênalti?Pq o Marcelinho pipoca na última cobrança?Pq o juiz não marcou pênalti no Tinga e ainda expulsou ele?Pq o Branco tomou aquele drible fantástico do Rivaldo?

  5. Luis Favaro

    28/02/2012 15:23:35

    Fale um pouco mais sobre o Campeonato Brasileiro de 2005 !To ansioso pelas revelações !

  6. Juca Kfouri

    28/02/2012 14:20:55

    Porque ele prometeu documentos que jamais entregou, porque não os tem. Trata-se de um parlapatão.

  7. José Henrique

    28/02/2012 13:56:03

    Li um santista comemorando o trecho do post: "Em 1 de junho aconteceu a última rodada do campeonato, conquistado com sobras, pelo Santos. Neste dia o Palmeiras venceu o Juventus por 3 a 1.":Acho que está na hora do Juca, lembrar a história da caixa de sapato.ahahahaha

  8. Insensato

    28/02/2012 11:39:26

    Alguém poderia explicar o porque a FPF trouxe o Castrilli para apitar aquele jogo da Portuguesa x Corinthians ?Algum repórter não consegue um documento que explique o pq aquele argentino fêz tudo aquilo ? Qual o motivo ? qual o interesse ? deve ter algum documento que explique aquilo. Foi muito na cara dura.

  9. Ronald Nowatzki

    28/02/2012 10:40:57

    André, antes de me chamar de fanfarrão, coloquei o Wikipédia, porque lá estão varias fontes, as quais vc pode pesquisar, e no demais tem a classificação final do campeonato, que confere exatamente com a tabela da qual eu acompanhei jogo a jogo aquele campeonato, como os demais, então coloquei esta fonte ( wikipédia ) exatamente pq tem varias opiniões , debates, a favor e contra. Até agora ninguém trouxe um regulamento do campeonato de 1990 que previa rebaixamento, até agora ninguém trouxe uma prova concreta que houve virada de mesa, apenas discussões de diz-que não-diz. Antes de me chamar de fanfarrão, traga as provas. E olhe a íntegra da página do Wikipédia, e consulte todas as fontes que ela colocou.

  10. Luis

    28/02/2012 09:52:15

    Parmalat?

  11. flavio

    28/02/2012 09:29:15

    marcos trindade, bom diapeço permissão ao juca para me adiantar...............a ele, pois o mesmo é muito ocupado:entre no site do clube:www.comercialfc.com.brabraçoflavio

  12. Alviverde/SP

    28/02/2012 09:10:33

    Podemos também ter respostas idiotas para perguntas imbecis...rsrsrs

  13. souza pinto

    28/02/2012 07:55:41

    Rogério,Desculpe,esqueci de dizer que o São Paulo foi campeão paulista de 1992,um abraço.

  14. souza pinto

    28/02/2012 07:44:06

    Rogerio,Há um equívoco de sua parte.Não se deixe envolver por ouvir dizer.Leia o regulamento do Campeonato Paulista de 1990,que foi,é evidente,aprovado por todos os clubes,ANTES do início do campeonato.Ficou acertado,no regulamento que em 1991,haveria duas séries,e que os primeiros colocados disputariam o título.Foi o que ocorreu.O são Paulo foi o campeão de 1991.Voce acha que ,não houvesse o regulamento,os outros cklubes aceitariam esta situação?Homenageie a inteligência do presidente do seu clube.Quantas as demais afirmações que voce faz,são ridiculas,e destituidas de qualquer elemento sério.O São Paulo de 1989 a 1994,teve um verdadeiro esquadrão(leia,veja as publicações),sob o comando do Mestre Telê Santana(não seja injusto Rogério),foi: vice campeão brasileiro de 1989,,1990,campeão paulista de 1991,campeão brasileiro de 1991,campeão da libertadores de 1992 e 1993,campeão mundial de 1992 e 1993,e vice campeão da libertadores de 1994.Rogério,por favor,não procure sujar a história dos outros clubes que não o seu.Respeite-a.

  15. andré curitiba

    28/02/2012 07:39:43

    A entregada de SP e Palmeiras, lembrou? É típico de tricolete que sempre nega o seu passado sujo.

  16. andré curitiba

    28/02/2012 07:33:03

    O Ronald é um fanfarrão. Coloca como fonte o "wikipedia", cuja maior crítica é a falta de revisão e controle. Vejam a documentação histórica na FPF e sites mais sérios que entenderão o desespero são-paulino em provocar a desinformação , atitude muito comum de tricolores que escrevem com frequência em blogs, inclusive se descrevendo como "historiadores". Nos blogs e sites tricoletes, o SP nunca caiu, a construção do Morumbi não envolveu dinheiro público, o clube nunca faliu e o "Jogo das Barricas" não arrecadou esmolas. Tb é possível encontrar contos de Natal (onde Papai Noel existe), de Páscoa e outra estórias como Alice no País das Maravilhas,

  17. Roberto

    28/02/2012 01:46:30

    Vamos falar de 77 2005 esqema 1 zero zero brasiliense em 2000

  18. Roberto

    28/02/2012 01:41:39

    Ta certo que todos os times tem seus podres inclusive o meu palmeiras mais corinthianos falarem em falcatruas e brincadeira o campeao mundial de 2000 que deve ser o numero de vezes que esse time foi ajudado na historia nisso sim o corinthians e campeao mundial

  19. Marcos Bertoli

    28/02/2012 00:17:17

    Melhor parte do post:Em 1 de junho aconteceu a última rodada do campeonato, "CONQUISTADO com SOBRAS, pelo SANTOS". Neste dia o Palmeiras venceu o Juventus por 3 a 1.

  20. Ronald Nowatzki

    28/02/2012 00:13:52

    Por favor provas reais sobre o regulamento do campeonato de 1990.Por favor provas de que houve virada de mesa, não servem blog de opiniões, revista época de 2009, nem recortes de jornais que falam.,http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1990Chega desta mentira que se propagou.

  21. Marcos Bertoli

    28/02/2012 00:07:30

    Acho que você não pode reclamar do SPFC, ele salvou seu time de cair pra segunda, no paulista, (brasileirão caiu mesmo) com aquele gol do Grafite

  22. xavier hattai

    27/02/2012 23:47:25

    Manda as provas, que ele publica.

  23. xavier hattai

    27/02/2012 23:44:44

    Isso!!! O regulamento, QUE JÁ TAVA PRONTO, foi feito apenas para prejudicar o Palmeiras.

  24. xavier hattai

    27/02/2012 23:39:06

    E as provas, campeão?

  25. Danilo

    27/02/2012 23:38:48

    Só posso dizer a você Juca, parabéns!!! Parabéns aos seus colaboradores em expor a história do futebol brasileiro. Isso aí é para alguns times descerem de um certe pedestal em que acham que estão.

  26. xavier hattai

    27/02/2012 23:36:26

    hahahaha... Boa Juca!

  27. Nilson da Silva

    27/02/2012 22:35:56

    Juca, vc é um jornalista que gosta de ética, transparência, afinal isso não é qualidade é obrigação de todos. Portanto me sinto no direito de fazer uma pergunta. Por que ninguém mais falou absolutamente nada sobre o árbitro Gutemberg? Onde ele anda? Por que se calou? Por que a mídia não se interessou pelo assunto? Será que é só a CBF e o seu presidente que fazem mal ao futebol?

  28. Rogerio

    27/02/2012 22:28:25

    Sou Corinthiano Essa Historia dos anos 90 , do São Paulo ter caido para segundona no Paulista isso é verdade e me lembro muito bem Isso eles mudou o campeonato paulista para salvar o São Paulo e o pior é que ele foi campeão Que coisa ridicula que foi aquilo E ainda naquela época ele foi campeão da libertadores e mundial , a Historia podia ter sido outra Ele não ter ganhado os campeonatos dos anos 90 . Coisa podre o Futebol .

  29. xavier hattai

    27/02/2012 21:09:12

    Se abrir os arquivos de 1968 até o campeonato de 2012, acaba o futebol brasileiro.

  30. xavier hattai

    27/02/2012 21:04:10

    Qual é a polêmica do brasileiro de 2011, amigo???

  31. Paulo

    27/02/2012 20:51:27

    Deve ter sido amigão do Dr. Helio e do Aquino...

  32. Paulo

    27/02/2012 20:38:50

    Essas perguntas estão na fila. Na frente delas estão as perguntas sobre o Rui Rei em 77, entre outras.

  33. Ronald Nowatzki

    27/02/2012 19:35:21

    Sr Valdir, vou procurar a revista Placar de janeiro de 1990, e trazer na íntegra o regulamento definido pela FPF, se possivel, tentarei Scanear o conteúdo.E como disse o São Paulo foi eliminado na repescagem, e por este motivo passaria a fazer parte do grupo 2 em 1991, porem o regulamento já estava pronto antes mesmo de isto acontecer. Nunca houve virada de mesa, ele terminou o campeonato em 15º lugar com um total de 24 times, e o regulamento era bem claro que não haveria rebaixamento, e sim divisão de grupos. Agora, infelizmente tem pessoas que procuram interpretar de forma que melhor lhe convém.Em 1982 no campeonato Brasileiro chamava-se Taça de Ouro, o Corinthians ficou em 4º lugar, e começou o campeonato disputando a Taça de Prata, mas o regulamento previa que equipes da Taça de Prata podiam passar para a Taça de ouro, portanto, não houve quebra nenhuma do regulamento, tanto neste caso em 1982 como no paulista em 1991.Falo isto porque eu vivi e acompanhei estas épocas e sei perfeitamente sobre o que estou falando.

  34. Lila Martelli

    27/02/2012 18:54:18

    Perguntas que não calam nunca: 1) Por que o Palmeiras não paga a segunda divisão paulista (1968) que deve aos cidadãos de bem? 2) Por que o Palmeiras não devolve o título paulista de 1993, obtido no que se chama de mão grande, quando o tal de José Aparecido atuou como décimo segundo jogador? 3) Por que o árbitro aposentado, bandeira daquele jogo, não conta a razão de terem permitido que Edmundo agredisse o atleta Paulo Sérgio, sem receber punição? Por que não são contados os bastidores daquela partida da Libertadores em que o juiz supostamente contratado da Parmalat marcou uma "bola atrasada" de Gamarra? Por que não se conta de que maneira o Palmeiras salvou o Inter e o Flamengo da segunda divisão do Brasileiro? Por quê? A pergunta é: por quê?

  35. José Henrique

    27/02/2012 18:40:46

    Já que é pra voltar mais de 40 anos no tempo, que tal a historinha do Morumbi ser incluida nessa listinha?Não leu o final do post?:"Todos, de uma forma ou de outra, aqui ou ali, têm manchas em suas histórias, às vezes por mera paixão, às vezes por ganância mesmo.":Inclua-se. eheheheh

  36. LUIZ CARLOS 1º

    27/02/2012 18:27:37

    Julio, o AS tem a Faculdade da Vida e é, sem duvida alguma, o melhor dirigente esportivo da nova geração.Disparado!Se o futebol é toda esta "beleza" que voces estão vendo aqui neste post, pela excelencia do nosso Juca Kfouri, o AS aprendeu, desde cedo nesta area, que o importante é ser atuante, descentralizador, arrojado, politico e empresario.Ele esta dando um baile em todos que estão tentando ridiculariza-lo, (inclusive a turminha dos contra).Na verdade o AS é produto do meio.Nada mais que isto

  37. Silvio

    27/02/2012 18:23:11

    Esse é o nosso problema, prescreve mensalão, assassinato, roubo, multa, não vale ficha limpa no ano tal, etc.Só falta a decência de todos nós prescrever de uma vez...

  38. Calil

    27/02/2012 18:21:09

    Já que se interessa tanto por assuntos polêmicos, gostaria de sugerir alguns temas: paulista de 77, Rui Rei, paulista de 79, "mundial" de 2000, brasileiro de 2005, brasileiro de 2011, itaquerão, carnaval, etc...

  39. Silvio

    27/02/2012 18:19:42

    Concordo plenamente!

  40. Jão

    27/02/2012 18:05:40

    Acho que nada, mas nada foi pior na história do futebol brasileiro do que a virada de mesa do Fluminense, toda a presepada que foi armada para que ele voltasse a primeira divisão e como terminou aquele campeonato, com aquela pouca vergonha feita em São Januário em cima do São Caetano. Tenho todo o respeito do mundo pelos times que foram rebaixados recentemente e voltaram jogando bola, e espero que coisas como aquela nunca mais aconteçam.

  41. Jão

    27/02/2012 17:55:59

    Sou palmeirense e concordo contigo! Como você assiste o Linha de Passe, você sabe que a posição do Blogueiro sempre foi CONTRÁRIA a utilização de recursos públicos para estádios privados. E nunca ouvi, li ou percebi vinda do blogueiro nenhuma posição antagônica a essa. Quanto a isso, a opinião dele não mudou. Aonde quer chegar?

  42. Jão

    27/02/2012 17:40:47

    Claudionor - Serve para que se puna, seja com 1 mês, 1 ano ou 100 anos, clubes e pessoas envolvidas em bandalhas. Não podemos querer que a lei seja dura com os outros e mole com a gente. Sou Palmeirense e, ao meu ver, é motivo suficiente para rebaixar o clube novamente, como acontece na Itália.

  43. barrageiro

    27/02/2012 16:59:07

    qui vergonha!! falta a FIFA nos dar o titulo mundial de 1951 contra o canto do rio futebol clube tinha 5 jogadores irregulares......

  44. Guilherme

    27/02/2012 16:49:15

    Valdir, fique calmo, tanto o Sr Ronald como o outro Sr Andre Bergamo (as vezes acho q são a mesma pessoa), se pautam pelos valores éticos e morais quando lhes convêm. Quando por ironia do destino algo afeta-lhes o clube de coração, tudo isso se torna ruína. Pois quem torce, distorce.

  45. ugodantonio

    27/02/2012 16:47:10

    juca, te adoro vc.e o cara mais politizado que conheco, entao meias palavras bastam , o palmeiras e o mario covas e o corinthians e o maluf ,entendeu,para com isso de remover coisa de 40 aqnos atras. abs.

  46. Alviverde/SP

    27/02/2012 16:44:11

    E o GUARANI F.C.???? Cabe a ele alguma culpa nessa historinha toda??? SÓ o Palmeiras é que armou a tal "marmelada"????Ou ele foi apenas mais uma VÍTIMA do grande clube da Capital???? Pobrezinho...

  47. Juca Kfouri

    27/02/2012 16:34:09

    Eu percebo. Você, por exemplo, não está nem aí, nem sequer se deu ao trabalho de comentar. Cada uma!

  48. Ricardo

    27/02/2012 16:31:00

    Sr. Valdir, se o Regulamento afirma que Não haverá descenso, não se pode proibir que qualquer um dos grupos dispute o título da 1ª divisão. Isto seria um rebaixamento, que iria contradizer o artigo que afirmou expressamente que não haveria descenso.Imagino que deva ser muito dolorido, vergonhoso, torcer pra um time que caiu pra 2ª divisão e ver um grande rival nunca ter caído. E precisar mentir sobre o rival, dizendo que este fez maracutaia pra permanecer na 1ª divisão. Isto deve doer muito...

  49. ugo f. sava

    27/02/2012 16:24:12

    Renato Khair (palmeirense?) apresenta o seu ranking da bandalha, mas não prova.

  50. Claudionor

    27/02/2012 16:20:59

    Estranho Juca, muito estranho...Vc recordar um assunto passado mais de 40 anos, quando temos casos vivissimos de ajuda de arbitragem e outros esquemas em campeonatos recentes.Este seu "furo" jornalistico serve a quem?Agora que temos a CBF + um clube brasileiro unissinos em idéias e ideais, seria sim um assunto gravissimo a ser discutido. Vejam que envolve resultados, estadios, verbas de TV, marketing, e tudo mais.Vc tem interesse no assunto?Sem paixão clubistica por fv.O longiquo 1968, tempo de festivais e revoluções estudantis, soa como pueril perto das sacanagens atuais.Vamos olhar pra frente. Tem coisa gorda para vc tocar, se quiser é claro.....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso