Topo

Blog do Juca Kfouri

Teixeira e seu quarteto

Juca Kfouri

16/11/2011 15h36

Ricardo Teixeira já fechou o núcleo duro dos cartolas que trabalhará por ele na eleição para a presidência da Fifa, em 2015.

Na América do Sul, os aliados de sempre, Nicólas Leoz e Julio Grondona,  eternos presidentes da Confederação Sul-Americana e da Associação de Futebol da Argentina, com os nomes mais sujos do que pau de galinheiro, mas exímios na arte de sobreviver no imundo mundo do futebol.

Ambos são alvos de Joseph Blatter em sua hercúlea tarefa de, ao menos, limpar as cocheiras e salvar as aparências, mas capazes, também, de sangrar o cartola suíço, porque ainda com posições altas na Fifa e detentores de segredos explosivos.

Outros dois poderosos soldados de Teixeira foram recentemente escorraçados da Fifa, envolvidos em grossa corrupção e compra de votos, apesar de não mais graves do que as que envolvem Leoz e Grondona.

O tobaguiano Jack Warner, sem cargo, mas dono de forte influência na Confederação Centro-Americana de Futebol e o qatari Bin Hammam, o cartola que levou a Copa do Mundo para o Qatar em 2022, embora seja difícil a manutenção do país como sede até lá, a menos que Blatter venha a ser derrotado por Teixeira.

Como se vê, gente fina é outra coisa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/