Topo

Blog do Juca Kfouri

O MARACA É NOSSO!

Juca Kfouri

17/10/2011 17h52

Imagine que um cirurgião faz uma plástica no seu rosto e decide, que você precisa ter um narigão.

Agora imagine que esse senhor, depois de começar a cirurgia,  diz que precisa de mais dinheiro seu para comprar uma ferramenta nova e terminar a cirurgia a tempo.

Pois é mais ou menos isso que está acontecendo com o nosso Maracanã.

O Maracanã, como todos sabem, simboliza muito mais para os cariocas do que um simples estádio.

No seu campo nós vimos a história do futebol brasileiro acontecer.

Da geral e das arquibancadas lotadas, nós comemoramos, choramos, cantamos, sofremos e vibramos. Juntos.

Neste exato momento, o Maracanã está sofrendo alterações irreversíveis em um processo nada transparente e bancado com dinheiro público: o seu dinheiro.

O Governador do Rio acaba de pedir um empréstimo de 126 milhões de dólares ao Banco de Desenvolvimento da América Latina para deixar o Maraca do jeito que a FIFA gosta.

As obras já estão orçadas mais de 800 milhões de reais.

Porém, até agora, muitos dos documentos referentes às obras do Maracanã ainda não foram divulgados, e nós não sabemos onde o nosso dinheiro está sendo gasto.

Assine já a petição para exigir transparência total e a liberação de todos os documentos das obras do Maracanã.
www.meurio.org.br/na_atividade/1/assine_embaixo/transparencia-nas-obras-do-maracana

O plano inicial era que o financiamento da reforma do Maracanã fosse feita através de uma parceria público-privado (PPP).

Porém, o Governo do Estado e o BNDES estão arcando com todos os custos da reforma, investindo dinheiro dos cariocas em um estádio que passará para a iniciativa privada após a Copa de 2014.

Pois é, esse é o seu dinheiro que está sendo investindo em um projeto no qual você não foi devidamente consultado e onde não houve transparência de gastos.

Tudo está acontecendo muito rápido, com pouca abertura para a sociedade e com a principal preocupação de entregar, no prazo, uma "Nova Arena da FIFA" e não um "Estádio dos Cariocas", como o Maracanã sempre foi.

No dia 27 de setembro, nossa petição para impedir o novo empréstimo foi entregue ao gabinete do Presidente do CCJ.

A votação na ALERJ aconteceu e, novamente, os deputados deram às costas aos cariocas, aprovando cegamente uma dívida de 126 milhões de dólares.

A falta de transparência nas obras do Maracanã continua, os documentos públicos das obras do estádio ainda não foram liberados e nós não podemos deixar que as obras realizadas na nossa cidade, com o nosso dinheiro, careçam tanto da nossa participação e vigilância.

O Maraca é seu, nosso e de mais ninguém!

Vamos aumentar a pressão pela divulgação dos documentos em uma nova petição que será entregue nas mãos do próprio Governador do Estado, durante o SoccerEx, o maior evento de negócios de futebol do planeta, que acontecerá no Rio em poucas semanas.

Precisamos de muitas assinaturas pois se ganharmos essa batalha poderemos abrir precedentes para que outras obras da Copa, bancadas com o nosso dinheiro, tenham suas contas abertas.

Vamos mostrar ao mundo que os cariocas não aprovam a falta de transparência e exigem participação.

Assine já a petição exigindo que o Governador do Estado divulgue todos os documentos públicos das obras do Maracanã:

www.meurio.org.br/na_atividade/1/assine_embaixo/transparencia-nas-obras-do-maracana

Exija transparência nas obras do Maracanã!

Assine já a petição para exigir que o Governador do Estado divulgue todos os documentos públicos referentes às obras do Maracanã.

Siga-nos!

E saiba mais aqui:

http://meurio.org.br/

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/