Jogo duplo na Copa do Mundo
Enquanto fontes da CBF espalham que a Fifa já pensa num plano B para substituir o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 caso não seja modificada a chamada "Lei Geral da Copa", o governo federal emite sinais contraditórios diante da óbvia chantagem.
A presidenta Dilma Rousseff diz que não cederá nas questões que eventualmente colidam com as leis brasileiras, mas, por outro lado, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, trabalha para eleger o deputado Vicente Cândido como relator da "Lei da Copa".
Ora, Vicente Cândido é um dos vice-presidentes da Federação Paulista de Futebol, entidade a serviço da CBF que, candidamente, tudo fará para atender a Fifa.
Ou seja, ou bem a presidenta quer uma coisa e o PT quer outra nesta questão ou tem gente, que sabe que o resultado final será inevitavelmente contrário à soberania nacional, apenas jogando para a torcida.
E é preciso que se diga que os excessos exigidos Fifa estão postos desde antes de o Brasil ser escolhido como sede e com a concordância do então presidente Lula.
Em bom português, tudo já estava combinado, e o combinado não é caro nem barato, é simplesmente o combinado.
Em meio a tal confusão, está o ministro do Esporte Orlando Silva que, a pretexto de ficar bem com a presidenta que não o queria, passou a jogar com ela, o que irritou os cartolas da CBF e da Fifa, loucos agora para vê-lo pelas costas.
Seja como for, é difícil imaginar, nestas alturas do campeonato, que se crie uma situação tal que inviabilize a Copa no país — desenlace que este blog, dados todos os desmandos já cometidos em torno da construção e reforma de estádio e da pasmaceira em relação aos legados para as cidades sede, até aplaudiria de pé.
EM TEMPO: O diário "Lance!" de hoje traz uma página noticiando que o procurador da República Marcelo Freire, remete hoje à Polícia Federal, no Rio, ofício determinando a abertura de inquérito contra Ricardo Teixeira, para investigar se o dinheiro que o jornalista Andrew Jennings, da BBC, denunciou que ele teria recebido foi remetido ilegalmente para o Brasil.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/