Mobilização contra os despejos da Copa
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e da Frente de Resistência Urbana, que reúne organizações populares de 14 estados do Brasil na luta contra a segregação nas cidades brasileiras, têm feito uma série de debates e ações em relação à Copa 2014.
E, particularmente, por conta dos despejos de comunidades periféricas que já estão ocorrendo – e se intensificarão – por causa das obras.
Por isso planejam, para o final deste mês, mais exatamente no dia 24, uma grande mobilização em Brasília, diante do Ministério dos Esportes, para denunciar o caráter excludente e o legado segregador que esta Copa já começou a produzir.
A previsão é a de reunir, pelo menos, 2 mil pessoas.
E, de fato, a maneira pela qual tem gente sendo retirada de suas casas devido às obras para a Copa e para a Olimpíada lembra, em alguns casos, o que os nazistas faziam nas residência dos judeus na Segunda Guerra Mundial.
É preciso por um paradeiro nisso e é preciso que este tipo de absurdo chegue aos ouvidos da presidência da República, o que um ato em Brasília sempre ajuda a fazer.
É Direito Humano básico o direito à moradia e a lei diz que ninguém pode ser removido de sua casa e mandado para os cafundós como está acontecendo, com indenizações, além do mais, que não permitem a aquisição de imóvel semelhante.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/