Blog do Juca Kfouri

Vitória do Fogão com apagão no Engenhão

Juca Kfouri

Por RAFAEL BELATTINI

As partidas de futebol costumam começar na hora marcada, salvo atrasos de minutos, e ter um intervalo entre os 90 minutos de jogo.

Mas isso pode não acontecer se o palco da partida for o estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão.

Nele, com o público de 10.433 pagantes, o Botafogo fez um jogo de três tempos e dois gols contra o Grêmio.

O primeiro tempo foi pra lá de movimentado.

O Bota começou com amplo domínio e Marcelo Mattos quase marcou aos 4 minutos, mas o substituto de Victor, com a Seleção para a Copa América, Marcelo Grohe se esticou e impediu.

A pressão alvinegra continuou e Grohe teve trabalho com o atacante Herrera tentando de cabeça e depois  com o calcanhar.

O Grêmio só foi ter sua primeira finalização aos 30 minutos, mas poderia muito bem ter aberto o placar.

Porque na bola lançada por Douglas, Alessandro falhou e Fernando ficou cara a cara com Renan, substituto de Jefferson, também com a seleção. Sem a manha de atacante, o gremista bateu em cima do goleiro botafoguense.

O lance animou o time gaúcho e, no minuto seguinte, Lúcio tentou de voleio e Marcelo Mattos tirou sobre a linha.

O Botafogo respondeu e Rafael Marques quase marcou contra ao tentar cortar o cruzamento de Éverton.

Maicossuel ainda tentou mais uma vez antes de acabar a primeira etapa, mas chutou para fora a 11ª finalização botafoguense nos primeiros 45 minutos. O Grêmio finalizou apenas 3 vezes.

A segunda etapa começou com pressão do Botafogo, mas que durou pouco o ritmo do jogo caiu.

Aos 18, o Grêmio teve mais uma chance cara a cara com Renan. Dessa vez foi William Magrão quem não conseguiu tirar do goleiro.

Aos 23, Fernando fez falta no meio de campo para matar o contra-ataque e recebeu o cartão amarelo. Como já tinha o amarelo, o Grêmio ficou com um a menos em campo.

Com um a mais o Botafogo não demorou para, enfim, abrir o placar.

Elkesson invadiu a área pela direita e deixou a dúvida se cuzou muito forte ou chutou muito torto, e a bola encontrou a cabeça de Marcelo Mattos e parou nas redes. 1 a 0.

Aos 32 minutos, aconteceu algo inédito no Engenhão: a energia elétrica caiu e o jogo teve que ser paralisado.

Depois de 22 minutos de espera e orientação dos treinadores o jogo recomeçou.

Recomeçou com as luzes de trás das metas acesas, motivo de reclamação dos goleiros, pois realmente atrapalham na hora de uma bola alta.

Pois o estádio preparado para os Jogos Pan-Americanos de 2007 sofre para manter as luzes acesas e também para apagá-las.

Quatro minutos depois do retorno da energia, o Botafogo fez seu segundo. Caio fez jogada pela direita, passou por Márcio Fernandes e cruzou para trás, onde Elkesson entrou livre para colocar 2 a 0 no placar.

Aos 63 minutos de tempo corrido, Herrera dominou dentro da área, tirou a marcação e acertou o pé da trave.

Caio Júnior tirou Marcelo Mattos, que ouviu gritos de “Fica” vindos da torcida, e colocou Thiago Galhardo.

A iniciativa que poderia colocar o Botafogo mais no ataque em busca de uma vantagem maior, sofreu um revés no minuto seguinte.

Douglas cobrou falta levantando na área. Rafael Marques tentou desviar, Renan rebateu para frente e a bola bateu no zagueiro gremista para diminuir o placar. 2 a 1.

Ficou nisso e o Botafogo mantém os 100% de aproveitamento como mandante, depois de ter ficado no empate com o Flamengo no mesmo Engenhão, mas como visitante.

 

  1. Carlos

    27/06/2011 08:56:51

    Será que você é gremista mesmo? Tenho minhas dúvidas. Sobre o campeonato de 95 tenho algo a dizer. todos aqueles que afirmam que o título de 95 foi roubado que entrem na justiça e provem que isso de fato acontceu. Caso contrário que calem a boca. Já vi muitos times ganhando campeonatos com erros de arbitragem. Inclusive o seu Grémio. Então vá catar coquinho na praia.

  2. Antonio

    27/06/2011 06:06:52

    Deixa de chororo !!! Eu não vivo de museu !! O q ue vale é o presente...Fogão acabou com o greminho.

  3. Sócrates Duarte

    27/06/2011 05:48:49

    Olha a iluminação "atrás do gol" aí:[No futebol inglês não tem problema, lá não tem cruzamento na área né?]Emirates Stadium: http://www.stadiumwallpaper.info/Emirates-Stadium-9.html[Como a FIFA permite isso???]FNB Stadium (estádio da final da copa 2010): http://www.cbc.ca/gfx/images/sports/photos/2010/07/12/soccer-city-crowd-584.jpg[Só para demonstar que em todos os jogos a iluminação "atrás do gol" fica sempre ligada]Stadium Rio: http://www.ailtonmedeiros.com.br/wp-content/uploads/2009/11/engenhao2.jpg

  4. Andão / SBC

    26/06/2011 23:06:55

    Mas não toda semana como tem acontecido no Engenhão...

  5. zueirazureta

    26/06/2011 20:27:55

    São Paulo que tome cuidado, senão toma outra de 5.

  6. Alfredo

    26/06/2011 20:26:48

    Apatão em jogos de futebol é comum acontecer em varios estádios brasileiros, já aconteceu no Morumbi, Pacaembu e em outros estádios brasileiros.

  7. Rafael de Gouvea

    26/06/2011 20:15:57

    Nao tem nada haver com o Fogão, mas com o Engenhão, será que nenhum jornalista, resporter, bairrista, comentarista ou qualquer anta que seja formador de opinião. Não lembra do Engenhão como argumento suficiente para tirar os 400 milhôes de reais que o clube do ex-presindete e do atual prefreito de Sp terá. Por favor me fale qual desenvolvimento o entorno do Engenhão teve, qual a grande melhoria de vida, será que se a prefeitura do Rio ou de Sampa tivessem investido os mesmo 400 milhões no bairro não teria sido melhor? Juco apesar de não concordar com vários de seus argumentos e apesar de vc ser gamba, sei que é contra a construçâo do estádio, porque não usa seu DEVER como formador de opinião e movimenta a sociedade, somos sim comodistas, principalmente pelo fato de nosso formadores de opinião serem muito piores que nos.Sei lá faça uma passeata, jogue ovos em carros pretos ou quem sabe mais simples use o bom e velho portugues CLARO sem ironias e mostre que no fim das contas quem perde não é o palmeiras ou o sao paulo e sim todos porque dinheiro público não tem lastro, não tem clube, sai do bolso de todo ticket de metro, de toda pizza, de toda lampada acessa, canal de tevè, conta de celular, esfiha de carne ou de frango e ect.

  8. ito

    26/06/2011 20:12:01

    sou gremista. a análise é a seguinte: botafogo como sempre mediocre, provavelmente não vai chegar a lugar nenhum. apenas um titulo em 95 e com roubo. pobre fogão, grande dos anos 60 e até pode se dizer 70. gremio muito mal a nove anos com alguns espasmos como a inacreditável perda em 2008 para o são paulo. é ter sangue frio, não ficar nervoso e esperar que surja um time como o de 95-97, quem sabe 2001. podemos ai "beliscar" algo, mas tá dificil, a realidae é outra, inter , santos, fla, sampa , cori e cru. por aí. o gremio não assusta mais ninguém. alegria só na nostalgia na coleção do gianfranco.

  9. Marcelo

    26/06/2011 19:58:52

    Parece que uma coisa no futebol não tem mistério,como costuma dizer Gerson, o canhotinha de ouro. Futebol se ganha no meio-de-campo. Mesmo com um time apenas mediano, a meu ver, o Botafogo "obrigou" os dois últimos adversários(Flamengo e Gremio) a jogarem no contraataque. Porque tem meio-de-campo ás pencas(Marcelo Matos, Lucas Zen, Thiago Gallardo, Somalia(que nem vem jogando)Maicosuel, Elkeson, Cidinho, Everton e mesmo o Cortez(que não jogou hoje), que também atua por ali. Contra o Sao Paulo, no Morumbi, o Botafogo deve perder o meio-de-campo. O São Paulo vai querer descontar a derrota de hoje contra o Bota. Um empate seria um bom resultado.

  10. Carlos Alberto Gomes de Araujo

    26/06/2011 19:57:47

    Parabéns ao Fogão! Assisto ao jogo do Vasco e ouço "Universo no teu corpo" de Taiguara. Mas ouço Taiguara do que vejo o jogo. Tô nem aí pro jogo. Que achas, Juca?

  11. Mulher Botafoguense

    26/06/2011 19:52:57

    Não vejo outros times bem melhores do que o fogão não.Tem todas as condições pra chegar lá em cima, entre os 4.O Herrera joga fora de sua posição, está no sacrificio, esperando Loco abreu retornar.Mas jogou muito.Alessandro que todo mundo vaia, está jogando muito bem.Maicosuel, Caio e todo o time, sem falar de antonio carlos, verdadeira muralha, que timaço, vai pras cabeças.

  12. Sócrates Duarte

    26/06/2011 19:49:21

    Rafael,Realmente as falhas de energia no Stadium Rio (ou na região em que ele se encontra) têm sido constantes - e é preciso apurar se a falha é da central do estádio, se é do fornecimento ou se ambos.Porém, em relação à "reclamação" dos goleiros, informo que todos os jogos realizados no Stadium RIo acontece com 4 fontes distintas de iluminação (as duas laterais e as duas atrás dos gols) - e isso ocorre para que não exista o efeito de "sombra".Essa característica é comum em todos os estádios "recentes" (de dez anos para cá), e não prejudica a visão dos goleiros (e nem dos atacantes, que estão muito mais "próximos" da fonte do luz no momento de uma cabeceio, por exemplo.

  13. Raul Antonio Ferraz

    26/06/2011 19:26:02

    O Engenhão podia ser chamado de estádio "Apaga Luz". O que seria no mínimo curioso, o estádio do Bota Fogo ser o Apaga Luz.

  14. Hugo

    26/06/2011 19:25:48

    Quando o treinador acerta em cheio, também tem que se reconhecer. Seja sorte, seja porque vivendo o dia-a-dia do clube tem mais condicões de "ver o jogo", as entradas de Cidinho(inesperado porque é muito leve) e Caio, selaram a vitória do Botafogo. Caio Junior hoje acertou nas substituições, em um dia que o Botafogo venceu um Gremio que não está a altura de suas melhores tradicões.

  15. Natelzão

    26/06/2011 19:18:41

    "São Paulo voltou a realidade" (assinado: Dagoberto).......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkZetti (5 x 0) + Ceni (5x0) = ambos na granja.........hehehehehehehehheehhehhhe

  16. Natelzão

    26/06/2011 19:10:40

    Rogério Ceni repete Zetti de 97...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Ronald Nowatzki

    26/06/2011 18:51:20

    Já vi este filme. Cavalo Paraguaio , parte 40.Começo de campeonato, mas lá no final, brigará pela sul-americana.Jà o Grêmio , tá feio mesmo, precisa mudar urgente, se não brigará com o Botafogo, por vaga na Sul-americana, ou mesmo contra o rebaixamento.

  18. alexandre

    26/06/2011 18:45:07

    excelente comentario.esse ano o fogao vai pegar esse titulo, aguardem.mais detalhes do fogao em

  19. Rafael Belattini

    26/06/2011 18:33:22

    Clique no título do blog. É o post anterior..

  20. Sergio

    26/06/2011 18:29:25

    O Botafogo teve maior volume de jogo, jogou melhor a maior parte do jogo e, para mim, mereceu a vitória. É bom que se diga que o goleiro Renan, do Bota, com duas decisivas defesas, ficou um saldo muito positivo em sua conta junto à torcida. Agora, uma vergonha esta diretoria do Botafogo. Ninguém sabe de nada sobre a falta de energia, ninguém nunca assume nada. Este Anderson de Barros é um desastre assessorando o mediano Presidente do Botafogo.

  21. Nérson

    26/06/2011 18:28:46

    E o São Paulo, Juca ?

  22. Rodrigo

    26/06/2011 18:23:15

    Terrível este time do Grêmio, esse ano vai ser tri-rebaixado com o Reynight gaúcho. Teve sorte de perder por apenas um gol. Cadê o meu nobre amigo Ronald Nowasddshsky que sempre fala do Botafogo? Saudações alvinegras pra ele.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso