Topo

Blog do Juca Kfouri

Os Irmãos Medalhas

Juca Kfouri

22/06/2011 15h00

 

Juca, camarada, bom dia:

e não é que retoquei o que você, generosamente, considerou 'irretocável'?

Fui 'instigado' pelas dezenas que comentários no seu blog.

Agora, creio, o quadrinho comparativo está mais completo (acrescentei o item 'AMPLITUDE').

E a introdução a ele também (agreguei mais um parágrafo, conforme você pode ver  abaixo).

Na terça-feira que vem a matéria volta ao debate aqui na Câmara (votação dos destaques): o pau vai quebrar, mas vamos perder…

Grande abraço, curta o feriado de 'Corpus Christi' (todo corpo é sagrado e todo pão deve ser compartilhado!)

Chico Alencar.

PS: o flamenguista aqui hoje é santista total!  Aliás, como nos tempos de Pelé, em que o Maraca – segunda casa do Peixe, preferida ao Morumbi – lotava para ver e aplaudir os meninos da Vila de então…


Como uma "força política externa de intervenção", a FIFA impõe uma duplicidade emergencial de legislação, apesar de sabermos há 3 anos e meio que sediaremos a Copa, e há 1 ano e meio as Olimpíadas.

A imprevidência é sócia desta situação esdrúxula.

Veja o quadro comparativo sobre como é uma licitação hoje (Lei 8.666) e como devem ficar as licitações da Copa e Jogos Olímpicos (RDC), se o aprovado na Câmara – contra o nosso voto –, de "contrabando" na MP 527, for confirmado no Senado:

 

Lei 8.666RDC
PROJETO 

Exige projeto básico que detalha como será a obra em todas as fases, com licitação em cada etapa. Governo pode licitar a obra sem projeto básico; contratado fica responsável pelos projetos, execução e entrega da obra.
AMPLITUDEAplicada para cada obra específica, em sua singularidade.Vale para toda obra considerada pela autoridade pública como "necessária ao evento", e a até 350 km de cidades-sede da Copa.
CAPACIDADE  

Empresa tem primeiro de comprovar capacidade técnica para a obra; só depois apresenta a proposta financeira.Governo julga os preços e só depois verifica se a empresa vencedora tem capacidade técnica para executar a obra.
INFORMAÇÃO 

Valor estimado para a obra é publicado, para que empresas e órgãos de controle tenham acesso às planilhas a qualquer momento.Valor estimado da obra pode ficar com carimbo de "sigiloso" e disponível "estritamente" aos órgãos de controle; não está claro a partir de quando e até quando.
VALORES  

Valores a serem pagos à empresa são fixados antes da contratação, para que haja uma previsão exata dos gastos.Remuneração pode ser variável, vinculada ao desempenho da contratada, o que torna o processo mais subjetivo e sujeito a desvios.
AUMENTO  

Aumento no preço das obras são de no máximo 25% (50% para obras de reforma).Valor do aumento fica ilimitado para que projetos se adequem a pedidos de organismos internacionais (FIFA e COI).
EXCLUSIVIDADE  

É proibido restringir a licitação a uma marca específica.Licitação pode indicar uma marca específica para aquisição de um produto.
CHAMADA 

Em caso de desistência do vencedor, se o segundo colocado na licitação não aceitar realizar as obras no valor apresentado pelo primeiro, não poderá ser contratado.O segundo colocado poderá ser contratado pelo valor apresentado por sua empresa na licitação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/