Elementar
O Mundial sub-20 da Fifa e a Copa América privam o Brasileirão de uma de uma porção de bons jogadores, de uma série de atrações e enfraquecem os melhores times, aqueles que mais revelam e cedem jogadores para as seleções brasileiras.
Os times médios se beneficiam por não ceder ninguém.
Mas nenhum time argentino, por exemplo, é prejudicado por nenhum desses eventos, simplesmente porque o calendário do futebol da Argentina é adequado ao calendário do futebol mundial.
Enquanto isso dona CBF segue achando que só ela está no passo certo, com a cumplicidade de quem diz que a adequação é prejudicial porque o verão brasileiro blablablá, embora se disputem os estaduais em pleno verão.
Compartilhe:

Ter a folga no verão ainda acho relevante. Afinal, é o período merecido de férias.
O que deveria ser feito é reduzir os estaduais (dos atuais 4 para no máximo 2 meses), aumentando o tempo de pré-temporada, fazendo o Brasileiro ter seu início antecipado e abrindo brecha para uma paralisação nessa época do ano. Não é difícil fazer essa adequação. Falta vontade politica.
Falou
Engraçado, o calendário argentino é tão bom que eles tiveram que criar uma Copa estilo Copa do Brasil para preencher espaço. Além de ser bem mais longa, essa Copa da Argentina dará APENAS um vaga para a xexelenta Sulamericana. Daqui a pouco, a sanha por ser do contra fará você defender até o famigerado “FUTBOL PARA TODOS”.
Convenhamos, é completamente diferente ter um Corinthians x Mirassol num domingo de calor, quando o público não seria muito relevante mesmo, do que ter um Corinthians x Cruzeiro, possivelmente tendo reflexos diretos no alto da tabela, ao mesmo tempo em que uma grande parcela da população não está na cidade pra poder acompanhar ao jogo no estádio.
Em Porto Alegre, a média de público seria muito prejudicada por esse fator.
Nenhum clube deve reclamar e nenhum jogo deveria ser adiado por conta de jogos da seleção brasileira.
Simplesmente porque não vejo nenhum clube ser contra o calendário imposto pela CBF e TVs. A adequação do calendário nacional ao calendário europeu é a medida mais urgente que se deveria tomar em benefício do nosso futebol.
Além disso, acabar com os estaduais, ou transformá-los para os grandes que jogam as Séries A e B em torneios do formato “Copa” seria também algo necessário e ajudaria a evitar que jogos do Brasileiro fossem jogados na mesma data dos jogos da seleção.
Mas ninguém quer assim e todos concordam com o modelo atual de calendário.
Claaaaro que é para beneficiar times que tem força no brasil…. por exemplo Flamengo e Corinthians…nao sao clubes pequenos Juca…sao times que a CBF gosta de agradar…e gosta de agradar a globinhu também…também para prejudicar clubes que a CBF odeia…
por exemplo o São Paulo..que está sem 5 jogadores…por causa da seleção sub20…que alias poderia ter levado muito mais jogadores do tricolor…que alias vc também nao citou ne?
Porque mudou o jogo do santos e do São paulo nao? Visto que o santos tem 3 desfalques (e estou de acordo em mudar, assim como fez com os dois jogos passados do santos)…. mas o Sp tem 5…
eae?
Vamos tomar cha de cadeira Juca……esperando ________
O São Paulo ainda não mandou ninguém pra seleção só o Lucas, jogou desfalcado por jogadores lesionados e suspensos. E outra coisa, o Santos tem 7 jogadores convocados, 3 pra seleção principal e 4 pra seleção sub 20. E tem mais uma coisa ainda: o São Paulo não quer lutar contra todo mundo, contra a sujeira e tals? Mostre isso sem precisar pedir nada pra CBF, afinal é tão autossuficiente. O Santos sabe seu lugar, como filiado da confederação, que deve agir em benefício do futebol brasileiro e da seleção brasileira. Não gosto de CBF, tão pouco do RT, mas é preciso saber como se opor, e não fazer isso só pra falar que é o único que se opõe, usando dessa condição pra falar mal dos outros. Política básica meu caro.
Tem algum jogador convovcado da seleção argentina que joga em algum clube argentino, se tiver com certeza deve ser no maximo uns 5
por isso eu defendo que o calendári brasileiro deveria ter 2 meses de folga, dezembro, qdo os jogadores tirariam férias, e julho, mês que separaria a primeira da segunda fase do brasileiro, fase esta q só voltaria em agosto, após o fechamento da janela europeia…
janeiro e agosto seriam meses de pré-temporada, com realização de estaduais e regionais respectivamente, com tiros curtíssimos, e tamanho máximo de 1 mes e meio, com os times pequenos começando cerca de 15 dias antes dos grandes, e o brasileiro iniciando logo após essas competições, sendo realizado, a fase de ida entre o meio de fevereiro e o fim de junho e a segunda fase entre o inicio de setembro e o fim de novembro…
ficaria assim:
1ª metade de janeiro = pré-temporada
2ª metade de jan e 1ª de fev = estaduais
2ª de fev a 2ª de jun = 1ª fase brasileirão
julho = intertemporada
agosto = regionais (periodo em q ainda ocorreriam tranferencias internacionais, modificando as equipes)
set a nov = 2ª fase do brasileiro
dezembro = férias
com isso não teríamos grandes mudanças nos times durante o brasileirão, com ocorre atualmente, e poderíamos utilizar julho para excrsionar ao exterior e receber amistosos internacionais com as equipes da europa em preparação
o q vc acha Juca?
É interessante imaginar a Copa realizada normalmente em Julho, e lembrar que o campeonato brasileiro vai estar em plena vapor em 2014. Ah já sei no ano da copa o campeonato vai parar. Genial, não?
Só isso que temos que copiar deles. E Juca, o que acharia uma copa do Brasil – já que vale vaga na importante Copa libertadores – só com os últimos 16 melhores colocados do brasileirão anterior? Evitaria aberrações como Santo André e Paulista.
Meu calendário ideal também contaria com outro copa – mais ou menos como é feito na Inglaterra – essa com todos os clubes, 62 acho, com valor apenas de seu título como tem a Copa da Liga e a FA Cup na Inglaterra.
Seria legal também um pequeno torneio com os 4 grandes de pré-temporada. Adoro clássicos hahaha que nosso alvi-negro tem costume de dominar.
É eu concordo com isso o meu adorado Tricolor Paulista, está sendo muito prejudicado com essa história. O São Paulo sempre teve seus melhores jogadores presentes em todas as glórias da Seleção.
Nomes como Gerson, Cafú, Raí, Muller, Zetti, Rogério Ceni, Pallinha, Toninho Cerezo, Kaká, Denílson, Serginho, Leonardo, Gilmar, Cicinho, Ricardo Rocha, Ronaldão, Hernanes, Mineiro, Pedro Rocha, França, Cereca, Serginho Chulapa, Leônidas da Silva e outros.
Juca! Corrigindo. Clube5 que mais “roubam” jogadore5 da ba5e de outro5 certo?
Mas o que o post omite, é que os donos dos jogadores, estão tomando champagne, e fazendo beicinho fingido de que estão descontentes com as convocações.
Alguem sabe?
Ai $im seremoS surpreendidos, sobre quem é lambe bota$ de quem.
JUca disse: Os times médios se beneficiam por não ceder ninguém.
Ex. Corinthians
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E quem cede beneficia $$$$$$$$ quem? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aula basica de Geográfia.
Brasil= 8.500.000.Km2, localizado mais de 90 % no hemisfério Sul, aproximadamente 600 times profissionais.
Europa = 9.300.000.Km2, localizado totalmente no hemisfério norte.
Brasil 8.500.000 Km 2 – Argentina 1.000.000 Km2
No Brasil tem os estaduais que movimentam aproximadamente 300 times, destes apenas 100 tem calendário no 2º semestre, e apenas 40 tem calendário o ano todo.
outros 200 times disputam divisões inferiores nos estados.
Argentina tem um modelo europeu no calendário, e ve seu futebol completamente falido, ( vide o ” Milionário ” River ), já o Brasil capenga mas ainda está bem melhor.
Portugal tem 92.000 Km2, e 30 times profissionais, equivale a Santa Catarina, 95.000 Km2 e com aproximadamente 30 times profissionais.
Antes de querer imitar os Europeus, vamos priorizar as nossas condições geográficas ( Clima , estações, dimensões )
quanta profundidade de raciocinio…
aula basica de economia:
qual a receita que os 300 clubes brasileiros, juntos, conseguem arrecadar? digamos…cerca de R$ 2 bilhoes por ano
e quanto conseguem arrecadar, juntos, 20 clubes ingleses… cerca de R$50 bilhoes por ano.
Mas vamos insitir em dividir 2 bilhoes por 300, e deixar os europeus dividirem 50 bilhoes por 20, certamente uma grande receita para termos clubes tao ricos como os de la.
Outra aula basica…qual percentual da populacao brasileira torce para um time que nao esteja entre os 60 das 3 principais divisoes do futebol brasileiro? digamos..5% sendo bem generoso? mas vamos organizar campeonatos deficitarios para sustentar centenas de clubes inexpressivos, improdutivos, arrendados por estelionatarios, que nao representam nem 5% dos torcedores brasileiros e as corruptas federacoes estaduais – outra grande receita para aumentar nossa grandeza.
Caro Ronald Nowitzki…ja li varias opinioes suas aqui, voce adora dar palpite e se arvorar de dono da verdade… pena que ha nunca consegui ler nada de inteligente nas bobagens que voce escreve, nada mesmo. Impressionante.
Alex!!!! boa
http://www.youtube.com/watch?v=o80M_ywAveg
Ok Genio Alex.
Vc provavelnmente mora em uma grande capital, e nem sabe o que acontece no interioR, não sabe que em jogos da 2ª divisão paulista, Xv de Piracicaba e Comercial, levaram mais torcedores que a média do Nacional, nem sabe que em Londrina, pela 2ª divisão Paranaense, a média do Londrina é maior que a série B, e nem deve saber que no Brasil existem mais de 5.000 municípios, e que o Povo do Interior gosta de futebol.
Mas vc deve ser a favor de imitar tudo dos europeus, e que no Brasil devem ter no máximo 3 times grandes, de preferência , Corinthians e Flamengo, e quem mora no interior que veja futebol pela TV, então da-lhe circo para o povo.
É óbvio que sempre deverá existir os grandes, mas a imensidão deste país, é que deve ser levada em conta, e também as condições climáticas,
Sobre a organização, concordo que no Brasil é tudo mal organizado, mas o exemplo que dei destes times do Interior, prova que se tiver profissionalismo sério, pessoas profissionais, que saibam vender um bom campeonato, é possivel sim, ter uma grande quantidade de clubes bem sucedidos neste país,
Mas vc também deve ser a favor de corruptos como este presidente do Corinthians, que conseguiu arrancar R$ 400,milhões, incluindo ai do meu bolso, da população de São Paulo, em favor de um único clube, e com apoio da TV, que irá colocar na cabeça do pobre povo do Interior, que devem torcer para o Corinthians, e esqueçam que na sua cidade possa ser praticado o futebol.
Ronald, voce mesmo deu a resposta, amigo – jogos da 2a divisao do Paulista – que nao conta com nenhum time que disputa as divisoes nacionais. Nao falei que precisa acabar com os estaduais, basta realiza-los durante o ano todo SEM a presenca dos times que estao na primeira ou segunda divisao do nacional. E quem nao tem media de publico nem lucro que nao se estabeleca, que volte a ser amador. Se estes clubes que voce menciona tem torcida nao precisam da esmola dos clubes grandes das capitais.
Na minha opiniao, nesse formato, os estaduais poderiam ser classificatorios para uma terceira divisao nacional de tiro rapido, estilo copa, a ser realizada nas ultimas semanas da temporada – dessa forma, os estaduais (repetindo: SEM os grandes) tem uma razao de existir, com um premio real – o acesso a segundona do Brasileiro.
PS: moro na capital sim, mas nasci no interior, minha esposa e do interior, estou sempre viajando, e tenho o maior respeito por todos os clubes que voce mencionou).
Se o Santos tem direito a adiamentos de partidas por causa das seleções, então o São Paulo também deve ter o mesmo direito, afinal está perdendo 5 jogadores. Eu, como tricolor, sou obrigado a torcer contra a seleção brasileira, para que os jogadores retornem logo. É um verdadeiro absurdo perdermos jogadores desta forma em pleno andamento do campeonato mais importante do país. Este é o preço que se paga nesta porcaria de país por investir em categorias de base e valorizar as pratas da casa. Simplesmente ridículo.
Deixa de ser burro se seu time não tivesse um jogador na seleção nao seria valorizado e morreria de fome pq nao venderia, os times reclamam mas adoram quando tem jogador na seleção pra valorizar e vender.
Mas já não sei mais Juca.
É verdade que o Platini mais o Blater estão querendo adequar o futebol europeu ao “calendário brasileiro” para evitar jogos em épocas dos rigorosos invernos europeus?
Se isso é verdade, acho que valeria esperar alguns anos. Talvez nem seja necessário mudar o calendário.
Na verdade essa questão exigiria um debate franco, aberto e transparente (inclusive com a posição clara da TV GLOBO que é o maior obstáculo nessa questão), mas esperar isso do presidente da CBF, FIFA, da Globo, etc só mesmo com o Chá de Cadeira….
Entre o “rigoroso inverno” e o verão insuportável na Europa, o primeiro é bem menos pior para eles, principalmente do ponto de vista econômico. Os países que realmente tem invernos violentos (como Ucrânia e Rússia) já tem calendários como o nosso. Mudar todo o calendário de 20 ou 30 países apenas para evitar 5, 10 adiamentos por nevasca, é desnecessário, ainda mais porque isto faria com que os times fossem obrigados a jogar durante o veranico que frequentemente bate os 40 graus em países como Portugal, Espanha, e França. Estas temperaturas altas, via de regra, causam muito mais danos às saúdes dos jogadores do que as temperaturas frias. Além disso o europeu tira suas férias no verão. Mudar o calendário esvaziaria os estádios, ou pelo menos reduziria a procura por ingressos, e com isto o preço e a arrecadação. Ou seja, a mudança é pouco interessante para os times, salvo talvez na Alemanha, único país “grande” do futebol europeu com inverno rigorosíssimo.
Já no Brasil, o problema não é calor ou frio, é principalmente a chuva. Mas isto se resolve com drenagem mais eficiente dos gramados. Quanto ao sol forte, pode-se jogar mais tarde, também, com jogos começando às 18h e 20h nos fins de semana. Mas contra o desmonte dos times no meio do campeonato, não tem jeito: enquanto o calendário não for mais parelho com o da Europa (agosto-junho, já que o calendário daqui é maior), os times vão continuar perdendo jogadores no meio da temporada, quando o afã dos europeus é maior. É mais interessante perder 50% do time de uma vez nas férias do que 10% no recesso, se reestruturar e perder os outros 40% no meio do certame.
pro pessoal falando que o Timão não cedeu ninguém pra Copa América: somos tão grandes que cedemos um reserva pra ser titular do Peru, e ainda por cima cedemos o técnico Mano Menezes.
A verdade é que se não cedesse o Mano, o Barão ficaria de bira e detonaria o Fielzão o que seria bem mais facil do que foi com o Morumbi.
Para mim e para todos o ano começa em 01 de Janeiro e termina em 31 de Dezembro, então o calendário brasileiro está certo, e o europeu e Argentino é que deveria adequar-se ao que é certo. Pq nós temos que mudar ?
E o que vc quiz dizer com os times medios se benefeciam por não ceder ninguém ?
Times Grandes = jogadores na seleção.
Times médios = não ter jogador na seleção.
Isto não explica os 5×0 ?
Bem..neste momento meu time não esta perdendo ninguem..pra mim ta ótimo…rsrsrsrsrsrsr!!!
Nesse momento, e em todos os momentos, não viu na parte que o Juca escreveu, que fala, “Os times médios se beneficiam por não ceder ninguém.” kkkkkkkkkk’,
Santos Futebol Clube: 21 atletas espalhados entre as principais modalidades do futebol nacional. São 3 representantes escolhidos para a Copa América, 4 para o Mundial Sub-20, 1 no grupo que disputará o Mundial Sub-17, 6 para a Copa do Mundo de Futebol Feminino e 7 para a Seleção de Futsal.
Sugestão
Por que não realizamos apenas o campeonato brasileiro?Com dois turnos no primeiro e segundo semestre,com ferias em Julho, Dezembro e Janeiro.Iniciando em Fevereiro e terminando no final de Junho.Inciando em Agosto e terminnado no final de Novembro.
E dificil ou falta realmente boa vontade dos clubes e da CBF?
o rato passeia pelo campeonato enquanto isso
Pô, Juca! Tá chamando meu curintia de time médio?
Ainda bem que este ano vamos ter Copa América para nos distrair durante o monótono e desinteressante primeiro turno do campeonato brasileiro.
Quem empurra os campeonatos estaduais para o verão é o longo e arrastado campeonato brasileiro de pontos corridos. Antes dele o brasileirão era restrito ao segundo semestre e não tínhamos est problema. Criaram o monstrengo e agora ficam botando culpa no calendário.
Pela volta do brasileiro de turno único e mata-mata final com os estaduais e regionais no primeiro semestre e só depois do carnaval.
Voc~e acha que os clubes estão faturando este dinheirão todo por causa de que?
Se os estaduais volatrem a ocupar um semestre todo, acha que vão pagar tudo isso que estão pagando?
Brasileirão o ano todo, com parada no meio do ano. Séries A, B e C. Quem não disputa estas competições joga o estual, que serviria de acesso a série C.
Estaduais fálidos não cabem mais no Brasil.
Os EUA, pais tão grande como o nosso, tem estadual?
O Lakers disputa o campeonato da California?
Luiz. Eu falei em estaduais e regionais.
A nossa memória é curta e a gente se esquece que quando o brasileirão era restrito ao segundo semestre sobrava espaço também para o rio-sp, sul-minas, etc, Estes torneios só tinham clássicos entre clubes de grandes torcidas, em formatos nos quais a maioria dos jogos eram decisivos, bem diferente deste modorrento primeiro turno do brasileirão e consequentemente com muito mais apelo popular.
Relegar o campeonato brasileiro a um semestre não da.
Sou apaixonado pelos clubes do interior mas o atual calendário esta matando todos eles.
aqui em SP, vários clubes estão restridos a 3 meses de atividade por ano. Os clubes precisam de calendário o ano todo.
Além de que, no estadual de SP, os times do interior só recebem 2 dos 4 grandes. Um deles ( o 4º colocado da A2 do ano anterior) só recebe 1. Em 2012 deve ser Catanduvense ou Comercial)
O campeonato começa modorrento por que coincide justamente com a fase final de Copa do Brasil e Libertadores.
Se o campeonato começasse em fevereiro ou março, teriamos classicos entre equipes com grandes torcidas e em um formato com todos os jogos decisivos ( pontos corridos).
Abraços
Os estaduais deveriam ter menor tempo e com menos times.
Desse modo daria para paralizar o brasileirão no periodo copa do mundo e copa america.
Sub-20 deveria ser na mesma data de competições oficiais.
E quem paga por isso ? Os clubes, claro …apóiem mesmo a CBF …e joguem cada vez mais , terra em suas próprias sepulturas .
Juca, sou seu fã, gosto muito dos seus comentários, vc podia postar no blog um comentário sobre o adiamento dos jogos do santos por conta de atletas servindo a seleção, já q tem tanta gente criticando o time por pedir esses adiamentos.
CBF, Juca???
Parece até que vc se esquece da vênus prateada….
Abraços.
Caro Juca , duas questões para municiar os títulos de seu blog:-
1-) qual goleiro fez mais gols no Corinthians ?
2-) como pode a copa no Brasil custar mais que as três ultimas edicões juntas ?
Elementar mesmo, Juca. Mas os que choram sem parar com os desfalques, pode apostar, sao os mesmos que defendem a perda de tres meses copm os inuteis estaduais, que ficam de cabelo em pe quando alguem ousa sugerir a adequacao ao calendario mundial e que acham que a selecao deveria so ter jogadores que atuam no Brasil… haja incoerencia – ou talvez seria a solucao inventar um ano com 100 semanas?
Com sensatez, da para encaixar tudo – reduzindo os estaduais a copas de tiro rapido, no maximo 6 jogos, a ser disputados em nao mais que 3 semanas, forcando a CONMEBOL a organizar a Sul Americana simultaneamente com a Libertadores (liberando assim o calendario do segundo semestre para, por exemplo, a Copa do Brasil que nesse caso poderia ser disputada por todos os clubes), e, havendo mesmo forca de vontade para uma mudanca radical, fazendo a temporada comecar no final de julho/inicio de agosto e terminando, no maximo, em meados de junho do ano seguinte – deixando essa epoca, final de junho/inicio de julho, para os eventos de selecoes que, com Copa do Mundo, Copa America e Confederacoes, acontecem praticamente todos os anos.
Sim, pode esperar a chuva dos preguicosos mentais que alegarao que “estamos no hemisferio sul, aqui e verao em janeiro, nao da pra ter futebol”. E dai? Do jeito que esta hoje, ja jogamos ate o inicio de dezembro, e depois a partir do inicio de janeiro, portanto ha apenas um mes de verao de interrupcao. De novo, com bom senso, poderia haver, no esquema sugerido acima, uma quebra de 3 semanas englobando Natal e Ano Novo, que nao seria muito diferente do que ja acontece atualmente semelhante a interrupcao de inverno que alguns paises europeus, como a Alemanha, incluem em seus calendarios.
Concordo com quase tudo, Alex. Só alguns complementos: tanto na Europa quanto aqui é impossível ficar os 3 meses do verão sem futebol. O que deveria ser feito é com que as partidas nessa época do ano fossem jogadas só a partir das 18h30, pois nosso calor é mais rigoroso que o do Velho Continente. As férias de fim de ano não envolvem só o ambiente do futebol como do país todo, que fica em marcha lenta nessa época do ano. Deveríamos dar férias de 45 dias (início de dezembro até metade de janeiro), 30 para pré-temporada e encurtar os estaduais. Assim, o BR começaria antes e haveria espaço para a pausa no meio de ano. Todos ficariam satisfeitos.
Também deveria ser incondicional o apoio da CBF aos clubes que disputassem jogos decisivos na Libertadores, como tem sido feito com o Santos (mas se fosse o SPFC, desafeto político de Ricardo Teixeira, não haveria facilidades).
Precisaria, assim como essa adequação proposta aqui para o futebol brasileiro, de uma uniformização em todos os campeonatos mundiais disputados, de todas as categorias, para que ocupem um espaço no calendário que não prejudique os clubes.
Falou
São basicamente 90% dos jogadores dessa seleção jogando fora do Brasil não vejo motivos para o campeonato parar ate pq jogadores da sub 20 também tem dois ou três q jogam como titulares nos seus times, Juca para de babar ovo e morrer de medo do pessoal do são paulo até pq chegando em novembro o pessoal do santos vai colocar o time juvenil pra terminar o brasileiro e tem outra coisa pra mim esse negocio de seleção so na copa do mundo no resto e conversa pra boi dormir.
1 titular na principal e 3 na sub-20, fora 2 que são banco, mas que entram em quase todas as partidas.
Ta certo o Sr… seu time não revala ninguem… e viva o seu umbigo
Ainda bem que o Fábio e Henrique não foram para a seleção.
Conseguiram somente o Dudu para a Sub-20.
O Santos cedeu tres jogadores para a seleção principal e mais tres para o sub-20. Total de 6 (seriam 7, mas o Alan Patrick não conta, porque já foi vendido). O São Paulo cedeu um para a principal e 4 para o sub-20. O Fla cedeu 5 jogadores para o sub-20. Pelo meu entendimento, os tres clubes tem direito de solicitar adiamento de seus jogos pelo Brasileirão. Se vão conseguir? não sei. Mas o Santos já conseguiu adiar um jogo (contra o Flu).
Favorece times médios e pequenos, como o Corinthians, que não mandou um jogador sequer para as seleções da CBF.
elementar meu caro Paulo Geroldo, os corinthianos não tem passaporte. Tolima!!!! neles
Nao da pra comparar o Brasil com qualquer outro pais do mundo, nem um outro pais tem tantos clubes quanto o Brasil..nao da pra acabar com os estaduais…
O calendario do resto do mundo e meio estranho…
quem e o Campeao Espanhol de 2010?? nao tem..o que tem eh da temporada 2009/2010…isso e’ o certo na visao de vcs??
e sobre o post de que goleiro sofreu mais gols do Corinthians…Obviu que seria o Rogerio..que outro goleiro jogou 15 anos contra o Corinthians??
eh a mesma coisa que falar que a Telefonica e a empresa que tem mais reclamacoes no estado de sao paulo…mas que outra empresa tem tantos clientes??
Vale lembrar que nao é o calendário só do futebol. Evento esportivo nessa época do ano SOMENTE o campeonato Russo…que va lá é paralizado pelas toneladas de neve que caem no final e começo dos anos. Mas NBA, NFL, NHL, Rugby, Voley de clubes TODOS acabados e seus jogadores devidamente em suas seleçoes
Juka, você tem uma opinião que é diferente não só da CBF. Eu e milhões de pessoas não concordamos com você. Do mesmo jeito que você tem justificativas para o calendario aconpanhar o europeu existem milhares para continuar do jeito que está,
Além do mais você acha realmente que a organização do futebol argentino serve de parametro para alguma coisa.
E vida de gado, povo marcado, povo feliz…
Juca,
Ouvi dizer, pela mídia até, acho que ano passado que em 2013, o calendario do futebol brasileiro iria se adequar ao europeu, isto procede?
Ou foi uma estudo da cbf apenas, me lembro bem até do anuncio …
Juca, esse post seu está muito esquisito.
Primeiro: nos últimos anos vários clubes tiveram jogadores cedidos às seleções de seus respectivos países de origem e nem por isso o tiveram seus jogos cancelados.
Neste ano o São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Internacional têm mais de 3 jogadores em seleções. Porque só o Santos?
Será um agrado do Ricardo Teixeira pelo Santos “optar” em jogar a final da Libertadores no Pacaembu, por pura influência da CBF?
Imparcialidade no futebol, realmente, não existe. Mas poderia existir coerência. Até nisso vc anda pecando.
Essa semana você tá brabo de ler seu blog, meu caro.
Quando é que o nosso futebol vai se adequar ao calendário europeu? Um dia eu sonhei em ter um campeonato brasileiro por pontos corridos e isso aconteceu, será que posso sonhar em estaduais reduzidos e calendário igual ao europeu!!!
Juca, de fato o calendário é horroroso…
Mas, por outro lado, também não adiantaria parar agora o Brasileirão p/ atender a Copa América (o que talvez até se justificasse), se a própria Conmebol insiste nessa baboseira da Copa Sul-Americana, que vem logo em seguida.
Faltariam datas, do mesmo jeito.
E, embora eu respeite a opinião de grande parte da imprensa, quanto ao fim dos estaduais, duas coisas estão muito claras:
- As torcidas dos clubes tradicionais de cada estado gostam dos confrontos regionais;
- Indiscutivelmente, desde o esvaziamento técnico dos campeonatos estaduais, a quantidade de jovens bons jogadores caiu dramaticamente no Brasil (claro que outros fatores também influíram).
No fim das contas, não basta elaborar um bom calendário…
É preciso alcançar a proeza de agradar gregos e troianos.
Em outras palavras; Missão impossível !!
Os times médios se beneficiam por não ceder ninguém.Boa Juca,muito boa a sua conclusão.Isso é que é Corintiano honesto.
realmente o Juca é corinthiano honesto, o que é dificil de encontrar nos anti-corinthianos.
5 x 0 foi pouco.
Realmente, o calendário brasileiro é uma piada e prejudica muito os times. Do jeito que a CBF gosta de uma coisa improvisada, é capaz de em breve acontecerem jogos até no mesmo dia e horário dos da Copa do Mundo
Já aconteceu isso… 1990, o SP jogou uma partida do Campeonato Paulista em plena Copa do Mundo… O Brasil naquele dia jogou se não me engano contra a Escócia…
Ah, mas estadual não conta, não é?
caro Juca, voce como jornalista bem informado que é, poderia dizer qual o goleiro que fez mais gols no Corinthians?? Grato!!!
Responde o menino Juca? hahahahaha…
É isso aí,
Juca, será que você e o Celso conseguem.
Obs.: Seu “brimo” foi brilhante.
Desde quando a função do goleiro é marcar gols? Não seria o contrário? Evitar, pelo menos… uns 4?
Falta também um elenco melhor nesses outros times. A ver, o Sâo Paulo, até agora, perdeu apenas um jogador para a Copa América, o mesmo número que o Corinthians. Falta um elenco mais numeroso ao São Paulo e ao Santos
Não lembro de ter virado um grande problema em 2006, quando o Corinthians ficou sem Tevez, Mascherano e Ricardinho antes da Copa do Mundo.
Falta uma preparação melhor dos clubes, mas é bem mais grave a falta de preparação e comprometimento que a CBF tem com o futebol nacional, ela lucra e os outros só se ferram.
Santos perderá 7 jogadores para a seleção principal e sub-20, ou seja, a culpa não é do elenco do Santos, ou vc quer que o Santos contrate meio time disputando o brasileirão?
Daqui a 10 dias o são perde mais 5 para a seleção sub-20