Blog do Juca Kfouri

Desenhando a divergência

Juca Kfouri

Desenhemos.

Em primeiro lugar para dizer que a posição deste blog desde sempre foi a defender o  Morumbi como sede da Copa do Mundo em São Paulo, com todas as limitações do estádio.

Porque a cidade não precisa de novo estádio para receber um evento de um mês, com no máximo cinco jogos, coisa que o texto do vice-presidente jurídico do Corinthians passa ao largo.

Em segundo lugar não são poucos os grandes urbanistas espalhados pelo mundo que negam com dados sólidos que estádios esportivos sejam fator de desenvolvimento para as regiões que os abrigam, outro ponto desconsiderado no texto do advogado Sérgio Alvarenga.

Basta, por sinal, olhar para o Soweto, em Joanesburgo, para constatar.

Finalmente, não são poucos os juristas, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil inclusive, assim como alguns ministros do Tribunal de Contas da União, que discordam do argumento de que incentivo fiscal não é dinheiro público.

Ah, e não nos esqueçamos da demagogia: arenas hoje em dia são feitas para a “elite branca”, não para a “gente diferenciada”, como, aliás, o Pacaembu, a “casa do Corinthians”. tem testemunhado. E também em jogos do Santos.

Dito isso, e continuando a desenhar, mas ainda sem colorir, é imperioso dizer que Alvarenga está no papel dele ao defender os interesses de seu clube e nada mais razoável que um espaço como este, contra a sua posição, permitir que aqui ele se manifeste.

Aos intolerantes recomenda-se uma dose de democracia.

Será preciso usar lápis de cor?

  1. CARLÃO

    28/06/2011 23:03:04

    Concordo com todos, mas será que o mal caráter do "CARA DE AREIA MIJADA" vai fazer o que tem feito com a torcida dele (que não tem vergonha) quando tem algum evento especial, cobrando 400, 500, 1000 reais o ingresso, isso porque a torcida é sofrida, imaginem se fossem iguais a nós, considerados "GENTE FINA, ELITE ETC), apenas porque moramos na ZONA SUL(não temos vergonha). Mas a questão não é o investimentimento, mas a armação, aquele ministro dos esporte é a cara do ricardo teixeira, ah..não são da mesma cor... é mesmo, mas com certeza são da mesma sepa, usam o mesmo "ÓLEO DE PERÓBA", acho até que são GÊMEOS....

  2. simas

    22/06/2011 16:41:14

    é só ir em qualquer imobiliária da zona leste e fazer a pesquisa.Pra saber se os imoveis estão valorizando ou não.

  3. Arnaldo

    20/06/2011 16:44:18

    Boa Christiano !!!!!

  4. marcelo

    20/06/2011 07:59:21

    Eu não continuei sem tocar, Sr. Juca... eu pedi desculpas! Pedi para desconsiderar possíveis tons agressivos, pois não foi meu intuito... PEdi desculpas por minha parcela de responsabilidade, pois admiti que sua reação foi motivada pelo que escrevi! Quando alguém percebe sua responsabilidade em um problema, deve pedir desculpas, sem que isto o torne menor! Foi o que fiz! O senhor não entendeu isto? Puxa...Como o senhor considerou estes pedidos como perda de tempo e se negou peremptoriamente a debater meus argumentos, só tenho a fazer o que o senhor sugeriu: parar por aqui! Peço, sem qualquer ironia ou tom que não seja o da mais pura verdade, mais uma vez, desculpas! Faço isso sem deixar de me surpreender com o poço de raiva e mágoa que o senhor, neste episódio, foi. SAúde e Paz, o senhor precisa.

  5. André Bergamo

    20/06/2011 02:01:04

    Caro Alvinegro agora deixando o nosso conflito pessoal de lado:Você realmente acredita no que o Sr, Alvarenga disse?Abraço.

  6. Simas

    20/06/2011 01:58:56

    Corrigindo:Tambem lamentos que não haja essa benevolencia fiscal para os produtos que compõem os itens básicos de consumo(arroz, feijão,carne,remedios,roupas,calçados,etc), é que o z fica bem pertinho do Srsrsrsrsrsrsrsrs

  7. André Bergamo

    20/06/2011 01:53:39

    Que bom, se lembre que minha família também pagou por ela.Abraço.

  8. Simas

    20/06/2011 01:48:22

    Sou a favor de incentivos fiscais para se construir um estadio na ZL.pois a construçao do mesmos aliado a uma serie de obras de infra estrutura valoriza a região onde eu, meus parentes e amigos moramos.Você tambem acha que eu sou errado?Se vc tem um terrano vazio,numa região carente , nada MELHOR DO QUE O GOVERNO CRIAR UM INCENTIVO FISCAL PARA ALGUEM CONTRURI ALGUMA COISA LÁ.Na minha opinião é inaceitável alguem ser contra isso independente de pra que time torça. Só é possivel considerar um debate serio , caso o mesmo seja sobre o valor do incentivo, e/ou porque os governantes não mantem essa politica para outras coisas.Porque só ha incentivos fiscais p/empresas do porte da Odebrecht? Pq não há incentivos fiscais para as micro empresas?Pq não se isenta de impostos produtos de consumo essenciais(arroz,feijão,carne,oleo,sal,frango,roupas populares)?Eu tenho certeza que não é porque toda a quota de incentivo fiscal possivel está sendo dada para as obras da copa. É na verdade falta de vontade dos governantes da nossa nação.Todos sem esseçaõ, desde os tempos de D. Pedro I até os tempos de Dilma Rousself.Passando por GV,Jk,,Sarney,Collor,Lula

  9. Simas

    20/06/2011 01:25:54

    Domingo dia 26/06/2011 Corinthiansx SPFCJá comprei meu ingresso e paguei R$18,00 no fiel - torcedor.

  10. Juca Kfouri

    19/06/2011 23:40:30

    Você percebe que continua sem se referir ao simplório, descabido etc etal? Paremos por aqui, para pouparmos nosso tempo, OK?

  11. Marcelo

    19/06/2011 23:30:12

    Sr. Juca, Não neguei e vou discordar mais uma vez do senhor, pois considero que compreendeu o que escrevi de uma maneira raivosa e não disposta para o debate. E seria completamente estéril tentar argumentar diante desta posição. Também discordo do que disse sobre colocar minha filha de maneira descabida. O senhor sabe porque li o post que comentei (a primeira vez, embora seja leitor do blog faz tempo)? Porque a notícia da queda do helicóptero que matou algumas pessoas em Porto Seguro dava conta de que uma das vítimas tinha o sobrenome Kfouri. Ao ouvirem, minha esposa e minha filha falaram: "Será que é parente do Juca?". Entrei em seu blog, com minha filha ao lado, para saber alguma informação. O senhor pode não acreditar ou considerar que é chantagem minha - é um direito seu! -, mas, quando fizemos isto, estávamos sinceramente preocupados. Foi por isto que li o post e tive vontade de comentar. Minha filha não entendeu o porquê desta vontade, e falei para ela sobre o debate, a democracia... e disse que vocÊ responderia, discordando de mim, mas apresentando argumentos que teriam de fazer com que eu refletisse e, assim, teria uma opinião melhor formada, independente de mantê-la ou mudá-la. Foi só por isso que incluí minha filha no segundo comentário. Não queria escrever isto, mas como o senhor insistiu na crítica, inclusive, agredindo-me com a pecha de chantagista, explicitei meu motivo. TAlvez o senhor considere que isto reforça meu perfil de chantagista, mas foi o que ocorreu. Peço desculpas se esta maneira de ser lhe desagrada, mas não precisa me tratar como um "chantagista", que tanto é uma tipificação do código penal quanto, acrescida do 'emocional', uma falha moral no caráter de uma pessoa que, na melhor das hipóteses, usa sua filha para "ganhar um debate". Não sou nenhum dos dois, tenha certeza. Contudo, considero que tenho parcela de responsabilidade em sua reação raivosa por não ter conseguido comunicar o que queria e qual minha intenção. Com certeza, foi a maneira que escrevi que despertou tantas querelas e esta falha deve ser atribuída a mim. Peço-lhe que desconsidere qualquer possível tom ofensivo que o tenha levado a pensar que eu quis "bater" no senhor, pois nunca foi a intenção. Se tivesse vontade de 'bater", nem leria o seu blog. Peço-lhe, que considere apenas os argumentos (i) a posição do tcu (e da oab) é político-partidária e não pode ser vista como medida da verdade; (ii) o fato de um estádio não ter desenvolvido Soweto não pode ser aplicado no Brasil, tendo em vista que aquele local tem problemas diferentes e imensamente maiores do que Itaquera; (iii) discordo de sua posição sobre a copa no brasil e estou argumentando que o senhor, por ser um bom jornalista, poderia trazer ao debate outras opiniões; e apurar outros dados, mesmo que possam dar alguma razão a argumentos que não o seu. Encerro assim esta malfadada tentativa de "debater o bom debate". Não debatemos nada e desgastamos a prática democrática. Peço desculpas por minha parcela de responsibilidade e garanto que não quis fazer de seu blog um ringue de boxe. Não me tenha como chantagista, como burro (ainda não entendi porquÊ ser irônico acerca de meu conhecimento sobre Soweto) , como leviano, como agressor... MAs, senhor Juca, se sua raiva já tiver passado, por favor, dê-me o beneplácito da dúvida! Procure ver se, em sua leitura de meu primeiro comentário, o senhor não seria capaz de dar uma resposta irritada, mas procurando avançar no debate; de expressar sua inconformidade, mas ao invés de ironizar e desprezar, reclamar! A reclamação é um argumento racional do debate democrático, a ironia e o desprezo, não; de criticar sem menosprezar; de ser enfático e duro, cobrando explicações, mas não tipificando e colocando pechas!

  12. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 23:24:56

    Depois de tentarem macificadamente, colar "Itaquerão", para prejudicar eventual venda de naming rughts, calhordamente, pretendem colar o termo "isenção fiscal", em substituição a "incentivo fiscal". Obviamente com instruções do "Capo di tutti i capio".

  13. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 23:21:43

    Parei de ler ao ver a besteira "isenção fiscal" escrita no começo.É "incentivo fiscal" cara pálida. Você que aceita hipopoticamente, essa falácia.Sabe o que é incentivo, e o que é isenção? Claro que não. E se já começou com essa besteira, o resto nem precisa ser lido.

  14. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 23:17:29

    Sabe amigão, o que passam ao largo, e sequer tangenciam nessa questão?O fato de que, Itaquera, e aquela região S.Mateus, etc, tem mais de 2.000.000 de pessoas.Parafraseando o Juca: " esse é outro ponto desconsiderado no texto do blog".

  15. Marcal

    19/06/2011 22:35:27

    Juca,Penso que o Brasil perdeu oportunidade historica de desenvolver as regioes N, NE e CO. A copa deveria ser organizada somente nessas regioes do Brasil. Nao ha porque Copa no RS, PR, SP e RJ. Nao agregara! O Corinthians precisa de estadio pra ontem, mas nao as custas de dinheiro publico. A Copa nao pode ser desculpa para injetar dinheiro do povo sem o devido retorno a sociedade. O que melhora uma regiao sao boas escolas e empresas idoneas. O resto e bobagem!

  16. TATUAPÉ

    19/06/2011 21:42:31

    Questão de justiça!O Vereador Aurélio Miguel, apesar de ser são-paulino deu um bom exemplo.Taí:http://www.youtube.com/watch?v=8Wvr5NShx8QFaz bem ser justo.

  17. Juca Kfouri

    19/06/2011 21:40:39

    Não enverede por argumentos simplórios só para defender sua posição!Tudo bem que você goste da posição dos partidos acima citados, é seu direito! Por fim, nem milhões de estádios levariam Soweto a se desenvolver… compará-lo com Itaquera é totalmente despropositado!Gostaria muito que vocÊ e os outros excelentes jornalistas que estão, como exige a democracia, criticando a Copa no Brasil, atuassem de acordo com o bom jornalismo., foi por exercer um jornalismo assim que Carlos Lacerda, um gênio, tanto mal fez a nosso País!Marcelo, foi você quem escreveu o que está acima. E você agora tenta negar que tenha escrito. E ainda fez chantagem emocional enfiando a sua filha onde não fazia o menor sentido. Quem envereda por argumentos simplórios é simplório. Quem gostaria que a ou b fizessem bom jornalismo, considera que a ou b não fazem bom jornalismo. E assim por diante.Agora, é óbvio que na discussão eu ressalto os pontos que eu acho que favoreçam os meus argumentos, não os dos outros...Debater o bom debate é uma coisa. Bater sem achar que vai levar é outra.

  18. Simas

    19/06/2011 21:38:36

    Juca Kfouri.Considero voce um jornalista diferenciado por trazer às midias esportivas debates sobre temas que vão alem do campo de jogo.Voce com seu trabaho mostra que é possivel ser admirador de futebol sem ser um alienado político como muita gente pensa. Mas às vezes você é chato.As obras do novo estádio do corinthians, valorizam sim a zona leste. Como vc não mora em Itaquera, São mateus, Guaianases,Cid Tiradentes,Arthur Alvim, vc talvez não saiba.Mas de uns 2 anos pra cá os imoveis dessa região sofreram uma hiper valorização. Motivados é claro pela lenta expansão do metrô, as obras do rodoanel e a confirmação de itaquera como sede da copa. Só pro senhor ter uma idéa .Barraco na favela virou patrimonio de 50mil. Ap na Cohab custa 100 mil .Pra você pode ser uma merreca, mas pra um favelado não. Isso pode não me beneficiar pois sou solteiro e ainda não adquiri um imovel para morar na região onde cresci,mas está beneficiando muita gente.O estadio gera empregos, e será uma opção de lazer para nós.Lamento que essa benevolencia fiscal oferecida ao corinthians e a Odebrecht não seja valida também para as micro e pequenas empresas de nosso país, que sofrem com a elevadissima e injusta carga tributaria. Tambem lamentos que não haja essa benevolencia fiscal para os produtos que compõem os itens básicos de consumo(arros, feijão,carne,remedios,roupas,calçados,etc), aliviando o orçamento de milhoes de familias pobres. Mas uma coisa eu sei.Muito pior do que um governo que dá beneficios fiscais aos que menos precisam, é um governo que cobra imposto e não dá beneficios fiscais a ninguem, cumprindo todas as normas de superavit primário,mas deixando a economia do país estagnada.

  19. Moderado

    19/06/2011 21:33:30

    Daniel Antonio Rodriguez:BOBAGEM! O incentivo é específico: "para o estádio que será sede da copa do mundo 2014"... isso está expresso no projeto enviado à câmara municipal. Se não conseguir ser a sede, o incentivo não existirá e o beneficiado terá que devolver os R$420mi... simples.Mas a maneira patética como vc. se manifesta leva a crer que "um nariz vermelho de palhaço" lhe cairia como uma luva!!!! Mesmo!!!!!

  20. TATUAPÉ

    19/06/2011 21:27:59

    Alvinegro,Eu elogio. Não lisonjeio.Abraços

  21. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 20:19:02

    "não são poucos os grandes urbanistas espalhados pelo mundo que negam com dados sólidos que estádios esportivos".As expressões "sólidos", "grandes urbanistas", estão bem colocadas .Palavras que reforçam o objetivo, como "obviamente" , "seguramente", "absolutamente".É preciso convencer mesmo. Eu diria, usando essa técnica colorindo um texto:Alvarenga foi muito "objetivo", foi ao "cerne da questão", "com muita propriedade", abordou com "coragem", e apontou com "segurança", onde e como estão agindo as "forças contrárias", de maneira "orquestrada" e muito bem "coordenada".E "desmontou" com muita clareza, todos os pontos abordados pelos "detratores" do Corinthians.E foi muito feliz ao dizer:"Refiro-me àqueles que se posicionam contrariamente adotando uma posição de guardiões do dinheiro público.Essa é a máscara a esconder a verdadeira motivação e a tentar emprestar um caráter respeitável à indignação."Pronto Tatuapé. Você que costuma me elogiar, estou esperando. ahahahahEsse Raul é o cara!!!! Falou pouco, demorou, mas falou tudo. Ao contrário do Felipão que "fala muuittto!! fala muuuiiiito! " ahahahahaEstou mandando e-mail, para vereadores, a pedido de toda a galera dos blogs corinthianos, que estão bombando.

  22. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 20:03:39

    Felizmente para nós corinthianos, deram o bote errado. Se juntaram com que chutou N.S.Aparecida em rede nacional, para bater no Corinthians.Ficou feio. Muito feio mesmo.Diria vergonhoso para essa tropa de choque. Baixaria pura, insanidade, ou desespero.? Ou todas as alternativas?Poderiam chutar a imagem de S. Jorge. Quem se hablita?Onde se meteram? É mole?? ahahahahah

  23. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 20:00:03

    Bergamo.Moro na R. Jorge 777, mas estou me mudando para Itaquera. Quero ficar perto dos meus semelhantes.

  24. Moderado

    19/06/2011 19:50:41

    Ô ricardo, deixa de estorinha... O ÚNICO mundial interclubes que vcs. ganharam foi na final contra o Liverpool em 2005, o 3º colocado foi o Deportivo Sprissa da Costa Rica e o 4º foi o Al Ittihad da Arábia Saudita. O jogo amistoso que vcs. ganharam do Barça foi disputando a Copa "Jeep" Toyota... vai lá na sala de troféus do seu time e procure mais de um troféu de campeão mundial... só vai achar UM... igualzinho ao que tem na sala de troféus do Corinthians que aliás, foi 1º campeão mundial de clubes, antes do que o seu time.Vai lá e vê: http://tinyurl.com/y6m8qmqMas não precisa chorar... mi-mi-mi-mi... vc. só vai ver a verdade... a copa jeep nunca foi "um campeonato"... sempre foi só um jogo amistoso. rs.

  25. Moderado

    19/06/2011 19:26:00

    Só acrescentando ao que disse o Marcos:A isenção é MUNICIPAL (IPTU e ISS)... daí, que o assunto só interessa aos cidadãos PAULISTANOS... nem aos paulistas de fora da capital e nem a ninguém mais.Tá cheio de "sapos" (até de outros estados) chiando por aqui apenas por invejar "o gramado do jardim do vizinho" e a grande maioria, com certeza, não é de cidadãos paulistanos.Aos "alienígenas", um conselho: Vão cuidar de suas vidas, fiscalizar o que o prefeito DA SUA CIDADE faz e largar a mão de meter o bedelho em assunto que não lhes diz respeito.

  26. Ednaldo Oliveira

    19/06/2011 19:23:45

    Quem é esse tal de Marcos?Vá se informar antes de defender seu timinho, é uma vergonha usar dinheiro público em obra particular!Também quero fazer uma piscina em casa será que o Kassab libera um incentivo fiscal?!Agora dizer que o dinheiro não existe, que só existirá por causa das obras relativas ao estádio da gambazada é ridículo, típico de zé povinho. Conheço alguns corintianos de rara inteligência (confesso que são poucos!), mas vc meu caro representa a maioria que acha que pensar dói e por isso fala antes do raciocínio.Infelizmente a maioria dos políticos são como vc e esse crime premeditado contra o povo brasileiro certamente irá ocorre sobre nossos olhos ao luz do dia!

  27. Wander F. Barbosa

    19/06/2011 19:15:58

    Juca, sou a favor da construção do estádio do corinthians na forma proposta (incentivo fiscal mais financiamento), apesar de reconhecer que alguns pontos merecem maior discussão. Acredito ainda que você não foi honesto intelectualmente ao comparar a viabilidade de um estádio para a maior torcida de São Paulo com o de Johanesburgo (comparação feita a fim de questionar o ganho para a região de Itaquera). Não se pode esquecer ainda que finaciamento de 'obra' tem parte - eu disse parte - garantida da própria obra, ou seja, se o Corinthians não pagar o financiamento ao BNDES poderá perder o estádio. O Corinthians dispõe ainda de arrecadação e direitos que possibilitarão honrar com o financiamento. Acho que de todos os legados esperados de uma copa do mundo, o maior deles - por óbvio - são de estádios modernos (e não acho que o Morumbi seja um estádio moderno com 8 mil pontos cegos e com arquibancada tão distante do campo). Por fim, acho que o Sérgio Alvarenga tocou num ponto que é verdadeiro sim (não adianta dizer tentar excluir do debate): muitos setores (dentre eles o SPFC), evidentemente não querem que o Corinthians, representante da classe diferenciada, tenham estádio próprio.

  28. Marcelo

    19/06/2011 19:11:19

    Sr. Juca, Que raiva é esta contra alguém que o senhor não conhece? Eu não o comparei a Carlos Lacerda! Eu começo meu texto elogiando-o como jornalista-sociólogo e digo que, no que concerne à Copa do Mundo, o senhor está utilizando uma técnica argumentativa que é a de ressaltar o que lhe interessa. Se, como escrevi, considero o senhor excelente e, desta vez, discordo de sua posição, como estaria comparando-o a Lacerda? Só se eu gostasse dele, o que não é o caso! Se eu fizesse referÊncia ao jornalista Hélio Fernandes, a quem admiro, mas que se cansa de se utilizar desta técnica, mudaria algo? Lógico que não! O que fiz, apenas, foi discordar do senhor! Eu não admiti que o senhor pudesse gostar dos partidos citados! Eu disse que se o senhor gosta, é um direito seu e de qualquer cidadão! Escrevi isto para deixar claro que não estou discutindo se aqueles partidos são melhores ou piores do que o PT, e sim que as posições dos ministros do TCU são partidárias! Ao contrário do senhor, que as utilizou como medida da verdade! O que fiz, apenas, foi discodar do senhor! Não citei o PT porque, neste momento, não há nenhum integrante do partido dentre os ministros do TCU! Se o senhor reler meu comentário, constatará que citei os partidos dos ministros! Com toda certeza, em determinado momento, haverá alguém do PT no TCU. Quando isto ocorrer, suas posições como ministro serão totalmente partidárias e não medidas da verdade! O que fiz, apenas, foi discordar do senhor! Parabéns pela militância na ALN! Admiro a todos que tomaram este caminho. Nasci em 1971 e não pude lutar contra a ditadura, apenas sofrer com o que fizeram com meu pai. Fui um dos militantes que, em meu partido, defendeu a expulsão de Delúbio e é contra o domínio amplo de Zé Dirceu. Mas em meu texto não fiz menção alguma ao PT, nem ao governo petista, apenas quis enfatizar que o debate é político-partidário. Tenho várias críticas à Copa/olimpíada no Brasil, mas também tenho várias concordâncias. Penso que o senhor tem as condições necessárias para fazer este debate ouvindo as diferentes partes. Mais uma vez, o que fiz, apenas, foi discordar do senhor! Porque eu teria considerado-o simplório? Se o achasse, não escreveria, com esta, três vezes para o senhor! Não debato como quem esgrime ou boxeia... debato com pessoas que considero capazes de promover discussões de alto nível, às quais não tenho a menor pretensão de mudar a opinião, apenas de realizar uma troca saudável de argumentos racionais. PEnso que a democracia depende exclusivamente desta troca saudável. Se discordar do senhor fosse considerá-lo simplório, eu não leria Placar desde os anos 1980 nem assistiria seu antigo talk show na tv. Sim, Juca, conheço bem Soweto. Não porque tenha ido lá. Mas, porque, branco azedo como sou, sou ligado ao movimento negro desde que comecei a miiltar na política, lá com meus 15 anos! Porque sempre procurei estudar e entender a partilha da África; porque, inspirado em Darcy Ribeiro e Jorge Amado, sempre considerei que a miscigenação (e não o estupro que meus ancestrais portugueses cometeram) é a chave para um mundo melhor; porque estudei sobre o CNA, Mandela, Bikto e, em minha vida profissional, tive que ler muito sobre o massacre e o gueto em que transformaram Soweto. Se o senhor não estivesse com tanta raiva de minhas discordâncias, gostaria muito de debater sobre o Soweto com o senhor. Entendi, como outros o fizeram, que o senhor comparou soweto e itaquera. Se não foi sua intenção, basta dizer, não apedrejar! Não estou escrevendo pela terceira vez, Sr. Juca, para reafirmar minha opinião, ou para apresentar o 'sentimento de vítima' que o senhor alegou em sua resposta. Estou escrevendo, Sr. Juca, apenas para tentar lhe mostrar que, em nenhuma das duas vezes anteriores, fiz o que o senhor quer me atribuir. Expressei minha opinião e minha divergência com o senhor, no primeiro texto, e meu sentimento, no segundo. Não estou querendo uma disputa com o senhor, nem encher seu saco, nem bancar o coitadinho... quis, apenas, debater com um jornalista que admiro, mas com quem, desta vez, discordo. Pensei que poderíamos trocar argumentos, racionalidades e, ao final, sem querer que ninguém mude de opinião, celebrar o debate respeitoso como pilar da democracia, ensinando à minha filha e à sua netinha que devem semear debates como este por suas longas e belas vidas! "E que as crianças cantem livres sobre os muros, e ensinem sonhos ao que não soube amar sem dor!"Obrigado pelo espaço,MArcelo

  29. Peixe Vivo

    19/06/2011 17:46:01

    Defendi o Morumbi, mas agora isto é passado. A possibilidade que São Paulo tem de participar da Copa é o estádio do Corinthians. É um projeto com muitos riscos e acredito que alguns fatores bem trabalhados podem ajudar a dar certo. O primeiro é a participação da torcida corintiana na construção. O principal patrimônio do Corinthians é a paixão de sua torcida, o Andrés tem que sair das salas de empresários e trazer a torcida para participar: financeiramente e na fiscalização das obras. O segundo é que o Corinthians e os corintianos devem entender que é São Paulo que recebe a Copa e o Corinthians atua como representante de todos os paulistas. Se continuar a idéia de que o Corinthians é que recebe a Copa continuaremos divididos e o projeto ameaçado. O terceiro ponto é a melhoria das condições de Itaquera. Se realmente se deseja esta melhora, a comunidade tem que ser envolvida na discussão do projeto. Até agora eles tem sido usados para justificar um estádio mas ninguém os chama para participar, parece demagogia.Este projeto começou com um pecado original, está na hora do Corinthians fazer um gesto de batismo e unir todos os paulistas nele.

  30. Peixe Vivo

    19/06/2011 17:31:22

    Discutir se deveria ter a Copa e as Olimpíadas já ficou no passado. O Brasil assumiu o compromisso perante o mundo e tem que cumpri-lo. Este movimento é irresponsável com o Brasil e com os demais países. Uma vergonha.

  31. Fábio Moleiro

    19/06/2011 16:26:52

    Campanha contra a Copa 2014 e Olimpíadas 2016Assista e repasse:http://www.youtube.com/watch?v=tQHvFtQGkOw

  32. Marcelo Molinari

    19/06/2011 15:56:06

    Juca, por favor, não vamos confundir Soweto, que fica num pais onde o futebol não é o primeiro esporte, onde a população é menor que a do própio estado de SP, para comparar viabilidade da obra. Deixe acontecer, por favor. Esse é o momento do timão, assim como o São Paulo fc já teve o dele. Por quê tanto rancor com a forma com que teremos nosso estadio? Não estamos roubando não Juca, esta nação merece mais dos seus torcedores..

  33. TATUAPÉ

    19/06/2011 15:18:16

    Eu era inteiramente contra a construção do estádio do Corinthians.Mas, depois de ver a zombaria, arrogância, discriminação e incoerência dos são-paulinos, passei a ficar a favor da construção do estádio do Corinthians seja do jeito que for, evidentemente, desde que não haja desvios.Essa discussão é inteiramente clubística. Com poucas exceções, Juca Kfouri entre estas.Ninguém liga para o dinheiro público.Se ligassem, muitos políticos jamais seriam reeleitos. Mas, são e como são.Dinheiro público, nem sabem o que é isso.Mas, bastou colocar o nome Corinthians, aí a celeuma começou e forte.Lá no Morumbi estão para realizar uma obra totalmente desnecessária e com dinheiro público.Qual são-paulino se manifesta contra? Qual?O vereador Dr. Marco Aurélio Cunha? Ainda não vi.Apenas os moradores (SAVIAH) da região, pois, sabem o quanto perderão com o "puxadinho do SPFC.Um erro não justifica o outro mas, dois justificam.Em contrapartida, querem ver toda essa celeuma acabar?Basta acomodar os interesses.Sim, é só anunciar que o SPFC fará abertura da copa, mesmo que se gaste bilhões do dinheiro público em torno do Morumbi.Que em 3 a 4anos ficará pronto o estádio do Corinthians, com bilhões do dinheiro público.De início haverá uma ou outra provocação, mas, logo esquecem, e ficam todos felizes.O poder público fica numa boa, o rt fica numa boa, tocando seu negócio (copa do mundo) o Juvenal será atendido, o Andrés será atendido, bem como suas respectivas torcidas e o processo eleitoral que é o que interessa, não se modifica.Acredito que toda essa discussão em torno do estádio do Corinthians é apenas cortina de fumaça.Os bastidores são bem diferentes.Basta observar:Porque estão gastando tempo e dinheiro num projeto, que se aprovado custará bilhões do dinheiro público, que não atende a nenhuma necessidade premente no bairro do Morumbi?Porque o início das obras do estádio do Corinthians está tão demorada?Não me surpreenderei se em breve não anunciarem isso.Abertura no Morumbi e estádio do Corinthians pronto em 3, 4 anos depois da copa.E aí pessoas sérias, como o Juca Kfouri, fazem o que?

  34. Carlos Eduardo

    19/06/2011 13:32:50

    Juca..Essa turma está se confundindo...Não existe nada contra o estadio do corinthians..O que somos contra é o corinthians ganhar estadio de mão beijada..Que o corinthians construa um belo estadio com seu$$$$ ...Mas a verdade é que o corinthians nem $$$$ emprestado pode pegar...Deve ao fisco e muito..Tem certidão de devedor , não pode pegar dinheiro publico emprestado...

  35. oto

    19/06/2011 13:29:08

    eita povinho hipócrita.se o pais tem 190.000.000 de pessoas, dentre os quais 30.000.000 de corinthianos,como dizer que há mais anti-corinthiano.Ora considera-se que a maioria da população mora na região sudeste,portanto maioria corinthiana.os demais distribuídos nas várias outras regiões, que não são anti-corinthianos, e sim torcedores de outros clubes.Essa conversa fiada de anti-corinthiano é pura falácia,balela,conversa prá boi dormir.Quem é que fala mal do presidente do Paquistão,Ninguém e sabem porque:Nem sabem onde fica o paquistão ou a Tunísia ou seja lá qual for.Aqui falam em Anti-corinthiano porque:É uma grande força que se for arrebanhada mesmo,elege o presidente do país.Então, os purpurinas,os porcos,e toda essa camarilha de repórteres a serviço da mídia exploradora,fazem questão de colocarem tais termos de anti-corinthians e correlatos apenas no intuito de almejarem nos rebaixar a nivel vil.

  36. Carlos Mesquita

    19/06/2011 13:25:09

    Muito cara de pau esses corinthianos..Os caras não tem dinheiro (nunca tiveram)..Devem ao governo + de 200 milhões em impostos...E ainda querem que o ESTADO (dinheiro prblico) lhe de um estadio de graça..Os caras vivem empurrando e aumentando a divida do Clube..Vão empurrando tudo com a barriga (em nome do esporte do povo)..Que povo é esse que tem de pagar ingresso no minimo de 80 reais...Vão enganar trouxa...Nem um centavo do governo , vão trabalhar seus chupa sangue dos trabalhadores...Deveriam é mandar prender essa turma de 171..saudações

  37. André Bergamo

    19/06/2011 13:21:42

    Opa na pressa errei o endereço:Rua João Marques Lontra 6-49, Jardim Solange.Se achar que estou mentindo, procura meu registro no IPTU da cidade, ou registro no DAEE (água e esgoto).São essa pessoas "diferenciadas" que aqui moram nesta Vila que estão pagando o Itaquerão e enchendo o bolso do Cartolão que anda de carro importado e que se diz do POVO.

  38. André Bergamo

    19/06/2011 13:17:06

    Caro Alvinegro, moro no Endereço: Rua Jardim Solange 6-49, Bauru-SP.Dá uma olhada nesse bairro/vila.Nem asfalto tem na minha rua.Me desculpe, mas você é um baita de um playboy perto da minha família.E saiba que essa família "diferenciada" que aqui mora está pagando o Itaquerão.Abraço.

  39. A Carlos

    19/06/2011 13:09:31

    Juca , só prá saber , como sociólogo , quando foi a última vez que você esteve em Itaquera , falar com o povo daquela região , parece que você só conversa com juristas , advogados , professores , economistas , que defendem sua tese . Talvez esteja na hora de você ser realmente um sóciologo , e sair da seu belo escritório e conhecer a realidade daquela região . A cidade de São Paulo não se resume a zona sul , e povo pra você é tema de Tese de mestrado , nada mais que isso ...

  40. André Bergamo

    19/06/2011 13:08:05

    Porcaria é o que escreveu.Não entendeu a "tese" do Juca.Qual é a "tese" do Juca meu caro??Você mistura paixão clubística com outras questões.Imagina se o Juca não fosse corinthiano, minha nossa...o xingamento seria direto para a pessoa que escreveu e não para os estádios.A 'tese" de corinthiano pra defender o que não sabe responder, é falar mau dos outros.Parece com papo de muito cartola que conheço por aí.

  41. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 13:01:42

    Corinthianos do Brasil, varonil. Vamos imitar os "diferenciados", na Câmara municipal.Isonomia. É ou não é?http://www.youtube.com/watch?v=HJAkyxdbUZg&feature=player_embedded

  42. André Bergamo

    19/06/2011 12:52:46

    Meu caro, explicar coisas tão óbvias para uma pessoa que não quer ouvir, não vai adiantar nada.Pergunta pro Juca, se bem que ele já escreveu sobre isso várias vezes, e não precisa eu pra te explicar isso, tem um monte de lugares de profissionais tributários e finaceiros pra te explicar isso que perguntou. Profissionais essses que nem gostar de futebol gostam. porque esse assunto não tem NADA a VER com paixão clubística.Se houver interesse da sua parte em REALMENTE querer entender, é só procurar se informar.Só que será necessário sua paixão clubística ser deixada de lado, senão nem Galileu Galilei ou o melhor profissional da área conseguirá fazer você entender, ou melhor, ACREDITAR na realidade.Grande abraço.

  43. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 12:41:56

    Até agora estou tentanto interpretar esse trecho do post do Juca: "Em segundo lugar não são poucos os grandes urbanistas espalhados pelo mundo que negam com dados sólidos que estádios esportivos sejam fator de desenvolvimento para as regiões que os abrigam" (quais os grandes?)Negar um Hospital como o Albert Eistein, e um dos espaços com renda mais elevadas do pais, estão onde mesmo? É, fica dificil entender esse paradoxo. Em volta do Morumbi, só tem miséria e pobreza.Tá bom. Esse argumento, também já foi pro saco. Mais um demolido. Buuuuummm

  44. André Bergamo

    19/06/2011 12:41:08

    Meu caro estou falando do BOICOTE ao estádio do Morumbi e não ao C13, imposto por Corinthians, Del Nero, Ricardo Teixeira e cia.

  45. Sidben_Franca-SP

    19/06/2011 12:24:01

    André Bergamo, VC acha mesmo que isenção fiscal é dinheiro publico?Por favor, sou incauto (como diz o dono do blog), como sai o dinheiro (isenção fiscal) dos cofres da prefeitura ou estado? Pode desenhar, talvez consiga entender.Abraço.

  46. Alvinegro do Timão

    19/06/2011 12:03:32

    Acho que deveriam ter apoiado o arrendamento do Pacaembu para o Corinthians.Não o fizeram, porque acreditavam que o Timão não teria "peito" de construir um.Isso está mais do que claro. O "notável" "isento" vereador M.A.Cunha, é a prova viva disto.Foi contra o arrendamento, e agora é contra os "incentivos", que insistem em afirmar "roubo de dinheiro publico", o que é uma pérola. Roubo de dinheiro que não existe, e nunca vai existir se o Corinthians não fizer o estádio. (a isenção é para a construção do estádio, precisa desenhar caras-pálidas?)O que não tem isenção, e é desvio direto de recursos publicos para beneficiar estádio privado, são os 3 bilhões (dinheiro do nosso bolso) para obras que todo mundo está careca de saber, porém "passam ao largo". (não é assim que se diz?)Em tempo. Em um outro comentário, disse que defendem o Morumbi, com "unhas e dentes" mais com "dentes" do que "unhas".Quero corrigir, mais com "unhas" do que "dentes". É mais apropriado e correto.Saudações de Itaquera aos diferenciados.

  47. Fernando

    19/06/2011 12:03:00

    Aos que levam essa discussão um pouco (não muito!) mais a sério: Deixe eu ver se entendi: Ficam discutindo se isenção fiscal é dinheiro publico ou não (Acorda! Claro que é!), mas acham "razoável" uma isenção fiscal de 400 milhões de reais (Será mais, quer apostar?) para Andreas Sanches e sua corja construírem um estadio??? Realmente vocês não conseguem imaginar um projeto mais útil e nem pessoas mais qualificadas para "tocar" uma obra que realmente vise a melhoria da referida região??? Reforçando.... ANDREAS SANCHES e a construção de um ESTADIO para desenvolver Itaquera?? Vão realmente aceitar essa, bovinamente???? Numa época em que o Brasil comemora 20 anos da erradicação da poliomelite (Paralisia infantil! Paralisia Infantil!), um feito realmente notável, temos ainda esse tipo de discussão. Dois lados de um país que da "lampejos" de primeiro mundo mas que, em muitos casos, são barrados pela roubalheira de seus governantes amparados absurdamente por boa parte da população que "cai" em conversa fiada. Ao Juca: Como sabe, o papel da imprensa ( a verdadeira!) é mais que importante. É fundamental ! ! ! A cobertura jornalistica do evento propriamente dito é a menos importante. Sempre admirei seu trabalho! ! ! Não decepcione as pessoas que apostaram e apostam no bom trabalho dos bons jornalistas, como você. Boa sorte ! ! ! Aos que levam essa discussão relevando-se o time que torce, apenas digo que a cidadania e moralidade sempre devem vir BEM antes do amor clubístico. Espero que reflitam, embora acredite que sejam incapazes, caso encaixe-se nessa categoria . Sou corintiano, mas no que tange o assunto, essa informação de nada deveria valer. Ser a favor desse estadio, da maneira como esta sendo feita, seja por "amor ao clube" ou por que irá beneficiar-se de alguma maneira (direta ou indiretamente), é compactuar com a roubalheira e com o favorecimento de poucos em detrimento de muitos. Esclarecendo... Caso seja corintiano e esteja a favor do estadio só por ser corintiano, estará errado. Caso seja palmeirense ou são-paulino e esteja contra o estadio só por ser palmeirense ou são-paulino, também estará errado, pois deveria ser contra devido aos motivos torpes que essas pessoas tentam nos empurrar, garganta abaixo, essa obra imoral e absurda. Ainda não entendeu? Vamos lá: SENDO CORINTIANO OU NÃO, VOCÊ SERÁ LESADO (ROUBADO), SEU BURRO! A vocês, nada mais. Nem se quer resposta. E a todos, digo: Agora a besteira já ta feita! Espero que os órgãos competentes fiscalizem ao máximo todos os envolvidos nas obras para que o rombo não seja tão grande. Não só em Itaquera e sim de norte ao sul do Brasil. Alias, não seria interessante fiscalizar a conta bancaria e o patrimônio familiar de empresários, dirigentes, vereadores, senadores, prefeitos, governadores ,deputados etc etc etc, que permitiram e/ou participarão da "festa" da organização? E acima de tudo, preparem seus bolsos, caros contribuintes!!! Com copa e olimpíadas, sendo corintiano, flamenguista ou palmeirense; carioca, nordestino ou paulista; concordando ou discordando; será lesado !!!! E muito!!! Basta ser brasileiro!!!!Um abraço a todos.Fernando

  48. Luis Pereira

    19/06/2011 11:48:39

    JucaAcho que tem muita gente que não entendeu ainda que não foi você que escreveu o texto e sim abriu um espaço para quem não tem a mesma opinião que você defender uma tese de que um estádio construído com incentivos fiscais é bom para a população da região. De qualquer forma partilho de sua opinião e lendo os comentários acredito que a paixão clubística da maioria está acima do interesse em fiscalizar a rapinagem que pode vir a acontecer com TODOS os investimentos da Copa 2014.É lamentável que caras pintadas neste país só saiam às ruas quando motivados por uma mídia de massa. Sarney está aí e Ricardo Teixeira também.Abraços

  49. Arnaldo

    19/06/2011 11:46:35

    Os comentários contrários a construção do estádio não disfarçam o preconceito contra a ZL e nem o despeito por ser o estádio do CORINTHIANS. Toda essa falácia "cuidados com o dinheiro público" não passa de orgulho "soberanus" pelo fato do Morumbi ter sido preterido. Lembrem-se, a reforma de um estádio antigo implicaria em gastos públicos muito maiores. E continuaria sendo um estádio velho. Tirando o fato do clube ser o CORINTHIANS, qual a diferença entre construir um estádio moderno, coberto, já pensando nas imediações como transporte e estacionamento e outras melhorias a um outro que por mais que se invista financeiramente não tem espaço físico para tal??

  50. Sidben2_Franca-SP

    19/06/2011 11:41:05

    Caro André Bergamo, o Corinthians foi o grande boicotador?O Corinthians deixou o C13, mas lá ficaram 19 clubes. Como somente um boicota, se no grupo dos 19 ficou o SPFC que VC diz que é tão grande e forte?Por que o C13 junto com o Cesares (o funcionario do bispo) e Record não foram em frente e deixaram o Corinthians de lado?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso