O cartola contra o lorde
Primeira página de hoje de um dos principais jornais da Europa
Ricardo Teixeira, ofendido, prometeu ontem acionar na Justiça o Lorde David Triesman, ex-presidente da Federação Inglesa de Futebol que, no Parlamento Britânico, diz ter ouvido do cartolão brasileiro a seguinte frase: "Lula não é nada, você venha e me diga o que você tem para mim".
O Lula, em questão, é exatamente quem você pensa, o ex-presidente e, à época da alegada conversa, novembro de 2009, no Qatar, presidente do Brasil.
Estava em pauta a escolha da sede da Copa do Mundo de 2018 e a Inglaterra tinha sua candidatura representada exatamente por Lorde Triesman.
Não se sabe se o inglês é de tomar o chá das cinco, mas supõe-se que ele seja dos bebedores do chá de cadeira, aquele preferido dos que esperam pela queda de Ricardo Teixeira.
Não se sabe, também, que efeito prático pode ter uma ação de Teixeira contra um político, o lorde, equivalente a senador, que disse o que disse em seu depoimento para seus pares.
No Brasil, existe a proteção, a imunidade para esse tipo de coisas.
Mas é provável que a ameaça de Teixeira não seja para inglês ver, seja apenas para brasileiro saber e, logo logo, se esquecer.
Comentário para o Jornal da CBN desta quarta-feira, 11 de maio de 2011.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/