Blog do Juca Kfouri

Este fabuloso Barcelona merecia ter o Rei Pelé

Juca Kfouri

Reuters

O Manchester United lembrou-se de que Wembley fica na Inglaterra e que ele é um time inglês, mesmo que o estádio estivesse mais azul e vermelho que outra cor qualquer.

E pressionou o Barcelona no começo do jogo a ponto até de parecer que não veríamos aquele toque de bola que exaspera os adversários e. naturalmente, redunda em gol.

Pois redundou.

Aos 27 minutos, quando a posse de bola do time catalão já era aquela que faz dois anos ele impõe a todos os seus oponentes, Xavi deu com carinho para Pedro fazer 1 a 0.

Mas o mesmo Pedro, seis minutos depois, não foi capaz de receber um lateral cobrado por Abidal, a bola sobrou para Rooney que encontrou Giggs, ligeiramente impedido, e recebeu de volta para empatar.

Menos mal.

Teríamos mais jogo, o Barça teria que jogar mais futebol, Lionel Messi teria que abrir a sua caixa toda de maldades, como havia aberto parcialmente no primeiro tempo.

E desta vez foi de fora área, aos 53, com violência e veneno.

Acharia o MU um novo gol?

Tempo havia.

Tempo suficiente para, aos 69, Messi fazer mais uma diabrura pela direita, a bola acabar sobrando para David Villa fazer 3 a 1, como se tivesse a mão no pé.

E se Victor Valdés fosse um cone seria exatamente a mesma coisa.

O time tetracampeão europeu merecia sim ter o Rei Pelé ao lado de Lionel Messi.

Como o Rei Pelé, que jogou num Santos não menos fantástico, até mais, também merecia jogar neste Barcelona.

O futebol está em festa!

  1. Andrezão

    01/06/2011 08:31:30

    Quanta bobagem eu vi escrita aqui....ainda não entenderam nada....não entenderam que Messi é um gênio da bola sim...não só porque dribla muito como um Garrincha driblava, mas porque reinventou o posicionamento dele em campo....Messi tem dezenas de gol correndo em paralelo com a linha da grande área o que deixa os zagueiros quase sem reação...só restando sem velocidade darem um ou dois passos pra frente ou pro lado....que messi com a habilidade que tem, escapa fácil....isso é ser gênio.....por isso que ele também consegue escapar de várias faltas....só daria pra marcá-lo.... fora dessa posição... vindo de trás e correndo junto com ele, o que é difícil de acompanhar e com grande chance de fazer uma falta....não dá pra comparar épocas distintas....Pusks,Pelé, Di Stefano, Garrincha, Zico, Romário, Maradona foram todos grandes, Messi é como eles, já deixou sua marca no futebol, não precisa provar mais nada......alías.....Fontaine, Di Stefano, Zico e Maradona...já falaram publicamente que Messi é genial....e que pode ser o mairo de todos os tempos....ele tem até o reconhecimento de outros gênios da bola....e isso é sim um bom "balizador" do craque que ele é. Dá gosto vêr o Messi jogar.....recomendo que acompanhem os jogos antes de opinar...acompanha a carreira dele (quase todos jogos) há uns 3 anos....e é incrível o que ele tem feito em campo.

  2. Renato A. F.

    31/05/2011 11:45:58

    Juca, te vi no Linha de Passe falando do jogo, e expressando o que sentia ao assistir à partida, algo assim que comovia, e gostaria de confessar que senti a mesmíssima coisa, ainda no primeiro tempo, enquanto o Barcelona submetia o Manchester a um futebol de time pequeno com aquele balé fabuloso. E acho que é justamente isso que deu o tom magistral daquele jogo: era o Manchester, e não um time qualquer. Enfim, o futebol do Barcelona é tão comovente que, assim como embaralha a cabeça do adversário, chega a embaçar a vista de quem assiste e gosta de futebol.

  3. Pedro Gomide

    30/05/2011 19:43:25

    o Pelé pagava para dar entrevista?

  4. Luís

    30/05/2011 17:39:23

    Vendo este Barcelona jogar este futebol maravilhoso, agora eu entendo porque o Barcelona tem a maior torcida do mundo.

  5. João

    30/05/2011 17:36:43

    É demais ver o Barcelona jogar, não dá mais para ver estes times brasileiros jogarem este de futebol sem criatividade e de tantos passes errados. Acho também que não dá mais para torcer pro Corinthians. É muito melhor torcer para o Barcelona.

  6. Luís de Souza

    30/05/2011 17:31:46

    Se o Barcelona jogasse dez vezes contra qualquer time brasileiro, ganharia as dez , e de goleada.

  7. Não entendo nada de futebol!

    30/05/2011 16:37:58

    Só uma perguntinha, se alguém souber responder:Se tirarem todos os jogadores que de fato não são europeus, ou seja, que não nasceram lá, dá pra dizer que a Europa se sustenta?

  8. Lucas Dias

    30/05/2011 13:34:32

    Boa Tarde, a final parecia um jogo dos anos 40 e 50 um jogo mais cadenciado com espaço para criar e propiciar expetáculo, isto na minha opiniao é um paradoxo, pois não fala que não se pode comparar os jogadores do passado com os de hoje justamente pela velocidadade de jogo mais cadenciada? bom eu gostaria muito de ver o barça contra algum su lamericano no mundial, um jogo mais pegado e catimbado gostraria de ver os lordes contra os maloqueiros sul americanos...

  9. Eder

    30/05/2011 11:25:18

    Juca, como tem analfabeto funcional frequentando o seu blog heim?Abraços!!!

  10. Pedron

    29/05/2011 21:48:35

    Veja esse vídeo e imagine o Neymar no lugar do Messi.http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2010/12/23/messi-o-indestrutivel/

  11. non concord

    29/05/2011 21:25:01

    Senhor joca 10 !Foi um pracer ler seu comentario !

  12. Decker

    29/05/2011 21:19:19

    "Este Barça está entre os melhores times da história? "A pergunta foi feita a Guardiola na coletiva oficial antes da grande final. O técnico tratou de por freio na empolgação e citou o Santos de Pelé ao enumerar equipes inesquecíveis.- Houve grandes times, como o Real Madrid de Di Stéfano, o Milan dos holandeses e o Santos de Pelé. Mas é impossível comparar este Barcelona com eles. O tempo é outro. Para nós, sermos lembrados no futuro será uma grande conquista. Bom, entre a opinião desse bando de palpiteiros que desdenham o Santos de Pelé e a do Guardiola, um profissional do futebol com o currículo dele... fico com a opinião dele. Ponto.

  13. Peixe Vivo

    29/05/2011 20:52:15

    Corintiano paga mico, mas não paga pau para o Pelé e para o Santos. O engraçado é que para isso não podem recorrer aos seus jogadores e time, têm que apelar para um argentino e um time do outro lado do Atlântico.

  14. luis diaz

    29/05/2011 20:51:37

    Yo soy español, vivo muy cerca de Barcelona, vi el Santos de Pelé y como aficionado al fútbol sólo admiro el brasileño. En fútbol Brasil está todavía hoy por encima de todos, en España jamás hubo un Pelé, ni siquiera un Romario o un Zico, o un Neymar.La gran diferencia entre el Barcelona y el resto es la filosofía de juego. El Barcelona, como España, juega al ataque, con un solo volante, teniendo el balón, como Cruyff enseñó en los años 90. Así debería jugar siempre Brasil o cualquier equipo con mucho talento, al ataque, a golear, a divertirse, sin Dungas de ninguna clase. Messi se basa en la gran velocidad y fuerza, tiene mucha calidad pero no me parece un superclase. Neymar es mucho mejor técnicamente, Neymar solo podía ser brasileño,es la fantasía hecha jugador.

  15. Gilberto Sales

    29/05/2011 20:40:54

    Nao entendo esta disputa para ver quem é o melhor jogador de todos os tempos. E claro que é Messi e o Barcelona é de longe o melhor time da historia do futebol.

  16. Peixe Vivo

    29/05/2011 20:07:03

    Tiago vamos fazer algumas comparações entre equipes do Santos na era Pelé e o Barcelona de agora. Goleiro: Gilmar era é melhor Valdez. LD: Carlos Alberto era muito melhor que Dani Alves. ZD: Mauro Ramos era melhor Mascherano. ZE: Puyol talvez seja melhor. LE: Rildo e Abidal de equivalem. Volante: Zito era muito melhor Sergio. Xavi é melhor que Mengálvio. Meia-atacante: Pelé era melhor que Messi. Atacantes: Pepe (500 gols) era melhor que Pedro, Coutinho era melhor que Villa e Iniesta melhor que Dorval (esta comparação é que se pode fazer pois os times tinham formação distinta). Conclusão: jogador a jogador o Santos era muito mais time que este do Barcelona.

  17. Eduardo Ribeiro

    29/05/2011 19:54:27

    Tenho só 35, não vi Pelé jogar, como muitos dos que comentaram tbm não viram, mas apesar de humildemente bugrino, tenho o DVD Pelé Eterno e percebi que muita gente que comentou tá precisando ver este filme, efeitos especiais zero e feitos pessoais e coletivos 100.Pelé apanhava como Neymar e Messi, mas os critérios de arbitragem de cada um deles foi / é diferente, o que dificulta o julgamento.Barça de hoje apresenta em todos os jogos o futebol do Brasil contra a Itália de 70, os adversários é que são mais, ou menos frágeis.Por enquanto, em atividade: Messi > Neymar > C. Ronaldo.

  18. Tiago

    29/05/2011 19:41:56

    Não tive paciência pra ler todos os comentários. Me desculpe aos bem informados e analisaram a final de forma adequada, mas 90% de tudo escrito acima faz parte das coisas mais estúpidas que já ouvi em toda a minha vida! Nunca ouvi tanta bobagem! Deus, por favor salve a alma de Antônio Lima - DF, que realmente acha que o time do Santos hoje se compara de alguma remota maneira ao Barcelona...O Manchester United perdeu o jogo por um motivo muito simples: não pegou na bola. Mesmo motivo que o Real Madrid perdeu também. O gênio que inventou esse estilo de jogar foi Cruyff. Agora aos comentários, quem acha que Messi é melhor que Pelé tem um certo distúrbio cerebral... A prova de que Pelé era sim um atleta fantástico é justamente o fato de o mesmo ter conseguido jogar o melhor futebol ja visto por 15 anos inteiros, além de ter feito mil gols! O Santos de Pelé era sim espetacular, mas porque tinha Pelé! Como time, o Barcelona de hoje pode sim ser considerado melhor que o último. Eles não são os melhores jogadores da história, mas jogam juntos a muito tempo sob a filosofia fantástica de Cruyff, e por isso são capazes de colocar em prática o futebol que temos visto. Aos que falam do futebol sul-americano de hoje, só há uma palavra pra descrevê-lo: Vergonha! O Santos pode sim vencer o Barcelona, pois se trata de um jogo único, onde tudo pode acontecer, basta lembrar da derrota do Inter para o Mazembre, a maior zebra da história! E um sonoro NÃO, os jogadores do Santos, salvo Paulo Henrique e Neymar, não jogariam no Manchester que se trata de um time com os melhores jogadores do mundo inteiro. Santos não tem jogadores nem na seleção brasileira, que ca entre nós ja teve melhores momentos...

  19. Peixe Vivo

    29/05/2011 18:16:20

    Flamengo de Zico superior ao Santos de Pelé! O Flamengo de Zico só foi campeão brasileiro porque o Arnaldo César Coelho meteu a mão no Santos de Serginho Chulapa e Paulo Isidoro. O Palmeiras de 94 era melhor que o Flamengo de 81.

  20. Peixe Vivo

    29/05/2011 18:13:30

    Para quem perguntou o que o Santos ganhou depois do Pelé: várias vezes campeão paulista (2 em cima do Corinthians), brasileiro, rio-sãopaulo, uma copa do brasil, um título sul-americano em 1998 (coisa que Corinthians nunca ganhou) e um vice-campeonato da libertadores. Você precisa sair da Fazendinha e conhecer o futebol brasileiro.

  21. Peixe Vivo

    29/05/2011 17:57:35

    Pelé foi escolhido em ampla consulta mundial como o atleta do século. Não é o melhor jogador do século, mas o melhor atleta em todas as modalidades esportivas.

  22. Peixe Vivo

    29/05/2011 17:55:25

    Tem gente que acho que o campeonato brasileiro começou em 1990 quando o Corinthians foi campeão.

  23. Peixe Vivo

    29/05/2011 17:47:08

    Existem dois tipos que não acham que o Pelé foi o maior de todos os tempos: os argentinos e os corintianos. Mas os argentinos têm Maradona para defender, os corintianos Neto e Marcelinho Carioca. Vixe!

  24. Peixe Vivo

    29/05/2011 17:41:58

    William eu não disse que o Santos é o melhor do mundo hoje. O melhor do mundo de 2011 será definido em dezembro. Não distorça o que eu disse. O meu comentário foi sobre um grupo de corintianos que continuam dizendo que o Santos de Neymar e Ganso ainda não ganhou nada, afinal este Santos é mais campeão que o Corinthians de Ronaldo.

  25. Artur

    29/05/2011 17:23:08

    Felizmente o Barça cancelou o amistoso que faria contra o Timão,,, Seríamos humilhados caso os Espanhóis jogassem sério.....Agora, assistindo o clássico Co-Co (Corinthians e Coritiba), que perto do jogo de ontem, aqui joga-se um outro esporte. É tudo, menos futebol....

  26. Cláudio

    29/05/2011 15:00:55

    Manifestações deslumbradas, neocolonizadas, servis na imprensa esportiva brasileira a respeito do Barcelona.Nem parece a mesma imprensa que, há apenas poucas semanas, inconformada com a remuneração que o Corinthians receberá pelos direitos televisivos, alertava para o perigo da "espanholização do futebol brasileiro"...Na qual o Corinthians poderia se tornar um "Barcelona", ou o Flamengo um "Real Madrid"...O futebol é mesmo uma coisa apaixonante, impossível de ser tratado de modo isento, e capaz de provocar tamanha contradição mesmo nas pessoas que ganham a vida para descrevê-lo de modo imparcial!

  27. Valter

    29/05/2011 14:56:38

    O time do Barcelona é excelente, bastando ver os títulos que tem conquistado. Messi é um grande jogador, sem dúvida, mas concordo com um comentário que diz que esta discussão sobre Pelé só existe aqui no Brasil. O mundo inteiro aclamou Pelé como rei do futebol, em uma época que não se tinha internet e a tv estava començando. E o título de rei foi dado quando logo após a Copa onde ele fez 5 gols e tinha 17 anos. Portanto, o post do Juca faz todo o sentido. Na minha opinião, ele quis colocar o Barcelona como um time genial, como gênio, ao estilo Jordan, no basquete, foi Pelé. Enfim, a história se encarrega de transformar jogadores em ícones, e não nós, que apenas repercutimos a informação.

  28. non concord

    29/05/2011 14:45:24

    Senhor Gerson Chagas . Que bom essas virtudes juntas !....humanidade,lucidez,cidadania . Parabens !

  29. non concord

    29/05/2011 14:01:49

    Senhor Gerson Chagas. Que bom tantas estupendas virtudes juntas....humanidade,lucidez,cidadania. Parabens !

  30. Peixe Vivo

    29/05/2011 13:53:28

    O Santos não ganhou mais Libertadores porque priorizou ganhar dinheiro em competições na Europa em vez de participara de um torneio extremamente violento (procure por verguenza de la plata no youtube) e em 66 e 69 não disputou porque o time titular estava quase todo servindo à seleção brasileira.

  31. Peixe Vivo

    29/05/2011 13:46:53

    Eu não sei os critérios desta lista da FIFA, mas sei o seguinte: a FIFA reconheceu através de votação de personalidades que o Santos é o maior time das Américas no século XX, além disso duas seleções brasileiras (58 e 70) citadas tinham como base o Santos. Exemplo, em 1969, eliminatórias da Copa contra o Paraguay a seleção tinha seis jogadores do Santos: Carlos Alberto, Joel Camargo, Djalma Dias, Rildo, Edu e Pelé. Aliás, em 1969, o Santos deixou de disputar a Libertadores porque o time titular servia à seleção brasileira. Mas eu compreendo que os corintianos não acreditem que o Santos de Pelé foi o maior de todos os tempos, afinal vivem na ilha da fantasias da Fazendinha e lá eles não conhecem e não entendem o que acontece no futebol mundial.

  32. Tiago Costa

    29/05/2011 13:36:35

    Colonizado não , realista sim.... essa patriotada é ridícula...nunca vou esquecer dos "comentaristas brasileiros falando que Messi não chegava aos pés de robinho e kaká....affff....um pouco de senso de ridículo....

  33. Luis

    29/05/2011 13:27:21

    Seria a Seleção Brasileira capaz de jogar de igual para igual com Barça?

  34. Tiago Costa

    29/05/2011 13:21:13

    Pelo amor de Deus, Brasil de 82 ganhou roubado??? deve ser uma viúva de parreira e dunga, só pode....Tenho 42 anos e foi a ultima grande copa que assisti...de lá pra cá só lixo, hoje já nem perco tempo assistindo...Aquela seleção era um espetáculo., com meio de campo e laterais que nunca mais teremos, mas infelizmente com serginho chulapa e um técnico teimoso...se tivesse um romário ou um ronaldo naquele time seria o segundo maior da história.

  35. Felipe

    29/05/2011 13:18:48

    O mais triste é ver que estamos anos-luz atrás do futebol Europeu. A qualidade do jogo é muito melhor, não se vê catimba (não vi nenhum jogador caindo aos 20min do 2o tempo ou goleiro enrolando para bater o tiro de meta) nem pancadaria no final, uma das coisas mais asquerosas do futebol brasileiro. Futebol é um jogo e tem que saber perder. Lamentável.

  36. non concord

    29/05/2011 12:38:15

    Senhor HIEROFANTE ! 1970 Parabens !Con certeza o senhor gosta e curte o bom futebol,seja qual for a nacionalidade . Un abrazo !!

  37. sersikera

    29/05/2011 12:33:29

    Os 20 maiores times do século XX, segundo a World Soccer:1 Brazil 1970 2 Hungary 19533 Holland 1974 4 Milan 1989-90 5 Brazil 19586 Real Madrid 1956-607 Brazil 19828 Barcelona 1991-949 Italy 1934-3810 France 1998- 200011 River Plate late 1940s 12 Ajax 1971-73 13 Bayern Munich 1974-76 14 Celtic 1967 15 France 1984 16 Denmark 1986 17 Real Madrid 1998 18 Totttenham 1961 18 Liverpool 1977 20 Manchester United 1999 Cadê o Santos de Pelé?Talvez tenha ficado de fora por causa do título mundial comprado contra o Milan.http://www.worldsoccer.com/greatest/teams.php

  38. Dirceu

    29/05/2011 11:37:50

    Bem menos. Mas muito menos!!!!!Esse Barcelona é muito superior ao Santos de Pelé, assim como o Flamengo de Zico e dos anos 80 foi superior àquele Santos. Cada um no seu momento. Se tivessemos uma máquina do tempo, e pudessemos trazer aqueles jogadores e seus times para este momento, obviamente que este fantástico Barcelona seria superior. O futebol jogado naquela época era muito fraco.Pelé disputou 4 Copas. Em 58 o Brasil venceria sem ele. Em 62 o Brasil venceu sem ele. Em 66 amarelou. E em 70 novamente o Brasil venceria sem ele. Por isso menos, bem menos! Messi é gênio, assim como este Barcelona é um timaço. Ainda bem que meu time não disputa esta Libertadores. Terei pena e vou rir muito na decisão do Mundial.

  39. rafa

    29/05/2011 11:33:41

    Contra fatos não há argumentos, não dizem? Então, vamos lá:- Se vencer o mundial, esse time de Messi, comandado por Gardiola, completará 11 (!) títulos em 3 temporadas (isso se não vencer as supercopas da Espanha e Europa...); ou seja, pode ser considerado o segundo melhor da história, atrás apenas do Santos de Pelé;- Essa discussão sobre o lugar de Pelé na história, por incrível que pareça, só existe aqui e em Buenos Aires. Somos realmente um país de vira-latas. Hoje, esta seria a lista dos melhores da históra:Pelé (único tricampeão do mundo, fez o time do Santos ser alguma coisa no futebol mundial);Garrincha (fomos bi-campeãoes em 62 por causa dele, e o que seria o Batafogo se Garrinhca não tivesse passado por lá?);Maradona (levou a Argentina, praticamente sozinho, a duas finais de copa);Zidane (levou a França a duas finais de copa)Ronaldo (Protagonista do título de 2002)Esses aí em cima são as lendas da bola. Messi é genial? É, mas, no momento, está no mesmo patamar de Cruyff e Zico (grandes jogadores de clube, mas não foram campeões com suas seleções). Quando, e se, Messi levar a Argentina a um título mundail, ele entra nesta listagem.- O atual Santos tem de primeiro aguentar o Cerro, depois Penarol ou Velez. Só aí pode pensar no Barça...

  40. raphaelhd

    29/05/2011 11:21:50

    Realmente a embalagem da champions é muito boa, a abertura, a música, o gramado mas ... parece jogo da decada de 70, marcação frouxa, o Messi joga muito mas se fosse aqui no Brasileirão ... não sei não ... Por isso que eu sempre sonhei em ver um grande mundial de clubes tipo de 4 em 4 anos ... Queria ver esse barça que vcs tanto babam ovo encarar Flamengo, Corintians, Palmeiras, Fluminense ... acho que eles não iam ver a cor da bola !! Ah e esse time do Manchester ?? Que baba !!

  41. Mauro Penha

    29/05/2011 11:11:16

    ta tudo dominado

  42. Mauro

    29/05/2011 11:08:16

    Falaram tanto de Santos e Barça e esqueceram do Milan de Van Basten e Baresi e o Ah Cruyff e ajax de Cruyff e Neenskens. Esse lance de melhor de todos os tempos é balela inventada pela imprensa..... O melhor é no seu tempo, como foi Cruyff, como foi, Zidane, etc.. detalhe observem que o único grande jogador da história que não jogou num grande foi Maradona, uma espécie de Ava do Brasil, pois ele pegou esse "avai" e deu 2 campeonatos italianos , 1 copa da italia, 1 copa DA uefa e dosi vice-campeonatros italianos..... resumo da história Messi, deus do futebol, aceiterm ou não

  43. rafa

    29/05/2011 10:50:41

    Doi o cara não entender de futebol europeu... O MU é uma equipe consisente, campeão inglês (e lá existem quatro grandes clubes, e um quinto, o City, paarecendo). Rooney é um grande jogador, Giggs já é lenda. Enfim é o segundo melhor time do mundo. Mas enfrentou não apenas o melhor time do mundo, mas também o melhor do século, e o segundo maior da história (Santos de Pelé ainda está na frente).O Barça não venceu nenhuma galinha morta. A facilidade da vitória só mostra o quanto eles estão na frente dos demais adversários.

  44. NETO

    29/05/2011 10:45:33

    Juca , o quem é melhor o Messi com 23 anos ou Zico com 23 anos ?

  45. Andrade

    29/05/2011 10:22:01

    que tal respeito? coisa que, ao que parece, vc não tem. Afinal, para que lembrar de gente velha, né? até o dia em que VC for velha.

  46. Andrade

    29/05/2011 10:20:33

    no meio deste bolo pode colocar: AJAX de Cruyff.

  47. Maicon H. Cunha

    29/05/2011 10:17:23

    O babação de ovo!!!Eu não gosto desse estilo de jogo do barca! T fakabdo serio, é chato...

  48. Placídio Marçal Silverio

    29/05/2011 09:06:22

    Juca! Para com saudosismo num momento deste.... que Pelé o quê! Deixa o rei quieto! Tem dó vai! O Neymar é que tem que ir jogar lá nem que seja de graça... rsrsr

  49. Fabiano

    29/05/2011 08:52:48

    A imprensa brasileira deveria parar de comparar o futebol de hoje com o Santos de antigamente. No passado, a velocidade era outra, a marcação era bem mais frouxa do que hoje, os jogadores do meio de campo e ataque jogavam mais livres, até a velocidade da bola era menor; basta assistir alguns jogos da copa de 1970 para constatar isto; uma prova é a média de gols do passado bem superior a de hoje. Hoje, as condições de marcação são bem mais adversas, as equipes são preparadas para a marcação sob pressão, o Messi, Xavi e Iniesta jogavam em um espaço bem pequeno, rodeado de marcadores ingleses. É evidente que hoje é bem mais díficil ser craque. Com tudo isto, é lógico que o Barcelona de Messi é superior aos times da década de 60, 70 e 80. Basta ver o meio de campo deles, com três meias de ligação craques de bola, fora a defesa e o ataque nível de seleção. Qual time do passado que tinha o luxo de ser quase toda a seleção de seu país, como é o Barcelona da Espanha?

  50. George Machado Tabatinga

    29/05/2011 08:35:43

    Para aqueles que nunca viram Pelé jogar que tal procurar pelos videos sobre ele?http://www.youtube.com/watch?v=74uLoZK3tB4No site da Uol tem homenagem e vale a pena conhecer um pouco do Rei do Futebol.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso