Blog do Juca Kfouri

Nada como uma decisão depois da outra…

Está no UOL:

O São Paulo não conseguiu reverter no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a decisão do juiz da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro e a Taça das Bolinhas terá mesmo que voltar para a Caixa Econômica Federal.

A decisão foi publicada no site oficial da entidade.

Segundo a nota, a reclamação apresentada pelo São Paulo ao STJ teve seguimento negado pela ministra Isabel Gallotti nesta quinta-feira.

Para o clube, o juiz carioca contrariou decisão do próprio tribunal em 1999 que teria decretado o Sport vencedor do Nacional de 1987.

O time paulista alegou que o Flamengo pretende rediscutir um tema já resolvido pelo órgão.

“O STJ já se manifestou a respeito de quem é o campeão do ano de 1987 e tal decisão já transitou em julgado há mais de 11 anos, não sendo possível nenhum órgão, seja ele do Poder Judiciário, ou a própria CBF, decidir de maneira diversa do disposto no título judicial”, afirmou o pedido do time paulista, que pretendia manter consigo a “Taça das Bolinhas”.

A Justiça do Rio de Janeiro já havia determinado sua devolução à Caixa.

A ministra Isabel Gallotti explicou em sua decisão que o STJ não se manifestou sobre o mérito da questão, isto é, sobre quem efetivamente é o campeão brasileiro de 1987.

O que foi julgado em 1999 apenas confirmou que era inviável ser apreciado pelo STJ o recurso especial contra decisão favorável ao Sport.

“Como se vê, sequer foi tangenciado o mérito da causa no exame do recurso especial, não se podendo afirmar, portanto, que tenha sido ofendida a autoridade de decisão do STJ”, afirmou a relatora no processo.

Como se vê também, acrescenta o blog,  do mesmo modo que agora o Sport mentiu ao tentar transformar uma simples ação cautelar em decisão judicial, há mais de 20 anos mente ao dizer que o STJ considerou o clube campeão brasileiro de 1987.

Ao contrário do Conselho Nacional dos Desportos, que reconheceu o título do Flamengo.

Compartilhe:
Comentários

294 Responses to “Nada como uma decisão depois da outra…”

  1. Vitor disse:

    Juca, pro tribunal federal do pernambuco o sport e’ o campeao.. A justica federal do rio proclama o fla como penta e a caixa federal da a taca pro sao paulo.. Como e’ q eu posso levar a justica a serio nesse pais?!

    • Luiz Felipe disse:

      E você ainda coitava levar a sério? Tem algum mensaleiro preso – tanto do gov. federal quanto de minas? E aqueles da máfia das sanguessugas?

    • alex disse:

      De onde vc tirou tudo isso? Tribunal do RJ tribunal do PE? não fala bobagem

    • marco santos disse:

      Justiça funciona assim:
      Um advogado argumenta que 2+2 é 5.
      A outra parte argumenta que é 9.
      Então o juíz propõe um acordo em que 2+2 é 7.
      Todos cederam um pouco e o acordo foi feito, fazendo-se justiça.
      pode acontecer ainda de uma das partes não aceitar e recorreer ao SUPREMO
      AÍ, DEPOIS DE UNS VINTE ANOS, decide-se que é 6.

    • carlos alberto kfouri disse:

      Alex, existem diversos Tribunais Federais Regionais no país. Nada impede que aja um no Rio e outro em Pernambuco.

    • Edilson disse:

      É somente mais um exemplo de como funciona o Brasil. Mais “engraçado” ainda é o tempo que se perde com essa importantíssima questão. E as pilhas de processos continuam lá. Ainda bem que eles recebem o salário de acordo com a produtividade, assim como nossos deputados. Mas para que discutir isso agora. Afinal, é CARNAVAL…

    • Fabio SP disse:

      Tem que entregar para o primeiro penta-campeão brasileiro… ou seja, o SANTOS FC

  2. Geraldo Diogo de Araujo disse:

    Quem organizou a Taça União?

    Resposta: Clube dos Treze

    Qual o orgão oficial q representa o futebol brasileiro perante a FIFA?

    Resposta: CBF

    Resumo: Único, legitimo e digno campão brasileiro de 1987-Sport Clube Recife

    Consequencia: Glorioso São Paulo F.C., 1º penta-campeão e dono da taça das bolinhas.

    Se a diretoria do meu TRICOLAÇO, não tomar cuidado vão querer tirar-lhe o Tri – Mundial.

    É uma veergonha ficar discutindo o que é absolutamente xclaro.

    • Luiz Felipe disse:

      Ué, a CBF não reconheceu o título flamenguista de 87? Esse argumento aí já está ultrapassado.

    • Francisco disse:

      É isso mesmo , está claríssimo, quem manda e decide é quem organiza, portanto, Spote é campeao. Não torço para nenhum dos envolvidos.

    • wagner disse:

      Cara… pela sua lógica.. você mesmo está afirmando que o SPFC não é tri-campeão mundial… já que ganharam apenas 1 mundial organizado pela FIFA…

    • Allan disse:

      Quem organizou o Campeonato Brasileiro de 87?
      R: O Clube dos 13

      Com o aval de quem?
      R: Da CBF.

      Os principais campeonatos nacionais ao redor do mundo tem associações de clubes que são geridos em detrimento das Federações?
      R: Sim.

      Qual clube tinha em 87 como presidente do Clube dos 13 e signatário da Copa União e que era de acordo com o regulamento assim como todos os outros participantes?
      R: O São Paulo.

      É meu caro, se você mostra tamanha ignorância desses aspectos e não mostra conhecimento mínimo da história do seu clube, deveria ficar quietinho…

    • Alex disse:

      Quem era presidente do clube dos 13 na época?

      Não fala asneira meu filho, seu clube é uma instituição e não um conclave de alcoolatras que agoram querem mudar a postura do clube (instituição) pra seus fins de torcedores e mkt. Kd a coerência?

    • Colorado disse:

      São paulo só tem UM mundial (2005), assim como o Internacional (que eliminou seu time da libetadores)!

      http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/index.html

    • FlaMiami disse:

      Se tirarem o tri mundial do Sao Paulo, nao sera menos do que fizeram estes anos todos com o Titulo nacional do Flamengo em 87.
      O presidente do Sao Paulo na epoca entao presidente tambem do clube dos treze, decidiu que o Flamengo nao deveria entrar em campo contra o Sport pois primeira divisao nao enfrenta times de segunda divisao nao eh? Agora o mesmo Sao Paulo passa por cima do que assinou e tenta tomar meritos que nao sao seus. Isto em mesmo coisa de timinho, e esta historia ficara para sempre escrita na historia deste timeco que chamam de Sao Paulo. Nos cariocas achamos isto maravilhoso, pois mostra a indole deste timeco ai desta cidadezinha….
      SRN
      Mengao o unico Hexa hetero!!!

    • Ronald Nowatzki disse:

      Pois é seu Colorado, e o seu Inter nunca foi campeão Brasileiro, o que ele ganhou foram Copa Brasil, campeonato nacional, mas campeão Brasileiro não.

      Como tem gente que se apega a nomes, quando lhe é conviniente.

    • Ramon disse:

      Flamengo, Santos e Grêmio nunca foram campeões mundiais????

      Triste heim, acabando com a história destes times…

    • Trimundial disse:

      FlaMiami , Ô merrrmão!!

      Timinho e cidadezinha? Tá de brincadeira..!! Volta pra escola

      E sua cidade “maravilhosa” e seu grande time seriam muito menos sem o auxilio de Globo e CBF

    • Luiz Pereira disse:

      Geraldo,

      Não sei se você é só desinformado ou se faz de bobo. O Clube dos 13 só foi fundado como consequência de a CBF ter se declarado falida para organizar o Brasileiro de 87. Vou repetir: a CBF abriu mão de organizar o Brasileiro de 1987 e liberou os clubes para que o organizasse à sua maneira. Foi o que os GRANDES clubes fizeram. Portanto, a Copa União foi, sim, o Campeonato Brasileiro de 1987.

      Aliás, a falência da CBF foi uma dádiva para o Sport, pois pelo regulamento da CBF aprovado em 1986, o Brasileiro de 1987 seria disputado pelos 24 melhores colocados em 1986. O Sport ficou em 27º, portanto disputaria a 2ª divisão em 1987. Querer ganhar um título da primeira divisão quando teria que disputar a segunda é piada. Se beneficiar de uma virada de mesa para ganhar um título é outra piada. Sim, virada de mesa, pois a CBF liberou os clubes para organizarem o campeonato e depois quis mudar o regulamento. Aliás, pra você ter noção da seriedade do tal módulo amarelo, vejo muitas pessoas aqui dizerem que o Sport foi campeão do módulo amarelo. Falso. Os patéticos dirigentes de Sport e Guarani interromperam a disputa de pênaltis, que estava em 11 a 11, e decidiram dividir o “título”. Você já viu isso em futebol?? Eu nunca vi. Pior, a CBF (leia-se a dupla Nabi Abi Chedid e Otávio Pinto Guimarães, inimigos do Clube dos 13) concordou com esta aberração, quando o correto seria suspender os dois clubes. Ou seja, mesmo que o tal “cruzamento” fosse válido, a CBF, depois dessa, teria obrigatoriamente que declarar Flamengo campeão e Inter vice, pois teria que punir com suspensão Sport e Guarani, por abandono deliberado de campo. Pra você ter uma idéia da seriedade do “campeonato” “organizado” pela CBF.

      Torcedores do Sport e demais anti-flamenguistas só condenam a CBF quando lhes é conveniente. Esquecem que o Flamengo se opôs à CBF este tempo todo (principalmente o presidente Márcio Braga) e pagou um preço caro por isso. O Sport se aproveitou desta briga para tentar ganhar na marra um título que nunca teria (e nunca terá, com todo o respeito) se não fosse a politicagem barata que agora condena. Quando entenderão que a CBF não reconheceu o título do Flamengo por politicagem? Ora, o CND, órgão instancial máximo do esporte brasileiro na época, reconheceu o título do Flamengo, ou seja, na justiça esportiva o Flamengo levou. A FIFA PROÍBE USO DA JUSTIÇA COMUM, SOB PENA DE DESFILIAÇÃO DO CLUBE QUE NELA INGRESSAR. Pergunta: por que a CBF não desfiliou o Sport?? Simples: para afrontar o Flamengo. O engraçado é que agora os torcedores do Sport falam em conluio corrupto Rio de Janeiro/ Flamengo/ CBF. Concordo plenamente, mas estes mesmos se calaram quando durante anos a politicagem corrupta da CBF lhes proporcionou um título artificial.

    • GILMAR disse:

      Qual o significado da sigla S.P.F.C. ?
      Resp. Somos Principal Freguês Corintiano
      Em fevereiro já são 4 anos de aniversário da criança. Além do cômputo geral de vitórias e derrotas….

    • Bruno Azevedo Moreira disse:

      Quem contesta o título um legítimo da 1ª DIVISÃO, em minha opinião, é MAU CARÁTER.

      Assim como Sport e sua torcida, o JJ, Carlos Miguel Aidar e boa parte da torcida do São Paulo enlameiam sua história. Uma Pena!

      Flamengo é o Primeiro Penta, e Hexacampeão. Essa discussão toda só mostra que o Brasil é um país de maus caráter, onde a ética e a moral vão de acordo com a ocasião.

      Sarneys, Lulas, Malufs, Rorizes, Tiriricas e Cia, são apenas reflexo dessa sociedade podre.

      Eu tenho vergonha pelo Brasil.

    • ricardo disse:

      Bruno Azevedo, concordo que o Flamengo foi o primeiro penta-campeão, mas o primeiro hexa-campeão foi o São Paulo. Sob nenhuma perspectiva o Flamengo poderia ser o primeiro hexa. Não entendi de onde você tirou isso. Mas concordo com o resumo da ópera dos comentários deixados no blog, ou seja, Flamengo venceu em 87 e é não faz sentido a diretoria do São Paulo não reconhecer esse fato, pois o próprio tricolor paulista apoiou o Flamengo na época. O futebol brasileiro realmente já passou de todos os limites e somente uma reestruturação completa pode salvar o esporte no país. Daqui a pouco o torcedor vai preferir assistir ao futebol europeu, NFL ou NBA e ninguém vai mais dar a menor bola para essa bagunça disfarçada de esporte profissional que é o futebol brasileiro.

  3. Lucafer disse:

    Juca esse assunto já passou dos limites, e acho ridiculo um time que já foi paparicado como uma administração exemplo, e se orgulha com méritos, porém, com uma certa soberba dos títulos internacionais que já conquistou, ficar numa briga idióta por um “título” que não significa absolutamente nada, 1º penta campeão, e uma taça que não vai acrescer em nada sua sala de troféus.
    Abomino esses termos “penta”, “hexa”, “tetra”, afinal são usados quando uma equipe os conquista em anos seguidos, então apenas o São Paulo até o momento conseguiu a proeza de um tri campeonato brasileiro em 2006/07/08.
    Fosse realmente o São Paulo um clube diferenciado, convidaria o Flamengo pra decidirem essa briga em campo, em uma brecha no calendário ou no final do ano em duas partidas, uma em São Paulo e outra no Rio, com a renda revertida à duas instituições de caridade, num jogo festivo convidando craques que participaram das 6 conquistas de cada clube.
    Poderíamos ter em campo grandes ex jogadores como Zico, Junior, Dario Pereira, Zetti, Raul, Nunes, Bebeto, Careca, Serginho, Silas, Muller, Renato Gaúcho, Adriano, Rogério Ceni, Tita, entre muitos outros, os clubes poderíam confecionar uniformes comemorativos ao jogo e ainda lucrar com uma venda limitada dos mesmos, vender espaços de publicidade pro evento e conseguir até boa repercussão na mídia.
    Mas infelizmente essa pedenga vai continuar por que na verdade se trata de uma briga política, infelizmente,…

    • surupira disse:

      Se voce estivesse acompanhando esse fato mesmo, teria visto reportagens do SPFC sugerindo tudo isso que voce falou, mas, mais uma vez o flamengo nao aceita, quer a taça só para elas e ninguem mais…

    • Alexandre disse:

      Cara … Excelente idéia.

      Eu sou são paulino e confesso que não dou a mínima importância para esta taça de bolinhas.

      Ficaria orgulhoso se o São Paulo fizesse a devolução (manda um motoboy entregar), e mandasse um comunicado que abre mão do troféu em qualquer circunstância.

      Mesmo que for declarado como dono da taça, nestas viradas de mesa que a Justiça dá, deixa esta m… de troféu na Caixa, na CBF, ou com o Flamengo.

      O que temos, e ninguém pode nos tirar, são as taças sem qualquer mancha de Campeão Brasileiro. Isto que vale.

    • Erik Hebeler disse:

      Seria maravilhoso, a sua idéia é uma das melhores que eu ja ouvi sobre o assunto, sou Tricolor e acho ridiculo que o Saõ Paulo fique com uma taça a qual ele mesmo reconhecia (anteriormente) como campeão o Flamengo, mas ja que se criou o impasse que seja na bola a resolução.

    • Fernando Maradona Alves disse:

      PArabens amigo, que comentario foi esse!!! Uma pena que as autoridades brasileiras de maneira geral não conhecem o significado da expressão “bom senso” que o que fica explicito em seu brilhante comentario. Uma pena. Grande abraço.

  4. Marcelo disse:

    Essa história já virou uma verdadeira palhaçada!!! Ainda bem que o meu Corinthians não tá envolvido, se não o pessoal já taria falando que existe esquema, que o Corinthians só ganha as coisas assim, que isso, que aquilo…

  5. mauricio disse:

    Eu sou o campeão de 87

    • Mauricio Cruz disse:

      MENTIRA!
      EU sou o real campeão brasileiro de 87 e já estou entrando na justiça reclamando meu direito. Já que ninguém tem mesmo certeza de quem é campeão, não custa eu tentar. kkkkkk.

    • marcio disse:

      Falácias!!!!!!!!!!!!! em 87 meu time da Ponte Preta de futebol de botão foi campeão brasileiro, jogando contra mengo do meu amigo artur e São Paulo do camarada Plínio, assim tbém já estou entrando com processo ao STJ pra reconhecer como o verdadeiro campeão a ponte preta!!!!!! e viva o brasil!!!!

  6. Jaime - MG disse:

    Sr. Juca !!!!!!

    A respeito do meu comentário de ontem, não pode ser visto ??????

    O parasita da seleção até que enfim tá fora, robinho, vive de midia e patrocinadores!

    Os maiores assaltos da semana :

    Palmeiras x Comercial (PI), 02 gols legitimos do Comercial ( anulados ), a torcida ia cair em cima dos jogadores do verde, que ficariam todos nervosos, e a arbitragem conseguiu enervar os athetas do Comercial, que tivera 02 expulsos;

    Botafogo x River, o gol do Bota, a bola não entrou, 0×0 classificava o River.

    COITADOS DOS PEQUENOS, ISTO É UMA VERGONHA NACIONAL!!!!!!!!!!!!!

    Abraços,

  7. Cuba Jones disse:

    Juro que estou torcendo para roubarem essa taça das bolinhas e acabar com essa bagunça

    • Luiz Felipe disse:

      Cadê o ladrão da Jules Rimet?? Quando precisamos dele ele não aparece!

    • Marisio Paulo disse:

      Amigo a taça ja foi roubada quando deram para o Sãopaulo e nao Para o Flamengo agora ela vai voltar para onde deveria ter ido a muito tempo.

      SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS

    • Marcio Fernandes disse:

      Mas o ladrão já apareceu e foi identificado, só não está querendo devolver a taça.

    • Nelson disse:

      Meu caro Marisio

      Quando se fala de roubo aqui em São Paulo,a CBF e o Rio de Janeiro tem bastante pra pensar antes de qualquer tipo de manifestação.
      A muito tempo que vcs são uma cidade maravilhosa somente nos cartões postais.

      Abvs

    • nelson jp disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKK
      Um carioca falando de roubo!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Brincadeira né?

  8. kleber disse:

    Me impressiona a sua ignorância jurídica, o que aliás é muito comum no seu meio…..

    Ocorre que se a decisão de mérito transitou em julgado em segunda instância o STJ não poderá mais apreciar a questão, ou seja, azar de quem na epoca não consegui levar o Recurso Especial adiante………

    o termo “era inviável ser apreciado pelo STJ” quer dizer que por algum vicio formal o recurso especial não foi analisado, isto não quer dizer que hj o STJ possa analisar novamente uma questão que transitou em julgado no TRF…

    O recurso que o SPFC utilizou se chama Reclamação e é utilizado quando ocorre descumprimento de decisão do STJ, o que de fato não ocorreu, por que o Recurso Especial não epoca não foi analisado por um vicio processual….

    Portanto, acho melhor vc aguardar a próxima decisão e não comemorar antecipadamente vitória alguma acerca da celeuma que vc ajudou a criar em 1987…..

    • Marcus disse:

      Meu amigo Kleber, não tente dar lições ao Juca porque elas não foram lá muito corretas.

      O STJ disse que não cabe reclamação justamente porque não há decisão do STJ sendo desrespeitada, pelo simples fato que o STJ nunca julgou o caso.

      O TRF5 também nunca julgou o caso. Os dois tribunais apenas decidiram a questão dos honorários advocatícios.

      Decisão de mérito mesmo foi só uma, a do juiz em Recife. Só.

      Portanto, não cabe qualquer discussão de coisa julgada de tribunal neste caso, razão pela qual Sport ou São Paulo terão que atacar diretamente a Resolução da CBF, correndo aí o risco das sanções da FIFA.

      Li alguns comentários sobre o assunto e estou convicto que a decisão mais importante sobre o caso foi tomada ontem, pela corajosa Ministra Gallotti, que desbancou uma mentira de vinte anos. O tempo dirá que a questão de 1987 foi resolvida ontem, anotem.

  9. Luis - Sport 87 disse:

    Curioso, Juca, por que você não negritou o seguinte trecho do texto da Ministra:

    “O STJ já se manifestou a respeito de quem é o campeão do ano de 1987 e tal decisão já transitou em julgado há mais de 11 anos, não sendo possível nenhum órgão, seja ele do Poder Judiciário, ou a própria CBF, decidir de maneira diversa do disposto no título judicial”

    É bastante indicativo da sua qualidade e honestidade como jornalista enfatizar a decisão de um CND eivado de politicagem frente a uma decisão da própria Justiça Federal.

    Sport, campeão único de 1987.

    Não sei se você é apenas analfabeto ou desonesto mesmo: a afirmação que você reproduz é do São Paulo, não da ministra.

    Luis

    • Siedorski disse:

      Que time MEDÍOCRE esse do Sport, que precisa se apegar a um título que JAMAIS deveria ser dele, de um torneio de segunda divisão, ára se procalamar vencedor.

      Que triste.

      Vocês NUNCA estará entre os grandes, torcedores do Sport.

      Vocês não são NADA.

  10. Rai Afonso disse:

    É isso aí Juca… perfeita a sua análise…
    o São Paulo mancha toda a sua trajetória com essa
    “rapinagem” da taça das bolinhas…
    já o Sport Recife, fora da elite do futebol brasileiro, tenta
    manter-se na mídia às custas do Flamengo…
    aliás, o presidente do Sport Recife vem fazendo uma ameaça
    seríssima: vai entrar na justiça contra todo aquele que sair
    espalhando por aí que o Sampaio Corrêa eliminou o Sport da
    Copa do Brasil…
    saudações rubro-negras

    • Luis Claudio disse:

      É isso aí. Apenas uma pergunta que muitos esquecem de fazer: A FIFA não proíbe que os clubes recorram à justiça para resolver questões esportivas? A FIFA não determina que tais clubes devem ser desfiliados da entidade máxima de cada país? Então por que a CBF não cumpre as determinações da FIFA e desfilia o famigerado Sport?

    • Fla Sabugador disse:

      Meu caro.
      Você conhece a História do SPFC?
      Procure conhecer.
      Não há mais como manchar!

  11. Claudio Viana disse:

    Juca, o São Paulo briga pela taça mas o que o Sport quer? ele é declarado pela CBF campeão de 1987, não existe meio campeão e sim 2 campeões. Eu discordo da imprensa quando diz que essa briga é uma bobagem, essa taça é um simbolo de uma geração vencedora que começa em 1980, com aquele jogo incrivel contra o Atlético/MG, e se encerra com o time liderado pelo maestro Junior, a taça é do FLA, então não venham me falar em réplicas e doações para museus, ainda que ela seja feia( a taça FIFA também é) o lugar dela é na gávea.

    • Luiz Felipe disse:

      Na minha humilde opinião os símbolos dessa geração são zico, júnior, andrade, adílio, leandro, rondinelli, nunes, leonardo, bebeto, jorginho, zé carlos, gaúcho, etc.

      Essa taça não fede nem cheira.

    • eduardo Passaia disse:

      Em 80… ihhhhhhh, foi aquele jogo que garfaram o Atlético??? Hum hum…

  12. Ronaldo disse:

    O filme mais assistido no Morumbi é “Corre que a polícia vem aí”.

  13. Derreta a taça!!! disse:

    Sou corinthiano. E não agüentando mais tanta confusão. Resolvi narrar o que está havendo…
    ….
    Locutor: Entram em campo os times! Diz aí Repórter… dê a escalação dos times…
    Repórter: O São Paulo entra em campo com Advogado Sampa; enquanto Flamengo vai de Advogado Urubu.
    Locutor: Mas Repórter, estou vendo mais um jogador, que não tem o uniforme de nenhum dos times!
    Repórter: Pois é Locutor, este aí é o jogador que vai jogar pelos dois times. Este é Teixeira, ou como é mais comumente chamado, Ricardinho… O problema é que nos bastidores rola uma conversa de que ele é traíra!!!!!!!!!!
    Locutor: Tá certo!!! E quem irá apitar a partida?
    Repórter: Bem, aí a situação não é menos complicada. Teremos a arbitragem, de: Justiça comum do Rio de Janeiro, Justiça comum de Pernambuco, da Justiça Desportiva, etc.
    Locutor: Mas ku-mé-ki-é? Eu não entendi… Quem é etc?
    Repórter: É ki-sá-ku-mé-né? Há grande possibilidade de entrar mais inúmeros árbitros durante a partida…
    Locutor: Muito bem, começa a partida. A Taça da Bolinhas, ou melhor a bola começa com Ricardinho… passa por Urubu, passa por Sampa… passa por Sampa… passa novamente por Urubu. Mas que cacete, esse tal do Ricardinho tá jogando contra os dois!!!
    Repórter: Pois é nos bastidores tão falando que Ricardinho só tá querendo jogar areia e fumaça…
    Este é começo do jogo. Agora imagine você como será o andamento e final da partida

    Abraços

  14. Felipe disse:

    Juca,

    1º) O São Paulo foi, é e sempre será o único clube a ter vencido primeiro o Campeonato Brasileiro por cinco vezes (ops… já está no sexto) sem asterisco. O pentacampeonato do Flamengo sempre terá uma asterisco ao lado da menção, onde quer que seja feita. Se a Taça de Bolinhas for para a Gávea, ao lado dela haverá sempre um estrondoso asterisco enfeitando a galeria de troféus do time com a maior torcida do mundo;

    2º) O Mano é mesmo um eterno Corinthiano. Tirou o Lucas do clássico contra o Corinthians e vai deixar o garoto no banco de reservas. Alguém duvida????

    Grande abraço!

    • Helio Cheiko disse:

      mesmo o Lucas (do SP) sendo banco é muito bom pra ele, pois estará na midia, nas cameras do mundo e na seleção principal do maior futebol do mundo. E se fosse voce hein? Ficaria fora dessa? Duvido.

    • Eder disse:

      Isso é verdade, mas uma jogada da cBF para prejudicar o São Paulo!! Mas não adianta fazer o mal, pq ele sempre volta para sua origem, vamos dar o troco em campo aguardem galinhada!!!

    • Tri Mundial disse:

      Hélio Cheiko,
      O Japa paraguaio e torcedor do Lambari ou Lusa das Praias, não se intrometa em conversa de gente grande, rapaz.
      Vai curtir teu Lambarizinho e deixe o tricolor em paz!
      Juca,
      Diga para o Japa aí de baixo, que o Mano com essa de convocar o Lucas, continua a ser o melhor técnico do Curinthinha.

    • JERRI disse:

      É claro que os (04)…
      Felipe disse:
      04/03/2011 às 7:12 AM
      Helio Cheiko disse:
      04/03/2011 às 8:04 AM
      Eder disse:
      04/03/2011 às 8:11 AM
      Tri Mundial disse:
      04/03/2011 às 9:22 AM
      Estão corretos…só esqueceram de dizer que o menino é um cracaço de bola e vai pra cima dos zagueiros. E é lógico pra ser valorizado ou jogar nos principais clubes da Europa tem que ter um número mínimo de passagens (convocações) pela seleção Brasileira como sempre foi, não é mesmo? E pra encerrar esta seleção atualmente e seu treinador inclusive, são medíocres.

    • Nelson disse:

      Ué,no ultimo baile que o São Paulo,levou,o Lucas tava lá,e não adiantou nada…

    • João disse:

      Felipe, eu entendo sua frustração. Quem sabe com esse moleque vocês não conseguiam dar um basta ao menos nos 4 anos que estão sem vencer o Timão, não é verdade? Freguesia eu nem discuto, porque o que está na história e nos números não se pode contestar. Honestamente, te digo que preferia que vocês entrassem em campo com o Lucas no próximo clássico. Para tirar ao menos um argumento do chororô de vocês depois. Um abraço.

  15. Wanderley disse:

    Considero o Flamengo o legitimo campeãode 1987, conforme parecer do CND na época, Orgào maximo da Justiça desportiva do Brasil, e confirmado pelo ex-presidente Sr Manoel Tubino(me desculpe se errei o sobrenome), em seu programa Juca entevista na ESPN.

    • surupira disse:

      Então vc deveria desconsiderar, pois o presidente do CND, atropelou todas as regras impostas para que isso ocorresse.
      Veja os fatos ocorridos na epoca que o CND foi intervir nesse assunto:

      15/01/1988

      Dia histórico no caso, com a realização do Conselho Arbitral dos clubes para votar a modificação do regulamento do Brasileirão, excluindo o cruzamento dos dois módulos e confirmando o título do Flamengo. Dos 32 times inscritos, 29 compareceram e votaram. E apenas Sport, Guarani, Náutico, Fluminense e Vasco (esses dois do Clube dos 13) votaram contra a mudança. O número foi suficiente para manter o quadrangular, pois apenas a unanimidade mudaria o formato da competição. Porém, o CND, presidido por Manoel Tubino (falecido em 2008), declarou o Fla como campeão, por entender que bastava ter a maioria na votação. Uma ação contraditória, pois uma resolução do próprio CND afirma que era necessária a unanimidade (artigo 5º da Resolução nº 16/86).

      Ou seja Manoel Tubino, declarou flamengo campeao pq era flamenguista e passou por todas as regras impostas antes.

  16. JOÃO VICTOR disse:

    Juca,antes de mais nada digo a você que não torço pelo Sport e que à época sequer o time pernambucano era campeão estadual ( tanto foi assim que o Santa Cruz foi que participou do módulo verde). Como time o Sport tinha que estar realmente numa segunda divisão, malgrado os critérios entre os módulos tenham sido escatológicos e causados injustiças terríveis. Não posso, entretanto, ficar inerte ao ler o seu “post”. Esta questão me parece que já virou algo um pouco pessoal para você de maneira que os seus argumentos às vezes são risíveis. Procure estudar um pouco mais antes de publicar “abobrinhas jurídicas”. Se a medida ( reclamação) não foi conhecida pelo STJ não implica a inexistência de decisão de mérito anterior. Muito pelo contrário, quer dizer que a corte especial não vislumbrou ser o caso de recurso especial, e por isto não recebeu recurso de decisão FAVORÁVEL ao Sport, apenas isto. O equívoco foi o São Paulo ter ingressado com uma reclamação em face de um decisão de mérito que inexistiu no STJ. Cautelar, meu amigo, é ação. O importante é saber se o SPORT ingressou ou não com a ação principal. Juca. É estranho que o time pernambucano não o tenha feito. Se você quiser, procure o teor da decisão originária prolatada pelo Juiz Élio Siqueira. Dê uma lidinha, só, para ver a quem foi atribuído o título de campeão. O SPORT, disseram-se, ingressou em primeira instância com uma medida, lançando mão de um dos melhores escritórios do Brasil. Acho que cabe tb pedido de “dano moral coletivo” em face da CBF Leia e veja que há um interesse difuso sendo ofendido que gera indignação num grupo indeterminado de pessoas – torcedores do sport..A sua parcialidade depõe contra a isenção necessária a repórteres de sua envergadura. Até o Zico embargou nesta lambança… Lamentável !

  17. Inspirado no Juca postei essa notinha no meu Facebook:

    O LEÃO REBELDE SEM CAUSA

    Fico besta como o pessoal do Sport mente descaradamente.

    Estão tentando transformar uma “ação cautelar” do juiz federal em decisão judicial ao divulgarem que a justiça determinou que a CBF revogue a decisão de dividir o título de 87. Fizeram a mesma coisa todos esses anos dizendo que o STJ julgou o Sport campeão de 87, sendo que o STJ jamais se manifestou sobre o “mérito” da questão.

    Certamente é desespero, e por uma causa bastante incompreensível, já que não estão lhe tomando o título de campeão de 1987, mas apenas reconhecendo o triunfo do Flamengo na Copa União.

    O Sport Club Recife vive entrando na justiça comum para resolver um problema da justiça desportiva. Isso é TERMINANTEMENTE proibido pela FIFA, sob pena de desfiliação pela entidade. O que faz todo sentido, para que não haja um dia alguém entrando na justiça comum requerendo pênaltis não marcados, prejuízos financeiros oriundos de um título perdido por um erro de arbitragem, dentre outras coisas inusitadas que só o esporte proporciona.

    O Sport Recife ainda não foi penalizado pela FIFA porque a CBF, brigada com o Flamengo há anos, lhe protegeu todo esse tempo. Mas pelo que estamos observando nesses últimos dias, o Sport vem tentando (por bobeira ou “pilha” do São Paulo FC) fazer o que o Flamengo fez durante 24 anos, que é peitar a CBF. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos… Não me surpreenderá se a corda romper no lado mais fraco e o Leão “rebelde sem causa” sofrer a pena máxima da FIFA.

    • Teobaldo disse:

      Prezado Marcel, que eu saiba ninguém nunca divergiu de um fato citado por você: O Flamengo é o Campeão da Copa União. Entretanto, o que se discute é “quem é o Campeão Brasileiro de 1987″. E isso, sim, a justiça federal já decidiu. Está transitado em julgado e, por óbvio, não cabe mais recurso. Sobre a questão do mérito, veja a “aula” dada pelo Vitor Fazzio, um pouco abaixo. Um abraço.

  18. mack disse:

    Bom dia JUCA KFOURI.
    1)O Sport foi campeão em 1987 da (série B)
    2)O FLA campeão da copa união ñ quis disputar a unificação dos campeonatos,portanto nehum tem direito ao título.
    3) Se a CBF unificou os títulos anteriores a 1971 (com muita justiça), o S.P.F.C. também ñ tem direito a taça.
    4)O SANTOS F.C. é o verdadeiro dono da taça.
    5) S.P.F.C. e FLA estão brigando por uma taça (q é uma verdadeira porcaria) q ñ pertem a nenhum dos dois.

  19. humberto disse:

    Juca você é flamenguista? sei lá viu, desde a epoca que eu te assistia no cartao verde percebia um carioquismo exagerado no senhor, e agora essa insistencia de bolinhas… aff

  20. Marco Forini disse:

    Fala Juca, sou são paulino e já to cansado desse assunto, devolve a tal taça e pronto…não aguento mais ouvir isso na midia!!! Cada time sabe do que foi campeão e quando e que diferença faz ter uma taça de uma entidade tÃo bagunçada quanto a CBF? to lançando a campanha #DEVOLVEATAÇA !!!!! E acaba com isso!! O coisa chata!!!!

  21. Eduardo Leal disse:

    Quando Ricardo Teixeira DECIDE meter a mão, já está todo mundo no bolso corrupto da CBF.

  22. Willian Ifanger disse:

    Que assunto mais chato.

    Honestamente, há quem interessa essa taça? O torcedor do Flamengo sabe que foi campeão e o são paulino sabe que não lhe pertence (eu sou são paulino).

    Deveriam fazer um reality show com as duas diretorias e quem sobreviver aos paredões, fica com a Taça……..e leve PRA CASA.

    Mas que fiquem uns 3 anos confinados e que o RT seja o mediador do programa.

    • fabio vinicius disse:

      Boa idéia, mas acho que o RT deveria estar confinado com todos também e o tal do reality poderia ser realizado em Bangu I

  23. Deolindo Pereira, Cuiabá-MT disse:

    Tudo bem, tudo bem, tudo bem, mascação de rolha. Mascar rolha, ou sentar num banquinho, chapeu de palha na cabeça, “mascando fumo”, de vez em quando cuspindo para os lados e ver o tempo passar. Mas, eu gostei mesmo da entrevista que vc fez com o Careca. Futebol, futebol, histórias verdadeiras, de exemplos contados porque “quem esteve lá”, ajudou a escrever a história e proporcionou alegria do povo-apaixonado or aquela arte. O resto, ora o resto, mascação de rolha.

  24. JMattos disse:

    A Justiça Brasileira e a CBF consideraram o Sport como único campeão de 87. Se agora a CBF mudou de ieias, foi apenas por uma jogada estratégica, como todos sabemos. O futebol brasileiro é vergonhoso, e os jornalistas mentirosos e que só ecoam a vontade dos poderosos, também.

  25. HARADA disse:

    Juca, o fato está mal explicado. Pelo que entendi o Sport teve uma decisão favorável em primeiro grau. Alguém recorreu da sentença(CBF, CLUBE DOS 13) ao STJ que deve não deve ter conhecido do Recurso Especial(aí não entra no mérito) e mantém a decisão favorável ao Sport. Isso não quer dizer que o Sport mentiu. Se houve uma ação cautelar, tem que ter existido uma ação principal e nela foi apreciado o mérito.Portanto, você como excelente jornalista deveria esclarecer aos seus leitores o que foi decidido em primeiro grau há mais de vinte anos. Aguardo sua resposta.

    • souza disse:

      O Sport sempre mentiu sim, o STJ e o TRF5 nunca decidiram a questão de mérito acerca de 1987. A única decisão de mérito é aquela emanada de um juiz de Pernambuco.

      Até por isso não cabe Reclamação, pois não existe ofensa a coisa julgada vinda do STJ.

      E a cautelar do Sport (interpelação) não exige ação principal, ela já acabou inclusive. Se o Sport quiser brigar agora terá que ser diretamente contra a Fifa e a Cbf.

  26. renato disse:

    falou e disse juca!

  27. MARCOS CESAR disse:

    É lamentável a conduta dos dirigentes do São Paulo.
    Quanta falta de elegância e respeito ao clube co-irmão.
    Mantém um apego insano por uma taça que se sabe sempre pertenceu ao Flamengo.
    Papel ridículo desses homens que dirigem uma instituição séria como o São Paulo.
    Eles maculam a história de um clube exemplar que já ganhou tudo no futebol, é tri-mundial, um dos maiores clubes do planeta, o São Paulo não pode ter o seu currículo manchado por irresponsabilidade meia dúzia de dirigentes-crianças.

  28. Marco Almeida disse:

    Caro jornalista,

    Não vou discutir os tramites jurídicos aqui, pois a justiça tem várias interpretações. O que eu quero saber é o desfecho final, afinal não tem nada de nehuma estória que o Sport inventou, apenas a juíza fez a interpretação dela…
    Você não é advogado para entender desses trâmites, apenas um iludido pelas armações do Flamengo. O Sport e´sim o campeão de 1987 e quero ver mesmo até onde isso vai chegar, pode ficar tranquilo que a acessoria jurídica do Sport e´muito boa e vai rebater isso.

    O caso pode chegar até no Supremo, mas você caro Juca como Jornalista deveria fazer mais o seu papel como tal e deixar de iludir os flamenguistas.

    Meu recado pra você é que a taça de 1987 tá lá na Ilha do Retiro, se vc quiser te mando uma foto…
    Quem representou o Brasil foram o Sport e o guarani na libertadores e inclusive reconhecido pela fifa.
    Vamos esperar para ver, o São Paulo pode recorrer e inclusive a CBF também vai ser intimada.
    Vai procurar o que fazer e deixa de enganar as pessoas cara, acho que é por isso que vc ta fora da Tv Brasileira.

    • Zorobabel disse:

      Realmente, Juca hoje vc passou dos limites com sei bairrismo paulista e carioca, achar que o Sport mentiu, vc acha que os clubes interessados, Flamengo inclusive, se achasse que houve mentira, não teriam feito algo juridico tambem? faça-me o favor hj v caiu em meu conceito, sinto muito, mas acho que vc está extrapolando, concrodo que o Sport é campao brasileiro e Flamengo campeao da Copa Uniao e pronto.

    • gustavo oliveira disse:

      Acorda pra vida companheiro, voces são de segunda divisão. Por um descuido foram aceitos no clube doa 13, assinaram documentos que não cumpriram, mas em 2010 foi colocado no devido lugar, segunda divisão. Não tem mais volta não….

  29. gustavo oliveira disse:

    O Presidente do São Paulo está brigando por coisa errada, ele confundiu tudo e é preciso dizer que trata-se de uma taça, sem formato de cálice e lá não tem como colocar o santo mé. Se fosse uma taça de copinhos, seria justo ficar com o bebado do morumbi.

  30. Rogerio disse:

    O quê???, Quer dizer que a justiça NUNCA considerou o Sport Recife, o maior do mundo, como o verdadeiro e legitimo campeão da palhaçada de 87?? Fui enganado todo este tempo, bando de mentiroso. Alias não existe uma regar que impede dos clubes de futebol recorrerem a tribunais civis, sob pena de banimento da equipe? Porque esta regra não esta sendo aplicada?

  31. Boanerges Santos da Paz Junior disse:

    Mentiroso é vc. Comentarista bairrista, que já teve o meu respeito, mas pretende insistir na mentira de desconsiderar o título do Sport e considerar um time que perde por WO como campeão. Se o Sport tivesse mentindo todo esse tempo pq foi considerado por 23 anos como campeão pela CBF? quero que vc me prove que o STJ não considera o Sport único campeão. Deixa de hipocrisia cara, respeita as pessoas e vê se cresce profissionalmente…

  32. Gerd Duwe disse:

    Juca quando te e conveniente, a cartolagem e mais honesta do que a Justiça. Quanto mais mostrares tuas tendencias antisampaulinas, mais o SPFC crescera, para teu desespero.

  33. Zé do Cometa disse:

    Bla bla bla…. o sao paulo vai recorrer, depois o flamengo vai recorrer, o caso irá para o STF e ai sim será definido… daqui a quanto tempo…. sei la…
    Se a imprensa for dar importância a cada decisão do processo tomada…. teremos noticia pelos próximos 15 anos…

    Essa história ainda vai longe…. você sabe juca….

    Enquanto isso…. na CBF, com Ricardo Teixeira, usando a copa como ameaça e moeda de troca, o Brasil vai indo…. a la Brasil…. e a imprensa…. até tu juca…. vai indo….

  34. Adriano Rampazi - 6 3 3 disse:

    Um clube pobre sem estádio e sem CT como é o Flamengo, abre as pernas para a CBF, porque essa entidade necessita da ajuda desse clube pobre sobre a situação dos direitos de TV.

    É de se entender que clubes pobres sem nenhum patrimonio, façam isso, ou seja, vende a alma para o diabo.

    São Paulo tem 3 taças mundiais, não precisamos dessa taça das bolinhas.

  35. Vitor Fazzio disse:

    Olá Juca!

    A decisão do STJ negou a subida do recurso contrário a decisão que reconhecia o Sport como o único campeão brasileiro por conta do TRÂNSITO EM JULGADO DA DECISÃO DE 2ªInstância. Significa que não cabe mais recurso contrário àquela decisão do TRF da 5ªregião. Ou seja, para que este acórdão seja anulado só por meio de uma Ação Rescisória ou, quiça, uma Ação Nulatória.

    Reitero, a ministra apenas relatou que não houve análise da questão de mérito pelo STJ porque não há mais recurso contra a decisão. Ou seja, questão já está decidida, é imutável, o Sport, pela decisão da justiça é o único campeão brasileiro de 1987.

    Juca, por que você acha que o Flamengo promoveu a ação cautelar (ainda não entrou com a ação principal) contra CBF na justiça estadual, e não o fez na justiça federal? Porque já há decisão transitada em julgada na justiça federal.

    Por mim, queimariam esta taça porque o assunto já encheu. São Paulo, Flamengo, Sport e todos os demais possíveis envolvidos deveriam parar de frescura, se reunir e resolver este problema. Até parece que esta taça vai fazer algum milagre (taça milagreira cura besteiras de dirigentes? acho que não).

    Sou sãopaulino e acho esta (como tantas outras) questão ridícula. Os clubes deveriam se reunir, discutir todos os problemas e resolvê-los de forma conjunta.
    Montar um calendário que permita a todos que atuem o ano inteiro. Intercalar competições de forma a que nenhuma perca a importância (desde o Estadual até o Nacional). Criar regras para que os clubes atuem (requisitos mínimos administrativos e estruturais para que um time possa exisitir). E, lógico, exigir que todos os clubes criem planos para a quitação de suas dívidas.
    Em 10 anos teríamos algo organizado e profissional, em que todos ganhariam (os bons e os maus).
    Mas parece que os times gostam da desorganização (realmente nossos dirigentes para serem umas antas só faltam asas).

    Detalhe: estranho que a CBF não se manifestou desta vez a respeito dos clubes irem na justiça comum contra resoluções desta instituição.
    Este Ricardo Teixeira deveria ir logo para alguma função da FIFA e parar de encher.

    Abraços

    Vitor

    • Teobaldo disse:

      Prezado Vitor Fazzio, sua análise está perfeita, corretíssima, mas não adianta mostrar, ou explicar, o óbvio, a quem é ignorante (no sentido de desconhecer) da lei ou não quer enxergá-la. Causa-me espécie um jornalista da estirpe do Juca Kfouri, meu ídolo, que sempre preza o que é legal, continuar pregando (desculpe-me, não encontrei outra palavra) contra uma decisão final da justiça brasileira que, concordemos com ela ou não, já proferiu, de forma clara e definitiva, a sentença para este caso. Legitimamente, sem clubismos, preferências ou interpretações subjetivas do tipo “a Copa União foi o verdadeiro campeonato brasileiro”, na forma da lei, o Sport é o único campeão brasileiro de 1987. Um abraço.

    • Gengis Khan disse:

      Estão todos convidados para o desfile do bloco de carnaval do Urubu… O tema deste ano é “transitado em julgado é o apelido do meu ovo”… Mengão campeão em 1987, e sem choradeira que papai não gosta…

    • Hugo RN disse:

      Muito interessante sua análise, a não ser pelo fato de que a decisão da justiça em momento algum cita que o Sport é o “único” campeão de 87, ou seja, não há nada, juridicamente falando, que impeça que outro time seja declarado campeão. Portanto, procurem se informar um pouco melhor antes de ficarem aqui querendo ser os donos da verdade.

    • Mario Ferreira disse:

      Brilhante e elucidativa explanação. Apenas um senão quanto a uma única palavrinha: ùnico.
      O que transitou em julgado foi a decisão, sobre a qual não cabe recurso, que o Sport é campeão brasileiro de 1987. Isso não impede que a CBF, reconhecendo que no ano em questão foram disputados 2 campeonatos paralelos, um por ela organizado e o outro sob sua chancela, declare um campeão para cada qual.
      E a CBF acaba de criar precedentes, quando atribuiu oficialmente, salvo engano em 67 e 68, dois títulos de campeão brasileiro em função de dois campeonatos de âmbito nacional disputados naquele período.
      Abs,

  36. Leo disse:

    O presidente do Sport poderia gastar o tempo dele montando um bom time pro Sport ñ cair pra terceira divisão onde quase caiu ano passado, e hj foi eliminado da copa do brasil na PRIMEIRA fase pelo ”poderoso” Sampaio Correa, mas inves disso fica fazendo esse circo patético acionando a justiça comum por um titulo q o Sport ñ vai perder vai continuar sendo campeão da segunda divisão de 87.

    • Antonio Carlos disse:

      Senhores,

      Creio que o teor da discussão não seja a Lei. Trata-se de ética e moral. A Lei determina que parlamentares se aposentem com salário integral após apenas um mandato se resolverem não concorrer a outro. Existem ex-governadores Brasil a fora que se aposentaram com vencimentos integrais após apenas poucos meses no exercício da função. Enquanto isso, os trabalhadores comuns sofrem um “redutor” na base de cálculo e se aposentam recebendo menos do que quando trabalhavam. Isto está na Lei, mas pergunta-se: É justo? É ético? É Moral?

      Da mesma forma, o São Paulo (enquanto membro do Clube dos 13) reconheceu o Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987, inclusive endossando a orientação da entidade para que Flamengo e Internacional não entrassem em campo contra Sport e Guarani, respectivamente. Ora! Se o São Paulo reconhece o título do Flamengo, não seria ÉTICO e MORAL devolver a Taça de bolinhas ao Rubro-Negro, INDEPENDENTE do que diz a Lei? Ou será que palavra de Presidente do São Paulo é igual a danoninho, ou seja, tem prazo de validade!

  37. bruno-df disse:

    Juca, apesar de você ser corinthiano (hehehe), virei teu fã. Visão clara e consciente sobre o assunto. Não fica preso à velha ladainha do “grande se impondo sobre o pequeno”. Quem dera mais profissionais, de diversas áreas, fossem menos apaixonados e mais racionais. SRN

  38. Julio disse:

    Agora, nota zero pra vocês jornalistas… Quer dizer que desde 1999 o Sport alega que é campeão de 1987 porque o mérito da questão transitou em julgado no STF e NENHUM jornalista se deu ao trabalho de pesquisar a tal decisão ou de consultar um jurista ou advogado sobre isso? O Sport mente descaradamente por 12 anos e ninguém foi lá checar? Ai fica difícil.

  39. Rhavid disse:

    Olá Juca,
    Primeiramente é uma grande satisfação comentar na sua “coluna”.
    Já vi e ouvi diversas teses (inclusive um video seu, que foi postado na internet) e comentários sobre a Copa União ganhada pelo FLAMENGO, que seria o validada como o campeonato brasileiro, que no entanto não foi e o reconhecimento foi para o Sport (que ganhou a série B e que também teve diversos “disse me disse”).
    Sinceramente, gostaria de ouvir ou ler uma reportagem sua discorrendo sobre esse imbróglio. pois muitos desentendidos ficam falando coisas inutéis e acabam confundido a verdadeira história.
    Obrigado!

  40. Não sou Flamenguista e nem São Paulino…

    Mas só sei de uma coisa, o São Paulo está criando muita confusão nisso por que está idolatrando essa taça das bolinhas, e ainda tem gente que não…

    Eu, particularmente, sempre concordei com o fato do Sport ter sido o campeão de 1987, pois era o verdadeiro regulamento da CBF naquele ano.

    O grande fato da confusão é que o Flamengo foi campeão de um módulo separado, pois não queria jogar contra, Sport, Guarani e outros clubes…

    O hilário da história é que O PRÓPRIO SÃO PAULO F.C. também bateu o pé contra a CBF naquele ano e também disputou o mesmo módulo do qual o Flamengo foi campeão, portanto, hoje os São Paulinos inventam moda de esnobar o título de 87, mas naquele ano eles concordaram com o Flamengo…

    Não dá para entender… Melhor mesmo é fazer como na música do Chico Buarque “chama o ladrão”, mas chama aquele mesmo que roubou a Taça Jules Rimet para dar um fim nessa tal de Taça das bolinhas.

    Visitem meu blog :D

    http://www.pagottofutebol.blogspot.com/

    Abraços

    • Claudio Crispim disse:

      Falou e disse…

    • surupira disse:

      KKKKKKKKKKKK entao vc esta generalizando, afirmando que todos os torcedores do SPFC apoiavam a decisão do presidente do spfc, que fez isso em troca de favores e conchavos, igual o flamengo, corinthians e outros times estao fazendo com a CBF hoje.

  41. joao guido gomes disse:

    Sr. Juca a esta entidade cbf é uma piada ,tem mais que entregar duas taças uma para o São Paulo e outra para o Flamengo .

  42. joao guido gomes disse:

    Amigo juca acho uma bobagem esta taça das bolinhas as cbf tem mais é que entregar uma taça para cada clube e pronto.

  43. Gabriel Portugal disse:

    Sempre falando a verdade..

    Parabens Juca !

  44. Gustavo disse:

    Perguntar não ofende: se o Flamengo é mesmo o verdadeiro hexacampeão, por que levaram 23 anos pra decidir isso, e só tomaram essa decisão depois que outro clube foi campeão?…

    • fabio vinicius disse:

      Prezado Gustavo, sou Flamenguista, mas acho realmente que as diversas diretorias do Fla ao longo dos anos vacilou em não correr atrás disso, o Fla foi PENTA em 1992, teve até piada no Casseta e Planeta, “TODO MUNDO TENTA, SÓ O MENGÃO É PENTA…”. No ano seguinte, 1993, a tal da Taça das bolinhas foi retirada de circulação, pra mim, o motivo é óbvio, quem foi campeão em 93 foi o PALMEIRAS e já levantou outra taça, a mesma que está aí até hoje. Acontece que o Mengo passou os anos sem correr atrás, achou que ninguém nunca seria PENTA , achou também que quem fosse, naturalmente alguém do C13 , reconheceria o Fla como primeiro PENTA. O SPFC atingiu tal marca, mas não se comportou assim. O que quero dizer, em resumo, é que MENGO vacilou aos longo dos anos.

  45. Cauneto disse:

    No futebol, escrevem a história os pés que pelejam a pelota, e não as mãos que manejam esferográficas.

  46. Frederico disse:

    Sou São Paulino e francamente essa história já deu muito pano pra manga, acredito que já virou foi uma novela, que se diga de passagem muito desgastante de se acompanhar …

  47. Titio disse:

    Juca, mesmo você explicando por A+B, vai ter uma rapaziada pernóstica chorando nesse carnaval. Cheios de mimimi… Portanto, eles decidiram cheios de impáfia cutucar o vespeiro e agora deram uma metralhada no próprio pé!! Pq isso aí, não tem volta. Flamengo e parabéns Zico. Abraço.

  48. Fabio de Britto disse:

    Sim Juca, nada como uma decisão depois da outra…
    Vamos ver qual vai ser a proxima decisao ou “proximas decisoes”
    Essa taca das bolinhas tah fazendo “bagunca” ateh quem era contra Ricardo Teixeira, defende-o agora.
    Virou bagunca, toh a cada dia mais torcendo pra que o Sao Paulo consiga ficar com essa “traca” na “justica” e depois fazser justica entregando-a ao flamengo. Isso se quiserem fazer-la.

  49. marcelo disse:

    O Sport vai acabar ficando sem nada, que ‘e o certo!
    abc,
    Marcelo

  50. Pedro disse:

    Porque não fazem outra taça igual a esta e dão uma pra cada um? Ou destroem essa e acaba logo a discussão?

    Porque, nada contra a publicação desta matéria, mas quando chegamos num ponto em que ficam sendo publicadas matérias desse tipo num blog de FUTEBOL, tem algo muito errado acontecendo….

Deixe uma resposta