Blog do Juca Kfouri

É feia a crise…

Juca Kfouri

M

Mazembe, Tolima, River Plate sergipano. O fim dos tempos se aproxima…

  1. Victor Vale

    28/02/2011 17:58:45

    Todo botafoguense na hora de chorar já procura o flamengo pra citar alguma coisa. Esqueçam a gente, até porque se lembrarem, vão acabar pedido outra música do Waldick Soriano!

  2. Rodrigo

    25/02/2011 16:25:18

    É Ronald, se você quer duvidar do que disseram os treinadores e capitães das principais seleções do mundo amparados pela FIFA, tudo bem, pois pra mim o iludido é você. Quem entende de futebol é que tem moral pra dizer alguma coisa. Não é culpa minha se seu time já ganhou uns títulos internacionais, participa sempre da Libertadores e mesmo assim lá no exterior ninguém nunca ouviu falar... Complicado, né? Quem sabe um dia ele chega lá. No mais, pode deixar que eu e os botafoguenses já nos preocupamos suficientemente com os resultados do nosso time, não preciso que um gremista (um time do SUL, que sequer tem rivalidade com o Botafogo) demonstre preocupação com ele. Até porque perder pro Junior, ver o principal (único?) ídolo recente desprezar o time de onde veio e preferir jogar no Flamengo, ver o Inter ganhando tudo que é possível e humilhando o rival ou ter passado mais de 1 ano sem ganhar uma única partida no brasileirão fora de casa também não deve ter sido motivo de comemoração pro torcedor do Grêmio. Cada qual com suas conquistas e decepções.

  3. Ronald Nowatzki

    25/02/2011 15:16:06

    Ok Rodrigo vai longe esta discussão.A FIFA diz que o Corinthians é campeão do Mundo, que o Botafogo é um dos maiores, diz que o Papai Noel......Ser 2º vale o mesmo que 16º, tudo bem são critérios, 4 finais de Libertadores, é o mesmo que uma participação, Nasceu grande, permanece grande, são pontos de vista . Eu chamo de Ilusão e conformisso. Discutir que foi grande, que foi imbativel, que não sei o que...e o presente ? perde para o River do Sergipe, não entra como canditado ao Brasileiro, é eliminado pelo Santa Cruz.... Mas é grande. Pois bem se continuarem assim, os Pequenos continuaram a fazer festa, e comendo mortadela, e vcs passando sufoco, e arrotando caviar.

  4. Rodrigo

    25/02/2011 14:45:45

    Manter-se entre os primeiros e não ganhar? Como já disse o Loco Abreu, 2º lugar e último é a mesma coisa. Participar da Libertadores e não ganhar dá no mesmo. E se for comparar alguma coisa, não vale essa do milionário, pois ser grande ou não é característica que "nasce" com os clubes, o Botafogo sempre será grande porque nasceu assim. Há pouco tempo atrás, em 2000, a FIFA (a FIFA, entidade máxima do futebol, não a Toyota, montadora de carros) divulgou uma lista com os maiores clubes do século passado (que também não faz tanto tempo assim que acabou, se você quiser usar o argumento do tempo). Lá estão apenas 3 clubes brasileiros, e lá está o Botafogo entre eles, empatado na mesma posição que o Boca Juniors usado no seu exemplo. Entende agora o que é grandeza? O Grêmio, que no século passado ganhou 2 Libertadores, 1 Mundial, 2 brasileiros, ou seja, que teve todas as suas conquistas relevantes no século que passou, NÃO está na lista. E você ainda insiste que apenas título é que diz o quanto um clube é grande?

  5. Carlos Silva

    25/02/2011 14:24:00

    Leonildo. Você sabia que o seu Santos ganhou um mundial metendo a mão no Milan no Maracanã? Com metade do time dopado? E com uma pancadaria vergonhosa? Está no livro que narra a história de Almir pernambuquinho(Vc sabe quem foi?) prefaciado por João Saldanha (Vc sabe quem foi?). Como diz o velho político "da história eu só me lembro do que me interessa lembrar".

  6. Ronald Nowatzki

    25/02/2011 13:29:37

    Rodrigo, estou desrespeitando a História do Botafogo ? reconheço o time dos anos 60, mas e depois ? é isto que falo. Mesmo com aquele timaço dos anos 60, o Botafogo não vençeu nenhuma Libertadores, o Santos 2, só venceu uma Taça Brasil, e 4 cariocas, perdeu 6, até ai normal, pois era um time de presença, era canditado aos títulos.O Grêmio foi campeão da Copa do Brasil em 1997 dentro do Maracanã e em 2001, dentro do Pacaembú sobre o Corinthians.Mas ser campeão nem sempre se consegue, nos 5 últimos Gaúchos o Grêmio venceu 3 e o Inter 2, mas não conta o que para mim conta é regularidade, é manter-se entre os melhores, e quando o Grêmio em 1982 disputou a sua 1ª Libertadores, até hoje disputou 13, ou seja, um ano sim outro não, isto não é prova mais que suficiente, que sempre está chegando bem nos principais campeonatos ? Neste periodo o Botafogo participou apenas de 1, e com campanha fraquissima.Uma comparação; O cara era milionario, perdeu tudo, mas ainda continua rico ? claro que não, Não pode viver-se eternamente do passado.

  7. Rodrigo

    25/02/2011 11:36:00

    Ronald, você fala como se o Grêmio tivesse ganhando alguma coisa recentemente.. O que o Grêmio ganhou recentemente? Se for assim, vou chamar o Grêmio de pequeno também, ainda mais comparando com o Inter, porque o Inter tá humilhando o Grêmio nos últimos anos. Último título relevante do Grêmio foi em 96, só um ano depois do último do Botafogo. Times brasileiros têm fases boas e ruins e nenhum time deixa de ser grande por não estar ganhando grandes títulos. Qualquer hora um time grande pode ganhar título. O Fluminense ficou numa longa espera e ganhou ano passado um brasileirão. Quando o Grêmio ganhou seu primeiro título nacional, em 1981, e enfim apareceu pro futebol brasileiro, o Botafogo já era o Botafogo há muito tempo, um dos maiores clubes do século. Respeite a história.

  8. Ronald Nowatzki

    25/02/2011 09:32:20

    Rodrigo, vc não entendeu nada, não comemoro e nem destaco a série B, apenas mencionei que nem isto o Botafogo conseguiu ganhar. E como falei o Botafogo era grande no passado, os Ídolos que vc citou foram sim todos grandes jogadores, mas quando foi ? os últimos foram nos anos 70. O Que o Botafogo ganhou de 1970 até 2010 ? 5 cariocas e 1 Brasileiro e 1 vice. Puxa como dizer que é grande, se nunca está entre eles, tudo é fase, mas 40 anos de fases medianas, não dá para mais considerar. Se for assim o Paulistano, maior vencedor do ínico do século XX, ainda é grande ?Respeito a história distante do Botafogo, mas a história recente é muito insignificante. Que volte a ganhar, ter participações destacas, ai sim.

  9. Rodrigo

    25/02/2011 01:30:34

    O Botafogo não teve só Garrincha, teve Nilton Santos, Jairzinho, Didi, Zagallo, Gérson.. Não cabe a comparação ao Santos, que só teve Pelé (por mais que seja o Pelé). Que outro time brasileiro tem tantos ídolos do mesmo quilate?

  10. Rodrigo

    25/02/2011 01:15:58

    Então se o Santo André ganhar 1 Libertadores e 1 Mundial, ele será considerado grande? Nunca! Porque grandeza é muito mais do que isso. Vão no exterior ver os times brasileiros que são conhecidos. Tem time brasileiro campeão mundial (Grêmio) que, lá na Europa, absolutamente ninguém sabe que existe. Podem fazer uma pesquisa, se tiverem a oportunidade.

  11. Rogerio Colorado

    24/02/2011 23:28:28

    Legal, Sergio, o seu espírito esportivo botafoguense. Futebol é isso, cada clube tem o seu mico. Mas acredito que o seu Botafogo sairá dessa. Abraços.

  12. pcsa

    24/02/2011 23:14:02

    Desculpe, mas pára com essa do Mazembe.., muda a estação, seja mais criativo...Por favor, River Plate sergipano? nada a ver com o Mazembe...

  13. Carlos Silva

    24/02/2011 22:34:45

    Caro Ronald Nowatzki. Tudo é uma questão de referência. Como você me parece um sábio, pois se mete em todos os posts, pesquise e verá que o Botafogo é o time brasileiro com mais vitórias sobre times como Real Madri, Juventus, Estrela vermelha(do grande Puskas) entre outros. Estivemos no fundo do poço, mas com muito orgulho estamos nos levantando. Sem contratações mirabolantes ou peripécias iimpágaveis. Derrotas como a de ontem são parte de nossa história. Alguns aqui preferem fingir que seus times nunca tiveram problemas. A Holanda nunca ganhou um mudial e só tem 1 título europeu , então ela é um fracasso?

  14. Marcelo Ramos

    24/02/2011 21:34:49

    O Botafogo é um clube pequeno sim, só é considerado "grande" por alguns porque contribuiu num passado distante com jogadores para a seleção. Para ser considerado "grande", o clube também precisa conquistar títulos, meus caros. O Santos, se não tivesse conquistado os vários ´titulos que tem, seria famoso devido ao Pelé, mas não grande. Então o Argentinos Juniors é grande na Argentina porque de lá saiu o Maradona? Não, o Arg. Juniors é só famoso por causa do Maradona, mas não é clube grande. Grande é o Boca JUniors, que teve Maradona e títulos. Aí está a diferença.

  15. Rodrigo

    24/02/2011 20:37:19

    Porque título de segundona e nada é o mesmo que nada, só o Grêmio pra exaltar tanto uma subida pra série a, fazendo até dvd, Ronald.. Aliás, o Grêmio conseguiu a proeza de cair duas vezes, né? Que façanha. É mesmo um imortal. Caramba, não sabia que você era gremista, se soubesse nem tinha falado nada, já deve ser suficientemente zoado pelos torcedores do Inter e foi tentar descontar as dores no Botafogo.. risos Dá até pra usar o que você usou contra o Botafogo com o Grêmio também se contar esses últimos anos de hegemonia total do Inter no Sul, mas vou até mudar um pouco, o que o Grêmio acrescentou pro futebol brasileiro em toda a sua história? Sempre com times de pernas de pau, nunca teve um futebol vistoso, ganhando título só na base "da raça" (leia-se "batendo muito"), nunca cedeu jogador importante pra seleção. O maior ídolo é um fanfarrão que nem limpa as chuteiras do Garrincha e o segundo maior ídolo não quis jogar no Grêmio na volta ao Brasil e só sabe pagar pau pro Flamengo, uma pena, daí você tira a importância do time..

  16. Sergio

    24/02/2011 20:19:12

    Sou botafoguense e achei a charge bem humorada. O Botafogo merece esta mesmo. Acho até que vence a imitação sergipana do River no Rio(embora não vá ser um passeio, não...o tal River Plate é campeão do seu Estado, quer dizer, na teoria o melhor time de Sergipe). Foi uma vergonha mesmo. Mas, diga-se, todos os clubes tem suas vergonhas...o Flamengo perdeu uma final de Copa do Brasil para o Santo André e perdeu uma final de Taça Guanabara para o Resende...sem falar no passado, quando perdeu para o Bonsucesso entregando o titulo para o Bota, em 1967. O Flu perdeu para o Paulista uma final de Copa do Brasil tambem. E o Vasco perdeu varios jogos faceis. Vamos levar na esportiva, botafoguenses...e que Joel acorde logo.

  17. Ronald Nowatzki

    24/02/2011 19:05:48

    O Vercingetorix,...2 Brasileiros, 4 Copas do Brasil. 2 Libertadores. 4 finais de Libertadores, 1 mundial, 1 recopa...13 participações em Libertadores, se isto não é uma diferença enorme para vc, o que é diferença ?Ai vc falará, mas caiu para a segunda, Outra diferença. Todos os " Grandes " que cairam, voltaram campeões, já o Botafogo, nem título da segundona conseguiu.

  18. Evanir

    24/02/2011 19:03:46

    E a zaga do Palmeiras tomou um gol de bola parada. Outro. Eles não conseguem ganhar de cabeça nem dos zagueiros do Comercial do Paiuí. Felipão reclama muito a vinda de um centroavante, mas deveria olhar melhor para os seus zagueiros.

  19. angelo

    24/02/2011 18:48:45

    Time estava morto ontem, uma merda....

  20. Felipe colorado

    24/02/2011 17:31:41

    Sempre insistindo em colocar no mesmo pote...a única coincidência é a decepção pelo favoritismo não confirmado, mas comparar a queda de um time pro campeão doutro continente, mesmo que não seja o mais tradicional, NUM MUNDIAL , com desclassificação em PRÉ-Libertadores prum time colombiano, ou levar fumo dum time fake sergipano é dose.Me diz quem não topava ver seu time fazendo feio num mazembaço mas antes ganhando uma Libertadores. Quem?

  21. Vercingetorix

    24/02/2011 16:48:45

    Pombas...Será que os torcedores do freguês não falam nada? Vai ver, a Kombi quebrou.....Ao Choremista.... O Chorêmio ganhou 2 campeonatos brasileiros....Só dois! Aí, você vai dizer que é o dobro do que o Chorafogo ganhou....como se fosse muita merda...heheheheheTome tenência!:)

  22. Sandro

    24/02/2011 16:36:00

    Realmente cair duas vezes pra série B e uma delas subir pelas mãos da CBF é um dos maiores fiascos q pode existir.E pq raios o juca é sempretão preocupado com o Glorioso? Deveria se preocupar com o Tolima!

  23. luiz antonio

    24/02/2011 16:17:33

    Franciska não corremos o menor risco de acontecer isto, pois nem Boca Junior e muito menos os grandes clubes europeus, estão revindicando isto, todos eles reconhece este título mundial do Corinthians, só os recalcados e clubécos do Brasil não aceitam reconhecer este título do Corinthians, mas eles não fedem nem cheiram para a FIFA, então como eu estava falando daqui a 100 mil anos qdo entrarem no site da FIFA lá estára eternamente CORINTHIANS 1º Campeão Mundial inter- clubes da FIFA. podem se jogarem no chão de inveja e ódio que isto ninguém tasca do TIMÂO.Eduardo sou engraçado mas 1ª Campeão Mundial da FIFA. eheheheheheh.....

  24. marcos

    24/02/2011 16:09:36

    Perder para o mazembe (bi-campeão do continente africano) é um grande fiasco.Fiasco maior que este é cair pra segunda divisão. E fiasco muito maior ainda é cair duas vezes pra segundona e voltar pra serie A graças a virada de mesa, tapetão, medidas escusas.Essas manchas negras estarão para sempre na história destes timecos. A derrota pro mazembe logo logo passa.

  25. saulo

    24/02/2011 15:53:42

    Eu só sei que não acompanho mais esse futebol ridículo do Joel e seus amiguinhos prediletos. A minha indignação está colocada no meu blog pessoal. Quem quiser visitar é: saulobotafogo.blogspot.com

  26. Ronald Nowatzki

    24/02/2011 15:26:50

    Davids, extamente de passado que o Bota vive, tem uma bonita história em um passado distante, o Vercingetorix mostrou abaixo uma lista de jogadores cedidos a seleção , mas acabou provando a decadência deste time simpático, mas que a muito tempo deixou de significar algo. Até no Rio éo que menos venceu nestes quase 50 anos, e em materia Internacional, fracasso absoluto ( apenas uma participação em Libertadores, eliminado na 1ª Fase ).

  27. Rodrigo

    24/02/2011 15:09:54

    O Botafogo deu 3 copas pra seleção e alguns dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro (Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, etc). Só isso. Já o Flamengo, lembro de um time com um certo Zico que, curiosamente, nunca fez nada por lá e por isso só é ídolo dos flamenguistas.

  28. titio

    24/02/2011 15:06:30

    Sem cha$es! KKKKKKKK Qualquer time de 1a divisão, o que é discutível no caso do Botafogo, pode perder pra um time da série D e sair impune.

  29. Ronald Nowatzki

    24/02/2011 15:05:13

    Mas ganhou o que ? 1 brasileiro a Márcio Rezende e alguns carioquinhas, participou de 1 libertadores, menos que São Caetano, Guarani, Coritiba, Sport, e o mesmo que o Bangú.Se vcs se acham grandes com isto, continuem assim, que vcs continuaram comemorando poucas coisas, e deixam os grandes de verdade fazerem a festa.

  30. Rodrigo

    24/02/2011 15:03:16

    Pouco - melhor dizendo, nada - contributivo o post em questão, outros jornalistas (como Lédio Carmona) fizeram análises do jogo, coisa que o Juca ficou com preguiça de fazer porque além de esnobar os campeonatos estaduais, resolveu esnobar a Copa do Brasil também e dar mais espaço pra sua guerra eterna contra seus inimigos políticos.. A verdade é que Joel vem estragando o Botafogo, colocando um time retrancado, com titulares totalmente questionáveis e sequer usando bem o que tem no banco (ontem abriu mão da terceira substituição mesmo com o time mal). Até o Loco Abreu já veio a público expor sua insatisfação. Um dos poucos erros da diretoria atual mantê-lo no cargo, que a derrota de ontem sirva pra mudar algo no time ou mesmo que sirva pra mandar embora o Joel Santana.

  31. Victor

    24/02/2011 15:03:10

    Antes de mais nada, isso é culpa do FHC, que abriu as portas para a inclusão digital.Segundo lugar, culpa do Lula, que só viu a educação do Brasil decair.E agora vem a Dilma, e corta R$ 1 bilhão da educação! É isso aí, "chanSe" é pouco...

  32. Eduardo

    24/02/2011 14:57:10

    Luiz Antônio... você é mesmo um cara muito engraçado.

  33. Vercingetorix

    24/02/2011 14:54:45

    Pois vou defender o meu freguês....O Chorafogo tem contribuído bem mais que o Chorêmio para o futebol brasileiro.Veja a tabela a seguir, que mostra o numero de jogadores de cada time na seleção, após a data indicada pelo Choroso 2 (antes de 1986, é covardia...nem vou mostrar os numeros...):Chora 1Chora 21970..311974..301978..211982..121986..211990..101994..001998..202002..022006..002010..00Total..147Somente 14 a 7....Tá bom ou vai chorar mais um pouco?:)SRN

  34. Rodrigo

    24/02/2011 14:53:35

    Depois chamam botafoguenses de chorões. Vão chorar a vida inteira o título de 95? Para quem quer (porque a maioria não quer) se informar, hoje no YouTube você pode ver claramente lances em que o Botafogo também foi prejudicado naquelas finais. Mas como eu disse, a maior parte desses chorões de 95 não querem ver a verdade, por isso não entram no YouTube e não procuram.

  35. Rodrigo

    24/02/2011 14:50:39

    Preguiça desse papinho de diminuir os times.. É sempre fruto de recalque.

  36. carlosm

    24/02/2011 14:43:54

    Juca, discordo em partes do seu comentário. O Botafogo é grande sim, e deveria honrar sua tradição. Mas, hoje, concordo que Botafogo e Atlético-MG não estão entre os10 maiores clubes do Brasil.

  37. DIEGO

    24/02/2011 14:40:47

    uma chanSe????HAHAHAHA..aprende a escrever primeiro pra depois enviar qualquer tipo de comentário.

  38. francisco

    24/02/2011 14:25:02

    Limao azedo! Timao é em relacao ao escudo do Corinthias, estude um pouco para poder dar opiniao.

  39. anderson

    24/02/2011 14:19:55

    final do mundo porque? Quer dizer que na sua concepção um time emergente nunca tera uma chanse? O legal do futebol é ver esss coisas

  40. fabricio

    24/02/2011 14:09:08

    Eh simples, o botafogo perdeu fora mas ainda não esta desclassificado, vai jogar em casa, ou seja tem chance de se classificar ainda e o corinthians me fala???Tem chance do que mais??? Esse ano vai jogar só o paulistinha uhauhauha vai jogar o brasileiro mas provavelmente nem transmitidos serão os seus jogos uhauhauah... Por isso que todo mundo fala do corinthians.... pq vcs se acham muito maiores do que são.Na bola e no campo que é onde o futebol acontece o corinthians é pequenino.

  41. Francizka

    24/02/2011 14:08:36

    Luis antonio... a CBF mudou o campeão de 1987. Que garantia você tem que a FIFA não vai reconhecer o Boca Juniors como o legítimo campeão, e não quem ganhou o torneio experimental de verão de 2000?

  42. luizinho -

    24/02/2011 13:52:06

    vila belmiro não é campo ...River Plate de Sergipe ...não é time...e nunca vai ser...e isso não é questão de bairrismo, é realidade.

  43. Eduardo

    24/02/2011 13:49:47

    Meu chapa, acho que isto não é desculpa, pois o SPFC jogou nas mesmas condições lá na Paraíba contra não-sei-quem e saiu vitorioso. Palmeiras idem, apesar de não conseguir eliminar o jogo de volta. O vasco ganhou de 6x1 na quentissima Campo Grande.

  44. Otavio Augusto

    24/02/2011 13:40:29

    - Boa tarde Donato, realmente dá até medo de imaginar o quanto de dinheiro será desviado dessas "obras". Será uma verdadeira festa de ARROMBA ; nos cofres públicos.

  45. Limao

    24/02/2011 13:38:33

    Porque diferente do timinho que só ganhou alguma coisa de relevância a partir dos anos 90, 80 anos depois que foi criado , se intitula "timão".

  46. luiz antonio

    24/02/2011 13:37:27

    Gremista que se sensibiliza com a derrota do inter chorolado só pode ser um BUNDÂO

  47. Limao

    24/02/2011 13:36:28

    Esse é o time que quer negociar seus jogos sozinho? A globo vai falar: não muito obrigado mas não interessa. KKKKKKKK

  48. luiz antonio

    24/02/2011 13:32:06

    Para resfrescar sua memória o Corinthians é sómente o primeiro campeão Mundial da FIFA, vcs podem se jogar no chão de ódio e inveja mas este é o fato, entrem no site da FIFA e ´pesquisem, daqui a 100 mil anos o Corinthians vai estar lá como o primeiro campeão mundial inter- clubes da FIFA.

  49. Angelo

    24/02/2011 13:30:07

    Pobre Botafogo do Rio e seus irmãos, Botafogo de Minas(Atletico) e Botafogo de São Paulo(Palmeiras), serão os Santa Cruz de amanhã.

  50. Hugo Pagotto Reis

    24/02/2011 13:27:52

    É meu caro, hoje pouco são apaixonados por futebol msm de verdade.Tenho 24 anos, não sou muito velho, mas leio a história e vejo comentários da época, e sei que a tempo atrás sim, haviam os amantes de futebol, você via torcedores até de fluminense parando para ver o flamengo de Zico jogar, em 1981 quando o Flamengo foi campeão mundial, teve o reconhecimento do treinador do Liverpool da época, que disse que perder para aquele flamengo era absolutamente normal, pois aquele time era uma máquina, época de Andrade, Zico, Nunes e companhia...Hoje o futebol se resume a torcer pro seu time e se lixar para o resto.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso