Blog do Juca Kfouri

A licitação do Clube dos 13 está na rua

Juca Kfouri

Ofício nº 09/2011

São Paulo, 23 de fevereiro de 2011.

Ao

SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO

Att. Presidente SENOR ABRAVANEL

Av. das Comunicações, 04

CEP 06276-905  OSASCO – SP

Senhor Presidente,

Tenho a satisfação de me dirigir a Vossa Senhoria para comunicar que em reunião desta data, na cidade de São Paulo, a Diretoria e a Comissão Permanente para Assuntos Comerciais, Econômicos e Financeiros, esta nomeada na forma dos estatutos sociais desta entidade e que, dentre outras atribuições, tem aquela específica para tratar da cessão dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional, Série “A”, modalidade de TV Aberta abrangendo, sem fracionamentos, as temporadas da competição dos anos de 2012, 2013 e 2014, decidiu convidar essa prestigiada emissora para apresentar, se assim o desejar, proposta para aquisição de direitos referentes à aludida competição, com as seguintes normas fundamentais:

I – CONDIÇÕES GERAIS DA CONTRATAÇÃO, QUE SERÃO INSERIDAS NO CONTRATO A SER FIRMADO COM A EMPRESAVENCEDORA DO CERTAME.

1.      Direito de transmissão simultânea de três jogos ao vivo, por rodada, a serem escolhidos antes de qualquer outra mídia, para exibição exclusivamente na TV Aberta, com vedação de transmissão para os estados da federação em que os jogos forem realizados, em caráter de exclusividade nessa mídia, em todo território nacional.

2.      Reexibição (vídeo tape) de todos os jogos, durante o calendário anual de disputa da competição, sem qualquer limitação do número de vezes, uma hora após o encerramento dos mesmos.

3.      Em cada uma das temporadas da competição, a emissora vencedora do certame terá o direito de negociar livremente com o Clube dos 13, a permissão para transmitir até seis jogos, ao vivo, inclusive para a cidade e Estado onde estarão sendo disputados. Os valores relativos às transmissões desses jogos serão estipulados antecipadamente pelo Clube dos 13.

4.      As gerações e captações das imagens de todas as partidas da competição, por TV Aberta, serão feitas pelo Clube dos 13. Caso a emissora vencedora deseje, poderá fazer a capitação das imagens de forma concomitante.

5.      Os acervos de todas as imagens das partidas serão de propriedade exclusiva do Clube dos 13, compartilhados com a emissora vencedora da concorrência, dentro do calendário anual de cada edição da competição. Será vedada a utilização e comercialização para qualquer outra emissora, exceto para a oficialmente sublicenciada.

6.      A emissora vencedora do certame poderá oficialmente sublicenciar os direitos adquiridos a um único terceiro, com o pagamento adicional correspondente a 20% incidente sobre o valor total pago pela sublicenciada, com o valor mínimo garantido de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), por temporada, obedecido o mesmo fluxo de recebimento pelo vendedor. Caso venha a ocorrer essa operação, a sublicenciada poderá escolher entre os jogos da TV Aberta, aquele que desejar transmitir em cada praça.

7.      A exibição dos gols e melhores momentos das partidas, durante as suas transmissões, será exercida livremente pela emissora vencedora do certame, assim como da sublicenciada, sem prejuízo dessa mídia ser comercializada com as emissoras de transmissão de TV por assinatura, de pay-per-view, empresas de Internet e Telefonia Móvel.

II – PREÇO E FORMA DE PAGAMENTO

8.      A proposta do preço será feita em Reais, na moeda de referência de janeiro de 2011. Todas as parcelas previstas na proposta vencedora serão pagas reajustadas, em cada mês do pagamento, pela variação positiva do IGP-M, tomando-se por base o mês de janeiro de 2011.

9.      O valor mínimo da proposta total será de R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais), por temporada.

10.  Considerando o apoio que a TV Globo deu ao futebol brasileiro durante os últimos 25 anos, e a maior exposição que a sua audiência propicia aos patrocinadores dos clubes, terá ela vantagem de 10% (dez por cento) aplicados sobre o valor das propostas das demais concorrentes.

11.  O preço compreenderá duas partes:

a) – a primeira parte refere-se ao preço do direito de transmissão;

b)      – a segunda parte refere-se a pagamento de luvas pela assinatura do contrato.

12.  A primeira parte do preço será paga em trinta e nove (39) prestações mensais, iguais e sucessivas, reajustadas pelo IGP-M, vencendo-se a primeira no dia 25 de outubro de 2011, e as demais nos mesmos dias dos meses subseqüentes.

13.  A segunda parte do preço será paga na assinatura do contrato pela empresa vencedora da licitação, no mês de abril de 2011.

14.  Na proposta, o valor das luvas (item 11, “b”) não poderá ser inferior a 20% do valor total da proposta.

15.  A proposta de preço deverá estar coberta por uma fiança integral oferecida por banco de primeira linha.

16.  Cabe exclusivamente ao Clube dos 13 aceitar o banco emissor da fiança. No caso de não aceitação do banco apresentado pelo licitante, o Clube dos 13 indicará quais bancos que poderão substituí-lo, cabendo ao licitante negociar a carta de fiança.

17.  A não apresentação da carta de fiança desqualifica a proposta e a eventual não substituição no prazo de 10 (dez) dias, no caso de não aceitação pelo Clube dos 13 do banco apresentado, também desqualifica a proposta, passando a ser vencedora a segunda colocada, desde que respeitados todos os requisitos desta concorrência.

18.  O contrato celebrado com a empresa vencedora regerá que parcelas pagas em atraso sofrerão multa de 2% sobre o valor devido, sem prejuízo da incidência de juros de mora e de medidas para rescisão do contrato.

III – SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

19.  As propostas serão classificadas segundo o “valor da proposta”, seguindo os critérios e parâmetros do Clube dos 13. O Clube dos 13 venderá a transmissão dos jogos em TV Aberta, com exclusividade, seguindo a licitação amparada nesta carta convite, para a emissora cujo “valor da proposta”, calculado segundo o critério descrito adiante, seja o maior.

20.  O “valor da proposta” será determinado sob os seguintes critérios:

a) – o “valor da proposta” será igual ao valor deflacionado para janeiro de 2011 do fluxo de pagamentos do total do preço ofertado, incluindo as duas partes referidas no item 11;

b)      – a taxa a ser utilizada para a deflação do fluxo das parcelas será de 1,5% ao mês acima da variação do IGP‑M.  Como o pagamento das parcelas será ajustado pelo IGP-M, no cálculo do “valor da proposta” será utilizado somente o fator 1,5%;

c) – o cálculo da deflação considerará meses inteiros e não dias corridos.  Como exemplo, o pagamento das “luvas” (item 11, “b”) que será pago no mês de abril de 2011 será deflacionado com índice multiplicador de 3 (três) (meses de janeiro até abril);

d)      – o valor calculado será arredondado sob critério matemático, na casa da unidade.

21.  Havendo empate entre duas ou mais propostas apresentadas, será concedido prazo complementar de 04 (quatro) horas, para que as empresas vencedoras reapresentem novas propostas, observados os mesmos critérios e procedimentos previstos nos itens anteriores.

IV – DAS PROPRIEDADES NEGOCIADAS COM OUTRAS MÍDIAS

22.  Para conhecimento dos concorrentes da licitação de transmissão por TV Aberta, o Clube dos 13 esclarece que negociará em outras licitações os direitos abaixo descritos, para cada uma das seguintes propriedades, tudo conforme os critérios e valores que constarão de carta convite específica:

23.  Os direitos exclusivos de TV fechada no Brasil compreenderão:

§                                 Transmissão de dois jogos ao vivo por rodada em duas datas, com horários diferentes da transmissão da TV Aberta, com vedação de transmissão para o estado da federação em que os jogos forem realizados.

§                                 Nas rodadas de fins de semana um jogo será transmitido no sábado e outro no domingo.

§                                 Reexibição (vídeo tape) durante o calendário de disputa do campeonato brasileiro, sem qualquer limitação de número de vezes de todos os jogos ao menos após uma hora após o encerramento dos mesmos

24.  Os direitos exclusivos de pay-per-view no Brasil compreenderão:

§                                 Transmissão de todos os jogos ao vivo, via sistema pay-per-view.

§                                 Reexibição (vídeo tape) durante o calendário do campeonato brasileiro, sem qualquer limitação de número de vezes de todos os jogos

25.  Os direitos exclusivos de telefonia móvel no Brasil compreenderão:

§                                 Direito: exibição em telefonia móvel, exclusivamente no Brasil, em caráter de exclusividade nessa mídia, de conteúdo relativo aos gols, melhores momentos ou outros lances editados, quase ao vivo (nearlive), de todos os jogos, sendo certo que tais edições não poderão, em cada jogo, exceder o tempo de 5 (cinco) minutos. Os compactos (highlights) dos jogos poderão ser exibidos duas horas após o termo dos jogos, desde que não excedam dez minutos na exposição total.

26.  Os direitos de Internet no Brasil compreenderão:

§                                 Será permitida a exibição quase ao vivo (nearlive), dos gols, melhores momentos ou outros lances editados de todos os jogos, sendo certo que tais edições não poderão, em cada jogo, exceder o tempo de 5 (cinco) minutos. Os compactos (highlights) dos jogos poderão ser exibidos duas horas após o término dos jogos, desde que não excedam dez minutos. A exibição em diferido dos jogos poderá ser realizada após o término do respectivo jogo, mediante pagamento (on demand).

§                                 A transmissão dos jogos pela internet poderá ser realizada pelo sistema pay-per-view, de forma diferida e após 45 minutos do início dos jogos respectivos.

V – APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS E DIVULGAÇÃO DO VENCEDOR

27.  O Clube dos 13 aceitará propostas que sejam encaminhadas nos termos desta carta convite até o dia 11 de março de 2011, às 10 horas, na sede social, localizada em São Paulo – SP, na Rua Pedroso Alvarenga nº 1254, Conj. 111, em envelope fechado, opaco, indevassável e sob protocolo.

28.  Na mesma data, horário e local do recebimento das propostas o Clube dos 13 divulgará o vencedor da licitação, após a abertura dos envelopes em solenidade pública, aberta à imprensa.

29.  O vencedor será convidado, em até 30 dias após a proclamação do resultado do certame, para assinatura do contrato.

SÃO PAULO, 23 de fevereiro de 2011.

Fábio André Koff

– Presidente –

  1. Marcelo Padovan

    28/02/2011 12:38:22

    Pois é! Andrés é amiguinho do Teixeira, que é Presidente da CBF e que tem influência na Globo e vice-versa. André Sanches foi chefe da delegação na Copa passada e vislumbrou "chances" de um estádio para a Copa 2014 em São Paulo. Mesmo sendo um projeto medíocre, o que importa mesmo é ter influência como tem tido ultimamente.Eu teria vergonha de ter alguém assim à frente de qualquer coisa. Pena que a Record também não é nenhum exemplo de coisa séria...., e por conta da burrice dos nossos cartolas, o futebol brasileiro conseguirá gerar mais uma crise desnecessária, ignorando os inúmeros outros problemas que teremos para a realização da Copa no País Tupinanquim.

  2. carlos dantas

    27/02/2011 11:00:42

    Bom nessa guerra toda "pelo futebol" uma coisa é certa: Cada vez mais esporte e política se entrelaçam.Não é interesse somente financeiro (que é o principal) que esta a tona, mas sim uma disputas de egos entre as grandes emissoras e grupos de comunicação e a CBF.Escândalos aos montes podem ser vistos ou pesquisados por qualquer cidadão médio, basta ter "vontade".Exemplo: O empréstimo bilhonário (coisa de 4 bilhões) feito a globo para salvar o Sportv com dinheiro do BNDS (ou seja, dinheiro público) para cobrir rombos de uma emissora que se diz "detentora de exclusividade" nas transmissões de partidas.O caso do "desvio" e "enriquecimento" ilícito do gestor mor da CBF.Os descumprimentos de contratos através dos "jeitinhos".Não demora muito, assistiremos os "mensalões do futebol"É triste, mas é fato consumado, a política invadiu de vez o Futebol, inclusive no seu lado mais sujo, o do tráfico de influência, os dos calotes múltiplos e da corrupção.E como sempre, quem perde é a população.i

  3. carlos dantas

    27/02/2011 10:56:46

    Bom nessa guerra toda "pelo futebol" uma coisa é certa: Cada vez mais esporte e política se entrelaçam.Não é interesse somente financeiro (que é o principal) que esta a tona, mas sim uma disputas de egos entre as grandes emissoras e grupos de comunicação e a CBF.Escândalos aos montes podem ser vistos ou pesquisados por qualquer cidadão médio, basta ter "vontade".Exemplo: O empréstimo bilhonário (coisa de 4 bilhões) feito a globo para salvar o Sportv com dinheiro do BNDS (ou seja, dinheiro público) para cobrir rombos de uma emissora que se diz "detentora de exclusividade" nas transmissões de partidas.O caso do "desvio" e "enriquecimento" ilícito do gestor mor da CBF.Os descumprimentos de contratos através dos "jeitinhos".

  4. Antonio José

    26/02/2011 20:43:43

    Juca,Ultimamente estamos tendo uma discussão muito interessante... Direitos de Transmissão dos Jogos de Futebol (GLOBO x Clube dos 13.. que na realidade são 20)Em minha opinião...1) Deveria ser feita uma licitação na modalidade TÉCNICA e PREÇO, isto é, só poderia participar quem pudesse demonstrar ter, certa qualidade de transmissão, com determinada capilaridade (número de cidades no Brasil), pagando o melhor preço possível, a partir de um valor mínimo.2) TODOS, eu disse, TODOS os clubes da 1ª divisão receberiam o MESMO VALOR, pois se assim não for, podemos inferir que, a rede que transmite torce... É evidente que cada time tem, e deve ter, quantos patrocínios puder, mas transmissão não pode pagar mais a um time do que o outro... Se não estará torcendo...O que vocês acham??Um abraço,Pais.

  5. Davi Palmeira

    26/02/2011 18:22:39

    A Record concertesa vai dar um show na cobertura do Brasileirão,Adeus Globo acabou o monopólio. O povo está se descontaminando isso é muito bom. Tomare que a Record consegui os direitos por muito tempo.

  6. LUIZ PARREIRAS

    26/02/2011 00:07:25

    O Sr KALIL esta tentando negociar o melhor valor para todos os 20clubes do campeonato e mesmo assim tem uma meia duzia de batata podre tentando estragar tudo.

  7. cristiano

    25/02/2011 22:19:21

    uilso, vc fala mal do nosso amigo Ademir mas escreve com erros de acentuação e um lindo "Poque" no final. Seu teclado não tem "R" ? .... Olha, é normal trocarmos letras com os teclados cada vez menores, mas quando se esquece de uma fica chato, muito mais quando detalha o erro alheio.Não bastasse a soberba e arrogância dita pelo amigo acima, vc parece que também não fez uma "análise prévia" ... ou realmente acredita que o Andres vem fazendo um ótimo trabalho e conduzindo a questão do C13 da forma correta ?abraços

  8. Wilson Marigo

    25/02/2011 20:06:27

    cutintia, framengo, grobo e os mano, tudo a vê!

  9. José Honório

    25/02/2011 14:22:38

    Se entendí bem, basta a Globo botar mais 10% de capilé sobre qualquer proposta que leva. Que coisa esquisita! Onde está o CADE?

  10. Roberto Silva

    25/02/2011 12:41:40

    Estamos entrando numa discussão que pra mim é inócua. As coisas pra nós torcedores só vão melhorar quando formos tratados com respeito por todos. TV, clubes e autoridades. Do contrário vai continuar sendo só dinheiro. Pra melhorar temos que ter dirigentes mais profissionais que tenham visão de negócios. Temos um grande produto mal explorado. E mais, temos que ter pessoas que defendam os interesses do torcedor.Jogo às 22:00 é um abuso. Concordo com os companheiros que dizem que o problema não é a rede globo e sim o que ela faz com o futebol. Ela tem a postura de que como ela paga pelos direitos acha que pode fazer o que quiser com o produto. Falta postura deste tal Clube dos 13 de exigir que as coisas sejam feitas para os torcedores que são os verdadeiros consumidores do futebol.Com a chegada desta famigerada copa do mundo teremos estádios mais modernos (se bem que a custa de dinheiro público), mas como não tem jeito mesmo (a gastança vai comer solta). Deveríamos aproveitar a oportunidade e modernizar também a administração do futebol a começar por dirigentes que estão no poder a muito tempo (leia-se Ricardo Teixeira / Fabio Koff e tantos outros).Futebol profissional de verdade já...

  11. Paulo

    25/02/2011 11:24:39

    Caro José,Seus números não me parecem muito corretos não, nesta conta estão consideradas as mulheres ? É óbvio para qualquer cara casado, ou que tenha namorada, mãe, avó, etc. que mulher não gosta de futebol e passa dos 43% de nossa população, sendo assim não vejo o menor cabimentio em trocar o futebol pelo BBB (entendo que sua sugestão é essa).

  12. Ricardo

    25/02/2011 09:39:58

    José Aloísio Soares: "... Um país considerado leigo,"... Não seria laico no lugar de leigo?

  13. Sanfoneiro de Zona

    25/02/2011 09:01:13

    Mas logo para o Silvio Santos que a proposta foi enviada. O SS vai tomar um qualquer do Clube dos 13 para cobrir seus rombos no conglomerado financeiro.

  14. Roberto

    25/02/2011 08:32:52

    Com certeza com essa cabecinha você deve ser eleitor do Tiririca...

  15. naufragodaweb

    25/02/2011 08:05:51

    Fla x Flu, PSDB x PT, Globo x Record... na verdade, o brasileiro gosta mesmo de uma rivalidade... Depois do que o Flavio Gomes falou sobre licitação, exclusividade e, o mais importante, a exposição ao vivo da ignorância e idiotia total dos atuais dirigentes brasileiros, nada mais há a ser dito por qualquer comentarista ou dirigente. É por isso que o Futebol Inglês é o que é hoje, e o nosso, bem... vejam por vcs mesmos

  16. marcelo

    25/02/2011 02:00:51

    affffffffffffffff esse contrato é muito doido . quero quem vai ter coragem de pagar . os caras vão pagar por algo sem falar que o futebol é tão ruim . ruim com a globo pior com a record kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. jr.

    25/02/2011 00:43:54

    O Ministério Público é o fiscal da lei, se a lei não tiver sendo cumprida ele deve atuar.

  18. junior

    25/02/2011 00:41:36

    Até a tv universitária transmite melhor que a record.

  19. Jr.

    25/02/2011 00:36:20

    A globo não é bondosa, mas a record pior ainda se vc for ver as lavagens aí vc acha a globo menos pior.

  20. jr.

    25/02/2011 00:29:53

    Está licitação está mal feita pois a pessoa não pode ver o jogo ao vivo pela internet, tornando-se um edital parcial em relação a internet.Agora na tv aberta é globo é mais conhecida.E na tv fechada espn é melhor.a record se ganhar ainda vai passar para a record news e a rede família transmitir que são emissoras mais insignificantes ainda, só que eles tem dinheiro a rodo né.

  21. kyoscaum

    25/02/2011 00:25:09

    @IMPARCIALNa verdade o grande medo da Globo é a concorrência finalmente ter um programa que pode bater de frente com as novelas.Não gosto nem da globo nem da record, mas como já disseram, seria interessante ver como a globo se viraria sem o futebol. Se ela pagaria ainda mais pra voltar depois do prazo, se ela cobriria a oferta da record, etc.As vezes ela cobriria de qqr jeito, só tá sendo mais barato tentar implodir o C13.Mas que ela tem muito medo de perder o futebol, isso ela tem.

  22. Marcos

    25/02/2011 00:21:51

    Sério que a licitação saiu com erros de português?"Caso a emissora vencedora deseje, poderá fazer a capitação das imagens de forma concomitante." CAPITAÇÃO? não seria CAPTAÇÃO?

  23. Marcelo Mello

    25/02/2011 00:17:28

    A menos que estejamos diante de um caso de esquisofrenia coletiva, pois só louco rasga dinheiro, esses presidentes estão jogando contra os próprios clubes.

  24. Marcelo Mello

    25/02/2011 00:16:03

    Eu estava achando que o Corinthians e os times do Rio estivessem levando uma grana para racharem o Clube dos 13, agora estou começando a achar que os presidentes dos clubes é que estão ganhando uma bolinha pois é impossível que a Globo e a CBF paguem mais do que os clubes vão ganhar com os novos contratos. Corinthians e Flamengo ganharão este ano da Globo cerca de 30 milhões pelos direitos de transmissao, no novo contrato esse valor pode chegar a 70 milhões.

  25. Luiz Messias

    24/02/2011 21:50:10

    Juca pega leve com o rapaz, vai ver que ele bebeu quando escreveu o post dele.Antonio numa boa, vamos por partes como diria Jack (o estripador)1) O Juca meteu a boca no trobone falando contra o que o Andrés está fazendo e não a favor. "Capice" 2) Alias o cara que ele mais criticou, depois do RT, foi exatamente o Andres.3) O Juca defendeu a manutenção do clube dos 13 por achar que eventualmente ele conseguiram formar um Liga e destronar RT. (O que eu duvido muito, pra mim são todos farinha do mesmo saco e este episódio mostra isto)4) Pra você ter escrito o que escreveu você deve ter fumado e cheirado tudo que tinha direito pois vocês entendeu tudo ao contrário.

  26. Bitencourt

    24/02/2011 21:24:20

    O corinthians e o flamengo só estão pensando neles nessa situação, querem transformar o brasileiro (o campeonato mais disputado do mundo) num campeonato espanhol (o mais pragmático), onde os ditos "grandes" ficam com a fatia maior do bolo e os outros times dividem o resto.Seguindo uma lógica, se Sanches quer sair do C13, é por que quer aumentar sua fatia do bolo, financeiramente, vai tirar de alguém (outros clubes).Quem colar com os dois vai estar dando um tiro no proprio pé!

  27. DINHO TRI MUNDIAL

    24/02/2011 21:18:01

    O do Corinthians tambem é dos fiéis e não dos gaviões que não pagam ingresso.

  28. DINHO TRI MUNDIAL

    24/02/2011 21:16:27

    Pensar pior que voce, só o presidente do seu clube. Se abracem ignorantes.

  29. DINHO TRI MUNDIAL

    24/02/2011 21:14:59

    Sir Abravanel respondendo: "Muito obrigado, mas agora não tenho um puto".

  30. Andre Bruno

    24/02/2011 20:28:32

    Meu caro Juca,Estranhei apenas faltar um item que na minha opinião é muito importante: A emissora deveria POR CONTRATO dizer o nome do time se ele for empresa, e também do nome da Arena. Acho que isso seria muito importante para os clubes captarem mais recursos nos naming rights, principalmente agora com a copa e as novas construções.grande abraço

  31. Alvinegro do Timão

    24/02/2011 19:51:02

    É muito facil resolver esse impase. Corinthians X Guarani, por exemplo, ou São Paulo x Guarani. Qual dá mais audiência na TV? Então? é justo o SPFW receber a sua quota igual desse atual "bolsa familia"? Aqui jacaré! SPFW, não pode receber mais do que Palmeiras, nem igual, a Corinthians.Isto é mamar na teta dos rivais, e só acontece porque quem manda nessa negociata é o SPFW.

  32. Edinho

    24/02/2011 19:47:32

    Dale Suplicy!HahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaPergunta aos srs. presidentes quase ex-dissidentes: se essa licitação, com os termos e os valores propostos, não serve, o que querem eles?

  33. Ander

    24/02/2011 19:41:48

    O SBT está quebrado,a única emissora hoje capaz de fazer frente à Globo em termos de dinheiro é a Record,dinheiro dos fiéis,infelizmente.

  34. Marcos

    24/02/2011 19:32:23

    Tirar da Globo e dar pros Evangélicos? Vixi....

  35. Natanael Fernandes de Souza

    24/02/2011 18:53:26

    Um edital para "capitação" de recursos desse porte mereceria uma atenção maior por parte do seu elaborador.Captou a mensagem?

  36. Márcio Araújo de Sousa

    24/02/2011 18:36:02

    Caro Juca, me chamou a atenção o item I.6 da proposta, liberando a 2ª licenciada para a transmissão do jogo que ela achar conveniente, podendo assim termos um jogo na emissora 1 e outro na emissora 2, diferente do atual contrato onde a Globo obriga a Bandeirantes a transmitir o mesmo jogo.

  37. Renina

    24/02/2011 18:09:34

    Um jogo de cartas marcadas.Mudaram os jogadores e até o baralho, mas continuou um jogo de cartas marcadas.

  38. Pedro

    24/02/2011 18:07:45

    Parabens,temos o primeiro caso de cartel no Brasil. Com direito a ata, assinaturas e edital de venda do seu produto.Se fossemos pais sério, MP, CADE, etc.. interferiam para acabar com o cartel.

  39. O IMPARCIAL

    24/02/2011 18:04:13

    não vamos ser inocentes....alguem aí acha que a Record vai por futebol as 9 da noite ??voces acham que vão concorrer com a novela da globo ??qual patrocinador (os maiores do Brasil são da globo) vai baterde frente com o horario nobre da globo ??'mai' nunca na vida ....depois que ganharem a 'licitação'..um abraço pra 'nóis' ..esperem e confiram...

  40. CARvALHO

    24/02/2011 17:52:51

    Isso mesmo! Muuuuito inteligente! Cada um negocia "o seu" direito e entra sozinho em campo, né cara-pálida? Ou então, num jogo, p. ex, Flamengo e Goiás (com todo o respeito que o time do Goiás merece), o Fla pede um zilhão pelos seus direitos (com algum merecimento) e ao Goiás, que vai querer o mesmo, ou perto disso, as emissoras oferecem cem pratas, será que teremos jogo? Não adianta falar que cada um negocia o direito quando o mando é seu, porque no fim a birosca dá no mesmo, mas sem a confusão de se fazer separado.

  41. Tonhoprado

    24/02/2011 17:52:35

    Se o problema é o dinheiro do dízimo, então, a Record tem que ser fechada. Só no futebol que o "dindim" dos idiotas não pode ser gasto?

  42. Tonhoprado

    24/02/2011 17:46:22

    Concordo com José Aloísio Soares e vou além: o futebol não emplaca a 1ª metade do século. Vai virar um "caça à raposa"

  43. jsa

    24/02/2011 17:44:33

    Poque tanta soberba, wILSON?Poque, wILSON?wILSON, poque?

  44. Alexandre Zacarias

    24/02/2011 17:44:06

    Acho que a Globo vence esta licitação, apesar do poder financeiro da Record, ter uma vantagem inicial de 50 milhões, isso se fizerem a proposta mínima...esses 10% garantirão o BR na Globo.

  45. Antonio Carlos Rebello

    24/02/2011 17:37:49

    Fora Ricardo Kaddaffi. Fora TV Goebbels.Livre concorrencia já. Deveria já valer para 2011.Não quero assistir futebol às 22 horas após a novela das 9, que já foi das 8.A TV Goebbels compra os direitos de transmissão e não passa. No jogo de volley feminino no recente Grand Prix, Brasil e Italia, eu acordei pela madrugada e o jogo não foi transmitido. A TV Goebbels ca%#@ e andou para o publico, e é assim o tempo todo.Juka entra numa e volte a ser independente.

  46. Exuman

    24/02/2011 17:37:35

    Sou corinthiano e me ENVORGONHO desse Andres REBAIXADO Sanchez, que está sempre tentando desviar o foco das atenções de um time medíocre, com um técnico retranqueiro, que não conseguiu vencer o Tolima. A concorrência para os direitos do Brasileirão é uma necessidade, para que as pessoas não fiquem na mão de uma emissora que exige jogos às dez da noite, em um país tranquilo, sem violência, com infraestrutura de transportes como o Brasil. Andres REBAIXADO, pede pra sair, porque você não representa em nada o Corinthians e só faz M....

  47. Tiago

    24/02/2011 17:29:06

    E alguém aí ainda aguenta ouvir o Galvão Bueno falando merd....?Ou a falta de personalidade do Cléber Machado?Sem falar no horário dos jogos e tudo mais.

  48. Guilherme

    24/02/2011 17:28:25

    O negócio futebol apesar de envolver números grandiosos, é menos rentável do que muitos imaginam ou tentam vender. Pesquisas e números para comprovar isso não faltam. Mas francamente, prefiro mil vezes ver meu time jogar do que ficar vendo as peladas da Copa do Mundo, que na última copa foram em abundância. Final da Copa do Mundo? Senão tiver um time com um futebol realmente interessante, prefiro ver final de qualquer outro torneio importante, como Champions ou Libertadores.

  49. Rodrigo Macedo

    24/02/2011 17:28:23

    Boa tarde a todos , estamos vendo um briga de direitos de futebol ou melhor passando o posto para um novo monopolio.acho que os clubes tem que ser organizar melhor , para de achar quem e melhor que o outro e dicidir o melhor para todos , e pensar no torcedor ele sim que dar dinheiro , com audiéncia para tv , compra de ingressos e camisa do time .trabalho com direitos de filmes para tv e sei como e issoA Record não e um emissora de boa qualidade com programa e visa muito a audiencia e pensado em ser primeiro lugar .um grade de promagracão ruim com programas repetidos etc.... e usar da boa fe das pessoas para tirar 10 % do seu salario acho o fimA Globo tb tem programas ruins com BBB e outros mais no geral tem qualidade e programas voltados a todos um grade muito boa e variadaacho que todas possa passar os jogos e dai monstrar que tem a melhor quaildade de transmissão e os jogos nos dia de semana as 21 horas acho um horario muito bom .No geral a qualidade sempre vai ser a preferencia do publico e digo a Record ainda esta muito longe disso e não que sou a favor da Globo mais ele no momento e melhor nesse quesito chamado esporte que amanos tanto

  50. Tiago

    24/02/2011 17:26:44

    huahuahuahua, muito boa a cena !!! parabéns pela criatividade.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso