Blog do Juca Kfouri

Vem aí a Associação Nacional do Torcedor

Juca Kfouri

Chris Gaffney, nascido nos Estados Unidos,  é autor do livro “Temples of the Earthbound Gods”, sobre a arquitetura de estádios de futebol, tratados como santuários.

É também professor visitante na Escola de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense e  pesquisa e escreve sobre os efeitos dos mega-eventos esportivos no Rio e no Brasil. (www.geostadia.blogspot.com).

Quem esta com ele à frente da organização do que estão chamando de ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO TORCEDOR é Marcos Alvito, também professor na UFF e Mestre em História Social das Idéias pela mesma universidade, além de Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

Ambos querem construir uma organização nacional que entre nos debates com a cartolagem, entre nos estádios com faixas para a torcedor comum ver e, pelo sítio do movimento, se informar melhor sobre o que está acontecendo com a preparação da  Copa do Mundo no Brasil.

Como há pesquisadores de alto nível atrás do assunto, e pela indignação diante do que avaliam como apropriação da cultura brasileira de futebol pela grande mídia,  cartolas, FIFA e CBF,  os dois professores decidiram começar uma verdadeira  guerra de informação para tentar estabelecer um pouco de democracia no futebol brasileiro.

O movimento considera que o futebol brasileiro é um patrimônio cultural e que esse patrimônio esta sendo violado, apropriado e vendido nas formas mais diversas e perversas possíveis.

Seus lançadores, afirmam:

“Sabemos que essa organização tem a possibilidade de explodir numa rede nacional em pouco tempo. Sabemos também que estamos correndo atrás do relógio, contra os poderes já estabelecidos, e as demais forças do capital internacional”.

O endereço para quem quiser se informar e se associar é http://www.torcedores.org .

Neste domingo, no Engenhão, por ocasião do clássico entre Fluminense e Botafogo, a Associação Nacional do Torcedor dever fazer sua primeira aparição pública.

  1. Klaus BG

    05/12/2010 16:12:52

    Caro Sr. Juca Kfouri,Não concordo com o raciocínio da ANT, acredito que organizar uma Copa do Mundo, cobrar caro por ingressos nos estádios em todos os campeonatos que envolvem os clubes brasileiros de alto nível, seja uma forma de alienar ou distanciar o povo do seu patrimônio cultural que é o futebol.Acredito que a cultura e o espetaculo de alto nível não são inimigos.É impossível manter o Espetaculo do futebol sem oferecer qualidade ao espectador, ou seja investindo em melhorias nos estádios, melhorando a qualidade dos elencos repatriando grandes craques, oferecendo mais canais de mídias para a transmissão dos jogos, sem que o preço do ingresso aumente e seja até considerado de forma realista como elitista.O meu ponto principal é o seguinte a cultura tem de ser incrementada no dia-a-dia, nas escolas, nos campos de futebol públicos onde se pode praticar o esporte, é a pratica do esporte que vai enriquecer a nossa cultura.Analogia possível é com a música, pois existem os grandes shows realizados em estádios de futebol com seus preços caríssimos (muito mais que os do futebol) e ainda assim existe o palco no pequeno bar onde a música é verdadeiramente difundida as massas.gostaria também de esclarecer que quanto a Copa do Mundo do Brasil, é fundamental o apoio popular ao evento, porém apoiar não quer disser falta de organização e fiscalização.Não ao desmando, não a corrupção, sempre.Klaus BG

  2. Frederico Pinheiro

    05/12/2010 15:53:27

    Ótima iniciativa.Mas, Juca, vem cá! Não pode elitizar o público, encarecendo os valores dos ingressos. Ótimo! Mas pode elitizar os campeonatos, afastando os clubes e/ou centros menos ricos (leia-se elitismo dos pontos corridos e Brasileirão enxuto)? Hum... Explica pra mim isso, que eu fiquei confuso.

  3. Aroldo Mota Valença

    01/12/2010 02:38:21

    Tenho pronto um regulamento feito a partir da Copa de 1982 que dará uma gande contribuição pra restaurar o futebol arte com gols que, segundo o próprio Presidente da FIFA, Joseph Blatter, o gol que faz o entusiasmo do torcedor de futebol: " o futebol não tem sido ruim mas não há gols suficientes e quando não há gols o público não se entusiasma, porque a essêcia do jogo é gol." Desejo fazer parte desta associção.

  4. FELIPE TOBAR

    14/10/2010 08:53:38

    Juca!Parabens pela iniciativa! Será de extrema valia para que reestabeleçamos o sentimento de paixão e romantismo nos estádios brasileiros. A violência precisa ser erradicada.Ademais, me coloco a disposição para trabalhar nos estudos do projeto! Estou elaborando em paralelo, um projeto de pesquisa acerca das alterações do Estatuto do Torcedor. Penso que posso colaborar daqui de Joinville-SC, toda região Sul e um pouco de SP, RJ e MG. Grande abraço!Seu blog já esta nos favoritos do meu blog!FELIPE TOBAR

  5. Luiz

    13/10/2010 21:58:55

    Prezado José Eustáquio, Sou Luiz Guilherme Burlamaqui, Diretor-Torcedor (provisório) da Associação Nacional do Torcedor. Gostaria de lhe dizer que não temos qualquer vinculação partidária, muito menos com o Partido dos Trabalhadores ou ONGs de qualquer tipo. Além do quê, de início, nossa verba é gratuita, queremos nos organizar coletivamente para combater um determinado processo, controlar os gastos do dinheiro público e fazer com que o torcedor seja também um cidadão participante nos processos de transformação do futebol brasileiro. Prezado Jorge, Quanto aos dados do CPF, José pode ficar tranquilo que estamos instalando um sistema bastante eficaz de segurança. Se preferir, no entanto, pode me enviar a ficha preenchida por email, luiz_burlamaqui@hotmail.com. Estou à disposição para qualquer dúvidas.

  6. Luiz

    13/10/2010 21:49:53

    Sou Diretor-Torcedor da Associação, e queria dizer que não temos nenhuma ligação com qualquer partido político, muito menos o 'PT', ou o 'PSDB'.Quanto aos dados, é importante fazer mais do que se cadastrar. Estamos instalando um software de segurança no site.

  7. Alexandre Pipo

    13/10/2010 21:24:06

    outro lixo no futebol brasileiro!

  8. Luiz Moraes

    13/10/2010 17:36:53

    Este é o meu medo também. Eles aparelharam tudo neste país. Toda e qualquer manifestação me é suspeita, ainda mais quando tem suporte de ONGs e afins.

  9. renato cot

    13/10/2010 13:37:44

    Até concordo que o discurso está obsoleto mas é melhor que a inação, concorda?

  10. renato cot

    13/10/2010 13:31:09

    Tem toda razão, Jorge, apesar de que os nossos dados pessoais podem ser acessados o tempo todo nos diversos sites "seguros" que vendem informações a terceiros( receita federal inclusive)Se no início já tem essa burocracia toda sem nenhuma garantia, formal ou informal, de confidencialidade, o futuro não parece ser brilhante

  11. Cely

    13/10/2010 12:01:49

    Duvido que deixem isso sair do papel.Só vou citar três impecílios: Globo - Governo e CBFOu seja, pena que fica só na teoria.

  12. nuncaantesnahistoriadessepais

    13/10/2010 10:14:43

    é alvinegro do timão!pode ter certeza nem tudo é teoria da CONSPIRAÇÃO, aguarde os proximos episodios que se acontecer o que eu já estou sabendo, vc vai ver muita gente caindo as mascaras!tem indicios fortissimos, é como disse no corinthians é dificil esconder as coisas por muito tempo!

  13. Jorge Dias

    13/10/2010 09:23:07

    Juca,Acho legal a iniciativa e até fui me cadastrar, mas informar dados como CPF é meio complicado, até por questões de desconhecermos a segurança do site.Se acessado (hackeado), podem ocorrer fraudes (inclusive bancárias) pois tem praticamente todos os dados para a prática do delito.Como você conhece as pessoas, poderia recomendar uma "redução" dos dados em questãoabraços

  14. José Eustaquio de Andrade

    13/10/2010 07:03:45

    Juca , mais uma manobra do PT de Dilma, para ter controle dos votos das principais torcidas do futebol brasileiro. Torcida brasileira, abra os olhos, tá na cara. José Eustaquio - Minas Gerais

  15. Cafe Bruges

    13/10/2010 06:20:48

    It is good, that such intellectual people are taking interest in 'Democracy of Brazilian Football'

  16. luiz Moraes

    13/10/2010 02:11:24

    "Contra demais forças do capital internacional". O velho discurso caduco de esquerda. Não irá pra frente.

  17. Alvinegro do TIMÃO

    13/10/2010 01:57:49

    Amigão. O Adilson pegou um time montado, com uma estrutura defensiva bem montada, e era um parto fazer gol no Corinthians.Desmontou, e montou um esquema porra loca. O que fez o time correr, durante 90 minutos, as quartas e domingos, estourou meio time.Com seu esquema de abandonar ao Deus dará, a dupla de zaga, completamente sem proteção, com volantes e meias jogando no ataque, a defesa ficou uma baba.Mano Menezes, apesar de todas as criticas montou uma equipe que era dificil de ser batida, e Adilson desmontou em 30 dias.Perdeu jogadores?Sim. Colaborou para o stress desses? Sim.Muito ruim, e porra louca.Arrumar desculpas para sua saida, é teorias da conspiração é uma idiotice.Se o time estivesse tão bem como estava com Mano, nada disso aconteceria.E afirmar que todos no Corinthians, Depto, Medico, jogadores, diretoria, desejava esse desfecho, é simplesmente uma insanidade, ou desejo oculto.O erro foi cedero Mano para a seleção. Aliás todo mundo falava, que o R.Teixeira, queria tirar o Murici do Fluminense, para ajudar o Corinthians.Palhaço quem disse isso. Quer dizer então que ao tirar o Mano do Corinthians, pretendia o que? Ajudar o Corinthians.?Vão plantar batatinhas, abutraiada!

  18. paranaense

    13/10/2010 01:46:36

    Juca,Proximo tecnico do Corinthians: ZICO

  19. Glória Marques

    13/10/2010 01:46:19

    Faça sua parte, roupa suja se lava em casa. Vc alguma vez tentou conversar com o Padre de sua Paróquia? Buscou saber o que acontece lá, com relação a pedofilia? Participou da sua comunidade nas reuniões, nas palestras e até nas missas?Participa de alguma Pastoral? Sabe quem é o Santo Padroeiro da igreja onde vc frequenta?Sabe ao menos o nome do Padre?Se vc disse não a qq uma das questõies... o erro tbm é seu!Que Católico vc é, se vem para um ]Blog Esportivo detonar a religião que vc mesmo escolheu?Hum hum hum!

  20. Glória Marques

    13/10/2010 01:37:00

    Juca... Vc tem saco de Filó!Brasileiro é assim... (Ainda bem que não são TODOS!)Paga a net pra dar pitaco no Blog dos outros (O seu!) e pra reclamar:Reclama do time dele, (Pq perdeu)Reclama do time dos outros, (Pq nunca ganha limpo)Reclama que o ingresso é caro...Reclama que não tem transporte para ir ao Estádio...Reclama da segurança nos Estádios...Reclama das torcidas...Reclama de quem escreve o Blog...E qdo aparece uma oportunidade que está acenando com uma melhoria no esporte que encanta o mundo e que aqui no Brasil ainda e apesar de tudo... ainda encanta... reclama, reclama, reclama...Ao invés de só reclamar... Vá a luta, busque soluções... Participe, ajude, faça alguma coisa!Mas pare de SÓ reclamar!!!

  21. Rodrigo Nunes

    13/10/2010 01:12:43

    JUCA , é um fio de esperança afinal? Terá todo meu apoio como torcedor e admirador da causa.

  22. Marcão

    13/10/2010 00:44:47

    Grande projeto, muito boa idéia!Seria ótimo se conseguissem lutar contra a corrupção dentro dos clubes e a apropriação dos clubes pela CBF.Além de combater a safadeza de investir dinheiro público em futuros estádios para a copa, como esse tal do Teixeirão para o Corinthians.

  23. Junior Bonora

    13/10/2010 00:43:36

    Ótimo post Juca!

  24. Carlos Eduardo Gatto Sâmia

    13/10/2010 00:37:16

    Acho que os jogadores do Corinthians fizeram corpo mole! Foi só o Adilson sair que voltaram Ralf e Ronaldo! Sacanagemwww.jogadademestres.blogspot.comMeu blog Juca, dê uma opiniao sobre ele se possivel??Muito obrigadoAbraços!!

  25. Anderlei - Blogueiro do Flanews

    13/10/2010 00:16:52

    Que seja concluído o objetivo desta nova associação, e que seus criadores não abandonem este projeto, que tem tudo para ser um grande sucesso.

  26. Tarcísio Gaspar

    12/10/2010 23:38:29

    Olá Juca, Fui aluno de Marcos Alvito, grande professor de história, compromissado com ensino democrático e crítico. Legal vc dar espaço à iniciativa. abraço.

  27. Carlos Frasson

    12/10/2010 22:37:37

    Sr. Jucao que o sr me diz do ENORME Ronaldo nao poder jogar ate no domingo e 2 dias depois ja pode? o Ralf so iria voltar em novembro e hj ja treinou normalmente? Os medicos do seu time sao tao bons assim ou esses dois jogadores queimaram o Adilson?

  28. ismael de avila filho

    12/10/2010 22:32:02

    juca, mais um time de futebol está trocando de cidade,depois do barueri, agora é a vez do guaratinguetá. e a federação se cala . até onde isso vai dar.

  29. Cristian

    12/10/2010 22:27:54

    Não vai dar em nada...

  30. Filipe

    12/10/2010 22:09:10

    Valeu, JP! Vamos juntos! Pelo futebol!

  31. Filipe

    12/10/2010 22:06:18

    Olá, Firmino! Não há outros interesses que não sejam os dos torcedores de futebol! Nenhum interesse político paralelo. Suas reflexões a respeito de boicotes fazem sentido. No entanto, me parece que a luta (através de boicotes ou de qualquer outra maneira) só consegue ser eficiente caso exista uma ação organizada e coletiva.`Para isso nasce a Associação: para que possamos debater e encontrar soluções favoráveis aos torcedores. Abraço!

  32. M.9

    12/10/2010 21:54:56

    O Ronaldo preciaa voltar e assumir a liderança do timãoO timão sempre teve um lider (Neto, Socrates, Marcelinho e outros)Tá na hora de alguém assumir esta posição e parar de ter panelinhasVamos meu timão, tá hora de brilhar !!!!!!!!

  33. Ricardo

    12/10/2010 21:45:00

    Que bom.......eles tambem vão dar um estádio ao Corinthians? ou uma classificação e título da libertadores?o Lula ta quase la...........................e a mediocridade continua.................................

  34. nuncaantesnahistoriadessepais

    12/10/2010 21:31:41

    ainda sobre a historia do adilson PARDAL batista, que já deve estar lá na gelada curitiba!analisando algumas informações no dia de hj, ainda acho que continua muito estranho sua "demissão", ainda não se sabe se ele pediu ou aceitou o convite do GOBBÃO e pediu para sair! o que pode se concluir são as ações anteriores e posteriores a esse fato:1) domingo quase o fumante presidente ANDRES desmanches foi ameaçado e quase foi para o pau dentro do pacaembu, foi protegido pelos seus seguranças, e se refugiou no vestiario.2) depois disso ele foi pressionado a deixar os seus amigos "torcedores" a pessionar o adilson e os jds de novo, o adilson nao aceitou.3) como jogadores melhoram tão rapidamente, só faltou o J.H!4) será que os médicos do TIMÃO estão sendo eficientes, está muito estranho algumas coisas.5) porque parece que alguns jogadores estão fazendo corpo mole, e estão caindo muito, principalemente no segundo tempo?¨6) e o que o ADILSON não aceitou de INGERENCIA no seu trabalho, algo ele não aceitou há algum tempo se submeter, o que será?são varias teorias, com fundo de logica ou extremas coencedencias,. Agora que é muito estranho mudar um tecnico que estava a 17 partidas no comando de um clube isso é, o adilson inventa, inventa, mais inventava no gremio, no cruzeiro, ou seja, o ANDRES sabia ou tinha a obrigaçao de saber que ele era assim, então eu não acredito que o adilson foi por isso, e como disse no TIMÃO é dificil esconder as coisas!ANDRES E GOBBÃO a batata de vcs está assando, tem algo nebuloso no ar, não se esqueçam cobra de quem o sanches é, até hj ele se aconselha com ele no sitio em itaperica da serra, e com aquele tb que hj mora na inglaterra!

  35. caio graco neves de sá

    12/10/2010 21:19:53

    Quando li a afirmação acerca do "capital internacional" (o que eles pretendem dizer com tal expressão?) percebi logo qual a intenção de tal organização. Agora a esquerda deseja também interferir e dominar uma das expressões mais espontâneas do nosso povo: a torcida de futebol. Não é surpresa. Pensando bem, até que demorou.

  36. Maurício Carmona

    12/10/2010 20:52:07

    Acho que toda idéia que nasce com um propósito justo, merece ser levada em consideração. Até porque, nós torcedores somos obrigados a suportar algumas coisas tão sofríveis. Estava eu lendo o blog do Perrone e vi que tem comentarista esportivo metendo o pau em técnico das categorias de base do Corinthians por causa de interesse financeiro... Veja só ? A que ponto chegamos. Corremos o risco de estarmos ouvindo um cara que quer é saber de grana, e não de comentários de futebol...

  37. Firmino Leal jr

    12/10/2010 20:36:51

    A melhor forma de ação do torcedor é é não alimentar financeiramente os clubes comprando produtos, ingressos para jogos ou mesmo acesso aos canais fechados. O resto é só uma forma de se criar personalidades com fins políticos! Se não está de acordo com as atitudes de um time ou federação, não vá aos estádios!!! Não compre produtos como camisas ou bonequinhos, pois o que alimenta os clubes é o dinheiro de cada um de nós.Façam um teste, deixem de assistir os jogos ou mesmo de ir aos estádios, vamos dar um gelo nos clubes e depois podemos fazer as reinvindicações que quisermos, pois somos seus clientes! Será que alguma instituição abraçaria essa causa?

  38. Fernando

    12/10/2010 20:33:06

    Não vai falar nada do seu time querendo tirar técnico de outro?Ah, a moral só vale para o SPFC pelo jeito.É por isso que sua credibilidade está cada dia menor

  39. José Antônio Machado

    12/10/2010 20:19:56

    Ótima iniciativa, afinal apenas e tão somente das mobilizações de base é que algo muda, vez que tenham a certeza se a maioria dos Brasileiros, não fossem coniventes culsposamente ou dolosamente com o "dirigismo" do futebol à finalidade de manter uma casta "gigolando" o esporte como ora ocorre tudo já haveria mudado.Teríamos a devida democratização nas escolhas de Presidentes de clubes, Federações e notadamente da Confederação Brasileira de Futebol.O que se vê são os dirigentes de clubes (a maioria esmagadora) e notadamente a CBF 'GIGOLANDO" nossos sentimentos de torcedores de clubes e as patriotadas nas copas, onde ninguém, seja torcedor ou representante da mídia possa participar emitindo opiniões sobre o paradigma de seleção escolhido pelos Deuses da CBF, como se os torcedores o fossem idiotas só para consumir os produtos que esta entidade contrata com seus patrocinadores e o dinhiero sabe-se Deus onde vai.A iniciativa é ótima, mas vai levar tempo a que alguma coisa mude, vez que os dirigentes são a expressão da média do pensamento de nosso povo, ninguém indigna-se em ver um político desviando verbas públicas porque está errado e ponto, afinal quantos serviços públicos o seriam feitos com tal dinheiro, indignam-se sim porque não o podem participar do golpe.

  40. Roberto D

    12/10/2010 20:13:07

    Mas que pataquada!Patrimonio cultural é o futebol que se joga nos campinhos espalhados pelo Brasil afora.Colocar o futebol profissional a nível de patrimônio cultural é de fazer chorar de rir.São mais dois intelectuais que vão escrever teses e livros para meia dúzia de tontos, eu incluído, ler.

  41. carlos alberto pessoa

    12/10/2010 20:12:19

    capital internacional?!quá-quá-quá!o q estes babacas querem?volta ao amadorismo?fechamento das fronteiras?campeonatos de bairros?vão ler Marx&Engels!

  42. Leonardo Bueno

    12/10/2010 20:06:28

    Questão ortográfica: a tradução de "site" para o português é saite. "Sítio" é um termo utilizado em Portugal.

  43. Marcos Chavarelli

    12/10/2010 19:30:47

    Como disse o colega Januário, de fato é bem vindo, por ser algo que vai contra a soberania da CBF e contra o monopólio dos cartolas e mídias.Sou corintiano. Amo o Corinthians! Mas por não ser assíduo nos estádios nem sócio por enquanto, vejo minha participação no futuro estádio ficar reduzida cada vez mais. Parece justo, pois realmente quem está mais próximo se empenha mais e tem mais oportunidade de prestigiar nosso Timão. Por outro lado, a temática da exclusão proposta pela http://torcedores.org realmente faz sentido, ao mesmo tempo que o poderio nada democrático se concentra na mãos de pessoas que nem sempre visam o futebol, e sim outros interesses.Me sinto defendido pelas idéias apresentadas e vou também aderir, por uma questão de justiça, e por um futebol cada vez mais livre, mas sempre futebol, não política como está virando.Senti falta de uma opinião de nosso querido Juca, de forma que coloque outras variáveis nessa equação que talvez possa contextualizar melhor uma idéia científica com a realidade como ela é.E aí, mestre Juca?

  44. Fernando Gentil

    12/10/2010 19:26:26

    JucaPapo furado! vocês da imprensa dizem sempre que o lugar de torcedor é na arquibancada ou sentado no sofá diante da televisão.Sómente são mais algumas pessoas,aproveitando a midia que o futebol proporciona.Se são academicos,como me parece,melhor prestarem seus conhecimentos na Universidade e não ficarem atrás de torcedores.Abraços

  45. GIL

    12/10/2010 19:15:08

    juca,pesso uma coisa pra igreja catolica,meu cuida dos casos de pedofilia e deixa a politica fora,aborto a igreja julga a dilma,mas apoia o serra,comete um crime ai,apoia um partido com odio do outro,mais um crime da igreja,que pecado covarde,eu tenho vergonha de ser catolico,por causa desses corruptos que estão na igreja.

  46. Januario

    12/10/2010 19:11:55

    Qualquer coisa que for feita como contraponto a ricardo texera e seus asseclas é bem vinda, este é um assunto delicado e precisamos saber como que esta associação vai funcionar. Em materia de organização já temos torcidas organizadas que são esta maravilha que esta por ai, que não passam de grupos que vivem as custas do futebol e dão sustentação a todo tipo de sacagem que se tem noticia.Particularmente gostaria de algo que funcionasse como proteção ao torcedor comum aquele que vai ao estadio só para torcer por seu time e é esbulhado em seus direitos em todos os sentidos.O que tem de gente mamando no futebol e enriquecendo da noite para o dia é uma grandeza e o interessante é que ninguem, com honrosas exceções colocam isto em pauta.Até quando teremos que aturar ricardo texera esta pústula crônica que ninguem consegue extirpar, e este sujeito manda e desmanda no futebol brasileiro e mundial.

  47. JP

    12/10/2010 19:09:42

    Mais um sócio... tomara que tome corpo e realmente afete as decisões sobre a Copa e Olimpíadas.

  48. Sérgio Santana dos Passos

    12/10/2010 18:40:26

    No Brasil? Será que eles já pediram pra cartolagem? Sei não hem...

  49. Hugo

    12/10/2010 18:32:16

    Só futebol...

  50. José Eustaquio de Andrade

    12/10/2010 17:58:45

    Juca, depois da aproximação do PT com o Corinthias, está incentivando outros políticos tomar essa iniciativa. O torcida está sendo usada pelo PT , com promessas de Estádio , presidente Sanches sendo foco de jornais e televisão, seus ex -jogadores como Ronaldo e Roberto Carlos mandando, enquanto isso o time afunda. Politicos tem tempo para planejar como conseguir votos, através da paixão da torcida fica fácil. O PT viu isso no Corinthias, primeiro arranjou emprego pro filho Presidente Lula, depois colocou o André Sanches chefe comitiva da Seleção na Africa, agora o Estadio, enquanto vai pedindo voto prá Dilma, e o time despenca. Isto vai custar caro pro clube, daqui a pouco eles estão tomando conta de tudo, como foi no Vasco com Eurico, no Flamengo com Márcio Braga e outros. Depois leva anos prá derrubar, e o TIME VAI PAGANDO A CONTA e eles mais poderosos. Abra os braços e os olhos, fiel torcida. José Eustaquio - Abaeté - Minas Gerais.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso