Em Rustemburgo, tudo fica igual
Por RAFAEL BELATTINI
Depois de ver a Alemanha perder para Sérvia, Gana tinha uma grande chance de garantir sua classificação para as oitavas de final.
O adversário era a Austrália, que não jogou nada contra os alemães. Mas os africanos não souberam aproveitar a oportunidade.
O jogo começou brigado no meio de campo. Até que o goleiro de gana resolveu apanhar da bola.
Não dá para culpar a Jabulani pela falha de Kingson. O goleiro ganês bateu roupa ao tentar defender a cobrança de falta de Bresciano. O rebote sobrou para Holman e fazer 1 a 0 para a Austrália.
Em desvantagem, os africanos adiantaram a marcação e tentavam pressionar.
A pressão funcionou e o gol de empate só não saiu no chute de Ayew por que Kewell mostrou para Kingson como defender.
O problema é que Kewell é atacante. Pênalti marcado e o australiano foi mandado mais cedo para o chuveiro.
Gyan, que marcou em cobrança de pênalti na partida contra a Sérvia, cobrou com perfeição e deixou tudo igual no placar do estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo.
O primeiro tempo terminou empatado por que Gana, apesar de dominar o jogo, sofria com a falta de criatividade de seu meio de campo.
A melhor chance foi de Boateng, que chutou rasteiro e Schwarzer defendeu.
A segunda etapa tinha o mesmo cenário. A Austrália toda recuada e Gana atrás da vitória para enfrentar a Alemanha na última rodada com mais tranquilidade.
O interessante é que, mesmo em vantagem numérica, os ganeses tiveram tantas chances reais de marcar quanto de sofrer o gol.
Aos 22, Abeyie fez bela jogada individual e bateu cruzado. A bola passou na frente do gol sem que ninguém tocasse para o fundo das redes.
Cinco minutos depois, os australianos chegaram perto do segundo gol, mas Wilkshire demorou para bater e chutou em cima do goleiro. O rebote foi desperdiçado por Emerton.
Nem parecia que os australianos jogavam com um a menos, dado o equilíbrio apresentado em campo.
Não saiu mais nenhum gol e o empate deixa tudo aberto no grupo D. Os ganeses encaram a Alemanha precisando de um empate, mas os alemães chegam pressionados.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/