Reviravolta?
No São Paulo não são poucos os que querem fazer uma réplica da Taça das Bolinhas para entregá-la ao Flamengo.
Seria pouco.
A taça do Flamengo tem de ser a original, por ser ele o primeiro pentacampeão brasileiro, do mesmo modo que o São Paulo é o primeiro hexacampeão.
Bacana seria o São Paulo entregar a taça ao rubro-negro e receber uma réplica de volta.
Como pode ser bacana, também, a realização de outra ideia que corre no corredores do Morumbi: botar a taça em disputa, um jogo no Morumbi, outro no Maracanã, durante a Copa do Mundo, quando não terá futebol no país.
Disputa que, é claro, não alteraria a uma questão de princípio, qual seja, a de que o Flamengo é o primeiro pentacampeão.
Mas, segundo o "Globo", e o "Estado de S.Paulo", de hoje, há possibilidade de uma reviravolta, caso chegue às mãos da CBF o documento em que o próprio Sport reconhece a existência de dois campeões em 1987.
Documento este que o Clube dos 13 garante ter enviado à CBF e a CBF garante jamais ter recebido.
O que dá, apenas, a medida dos usos e costumes de ambos.
Aliás, Ricardo Teixeira ontem mostrou-se tão desinformado sobre o tema que disse ser a taça "complemento do torneio de 1987".
"Complemento" uma ova.
A taça foi feita para o pentacampeão e em 1987 o Flamengo foi tetra e nem podia, então, reivindicá-la, coisa que só passou a fazer depois do título de 1992.
Em tempo: se esta reviravolta mudar a decisão da CBF que, então, entregará a taça ao Flamengo, não mudará a visão que o blog tem da questão.
Só houve um campeão brasileiro legítimo em 1987: o Clube de Regatas do Flamengo.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/