Blog do Juca Kfouri

Verdade oculta

Juca Kfouri

Nenhum dirigente do Palmeiras admitirá em público.


Mas a direção do clube está convencida de que os pedidos à Fifa de Fluminense e Corinthians para que fossem reconhecidos também como equivalentes ao Mundial de Clubes a Taça Rio de 1952 e a Pequena Taça do Mundo, de Caracas, em 1953, atrapalharam a oficialização da Copa Rio de 1951 como tal.


O pedido do Flu não teve nenhuma malícia.


Apenas pedia coerência.


Já o do rival estadual só teve.

  1. Andre

    05/05/2012 22:21:26

    Declaração de Jules Rimet sobre a Copa Rio publicada no Jornal do Brasil de 05 de abril de 1951: “se trata de um assunto de competência exclusiva da Confederação Brasileira de Deportos”.Declaração de Otttorino Barassi publicada no Jornal do Brasil de 12 de abril de 1951: “Tudo está como estava previsto e portanto o Torneio dos Campeões será um fato na data prevista. O assunto nem sequer era já de competência da FIFA e como tal nem mesmo foi tratado nas reuniões deste organismo.”Pois bem: tem gente que diz que Manchester e Real vieram ao Brasil "a passeio" em 2000, não entro na veracicade ou não disso, mas o Mundial FIFA 2000 foi desde sempre um Mundial Oficial FIFA. Todo mundo já sabia disso antes da competição se realizar. Tem gente que diz que os europeus não ligavam para a Intercontinental, não discuto isso, mas a Intercontinental foi desde sempre uma competição criada para a indicar o campeão conjunto de Europa e América do Sul, todo mundo sempre soube disso desde que a competição foi criada. Quem valorizou mais ou menos a Intercontinental ou o Mundial FIFA, fez suas escolhas consciente do que eram essas competições.No caso da Copa Rio, a FIFA deixou claro em abril de 1951 que o eventoera do CBD, mas não dela. Tottenham, Milan e clubes espanhóis foram convidados à Copa Rio de 1951 e não quiseram participar. Real Madrid, Barcelona, Hibernian, Juventus e Newscastle foram convidados à Copa Rio de 1952 e não quiseram participar. A informação que eles tinham quando recusaram a competição é que aquela não era uma competição da FIFA. Se eles tivessem sabido que aquela competição "seria", "se tornaria", da FIFA, será que eles teriam recusado os convites para jogar a competição? A julgar pelo histórico de italianos e espanhóis na Copa Intercontinental e no Mundial FIFA, eu acho que com enorme probabilidade eles teriam aceitado os convites para jogar a Copa Rio se tivessem sabido da sua "fifalização" 50 anos depois... E times como Barcelona, Real Madrid, Milan e Juventus podem mudar a história de uma competição. É por isso que eu sou contra toda essa conversa de "reconhecimento", "unificação" e "oficialização" , uma conversa que só existe mesmo entre clubes brasileiros. Por isso, a FIFA fez muitíssimo bem quando deu aquela banana pro Palmeiras e pro Fluminense.

  2. Andre

    04/05/2012 12:41:22

    Mais uma descoberta importante sobre Copa Rio, mais especificamente sobre a falácia de que foi “apoiada”, “avalizada” ou “autorizada” pela FIFA. Eu já tinha, antes, demonstrado que isso era falso, citando a página 7 do PDF “50 Years of The European Cup” no site da UEFA, que diz claramente que em 1955 a FIFA disse que “seu estatuto só envolve competições de seleções, e competições de clubes não precisam de autorização da FIFA” e que Jules Rimet disse “a FIFA não precisa se envolver- os clubes que organizem suas competições”. Pois bem, mais um prova: procurem no Google o jornal espanhol El Mundo Deportivo e vejam a edição de 05 de abril de 1951. Jules Rimet afirma que o “torneio brasileiro de campeões não foi submetido à FIFA”: “no ha sido sometida a la FIFA”. O mesmo jornal (matérias de outras datas) afirma que a organização da competição teve participação de Rous (pela Federação inglesa), de Barassi (pela Federação Italiana) e também do presidente da Federação Uruguaia- mas nenhum deles é nunca citado como estando na competição a mando da FIFA ou representando a FIFA. A única matéria do jornal que cita FIFA e Copa Rio é essa na qual Rimet diz em entrevista que “torneio brasileiro de campeões não foi submetido à FIFA”. Bem, já vi muita gente dizendo (sem citar fonte) que em janeiro de 1951 a FIFA, através de Jules Rimet, deu “total apoio” à Copa Rio e nomeou Barassi à competição. Estranho: por todas as matérias do jornal espanhol El Mundo Deportivo, Barassi estava na Copa Rio pela Federação Italiana e já em 1951 Jules Rimet dizia que a FIFA não tinha nada a ver com a competição …

  3. Andre

    03/05/2012 15:17:16

    Quando eu cometo um erro, eu me retifico. Eu sempre percebi que Copa Rio de 1952 não passou de um torneieco, uma Teresa Herrera Carioca, mas tinha dúvidas quanto ao valor da de 1951, se era um Mundial mesmo, pois eu não tinha pesquisado o assunto mais porfundamente. Depois de pesquisar o assunto mais profundamente, vi que nenhuma das duas foi mundial coisa nenhuma, apenas dois torneios internacionais tais quais uma Teresa Herrera mesmo. Assim, retifico-me: retiro o que disse antes, e afirmo agora que não só a de 1952, mas a de 1951, foram duas Teresas Herreras brasileiras. Não vou colocar comentários repetidos aqui. Coloquei o resultado do que pesquisei sobre o assunto em meus comentários nos posts "Do blog do PVC" e "Não se irrite, palmeirense. Aja", aqui no blog do Juca. Em tempo: os maiores clichês ditos pelos palmeirenses e tricolores para "mundializar" a Copa Rio ("teve árbitros FIFA"; "teve aval do CBD") igualmente se aplicam à Pequena Copa do Mundo, que também teve árbitros estrangeiros, da FIFA e aval da Federação Venezuelana. Foram apenas dois torneios internacionais tipo Teresa Herrera, nenhum deles foi mundial. Em 2000, o Corinthians foi campeão mundial (sem prévia Libertadores e com a ajuda de erros da arbitragem) de um Mundial que o Palmeiras deveria ter jogado (era o então campeão da Libertadores) mas não jogou. O Palmeiras já tinha antes disso perdido pro Manchester, ia jogar o Mundial FIFA 2001 mas esse foi cancelado. Ficou chupando o dedo de Mundiais enquanto o Corinthians comemorava. Sentindo-se injustiçado e querendo um "mundial de consolação", o Palmeiras foi à FIFA adulterando a História tentando transformar torneio internacional amistoso em Mundial de Clubes. O Corinthians não quis ficar atrás e, em Roma, faça-se como os romanos: inventou torneio amistoso como Mundial para melar o pedido do Palmeiras. E foi muito bem feito pro Palmeiras, para aprender a não falsificar a História mendigando Mundial. Aliás, só para citar, clubes espanhóis (os mais importantes da Europa, os que ganharam mais Champions) foram convidados para as duas Copas Rio e não se interessaram por nenhum das duas; Barcelona e Real Madrid, os 2 maiores da Espanha, foram convidados para a Copa Rio de 1952; nenhum dos 2 quis, e nas mesmas datas da Copa Rio de 1952, o Real tava jogando a Pequena Copa do Mundo em Caracas... E em 1953, foi a vez do Barcelona jogar a Pequena Copa do Mundo. Comparando as duas, a Pequena Copa que o Corinthians ganhou foi muito mais valorizada na Espanha (e na Europa de forma geral) que a Copa Rio.Enfim, essa "mundialização" das competições amistosas dos anos 1950 é o evento mais ridículo da história do futebol brasileiro e é muito bem-feito a Palmeiras e Fluminense a banana que eles levaram da FIFA e o escárnio que sofrem por causa disso.

  4. André

    14/02/2012 13:14:24

    Fabiano, essa parte foi só zoação clubística.O Flu é tri brasileiro e maior campeão estadual do RJ no século XX. Não tem como ser pequeno. Minha zoação foi só: zoação.Andei sabendo que pintaram no Vasco "Vasco tricampeão sul-americano 1948-1998-2000", como se Mercosul (secundária) valesse como Libertadores (central) ou 1948 (precursor da central). Daqui a pouco vão pintar no Vasco penta-brasileiro por causa de Copa do Brasil 2011...De vez em quando aparecem os Fichéis e DInamites da vida para tentar apequenar os clubes que presidem. O que acaba gerando a zoação dos outros torcedores. Mas nem por isso os clubes deixam de ser grandes.

  5. Fabiano

    14/02/2012 03:17:52

    André, aceito todo seu argumento, e até concordo com você: não considero a Copa Rio um Mundial. Mas por favor, não caia no erro de generalizar. "Nada mais condigno a um clube que comemora Terceirona como se fosse Primeirona…" Meu caro aquilo ali foi coisa do David Fischel. Eu duvido que diretoria atual fizesse esse tipo de coisa. Duvido que a torcida se orgulhe dessa idiotice que o Fischel fez. (o que não quer dizer não nos orgulhamos da conquista, pois ele representa um período de mudança no clube.)

  6. André

    13/02/2012 18:10:02

    Coloco o link para o documento estatístico oficial da FIFA sobre seus Mundiais: http://www.fifa.com/mm/document/fifafacts/mencompcwc/01/15/71/66/statisticalkit_fcwcpostevent.pdf São citados os Mundiais FIFA e as Copas Intercontinental e Toyota. Nem uma palavra sobre a Copa Rio. Que o Mundial 1952 do Fluminense siga dando orgulho a seus torcedores e gargalhadas ao resto do Mundo!!!Em 2000, o Fluminense pintou no muro das Laranjeiras a inscrição "Fluminense Tricampeão Brasileiro 1970-84-99", sendo que o 99 dizia respeito à... Terceira Divisão! Não me surpreende que tricolores comemorem Copa Rio (uma Teresa Herrera carioca) como Mundial. Nada mais condigno a um clube que comemora Terceirona como se fosse Primeirona...

  7. André

    07/02/2012 17:50:03

    Vamos analisar as Copas Rio.Olhando com olhos de 2001 (quando Palmeiras pediu reconhecimento da FIFA à Copa Rio), as Copas Rio 1951-1952 não tinham argentino (maiores campeões da Libertadores até 2000) e os países europeus representados em 1951 ganharam 14 entre as 45 Ligas dos Campeões de 1956 a 2000 (apenas 31%), enquantos os europeus em 1952 ganharam 8 entre 45 (apenas 18%). Com olhos de hoje, nenhuma das duas vale como Mundial. Olhando como olhos da época, a de 1951 pelo menos tinha time italiano (bimundial 1934-1938 e campeã da Copa Latina 1951 via Milan, portanto único europeu que seria condigno num Mundial em 1952), representante italiano que não estava na de 1952- ou seja, a do Fluminense em 1952 não vale como Mundial nem para os padrões de qualidade da época... enfim, sobre "Fluminense campeão mundial 1952", só se ilude quem quer ...PS: o mesmo vale para a Rivadavia de 1953 do Vasco.

  8. André

    07/02/2012 16:14:55

    Na boa, chega a ser inacreditável o simplismo dos grandes "especialistas em futebol" brasileiros (Juca, Revista Placar, Odir) em tratar as Copas Rio de 1951 a 1952 como sendo a mesma competição... no ápice da superficialidade e simplismo, avaliam competições por nome/ano/local em vez de olhar o que realmente importa: aspecto técnico e oficialidade. A Copa Rio 1951 teve apoio da FIFA através do Otorino Barassi. A Copa Rio 1952 não teve. A Copa Rio 1951 teve representante da Itália (único europeu que já tinha sido campeão mundial, 1934-38). Em 1952 a preeminência italiana como europeu mais à altura dum Mundial de Clubes era ainda maior, pois o Milan venceu a Copa Latina de 1951 (então a competição de clubes mais importante da Europa- uma verdadeira Copa dos Campeões entre Itália, França, Portugal e Espanha). E a Copa Rio de 1952 não teve representante italiano.... E os "professores de futebol" continuam colocando a Copa Rio de 1951 no mesmo saco da de 1952... Olhando com olhos de 2001 (quando o Palmeiras fez o pedido de reconhecimento), nenhuma das duas vale como Mundial- a diferença que a do Flu em 1952 não vale como Mundial nem para os padrões da época....Em tempo: em 1953 o Corinthians era campeão do Rio-SP (virtual campeão brasileiro) e venceu na final o Barcelona (então campeão da Copa Latina)... Desculpe, prezado Juca, mas só ignorando o bom-senso para não ver que, entre as três, a única que definitivamente NÃO merece ser chamada de Mundial é exatamente a Flu-1952 que você tá defendendo...

  9. PALMEIRENSE

    30/05/2007 15:28:45

    Sou contra qualquer violência, se minhas palavras foram ácidas e ofenderam alguém, peço desculpas. Mas os fatos são claros: o SPFC pressiona muito nos bastidores e essa história já encheu o saco. Infelizmente os dirigentes de outros clubes poderiam protestar com mais rigor contra essas atitudes covardes dos mimadinhos do SPFC. Edmundo deveria ter sido expulso de campo. NÃO FOI. E agora o SPFC usa isso para fazer pressão nos bastidores. É uma pouca vergonha digna de um clube que, mesmo com tantos títulos, é sempre INFERIOR aos demais. E TEM MAIS: se o Santos for campeão da Libertadores, MUITOS SÃO PAULINOS estarão MUDANDO DE TIME!! É sempre assim com essa torcida de plástico.

  10. joelsonlima

    30/05/2007 14:14:53

    O Corinthians realmente inovou com o Mundial via canetada que virou moda agora.

  11. dalkimin

    30/05/2007 11:20:44

    O São Paulo não precisa de cartolas e arbitragem para ficar campeão, nós quando ficamos é na raça e na bola, pois se dependesse de CBF e arbitragem nós estaríamos na 10ª divisão, mas o São Paulo é o maior do País o resto sempre precisam de ajudinhas!Sem falar no roubo de domingo senão teria sido um passeio!

  12. ewertonspfc

    30/05/2007 07:09:17

    Parabéns ao Corinthians que foi o "melhor time do mundo no ano de 2000", não é? Só que isso foi em Janeiro de 2000 quando NENHUM campeonato do referido ano havia começado... Fantástico!!! Depois os portugueses é que são burros. Outra coisa, história de "mata_mata" entre SPFC e Palmeiras: 12 confrontos com 11 (eu disse 11) vitórias do SPFC e 1 (isso mesmo, 1!) do Palmeiras.

  13. JulioAS

    29/05/2007 20:34:03

    PODE N TER SIDO ASSIM UM CAMPEÃO, NÉ...MAS QUANDO O CORINTHIANS GANHOU DO CIANORTE A FESTA FOI IGUAL A UAM FESTA DIGAN DE CAMPEÃO MUNDIAL...ENTÃO AQUELE JOGO NÃO PODE DAR UMA TAÇA PRO MEU TIMÃO?CAMPEÃO MUNDIAL DE 2005...VICE O CIANORTE.!!!!!!!!

  14. Caio

    29/05/2007 20:32:13

    E outra, se esses torneios valerem como Mundial, o São Paulo podia pleitear o reconhecimento do Teresa Herrera, Ramon de Carranza e muitos outros... Seríamos no mínimo decacampeoes mundiais. Mas creio que a torcida nao teria o menor orgulho disso, serviria apenas para desmoralizar ainda mais esses pseudo-titulos dos nossos rivais.

  15. Caio

    29/05/2007 20:22:54

    Como são-paulino, espero que o título do Corinthians (Pequena Taça do Mundo) seja aceito pela FIFA. Desta forma, o meu Tricolor se tornará o único clube PENTA-CAMPEÃO DO MUNDO, superando os tris Milan, Real, Boca, Nacional e Penarol... Mas por outro lado (ou melhor, falando sério agora), isto só desmoralizaria não só esses "Mundiais" fajutos como os outros também... Mundial é o jogo entre o campeão europeu e o sul-americano, até 2004, e o da FIFA a partir do ano seguinte. O resto é Festival.

  16. Mauro Henrique

    29/05/2007 19:48:13

    [PALMEIRENSE] [Brasil] Qual a causa de tanto rancor no seu coraçãozinho? Hehehe... Somos mauricinhos sim, mas é daí? O que tem a ver? Agora COVARDE é quem não assina o nome nas mensagens que envia, isto sim...

  17. Juliano Carvalho

    29/05/2007 16:27:09

    Como se isso mudasse algo!Tanto as Copas Rio e Copas Toyota sao a mesmas coisa, ou seja, nada!

  18. amauri ielo

    29/05/2007 16:02:42

    Até nisso, vc quer ser mais realista do que o rei? Onde a incoerência ou malícia da pretensão do Corinthians. Vc precisa saber distinguir os incompetentes e supostos improbos dirigentes do Timão com a instituição e sua torcida que, como eu, não aprova Dualib e caterva. Sou obrigado a repetir, recomendando-lhe as obras de Daniel Goleman e Jeane Segal. Nao basta bom QI, é necessário elevar o seu QE :Com todo respeito, acho que vc não deveria comentar nada sobre o corinthians até aumentar seu QE (o QI é imutável, mas a inteligência emocional - QE - pode ser aprimorada. É que a preocupação em demonstrar isenção, afetando a expontaniedade, torna-o um crítico injusto com o timão e, às vezes, pueril e rídiculo.

  19. PALMEIRENSE

    29/05/2007 15:05:17

    [Humberto] [SPFC] , perca menos tempo vomitando suas opiniões inúteis e VAI ESTUDAR, SEMI-ANALFABETO.

  20. PALMEIRENSE

    29/05/2007 15:02:30

    TERCEIRA RODADA DO BRASILEIRÃO 2007: O sempre COVARDE SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE começa a sua armação extra-campo numa tentativa desesperada de tentar ser campeão. DESSA VEZ, começou cedo. No passado, telefonemas misteriosos a presidentes de comissões de arbitragens FORAM FUNDAMENTAIS para que essa pouca vergonha chamada SPFC ganhasse títulos. Agora o clube de mauricinhos e patricinhas apela novamente. É uma vergonha para o futebol brasileiro. Edmundo deveria ter sido expulso e PONTO FINAL. Mas essa ação de BASTIDORES SÓ PODE SER MESMO FRUTO DESSE CLUBE DE COVARDES CHAMADO SAO PAULO FUTEBOL CLUBE.

  21. zabf

    29/05/2007 14:15:37

    [PauloSantiago] [Goiania]. Cara. Eu me lembro que lá por 1960 quando só a UEFA e a Conmebol realizavam torneios continentais a FIFA oficializou a Copa Intercontinental como Campeonato Mundial Inter-clubes. Mas gostei muito da tua piada. Se realmente o título de 1951 do Palmeiras for validado todos os demais devem ser anulados. O Palmeiras deverá ser declarado o primeiro, único e último CAMPEÃO MUNDIAS INTER-CULBES da história da humanidade. Nunca jamais outro time poderá ostentar os solicitar a homologação de título neste semelhante.

  22. mballet

    29/05/2007 14:08:00

    Nem torcedor do Corinthians eu sou, mas se a FIFA validar a Taça Rio, então o Fluminense também é campeão mundial, assim como o Vasco no ano seguinte, e também são campeões mundiais TODOS os clubes que venceram a Pequena Taça do Mundo disputada na Venezuela, mais tradicional que a Taça Rio, incluindo aí mais um título do Corinthians e dois do São Paulo.

  23. zabf

    29/05/2007 13:57:10

    [donbernal.rn] [Natal - RN]. Prezado Amigo. Vovê me poupou mais uma postagem. Quando eu ia falar das dezenas de torneios importantes que Santos, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e outros times brasileiros ganharam no exterior contra os melhores times do mundo, você citou os torneios Tereza Herrera e o Ramón de Carranza que realmente foram autenticas mini-campeonatos mundiais inter-clubes pelo alto nível das equipes que participavam. Eram sempre as melhores do mundo no momento. Se a Copa Rio 1951, vale como Campeonato Mundial. Esses dois importantíssimos torneios espanhóis teriam muitos mais méritos para também serem declarados Campeonatos Mundiais de Clubes. Parabéns pela lembrança e obrigado pela dica.

  24. zabf

    29/05/2007 13:44:49

    [rodeluci] [Paulinia-SP]. Prezado amigo. Agora você me avivou uma antigas lembrança. No ano de 2000, durante o mês de janeiro eu ouvi falar que haveria um torneiozinho no Rio e São Paulo, onde além de Corinthians e Vasco, viriam os reservas, ou no mínimo os times mistos do Manchester United e do Real Madrid. Pois os Campeonatos e Copas da Inglaterra e da Espanha estavam em plena andamento e eram muito mais importante que esse torneiozinho. Fiquei sintonizado na Globo o mês inteiro para ver se eu assistia algumas partidas (já que é a Globo que monopoliza todas as grandes competições) e nada. Nadinha mesmo... Fiquei intrigado! Será que esse torneiozinho tinha se realizado mesmo? Agora você veio esclarecer essa dúvida. Realmente tal torneioxinho aconteceu mesmo mas foi patrocinado pela TV Bandeirantes. Bem pela importância do evento provavelmente a Globo se desinteressou e deve ter sido uma coisa muito fajuta, pior que a copinha de 1951.

  25. zabf

    29/05/2007 13:28:41

    [Enio] [Floripa] Prezado Enio. Concordo contigo. Nem Vasco nem Corinthians poderia participado da Copinha de 2000. O Campeão da Libertadores da América de 1999 foi o Palmeiras e ele éra o único habilitado á competir. Nem o Real Madrid deveria tr parcicipado porque o campeão Europeu de 1999, foi o Manchester United. Não entendo porque em 2000, colocar os campeões da Libertadores e da Ligal dos Campeões Europeus de 1998. E muito menos excluir o Palmeiras e incluir o timinho do Corinthias que nunca ganhou nada de importante na vida, tendo participado de apenas 5 libertadores com pífios resultados.

  26. zabf

    29/05/2007 13:14:56

    [Danilo Korber] [São Paulo] Concordo 100% contigo. O São Paulo deve enviar imediatamente à FIFA o pedido de reconhecimento de Campeão Mundias de 1055 e 1963. Assim seu processo poderá ser analisado junto com os de outros times que estão pleiteando o mesmo direito. Boa sorte para os são-paulinos.

  27. jamilvp

    29/05/2007 13:00:42

    Mas o Palmeira já comemorou!Será que o mundial da porcada vai virar coito interrompido?Primeiro Campeão Mundial Via Fax, agora Coito Interrompido.hahahahahahaha!

  28. gustavo_aguiar2007

    29/05/2007 12:35:40

    Me diz uma coisa . Se daqui a 30 anos o futebol não for mais comandado pela FIFA , o São Paulo deixará de ser campeão mundial ? Não ? Então que se oficializem todos os títulos que foram disputados antes de sua gestão . Inclusive os do Santos que o Pelé falou e o do Curintia em 53 .

  29. mvlima

    29/05/2007 11:52:51

    Esses dirigentes do Timão são tristes...e ainda estão atrapalhando o justo pleito do Flu. Juca, qual seu palpite para o embrólio? na minha opinião tinha que reconhecer apenas as 2 copas rios e fim de papo.

  30. maristelatorreao

    29/05/2007 11:49:59

    Quem manda no Morumbi?São Paulo (SP) - Ao entrar em campo neste sábado para enfrentar o Atlético-MG, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians estará disputando sua 500ª partida no estádio Cícero Pompeu de Toledo(vulgo: Morumbicha). Apesar de ser propriedade de um dos arqui-rivais do Timão, o Morumbi já foi palco de algumas das maiores glórias do clube. Ao todo, o estádio inaugurado no dia 25 de janeiro de 1970 já viu o Corinthians conquistar 15 taças de campeão. O São Paulo, dono do estádio, é a maior vítima corintiana em partidas decisivas – ficou com os vice-campeonatos nos estaduais de 1982, 1983, 1997 e 2003; no Brasileiro de 1990 e no Rio-São Paulo de 2002. Já o Palmeiras foi superado nas finais do Laudo Natel de 1973 e do Paulista de 1999. Completam a lista de derrotados pelo Timão em finais a Ponte Preta (Paulistas de 1977 e 1979); o Botafogo de Ribeirão Preto (Paulista de 2001); o Cruzeiro (Brasileiro de 1998); o Atlético-MG (Brasileiro de 1999.

  31. donbernal.rn

    29/05/2007 11:26:44

    [Enio][Floripa], se o Vasco tivesse ganho o Torneio de Verão, seria polêmico do mesmo jeito, porque o time do Dr. Eurico tinha sido campeão da Libertadores em 1998. Em 99 o campeão foi o Palmeiras; esse sim era o clube que devia representar a América do Sul nesse torneio. Por aí você vê que esse tal campeonato já começou sob a égide da politicagem e da galhofa, não dá pra ser levado a sério, fosse quem fosse o campeão.

  32. Humberto

    29/05/2007 09:48:50

    E a decadência do Timinho da Marginal e o Parmerinha continua.Continuem assim o São Paulo FC Agradeçe.

  33. jucanov

    29/05/2007 08:53:00

    acho perfeitamente natural o corinthians pleitear o reconhecimento do título do torneio de 53. Afinal, só o Palmeiras pode pleitear títulos do milênio passado ? Ora, se a Fifa acenou que vai "abrir as pernas", por motivos também políticos, para essa pretensão tão absurda, é o caso de todos os vencedores de torneios internacionais, desde o Charles Miller, pleitearem o mesmo.Nesse ponto, a direção do timão acertou em cheio, pois com a atitude demonstrou o ridículo da pretensão palmeirense.De qualquer maneira, o que vale é que os corinthianos comemoraram em vida, em 2000, o título do primeiro mundial, com direito a taça entregue pelo presidente da Fifa.

  34. klebersoeiro

    29/05/2007 07:58:56

    Nossa !! Ainda esse assunto ??Engraçado, Juca, que essa questão do Palmeiras seja mais importante pra vc (devido a repetição de comentários), do que as "estranhas" pré-convocações de Doni, Afonso, Carlos Eduardo, Diego (Atl.MG), Fernando, Moraes, Marcelo (que não joga)...Será que está faltando assunto ??

  35. xiru

    29/05/2007 07:47:59

    juca ficou ridiculo esses pedidos de oficialização de titulosquem oficializa é a torcida ea imprensa pelo grau de importanciaque dáse a fifa oficilizar ou não vai continuar sendo um para as torcidas um mero torneionão é a oficialização q vai valorizar maisaté agora só seviu para o resto do pais tranformarem isso em chacotatãmbem participei de um torneio no meu bairrotinha nos outros times decendentes de alemão, italianos portugueses franceses e espamhois, acho q vou pedir para a fifa oficializar tambem como titulo mundialafina participavam decendentes de muitos paisesheheheheheheh

  36. rodeluci

    29/05/2007 07:45:51

    Juca o unico titulo mundial queo seu time, o lixão da marginal Sem numero, vulgo quadrilha MSI, possui é o de peteca...pois aquele de 2000 é o torneio band verão..hahahaha

  37. alviverdesp

    29/05/2007 05:18:50

    Hahaha...o que poderia se esperar do pior rival do Verdão?? Não poderia ser diferente, não é??? Golpe baixo?? E eles se importam com isso?? Mas tudo tem limite, presumo eu, que a FIFA considere assim, interpretando como galhofeiro o pedido dos alvinegro do Tatuapé... Também acho que o Flu tem todo o direito, afinal, disputou e VENCEU a Copa Rio em sua segunda edição, na qual o próprio alvinegro do Tatuapé PARTICIPOU e não teve competencia para ganhar, certo??? Se bem que a REPERCUSSÃO da Copa Rio 52, não foi absolutamente a mesma de 51, mas POR DIREITO, se considerarem-na como título mundial, nada mais justo que o tricolor carioca se junte ao Verdão no pódio dos campeões.

  38. sergiomarcio100

    29/05/2007 01:56:50

    O comentário de [marcelosilber] foi muito interessante e revelador. Corintiano, ele disse (sobre o Palmeiras): "eles não perceberam que além de referendar definitivamente o título FIFA-2000 do Corinthians..." Ora, precisa referendar então? Olha aí a prova inequívoca de que até os corintianos sabem que aquele torneio não foi um mundial de verdade. Eu já sabia!

  39. andre

    29/05/2007 01:27:09

    Juca, tire uma dúvida, o meu time aqui do bairro, o "Fortes e Livres de Muçum" disputamos um torneio contra alguns times de bairros aqui da fronteira com Uruguay e Argentina, e ganhamos. Será que se pedirmos a FIFA o título de campeão mundial ela reconhece? Estamos esperançosos e confiante nos pedidos do nosso co-irmão Palmeiras e Corínthians, pois se eles conseguirem a FIFA nçao poderá nos negar. Um abraço e contamos com o seu apoio. Não esqueça "Fortes e Livres de Muçum"

  40. donbernal.rn

    28/05/2007 22:27:19

    Juca, a melhor definição sobre isso quem deu foi o Pelé: o Santos cansou de ganhar esses torneios hexagonais, octogonais e tantos outros fora do país, jogando com grandes equipes do mundo. Não só o Santos, mas uma boa parte dos times brasileiros (Flamengo, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e tantos outros) que excursionavam pelo exterior e ganhavam troféus e mais troféus. Já pensou se todos esses fossem considerados campeonatos mundiais? Até o Tereza Herrera e o Ramón de Carranza iam entrar no bolo.

  41. Eduardo

    28/05/2007 22:14:27

    [GUSTAVÃO][SAMPA]: é isso aí cara. e pelo que costumo ler por aqui tem a torcida mais folclórica e engraçada também. essa história de imortalidade é o máximo... bem divertida, mesmo. criativa também. pelo que sei ela existe desde 2005 pois em 2004 ela ainda não rolava né ? nessa época parece que só rolava uma certa IMORALIDADE no ônibus, tem uma tal de poltrona famosa lá...não sei direito...só sei que que essa história foi divulgada pela Internet por torcedores do Grêmio mesmo. bem informados. Gustavão, qual era o número de tal poltona mesmo ?

  42. rafa.didi

    28/05/2007 21:56:43

    Po, sou sãopaulino, mas adorei essa do Corinthians. Hahaha...Que coisa mais sem nexo ficar chorando reconhecimento de título de 1900 e bolinha. Vai fazer o título ser mais bonito fazendo isso?Não vai nem chegar perto da emoção de ter ganho uma libertadores e o mundial no Japão. Aposto que eu comemorei muito mais as vitórias sobre o Barcelona, Milan e Liverpool que os palmeirenses contra o Bangu, ou sei lá quem.

  43. renato6tokyo

    28/05/2007 21:38:32

    Melhor assim, sem essa de titulo reconhecido depois.só o Corintians deve ter titulo fajuta...afinal é a cara deles.

  44. celso

    28/05/2007 21:33:23

    Rafael, a frase: "não basta ser rival, tem que atrapalhar"; é antológica. Parabéns!

  45. GUSTAVÃO

    28/05/2007 21:10:24

    Times marginais em decadência dá nisso só olham para trás!!!

  46. PauloSantiago

    28/05/2007 21:04:30

    Nenhum clube foi campeão mundial até agora. Os títulos de São Paulo, Gremio, Flamengo, Inter também foram jogos amistosos inercontinentais promovidos por um fabricante de automóveis e reconhecidos pela Fifa anos mais tarde. O do Corinthians nem precisa comentar; nem a Fifa deu bola. E os atuais são uma piada. Por isso que eu acho válido o pedido do Palmeiras porque, no meio desta bagunça, dentre todos, foi o mais justo, mais difícil e realmente um mundial.

  47. casa_torta

    28/05/2007 20:36:25

    A maior alegria de um corinthiano é ver as "torcidas" adversárias discutirem um título nosso do século passado, que até nós já esquecemos. Galera, se liga! Quando o Corinthians ganhou o Mundial não tinha nem música eletrônica. Se liguem no futuro!!! Enquanto batalhamos o penta, vcs pensam no "Torneio de Verão", é por isso que não andam pra frente. E aqueles que afirmam que NUNCA ganharemos a Libertadores, afirmo o mesmo: o Corinthians NUNCA ganhará a Libertadores, da mesma forma que o SPFC NUNCA ganhará o tetra, o Grêmio e o Santos NUNCA ganharão o tri, e os cariocas... bem, esse NUNCA GANHARÃO MAIS NADA!!! huahuahuahua!!! Só Deus pra me desmentir no futuro, e a vcs também. Ah, o Atlético de Madri já ganhpu alguma Liga dos Campeões? Como ele é campeão mundial?!? Se liguem, galera... olhem pra frente que no passado só ficou o pó da taça do nosso Mundial!!! Ou Bi? Nem sei mais... huahuahuahuahua

  48. marilio

    28/05/2007 20:31:45

    Prezado [paulinho] [sp ], parabéns pela lucidez da frase "Os jornalistas brasileiros não são especializados... são uniformizados". Nela estão enquadrados todos os jornalistas. Saudações.

  49. Carlos

    28/05/2007 20:15:33

    Esse comentário do [zabf] de Florianópolis é perfeito:"...se o Palmeiras for campeão do mundo de 1951, o Fluminense tem o direito de ser proclamado campeão do mundo de 1952, e do Corinthians de 1953. Aí vários clubes da Europa que nas décadas de 40, 50 e 60 também organizavam ou venceram torneios fortes entre as melhores equipes do mundo vão se achar no direito de reivindicar os mesmo direito. Resumindo: em poucos anos teremos vários campeões mundiais nos mesmos anos. Vai virar igual ao Box que tem vários campeões mundiais simultaneamente na mesma categoria, mas por entidades diferentes. Mas como no futebol é só FIFA que apita, vai ser muito difícil ela acomodar tantos campeões mundiais nos mesmos anos."Ou seja, é óbvio que a FIFA não oficializará nenhum desses títulos (51, 52 e 53), pois o nome "Mundial" envolve muito dinheiro, patrocínio, e um reconhecimento faria com que o Mundial da FIFA perdesse totalmente a credibilidade, afastando os clubes da Europa e os patrocinadores.

  50. lauroaires

    28/05/2007 20:06:08

    Não questão de viver de passado, mas de valorizar a história. Acho um absurdo que Flu, Palmeiras e Santos não tenham seus títulos brasileiros de 67 a 70 reconhecidos como tal.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso